Page 22

/Saiba mais sobre a Fundação Xuxa Meneghel/

/O melhor programa da Xuxa: Entrevista com Xuxa/ Xuxa dispensa apresentações. Premiada e reconhecida pela crítica e público como apresentadora, cantora e atriz, a Rainha dos Baixinhos está há quase 20 anos à frente da Fundação Xuxa Meneghel, que atende crianças e adolescentes em Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nesta entrevista, Xuxa conta para a Think & Love um pouco da história da Fundação e fala sobre a importância deste trabalho na geração de oportunidades.

01 - Think & Love:

Xuxa, como e quando surgiu a idéia da Fundação? Por favor, conte-nos um pouco desta história.

Xuxa:

Tudo começou com um sonho meu. Uma vez fui participar de um evento na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro, e uma senhora me convidou para conhecer a casa dela. Quando cheguei lá, vi que ela tomava conta de 80 crianças. Saí dali pensando: “Puxa, uma pessoa praticamente sem recurso nenhum consegue tomar conta de tantas crianças. Por que eu também não posso fazer um pouquinho?”. Foi ali que tudo começou. Hoje, quando encontro alguém da Fundação que vem falar comigo, eu abraço como se fosse alguém da minha família. Vejo um sonho meu “andando”, fazendo cinco, quinze, vinte anos. Com eles aprendi o melhor. Eles são felizes e sabem dar mais do que receber!

02 - Think & Love:

Muitos ainda não conhecem este seu trabalho, existia ou ainda existe algum receio de divulgá-lo?

/042/

Xuxa:

Não gosto de falar das coisas que fiz. Não é preciso falar e sim fazer. Não gostava nem de falar da Fundação e tudo que era feito lá. Hoje, depois de 20 anos de um trabalho reconhecido, resolvi mostrar a Fundação para incentivar, tocar o coração de outras pessoas como aquela senhora da Pavuna tocou o meu. Quero mostrar que é possível, basta querer de verdade e quem sabe, eu possa influenciar outras pessoas para que elas possam abrir outras fundações.

03 - Think & Love:

Quais foram as situações que mais a emocionaram nesses 20 anos de existência da Fundação?

Xuxa:

As lições de vida... Cada abraço apertado que recebi, cada beijo, cada sorriso... Tudo foi muito emocionante... Minha relação com eles, que têm a Fundação como casa, é tão especial e única que não dá pra explicar, só sentir. É muito minha e deles.

04 - Think & Love: O que a Fundação lhe fez repensar na sua vida?

Xuxa:

Tenho absoluta certeza de que tudo que fiz, faço e o que vier a fazer de bom pelas crianças ainda será muito pouco se comparar com tudo o que recebi e recebo diariamente. Um dos meus maiores orgulhos na vida é a Fundação. Hoje encontro com pessoas que cresceram lá e me

Quando foi fundada: 12 de outubro de 1989. contam histórias de vida fantásticas! Eles voltam à Fundação, hoje, para ajudar outras crianças, como voluntários, dividindo o que aprenderam, ajudando outros baixinhos e altinhos, que, como eles, só precisam de uma oportunidade.

05 - Think & Love:

Que mensagem você gostaria de deixar para outros empresários e artistas no “repensar” da sociedade?

Xuxa:

Se alguém tiver a possibilidade, ajude. Todos vão sair ganhando e talvez um dia a gente não vá mais ser visto como um país do Terceiro Mundo. É triste ver que poucas pessoas falam no assunto. Se todos sonharem juntos, outras pessoas vão abrir novas fundações.

Por quem foi fundada:

Maria da Graça Xuxa Meneghel.

Objetivo principal da entidade:

Contribuir para que crianças, jovens e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social tenham oportunidade de transformação dessa condição construindo sua identidade pessoal e fortalecendo seu vínculo comunitário, por meio de ações socioeducativas e culturais.

Projetos existentes na entidade por área de atuação:

Atendimento às crianças, atendimento a adolescentes e jovens da comunidade, atendimento às famílias, relação comunitária, participação em redes de atendimento a crianças e adolescentes.

Mantenedores atuais:

Xuxa é a principal mantenedora. Temos uma variada escala de parceiros, doadores que contribuem diretamente para a manutenção institucional, como por exemplo a Candide, que contribui de forma expressiva, e outros licenciados da Xuxa Produções.

Gestores atuais:

A entidade se constitui pelo regime jurídico de fundação privada filantrópica de interesse público. A administração se dá através de três conselhos: O Diretor, composto pela presidente Maria da Graça Xuxa Meneghel, o Operacional e o Administrativo. A instituição conta também com um Conselho Curador e um Conselho Fiscal.

Como as empresas (PJ) podem ajudar a entidade?

Há varias formas e possibilidades de apoio, desde a integração de ações, a doação no formato de suas principais competências e serviços, a doação dirigida a um projeto específico da instituição ou investimento numa ação ou causa que a empresa pretende realizar e está em busca de um parceiro local, com afinidades de princípios e interesses, até a contribuição para a ampliação dos projetos institucionais. Temos um banco de projetos aguardando possibilidades de financiamento,

Como os cidadãos (PF) podem ajudar a entidade?

Na escala individual, usando os mesmos mecanismos citados, destacando a modalidade de participação no programa Voluntário Amigo da Fundação Xuxa.

Canais para contato:

www.fundacaoxuxameneghel.com.br e-mail:fundacao@portalx.com.br Telefax: (21) 2417.1925 e (21) 2417.1252

/043/

Think and Love - 1ª edição  

1ª edição da revista Think and Love

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you