Page 1

Relat贸rio de Atividades 2011


03 Palavra da Presidente 04 Missão, Visão, Atitude Social, Valores, Responsabilidade 05 Articulação 06 Projeto Nova Canaã 07 Digitalização do Acervo da Rede Record 08 Ressoar Multimeios 09 Ressoar nos Bairros 10 Extreme Makeover Social 11 Reconstruindo Santa Catarina 12 SB2 Online 13 Ressoar Solidário 14 Coral de Rua


Palavra da Presidente O Instituto Ressoar é o braço de Responsabilidade Social da Rede Record. Criado em 2005, tem na inclusão, sob todos seus aspectos, seu principal eixo de atuação. Inclusão que acontece na geração de oportunidades, na ressocialização dos excluídos e na ampliação do conhecimento e da solidariedade. O Ressoar quer promover a igualdade social e remover as barreiras que impedem a convivência entre os diferentes. Ele atua de forma efetiva na preservação da natureza, na manutenção da dignidade humana e na criação e promoção de valores éticos e morais. O Instituto Ressoar atua, principalmente, no incentivo da educação de qualidade, elemento vital para o desenvolvimento da sociedade, com o objetivo de criar cidadãos adultos conscientes de seus papéis. Para nós do Ressoar, o Terceiro Setor não é apenas um longo conjunto de palavras que são colocadas em discursos, e sim, uma realidade! Por esse motivo, o Instituto Ressoar promove uma série de ações solidárias, como as que incentivam o voluntariado, as que são baseadas para reverter o atual cenário de preocupação constante com a devastação do meio ambiente e as que querem acabar com as dificuldades de acessibilidade enfrentadas pelas pessoas com deficiência.

Ionice Silva

Presidente do Instituto Ressoar

O Ressoar valoriza a ação consciente das comunidades, organizações não governamentais, empresas e poder público. Estimula também o desenvolvimento e criação de parcerias, campanhas e eventos que atuem como instrumentos de educação e formação de cidadãos participativos e conscientes de seu papel dentro da sociedade. O Ressoar é mais que esperança. É realização!


Missão: Divulgar, implantar e gerir projetos tendo como estratégia a inclusão social com foco em resultados, bem como estabelecer intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e empreendedorismo social, promovendo a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Visão: Ser reconhecido como referência em inclusão social e como entidade que apoia a divulgação e o fomento de atividades bem-sucedidas na área da responsabilidade social. Atitude Social: Executar e gerenciar projetos de sucesso, transformar a realidade das comunidades e educar a sociedade para um novo tempo de humanismo e solidariedade, independente da raça, credo, nacionalidade ou formação. Fundamentos: Manter vivos, em seus ideais, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente, além do objetivo de consolidar as 8 Metas do Milênio, um compromisso da ONU e de seus 147 países membros. Valores: Ética, humanismo, amor ao próximo, solidariedade e transparência. Responsabilidade: O Instituto Ressoar acredita que a Responsabilidade Social é mais que um simples desejo ou intenção. É colocar a mão na massa e tomar atitudes organizadas que realmente promovam transformações. Dessa forma, além de valorizar a ação consciente das comunidades, organizações não governamentais, empresas e órgãos públicos, o Instituto Ressoar tem estimulado o desenvolvimento e a criação de parcerias, campanhas e eventos que possam formar e educar cidadãos participativos e conscientes de seu papel dentro da sociedade. Com qualidade e viabilidade econômica de nossos projetos, por meio de parcerias estratégicas e com o apoio de empresas e entidades parceiras, o Instituto Ressoar tem colhido bons resultados em comunidades em todo o país - em especial com os programas que estão consolidados, como é o caso do Ressoar Solidário, Ressoar nos Bairros, Ressoar Multimeios, S2B Online e o Extreme Makeover Social.


Articulação Apresentado por Chris Flores, o Programa Ressoar é uma revista eletrônica do terceiro setor que trata, de maneira direta, questões como responsabilidade social, cidadania, meio ambiente e inclusão social. O programa vai ao ar pelo canal de televisão Record News aos domingos, às 19h30, com reprise nos sábados seguintes às 14h. Entre os quadros do programa, destacaram-se, em 2011, os seguintes: *3 Perguntas - Executivos e empresários de grandes empresas falam sobre Responsabilidade Social e cidadania. *Cinco Mais - Top 5 sobre diversos assuntos ligados ao 3º setor, meio ambiente, cidadania e cultura. *Ressoar Gente - Histórias de vida de pessoas que, por meio da solidariedade, ajudaram a promover uma sociedade mais justa. Record News: SP - canais 42 UHF / TVA Digital 55 / NET Digital 93 RJ - canais 52 UHF / TVA Digital 55 / NET Digital 93 DF - canal 46 UHF MG - canal 26 UHF A Internet também tem sido uma ferramenta importante na divulgação de projetos que de fato contribuem para mudar a sociedade em todo o país. Além de trazer novidades sobre a Instituição e seus projetos, o site do Instituto Ressoar www.ressoar.org.br divulga notícias, ações e eventos relacionados ao terceiro setor e fornece dicas de sustentabilidade. O Instituto também marca presença nas redes sociais como Facebook, Twitter, Youtube e Flickr.


Projeto Nova Canaã O Instituto Ressoar tem seu foco na educação porque acredita que, através dela, o indivíduo toma consciência de seu papel na construção de uma sociedade onde a cidadania seja exercida plenamente. O Projeto Nova Canaã vem sendo realizado há treze anos, plantando vida em uma região onde se precisa de quase tudo. Baseada na experiência dos Kibutzim israelenses para irrigar o deserto, o Projeto Nova Canaã levou água para o sertão da Bahia, em Irecê, por meio do sistema de gotejamento. Com a água, veio a vida, e com a vida, veio a educação. O projeto atende mais de 500 crianças de 03 a 11 anos de idade. Elas permanecem na fazenda das 08h às 16h, de 2ª a 6ª, onde recebem quatro refeições diárias, um kit de higiene individual, material didático e uniforme, que é confeccionado no próprio projeto. Quando retornam para suas casas, as crianças levam 05 pães, o que, na região, faz muita diferença para cada família. Em 2011, o Projeto Nova Canaã passou a ser administrado pelo Instituto Ressoar. O Instituto promoveu um leilão beneficente que proporcionou, com a renda obtida, a construção de 50 banheiros com fossas sépticas para 50 famílias de crianças que participam do Projeto Nova Canaã. O Instituto Ressoar promoveu um Ressoar nos Bairros especial para as famílias que possuem filhos estudando no Projeto Nova Canaã, com atendimentos de orientação de cuidados com a saúde, consultoria jurídica e tratamentos de beleza. Levou também, em 2011, uma dermatologista até Irecê para um workshop de orientação e esclarecimentos de cuidados com a pele, visto que as pessoas sofrem com o sol forte da região.

- 50 famílias beneficiadas

- 50 banheiros entregues


Digitalização do Acervo da Rede Record O Instituto Ressoar, em parceria com a Rede Record, desenvolveu um projeto para restaurar e digitalizar todo o material de áudio, imagens e fotografias do acervo da emissora, um patrimônio de extrema importância tanto para a televisão brasileira como para a sociedade. A Rede Record possui mais de cinco décadas de registros dos mais importantes acontecimentos do Brasil e do mundo, além de uma série de programas televisivos que refletem a história da recente produção cultural brasileira. O projeto de digitalização do acervo foi aprovado em 2010 pela Lei de Incentivo à Cultura Rouanet. O processo de restauro começou com todo o material dos anos 60 e 70, envolvendo um profissional especializado na recuperação de materiais históricos para efetuar a limpeza de cada filme. No âmbito cultural, o projeto contribuirá para a preservação da memória da produção artística e cultural brasileira, guardada em imagens e arquivos sonoros. Em 2011 se deu continuidade ao trabalho de digitalização, o que aumentou os registros significativamente.

- 56 anos de registros - 22 mil filmes de 22 mm

- 200 mil fitas XDCAM e Betacam - 700 Quadruplex de 2”


Curso Ressoar Multimeios Pensando na capacitação profissional de jovens de 16 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social, o Instituto Ressoar promove o Curso Ressoar Multimeios, com uma filosofia de ensino baseada nos quatro pilares de Educação estabelecidos pela Unesco: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver com os outros e Aprender a Ser. O curso capacita jovens para atuar no mercado de comunicação, ensinando-os a usar programas de Áudio e Vídeo, o que possibilita o trabalho na produção de filmes, operação de equipamentos, criação de vinhetas, entre outros. Além das aulas de Fotografia, Roteiro, Edição, Filmagens e Produção, os alunos tem contato direto com profissionais da área em diversas empresas do ramo. Assim, entendem melhor o mercado de trabalho e sentem de perto como é a área de atuação na qual está se capacitando. Como se trata de um curso totalmente gratuito, o Instituto Ressoar precisa de parceiros para continuar a capacitar e incluir esses jovens no campo de trabalho. No ano de 2011, o projeto se desenvolveu em Barueri (SP), com apoio da Prefeitura Municipal da cidade. Foram 150 jovens inscritos, 120 jovens selecionados, 160 jovens participantes de oficinas livres e 102 jovens formados.

- 780 jovens inscritos - 357 jovens formados

- 410 jovens selecionados - 137 jovens empregados


Reconstruindo Santa Catarina A partir de 2008, depois das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina ( Ilhota, Itajaí e Blumenau) e deixaram milhares de desabrigados, o Instituto Ressoar e a Rede Record se mobilizaram para ajudar as famílias atingidas a recuperarem pelo menos uma parte do que foi perdido. Foi, então, lançada a campanha Reconstruindo Santa Catarina. Através dessa campanha a população brasileira foi convidada a fazer doações em dinheiro para a construção de casas populares às famílias desabrigadas. As casas foram construídas em terrenos cedidos pelas prefeituras das cidades envolvidas. O cadastramento das famílias foi feito pela COHAB/SC, que também ficou responsável pela fiscalização das obras e dos cuidados com as documentações. A campanha foi um sucesso. Arrecadou 10,5 milhões de reais, quantia suficiente para construir 650 casas populares. Até dezembro de 2010 foram entregues 470 casas populares para as famílias cadastradas. Em 2011foram entregues mais 168 casas.

- 10,5 milhões de reais arrecadados

- 638 casas populares entregues até 2011


Curso S2B Online Com o objetivo de facilitar o ingresso dos jovens na área de Tecnologia de Informação (TI), o Instituto Ressoar firmou uma parceria com a Microsoft Brasil em maio de 2010 e lançou a versão online do Programa Students to Business (S2B). Trata-se de um curso voltado para jovens, totalmente gratuito, com aulas online, dividido em duas áreas: Infra estrutura de TI e Desenvolvimento de Software. Todos os inscritos tem acesso ao curso de Inglês básico da English Vox. Os aprovados recebem um certificado digital e acesso ao portal de vagas em que parceiros da Microsoft buscam profissionais para inclusão no mercado de trabalho. Em 2011, o número de inscritos foi recorde: mais de 50 mil jovens de todo o Brasil se inscreveram para fazer os cursos. A cada módulo os alunos fazem provas. A aprovação final em todas as provas garante certificado oficial emitido pela Microsoft.

- 77 mil jovens inscritos - 1200 alunos já aprovados


Ressoar Solidário O Ressoar Solidário é um grande evento que mobiliza ações simultâneas em todo o país e beneficia pessoas de todas as idades. Em 2011 o Ressoar Solidário concentrou esforços de voluntariado e solidariedade voltados à preservação do meio ambiente, atendendo a um apelo da ONU que determinou o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas. O Ressoar Solidário reuniu voluntários diversos para desenvolver ações sociais em todo o país. Foram distribuídas mudas de árvores em Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Boa Vista (RO) e em São Paulo (Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto). - Em São Paulo (SP), Belém (PA) e João Pessoa (PB) foram promovidos plantios de árvores. - No Rio de Janeiro, três instituições da região metropolitana receberam visitas de voluntários da Record Rio, que levaram doações de alimentos e roupas. - Em Salvador (BA), a TV Itapoan realizou uma ação em um movimentado supermercado da cidade, com o objetivo de conscientizar os clientes a trocarem sacolas plásticas pelas ecológicas, feitas de pano. - Em Belém (PA), crianças de escolas públicas tiveram um dia diferente, onde funcionários da Rede Record, comandaram um passeio no Parque Ambiental da Cidade, caminharam por trilhas e plantaram mudas de árvores.


Ressoar nos Bairros O Ressoar nos Bairros é um projeto de inclusão social e cultural. Nele, o Instituto Ressoar oferece atendimentos (jurídico, médico, odontológico, e estético) à população de diversas cidades do Brasil. Também são realizados exames de saúde, laboratoriais e preventivos, como, por exemplo, o de câncer de mama. Brincadeiras para as crianças e aulas de conscientização ambiental e preservação da natureza também fazem parte da programação, que ainda conta com a apresentação de artistas renomados e de artistas locais. Em 2011 aconteceram 06 etapas do Ressoar nos Bairros: Santa Isabel (SP), Joinville (SC), São Luís (MA), Barueri (SP), Carapicuíba (SP), e Santana do Parnaíba (SP). Cerca de 200 mil pessoas estiveram presentes nos eventos. Os bairros mais afastados sofrem com a falta de opções de atendimentos médicos, odontológicos e de atividades de cultura, lazer e diversão. Ao promover essas ações, o Instituto Ressoar eleva a autoestima das pessoas que vivem nessas regiões e reafirma o seu sentimento de cidadão.

- 200.000 visitantes em 2011 - 100.000 atendimentos realizados - 06 etapas em 03 Estados


Extreme Makeover Social O Extreme Makeover Social, programa de televisão que chegou ao Brasil em 2010, por meio do Instituto Ressoar e da Rede Record, teve, em 2011, a sua 2ª edição. As ações promovidas pelo programa vão além da reforma de casas. Esse novo formato da Endemol Brasil tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação de comunidades carentes em diversas localidades do país. Foram realizadas 05 ações em 2011. Elas promoveram reformas nos ambientes utilizados pelos Institutos: Cajec – Casa José Eduardo Cavichio (SP) (Apoio a criança com câncer) Projeto Lua Nova – Atendimento à adolescentes grávidas – Sorocaba (SP) Associação Semear – Atendimento a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Escola Municipal Henrique Foreis – Morro do Alemão no Rio de Janeiro (RJ) Projeto Nova Canaã – Irecê (BA) Projeto no sertão da Bahia que atende 500 crianças Com patrocício em destaque da Kimberly-Clark e apoio da produtora Amora, o programa reuniu um renomado grupo de arquitetos, formado por Bia Prado, Marina Torre, Adriana Helú, Carolina Oliveira, Brunete Fraccaroli e Roberto Migotto, além de 300 profissionais que participaram das tarefas de construção, decoração e paisagismo das instituições.


Coral de Rua O Coral de Rua, “reality show” exibido pela Rede Record em 2011, trouxe o maestro Marco Camargo em busca de talentos escondidos nas ruas. O Coral foi formado por moradores de rua que, durante dois meses, viveram em conjunto para aprender como um coral funciona. No final, participaram de uma apresentação ao vivo no Teatro Bradesco, posteriormente transmitido pela Rede Record. O Coral teve o objetivo de despertar o sentimento de cidadania e participação destas pessoas na sociedade, além de alertar os cidadãos sobre este grave problema.

- 30 moradores de rua beneficiados


Ressoar

Instituto Record de Responsabilidade Social Presidente: Ionice Pereira da Cruz Ferreira da Silva Diretor do programa Ressoar: José Amâncio Minardi Pedreira

Equipe Instituto Ressoar: Adriana Murched Germinase | Alexandre Narciso | Alexandre Santos Amanda Andreo | Andrea Saluceste | Bruno Sergio Damaceno Carolina Mendes | Cintia Cavalcanti | Daniel Pinheiro Morais Danilo Manha | Diego Meireles | Diogo Pinto da Silva Everson Martins dos Santos | Filipe M. M. de Vilhena | Larissa Queiroz Lívia Westin | Luciana Machado | Marcelo Correa Ayres Mariana Panza | Maya Guizzo | Renato Valdo de Souza Ronaldo Ferreira da Silva | Wagner Lopes Teixeira | Yeda Cavalcanti


Ressoar

Instituto Record de Responsabilidade Social Alameda Ministro Rocha de Azevedo, 395 CEP: 01410-001 – São Paulo/SP www.ressoar.org.br

Relatório de Atividades Ressoar - 2011  

Confira o relatório de Atividade do Instituto Ressoar em 2011.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you