Page 1

Maio|Junho

I Encontro das Comunidades Terapêuticas do Estado de Goiás - PUC No dia 18 de maio tivemos em Goiânia o I Encontro das Comunidades Terapêuticas do Estado de Goiás— “GENTE QUE FAZ”, que aconteceu na PUC, promovido pelo Eixo das Comunidades Terapêuticas do Fórum Goiano de Enfrentamento e Prevenção ao Uso o Crack e Outras Drogas. Na ocasião a missionária Halyne apresentou brilhantemente o resultado do seu projeto de intervenção referente ao curso que realizou pela FEBRACT (Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas), com ênfase na implementação da Reunião Matinal no programa terapêutico da Missão Resgate da Paz, trabalhando a seguinte temática: Resgatando Valores de Cidadania e Família. Pudemos trocar experiências e fortalecer nossos relacionamentos com outras pessoas que atuam na recuperação do dependente químico. Saímos de lá muito encorajados a avançar investindo na capacitação da equipe, para atender de forma cada vez mais adequada de acordo com a demanda das nossas residentes e suas famílias.

Andrea Vargas da Avalanche Missões Urbanas e Exodus Brasil, palestra na MRPaz Recebemos no mês de maio uma visita muito especial. Andrea Vargas, veio conversar conosco sobre Sexualidade, Dependência Emocional e Homossexualismo. Foi um tempo enriquecedor e agradável, onde nossas residentes puderam aprender um pouco mais sobre o assunto à luz da Palavra.

Quem somos? A Missão Resgate da Paz é uma Comunidade Terapêutica Feminina, também conhecida como casa de recuperação. Temos 15 anos de existência, e somos ligados à Igreja Batista da Paz. Nosso foco é a recuperação e ressocialização de mulheres dependentes químicas.


Comunidade Terapêutica Ágape - São Luís/MA No mês de maio, recebemos em nossa casa as voluntárias Lucimar Sabino, Thábata Maciel e Wilna Soares. Elas foram enviadas pela Igreja Batista do Angelim em São Luís/MA para estagiarem por um mês conosco, já que compõem a equipe de trabalho da C.T. Feminina Ágape. Esta é a primeira Comunidade Terapêutica Feminina na cidade de

São Luís do Maranhão. Sob a direção da Pra. Vanessa Piorsky, a C.T. Ágape será inaugurada nos próximos dias. Ficamos muito felizes em poder participar deste tempo importante para a cidade, e para a vida das mulheres que lá receberão atendimento para sua recuperação e ressocialização.

“Amar é doar-se para que Cristo seja personificado de forma afetiva para o outro, e assim o necessitado não será defraudado, mas empoderado para vivenciar superações.” Sherydan Luiza Dia da Beleza na MRPaz! No dia 18 de maio, um grupo de mulheres da Igreja Batista Independente em Aparecida de Goiânia, realizaram um dia de beleza para as nossas residentes. Foi um serviço adornado com mimos e muita manifestação de amor, que exaltou o valor de cada mulher. O Amor do Pai, revelado de forma encarnada e pessoal para cada uma delas, foi muito evidente. Este investimento que trouxe cura e significado permanente na caminhada de recuperação das residentes. A família MRPAZ deixa aqui nossa gratidão e carinho para vocês meninas!

NEODONTO oferece assistência odontológica. A NEODONTO agora é nossa parceira, oferecendo de forma gratuita um convênio odontológico à Missão Resgate da Paz. A baixa autoestima é comum entre mulheres dependentes químicas e elas tendem a deixar de se preocupar com a higiene bucal. O tratamento odontológico devolve a auto-estima e também amplia a interação social, já que elas sofrem intensos estigmas que contribuem para que tenham vergonha de admitir o problema, procurar o tratamento correto e até perseverar na caminhada de recuperação. Nossos parceiros têm como objetivo fortalecer nosso atendimento, atuando para o resgate do Ser Humano em todos os aspectos. Além do Premio Qualidade Brasil 2012, a NEODONTO também tem responsabilidade social. Conheçam seus serviços no site www.neodonto.net

2


Formatura MRPaz - Karen Daniela

Tivemos na noite do dia 26 de maio mais uma formatura da MRPaz. Foi com grande alegria que festejamos com nossa querida Karen Daniela a conclusão do seu programa de recuperação com sucesso. Esta mulher de Uberlândia/MG permaneceu conosco durante 08 meses e agora voltou para sua cidade natal. A família da Karen foi exemplo de dedicação durante o programa de recuperação, freqüentando de forma responsável o grupo de mútua ajuda Amor Exigente. A participação nas reuniões é responsabilidade da família, para que a mesma aprenda a conviver com o dependente químico em recuperação, e também uma forma de se auto ajudar, entendendo que a família precisa ter hábitos e comportamentos que favoreçam a qualidade de vida.

Jacira agora é da Missão!! A equipe da Missão Resgate da Paz recebeu no mês de junho mais uma integrante. A Jacira Alexandre, nossa querida Jack, veio fazer parte do time da MRPaz para somar conosco em favor destas mulheres que o Senhor confiou a nós. Já é possível ver o quanto esta parceria está dando certo, e já estamos colhendo alguns frutos. Toda gratidão ao Eterno!

A festa foi linda, e contamos com a presença da cantora Nery Fonseca e sua equipe, que ministraram canções com muita vida de Deus. Atualmente Karen está bem, trabalhando e vivendo um tempo de restauração com sua família.

“Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito” Isaías 53:11a

Oficina de Cupcake

A professora Kellyn Venâncio, semanalmente ensina as residentes a fazerem deliciosos cupcakes, para que futuramente elas possam obter uma renda na produção desta "delícia"

Faça parte da nossa equipe Estamos precisando de voluntárias para o trabalho de plantonista. Para as candidatas, oferecemos um treinamento. Disponha seu coração e seu tempo e venha somar conosco nesta grande causa. Você é bem-vinda!

3


Parabéns Ana Carolina! Gostaríamos de parabenizar a exresidente Ana Carolina pela conquista do cargo de enfermeira chefe no CAPS AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas de Pontalina/GO). Para nós é um orgulho muito grande saber que fazemos parte da sua história, e você da nossa. Parabéns por sua conquista e que Deus continue usando sua vida como referencial para um caminho de cura e superação para esta geração!

Letícia agora é Líder de fase! A equipe da Missão Resgate da Paz está muito feliz e orgulhosa de nossa obreira Letícia! Missionária conosco há 10 meses, sempre muito prestativa e centrada nas tarefas que lhe foram designadas, assumiu agora sua primeira liderança de fase. Com a capacitação profissional de pedagoga agregada ao esforço pessoal de fazer como quem faz ao Senhor, Letícia tornou-se ainda mais organizada e disciplinada. Foi perceptível a todos o seu empenho e novo ânimo, com a nova função. Agradecemos a Deus, aos irmãos de sua igreja local em São Paulo que a enviaram e são fiéis mantenedores de sua missão. Também agradecemos a você Letícia, que com sua alegria e disposição faz toda a diferença em nosso dia a dia.

Família MRPAZ participa da audiência pública - CRACK nem Pensar Aconteceu no dia 12 de junho na Assembléia Legislativa esta audiência pública, promovida pelo Deputado Estadual Marlúcio Pereira - PTB, com a participação de várias autoridades do Estado de Goiás e representantes de frente de trabalho que atuam na prevenção, recuperação, tratamento e repressão de pessoas usuárias abusivas de drogas ou dependentes químicas. A Missão Resgate da Paz, destacou a necessidade do Estado em elaborar políticas públicas de atenção e tratamento direcionadas às mulheres dependentes químicas, tendo em vista que além das poucas comunidades terapêuticas que atendem este público, pouco há de intervenções específicas para elas. A ex-residente Fátima Regina compartilhou o seu depoimento de restauração e reinserção social deixando o auditório e a mesa impactados com O Milagre em sua vida e também com sua consciência de cidadã que tem direitos e deveres e que agora se sente livre para lidar com eles. Um momento que nos marcou muito também foi quando a psicóloga Dra. Ilma Aparecida Goulart de Souza Britto - PUC/GO trouxe a reflexão de que a droga até que vicie não força o consumo, e ainda que usar drogas é um comportamento de escolha. Afirmou que quando a igreja engaja nesta causa, ela é fundamental na recuperação, pois ensina comportamentos, o que fazer e o que não fazer. Para ela, a fé ensina e direciona e ainda faz a pessoa acreditar em si mesmo, possibilitando a mudança de vida. E finalizou dizendo que este é um dos caminhos para a superação, como aconteceu com a Fátima. As residentes compartilharam conosco que se sentiram honradas por poder exercer sua cidadania, contribuindo para um momento como este que se preocupou em pensar políticas públicas para o atendimento dos dependentes químicos.


Notícias de quem está ressocializada - Ana Paula Rosa Não podemos perder a oportunidade de dizer o quanto somos gratas a Deus por ter em nossa equipe a Ana Paula. Ela que se formou na Missão no ano de 2007, hoje nos ajuda como plantonista, dedicando algumas noites e fins de semana em favor da recuperação das mulheres que estão em nossa casa, pois conhece muito bem esta realidade, e sabe o quanto é importante este programa de recuperação. Ana Paula é cabeleireira profissional, e além de atuar nesta área também serve as residentes e equipe de trabalho com cortes e penteados, quando necessário. É muito bom ter você pertinho de nós, ajudando em nossa missão, que também se tornou sua. Deus continue te honrando cada dia mais. Um abraço da família MRPaz! E para os nossos amigos, Ana Paula oferece como presente, um relato do seu auto retrato com um tom poético como testemunho do que Deus realizou em sua vida através de pessoas que investiram em sua recuperação.

O Tijolo Sei que preciso escrever e falar um pouco sobre mim, mas é sempre difícil olhar para dentro de si. Reconheço que é muito mais fácil olhar para o outro. A verdade, é que paredes foram erguidas construindo meu lugar. Esse rosto sereno e brilhante nem sempre foi assim. A tristeza, o medo, gritos e escuro eram os tijolos do meu mundo. Ninguém me ouvia, não entendiam, e nem sempre os gritos saíam. Cresci e desse mundo não saí. Conheci muitas ruas, casas e tijolos, mas continuei minha jornada nessa estrada e parecia nunca ter fim. Fui agraciada com filhos que chegaram, tive forças renovadas, a então casa fechada foi descoberta e em meio aos escombros Deus me resgatou. A obra foi iniciada, tudo foi renovado, e alguns tijolos trocados. Mas ainda sou eu mesma, com um toque de amor. Sou tímida para os estranhos, extrovertidas para os mais chegados, sou alegre, sou triste. Domínio próprio é o segredo. Ainda tenho medo quando tudo se faz novo. Mas, sei quem sou por causa do amor de Cristo que me alcançou. E na minha jornada sigo a diante, com o rosto sereno e brilhante.


Contato: Missão Resgate da Paz (62) 3286-6062

Estamos na Web... E-mail: missaoresgatepaz1998@hotmail.com Twitter: @resgatedapaz Facebook: Resgate da Paz Fanpage : Missão Resgate da Paz Blog: www.missaoresgatedapaz.blogspot.com

Dados Bancários para doações: Banco Bradesco Conta Corrente: 603-3 Agência: 2838-0

Atravessamos o Jordão! Café da Manhã com os irmãos A Igreja Batista da Paz doou uma chácara para a nova sede da Missão Resgate da Paz. Em agradecimento e honra, oferecemos um café da manhã para os irmãos. Atravessamos o Jordão! Nossas orações foram atendidas. E o desafio continua: A chácara precisa de adequações para funcionar como Comunidade Terapêutica e para isso estamos engajados em um projeto de reforma que viabilize nossa mudança. Estamos providenciando a documentação e orçamentos. Cremos que Deus continuará provendo de todas as formas para que essa conquista seja completa. Participe do projeto de reforma, fazendo a sua doação, orando e desafiando novas pessoas ao envolvimento! Obrigada!

Informativo MRPAZ  

Notícias da Missão Resgate da Paz

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you