Page 4

“...tudo o que eu empreendi até hoje, de empresas e marcas a campanhas e projetos especiais, é uma extensão de meus pontos de vista, de minhas crenças.”

/bate-bolA com Oskar Metsavaht/ 01 - Think & Love:

Com o surgiu a idéia de trabalhar com material sustentável em suas criações?

Oskar:

/Oskar Metsavaht/

Usamos esses tecidos desde que a Osklen e o movimento e-brigade firmam uma parceria, em 2000. Lona de caminhão reciclada, látex da Amazônia, cânhamo, entre outros, foram aos poucos sendo testados e conceituados em produtos da Osklen (e mesmo da nascente linha de produtos e-brigade) como parte de uma busca por tecidos e matérias-primas alternativas.

02 - Think & Love:

Como o material sustentável tem sido visto no mercado de moda internacional? Qual é o papel do Brasil nesta produção?

Oskar:

/Saiba mais sobre Oskar Metsavaht/ Diretor de criação e proprietário da grife Osklen, formado em medicina, este gaúcho de Caxias do Sul largou a clínica e resolveu se dedicar à moda. Em 1986, Oskar Metsavaht dá seus primeiros passos no ramo ao desenvolver os casacos da equipe que o acompanhou em uma expedição que fez ao Aconcágua, nos Andes. Daí em diante não parou mais. Oskar é o idealizador do movimento e-brigade, que deu origem ao Instituto e que desenvolve projetos como o e-fabrics, sempre seguindo os princípios expressos pela Carta da Terra, Protocolo de Kyoto, Convenção da Biodiversidade e Agenda 21.

/006/

O Brasil tem um papel decisivo e privilegiado neste processo. Acreditamos que a vocação do Brasil é ser o país do desenvolvimento sustentável. Na verdade, a missão atual do Instituto e é justamente essa: promover esta idéia.

03 - Think & Love:

E entre os estilistas, como é vista a proposta de utilização de material sustentável?

Oskar:

Quando o projeto e-fabrics, incubado nessa parceria entre a Osklen e o e-brigade ao longo dos últimos 6/7 anos, foi lançado formalmente ao grande público, em janeiro de 2007, durante a São Paulo Fashion Week, o Instituto e, ONG da qual sou o fundador, convidou alguns estilistas para participar de uma exposição e um documentário. O registro destes estilistas no documentário mostra o quanto estas matérias-primas e tecidos de origem sustentável podem ser efetivamente usados pela moda de uma maneira sofisticada, elegante, contemporânea. Na verdade, a missão atual do Instituto e é justamente essa: promover esta idéia.

Oskar:

Nenhuma. Ser empresário não é um botão que se liga e desliga, nem uma profissão dessas que se escolhem na infância, como bombeiro, astronauta ou médico. Médico eu até me tornei.... mas empresário foi algo que surgiu em minha vida para materializar minhas idéias sobre cultura, educação, arte, meio ambiente.... Tudo o que eu empreendi até hoje, de empresas e marcas a campanhas e projetos especiais, é uma extensão de meus pontos de vista, de minhas crenças. Representam meu estar no mundo, enfim.

04 - Think & Love:

O e-fabrics foi lançado oficialmente em janeiro deste ano no São Paulo Fashion Week. Você continua utilizando matérias-primas de origem sustentável, renováveis ou recicladas em sua nova coleção?

Oskar:

Sim, tecidos e matérias-primas vieram para ficar em nossos produtos e coleções.

05 - Think & Love:

Existe uma “separação” do Oskar empresário e do Oskar cidadão?

/007/

Think and Love - 1ª edição  

1ª edição da revista Think and Love

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you