Co.Cidades - open call exposição

Page 1

Open call Co.cidades! A participação cidadã no desenho das cidades

Procuramos 10 projetos / iniciativas para integrar a exposição Co.cidades! Sobre Co.cidades! Atualmente mais de 55% da população europeia vive em cidades. Este fato, coloca em relevância a necessidade de aprender, mais do que nunca, a viver em conjunto. Repensar as cidades de forma a garantir espaços urbanos inclusivos, de qualidade e que apoiem as necessidades das pessoas e ecossistemas que nelas residem é, portanto, urgente. O comum, o coletivo e o colaborativo ganharam um novo protagonismo com as transições tecnológicas e com as recentes crises econômicas e sociais. Neste contexto, o festival Co.cidades! pretende refletir e discutir sobre formas de construção, colaborativa e partilhada do espaço urbano, de forma a dar visibilidade a estes processos e reforçar a sua continuação e evolução. A programação do evento parte de um processo de diálogo e reflexão colaborativa, motivado pelo interesse em conhecer diferentes práticas comunitárias existentes e conectar experiências e aprendizagens. No âmbito do festival serão desenvolvidas visitas de estudo, conversas e debates sobre o tema da participação cidadã nas cidades, convívio e uma exposição no espaço público. O evento é uma iniciativa do Sê Bairrista, um projeto que reúne moradores e instituições dos bairros dos Alfinetes, Salgadas e Marquês de Abrantes, em Lisboa, com vista a melhorar os espaços públicos do bairro e fortalecer as relações de vizinhança.

Participação As 10 iniciativas selecionadas farão parte de uma exposição que terá lugar, em março de 2023, no espaço público dos bairros de intervenção do projeto Sê Bairrista (Bairros das Salgadas, dos Alfinetes, Marquês de Abrantes e Quinta do Chalé). As entidades promotoras e os parceiros das iniciativas selecionadas, poderão apresentar os seus projetos na inauguração da exposição, dando visibilidade ao seu trabalho e partilhando contactos, conhecimento e experiências com outras iniciativas semelhantes.


Open call Co.cidades! A participação cidadã no desenho das cidades

A organização do festival irá disponibilizar materiais e apoio técnico para a montagem e divulgação de todos os projetos que participem na exposição. Todas as propostas apresentadas na open call que respondam aos valores promovidos pelo festival serão divulgadas numa publicação sobre o Co.cidades! que será lançada pelo Sê Bairrista, com informação sobre o processo de criação, curadoria e implementação do festival. Composição do Júri Moradores que integram o Sê Bairrista e um membro do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, entidade responsável pela monitorização do projeto Sê Bairrista. Critérios de seleção · Qualidade dos processos e metodologias de participação cidadã desenvolvidos; · Impacto da iniciativa na melhoria da qualidade urbana; · Diversidade dos âmbitos de trabalho e formas de coprodução da cidade integradas na exposição. Divulgação de resultados Divulgação dos resultados até o dia 23 de janeiro de 2023. Candidaturas Submeter propostas aqui de 15 de novembro até 31 de dezembro de 2022 Contato Para qualquer esclarecimento no processo de candidatura, enviar e-mail para geral@sebairrista.pt com o assunto OPEN CALL CO.CIDADES.