Page 1

Viatura para Recolha de Lixo de Carregamento Traseiro Ecoline de 16 m³

Conteúdo  Explanação geral  Capacidades & materiais  Caixa Coletora  Porta Traseira (viseira)  Placa de descarga  Sistema Hidráulico  Comandos do Sistema  Acessórios

Portugal – Angola - Espanha

Resigal Portugal: Rua Avelar Brotero, 50 Pinhal de Frades 2840-302 Seixal info@resigal.com


Explanação Geral Caixa do tipo plana, reforçada com perfis em “U”, montada e fixa sobre o chassis através de ligações rígidas e flexíveis. O sistema trabalha recolhendo o lixo para o interior da caixa coletora por intermédio do conjunto placa/charriot montado na viseira. O lixo é então compactado contra a placa de descarga que se desloca ao longo da caixa no sentido da cabina regulando a compactação através de um criterioso sistema hidráulico. A descarga efetua-se através da elevação da viseira e pelo acionamento da placa de descarga no sentido da traseira.

Capacidades & Materiais Esta superestrutura pode ser montada em chassis 4x2 de 19 Ton de peso bruto. Volume nominal da caixa: 16 m³; Volume nominal da cuba da viseira: 2 m³ A qualidade dos aços aplicados é genericamente ST-52.3 e “Hardox-450” nas zonas de maior desgaste e abrasão. Fundo da caixa: ST-52.3 de 5mm; Teto e laterais da caixa: ST-52.3 de 4mm; Fundo e frente da cuba da viseira: Hardox-450 de 6mm; Laterais inferiores e raspador da viseira: Hardox-450 de 6mm.

Caixa As paredes da caixa de perfil curvilíneo são ligadas e travadas por perfis reforçados verticais e longitudinais de forma a resistir às forças em jogo durante a fase de compressão e descarga dos lixos. Na frente da caixa existe uma secção para recolha de águas sujas provenientes da recolha e lavagem do equipamento com válvula de descarga.

Viseira A viseira está ligada á caixa por intermédio de duas charneiras elíticas. Abre rodando para cima através de dois cilindros hidráulicos de duplo efeito, dotados de válvulas de segurança (do tipo para quedas) e tranca automaticamente quando fecha. Existe uma borracha de vedação entre a viseira e a caixa, resistente aos ácidos, garantindo uma perfeita estanquicidade e prevenindo, que não haja derrames de líquidos para o exterior. Portugal – Angola - Espanha

Resigal Portugal: Rua Avelar Brotero, 50 Pinhal de Frades 2840-302 Seixal info@resigal.com


Está também disponível uma escora de segurança para ser utilizada nos trabalhos de limpeza e manutenção. O sistema de compressão é composto por uma placa deslizante (charriot) de movimento retilinto à qual está ligada uma placa rotativa (placa de compressão) que por intermédio de dois cilindros hidráulicos de duplo efeito descreve um arco de aproximadamente 180º. O charriot apoia-se em quatro cubos de nylon (de fácil substituição) que deslizam sobre barramentos de aço. Está também disponível uma válvula de descarga de líquidos, no fundo da cuba.

Placa de Descarga A placa de descarga ocupa toda a secção interior da caixa. É constituída em chapa de aço e perfilados dispostos de forma a constituir um sistema rígido. Esta placa, além de efetuar a descarga dos resíduos, atua também como equilibradora da pressão de carregamento (oferece determinada resistência à compactação à medida que se desloca no sentido da cabina). Nos seus movimentos no interior da caixa, a placa é guiada lateralmente por duas calhas, de forma a garantir os alinhamentos. A fim de diminuir o atrito ao longo do percurso, são colocados de cada lado da placa calços em nylon.

Sistema Hidráulico A alimentação para o sistema hidráulico é obtida a partir de uma bomba hidráulica de engrenagens acoplada á tomada de força (PTO) da caixa de velocidades e disponibiliza 100 L/min. A PTO é controlada por um interruptor on/off colocado no interior da cabine. O sistema é ainda composto por um tanque de óleo de 180 litros, com filtro de sucção e retorno, bocal de enchimento ventilado e indicador de nível com termómetro. A pressão de trabalho é de cerca de 160-180 bares. Os movimentos da abertura/fecho da viseira, e placa de descarga são ativados por intermédio de uma válvula direcional de comando manual. Os movimentos do conjunto placa de compressão/charriot obtêm-se automaticamente por intermédio de uma válvula direcional de comando electropneumático. O sistema de elevação dos contentores é comandado manualmente por uma alavanca que aciona uma válvula direcional. Portugal – Angola - Espanha

Resigal Portugal: Rua Avelar Brotero, 50 Pinhal de Frades 2840-302 Seixal info@resigal.com


Comandos do sistema Existem duas formas de operar o sistema: Manualmente através de alavancas colocadas no painel lateral direito da viseira. Automaticamente através de uma caixa de comandos também colocada no mesmo painel. Esta caixa dispõe dos seguintes comandos: o Interruptor start/stop; o Interruptor de emergência; o Interruptor do avisador sonoro; o Interruptor de escolha do ciclo simples (1 ciclo) ou ciclos contínuos. O elevador de contentores está preparado para o basculamento dos contentores normalizados de quatro rodas (800 a 1100L), podendo no entanto ser disponibilizado para elevação de outros tipos de contentores.

Acessórios Estribos e pegas de segurança em ambos os lados da traseira; Farol de luz de trabalho noturno; Rotativo de cor amarela; Avisador sonoro de marcha atrás; Sistema de vídeo com display TFT de 7”; Cumprimento integral das normas EN NP-1501.

Tratamento anti corrosivo da superstrutura Sendo a corrosão um fenómeno electroquímico motivado pela interacção metal-meio e considerando o meio a que as superstruturas de recolha de resíduos estão sujeitas, e no sentido de se dominar a corrosão, desenvolvemos soluções para criar barreiras que impeçam o contacto directo metal-meio. Estas barreiras aplicadas nestas superstruturas são as seguintes: 

Decapagem a jacto de granalha ao grau Sa3, de acordo com a norma SIS05/5990.

Metalização a zinco, por projecção a quente de arame de zinco (Zn.4) de acordo com a norma ISO-2063, e com uma espessura mínima de 30 mícron.

Pintura com primário óxido de zinco.

Acabamentos com duas capas cruzadas de esmalte na cor indicada pelo cliente. Portugal – Angola - Espanha

Resigal Portugal: Rua Avelar Brotero, 50 Pinhal de Frades 2840-302 Seixal info@resigal.com


Portugal – Angola - Espanha

Resigal Portugal: Rua Avelar Brotero, 50 Pinhal de Frades 2840-302 Seixal info@resigal.com

Resigal viatura Ecoline 12 a 22m3  

Veículos de recolha de resíduos