Page 1

nº8 feveiro

2014

Comissão de Comunicação: Ana Antunes RTC Lisboa Susana Silva RTC Torres Vedras

Ron D. Burton Presidente de RI Fernando Martins Governador do D1960

Pág. 1


Pรกg. 2


ÍNDICE

17 -- 22 22 17

Caderno Sobre a

Pág. Pág.

Consciencialização Mundial

Pág.

23 - 38

Visitas Oficiais do Pág.

Pág.

4

09 - 16

Mensagem do Presidente de Rotary International

Ron D. Burton deixa a sua habitual mensagem para o mês de Fevereiro.

Pág.

5

Equipa Distrital

Equipa Distrital da Representadoria do Rotaract e Interact

Representante

Pág.

6

Mensagem do Representante do Rotaract e Interact

Mensagem do Cº Ricardo Madeira para o mês da Consciencialização Mundial

Pág.

39

Notícias Internacionais

Sabe tudo o que se passa no mundo rotário.

Notícias do Distrito

Pág.

44

Oportunidades Internacionais

Onde queres ir este mês? Descobre um mundo de oportunidades.

Pág.

45

Agenda do Representante

Conhece a agenda do representante e participa nos eventos deste mês

Pág. 3


mensagem Presidente de RI

Ron D. Burton

N

mês de Fevereiro, há 109 anos atrás,

diferente, e todas se tornam uma memória que guardamos com carinho.

Paul Harris e três amigos fundaram o primeiro Rotary Club. O objectivo era simples: criar um local propício para amizades entre pessoas que acreditavam nos mesmos valores.

Este ano, terei o privilégio de presidir à 105.ª Convenção de Rotary International em Sidney, de 1 a 4 de Junho. A dinâmica cidade é a porta de entrada entre ocidente e oriente e o local ideal para sediar a Convenção. Sidney é extremamente diversificada, de grande riqueza cultural e histórica e uma das minhas cidades favoritas. Animada e tranquila ao mesmo tempo, é um lugar onde me sinto em casa e onde encontro sempre algo diferente para ver ou fazer.

o

Com o tempo, a filosofia de Rotary amadureceu e os seus ideais passaram a englobar projectos humanitários, ética profissional e compreensão internacional. Com o crescimento de Rotary, Paul Harris imaginou um mundo em que os conflitos eventualmente desapareceriam graças aos contactos pessoais e à aceitação das diferenças alheias. Ele achava que se as pessoas se unissem num espírito de amizade e tolerância, perceberiam o quanto tinham em comum. Paul Harris teve a sorte de viver para ver o ideal rotário propagar-se por dezenas de países. Todas as semanas, em 34.000 comunidades, a sua visão perdura em cada reunião dos clubes rotários. Mas em nenhum lugar do mundo essa visão é tão viva quanto durante a nossa Convenção anual. No evento, por alguns dias, vemos o mundo imaginado por Paul Harris: homens e mulheres de diferentes nacionalidades, culturas e religiões unidos para promover a paz, ajudar o próximo e desfrutar de companheirismo. É uma experiência inesquecível pela qual Jetta e eu esperamos ansiosamente todos os anos. Cada Convenção é

Pág. 4

Em 2014, junte-se a nós para celebrar os nossos sucessos, fazer planos para o futuro e descobrir novas maneiras de Viver Rotary, Transformar Vidas.

Ron D. Burton Presidente, Rotary International


Representadoria Distrital - a equipa -

Ricardo Madeira Representante representadoria@rotaract1960.org

Joana Sousa Secretaria secretaria@rotaract1960.org

Marta Manita Protocolo protocolo@rotaract1960.org

João Halm Tesouraria tesouraria@rotaract1960.org

Alexandre Santos Conselheiro formacao@rotaract1960.org

Rúben Freitas

Marta Manita Av. Serviços Internos internos@rotaract1960.org

Joana Pires Av. Serviços Internacionais internacionais@rotaract1960.org

João Costa Av. Serviços Profissionais profissionais@rotaract1960.org

Cátia Tomé Av. Serviços à Comunidade comunidade@rotaract1960.org

Ana Antunes Susana Silva

Delegado Interact

Comissão de Comunicação

interact@rotaract1960.org

comunicacao@rotaract1960.org

Pág. 5


mensagem Representante

Ricardo Madeira

C

aros Companheiros,

Imaginem que estão na fila do supermercado para pagar as vossas compras. Ouve-se através dos intercomunicadores do supermercado o gerente a pedir a um funcionário que abra a caixa dois, uma vez que a fila da caixa um é bastante extensa.

Quando a caixa dois abre, metade das pessoas que estão na vossa fila, precipitam-se para o lado, formando uma segunda fila. As duas filas têm agora metade do tamanho da fila inicial. Em média, as pessoas reduziram metade do seu tempo de espera. Todos aqueles que terminarem a partir deste momento as suas compras, encontrarão duas filas sendo alheios ao facto de que uns minutos antes havia apenas uma, com o dobro do tamanho.

Foi assim, que no meu primeiro ano de faculdade, aprendi num livro de economia o significado da lei da procura e oferta. É verdade que eu já conhecia o conceito - duas caixas registadoras são melhores do que uma quando há muita gente no supermercado, mas havia algo de que eu não tinha consciência… Se eu for o primeiro a perceber que vai abrir mais uma caixa e se conseguir ser suficientemente rápido, poderei ser atendido logo de imediato. Mas sabendo que eu vou às compras várias vezes por mês, é também seguro afirmar que nem sempre conseguirei atingir essa proeza. No longo prazo, tendo em conta todas as vezes que esta situação se repete, a minha optimização

Pág. 6

de tempo depende muito mais do supermercado abrir mais caixas, do que da minha capacidade de ser o primeiro a lá chegar. Resulta, assim, que mesmo que eu não me mexa, o meu tempo de espera reduz, simplesmente porque quem está à minha frente irá passar para a outra caixa. Este exemplo é muito simples e parece até obvio. Mas todos os que já estiveram numa fila de trânsito em hora de ponta, presenciaram automóveis a mudar de faixa para tentar poupar alguns segundos de espera. Quantas vezes não viram um carro fazer uma manobra perigosa para mudar para uma faixa que parece mais rápida e pouco depois passaram por ele, simplesmente porque, como muitos outros replicaram o seu comportamento, a faixa dele se tornou momentaneamente mais lenta? A natureza humana leva o nosso instinto a assumir comportamentos que nos parecem favorecer a nossa posição mediante terceiros. Mas como o instinto de todos funciona de forma muito semelhante, frequente é que a procura do benefício de curto prazo provoque problemas de médio e longo prazo que afectam não só a nossa situação como a de todos à nossa volta. Exemplo disto é quando ocorre um acidente provocado por aquele condutor que insiste em mudar abruptamente de faixa. A diferença entre conhecer um facto e reagir a ele instintivamente ou ter consciência da situação reside na reflexão sobre o mesmo numa óptica de


longo prazo. O que será afinal mais importante no longo prazo: ser o primeiro a chegar à caixa dois, ou a caixa dois ter aberto?

va forma de Consciencialização é um desafio que temos que, em primeiro lugar, colocar a nós próprios!

Rotary compreende a importância de criar respostas sustentáveis e de longo prazo para os problemas sociais e humanitários. Através do serviço praticado pelos clubes rotários (rotaractistas e interactistas) várias "caixas de supermercado" têm sido abertas em todo o mundo, ou seja, vários problemas tem sido resolvidos para que as comunidades vejam o seu bem-estar ser conseguido ou optimizado.

Companheiros, a 23 de Fevereiro iremos comemorar 109 anos da existência de Rotary, mas entre todos os objectivos cumpridos e todas as barreiras ultrapassadas, o mais importante está para vir! O futuro será ditado por todos nós, enquanto interactistas, rotactistas, rotários e principalmente enquanto profissionais e pessoas conscientes. Este é o apelo de Rotary!

Mas Rotary sabe também que criar soluções, apesar de necessário, não é suficiente para atingir o objectivo maior: a Paz Mundial. Para isso é fundamental mudar mentalidades, alterar comportamentos e criar uma predisposição coletiva para a prática da Tolerância e da Compreensão.

Ricardo Madeira Representante Distrital Rotaract e Interact

Ao tomar consciência da lei da procura e oferta, compreendi que ao abrir uma nova caixa de supermercado, não preciso de correr para ela para dela beneficiar. Aprendi que a optimização do bem-estar colectivo é, em última instância, a melhor forma de optimizar a minha situação individual. Assim alterei o meu comportamento perante as circunstâncias.

Também Rotary acredita que é por meio da Compreensão Mundial, baseada nos conceitos da Amizade, da Tolerância, da Solidariedade, que os comportamentos individuais podem ser positivamente agregados, contribuindo para um mundo orientado para o benefício comum. Esta imperatiPág. 7


Pรกg. 8


Compreensão Mundial

Curiosidades e Marcos da História do Rotary O Papel do Rotaract Convenção de Sydney Pág. 9


Curiosidades e Marcos Da História de Rotary

H I S T Ó R I A R O T A R Y

Sabias que Paul Harris, o fundador de Rotary, não foi o primeiro Presidente de um clube de Rotary? O primeiro Presidente do Rotary Club de Chicago foi Silvester Schiele, um amigo de Paul Harris. Pau Harris foi o terceiro Presidente do clube, tendo exercido esse cargo até 1907.

Paul Harris foi eleito o primeiro Presidente da Associação Nacional de Rotary Cubs (que mais tarde se tornou Rotary International). O Canadiano E. Leslie Pidgeon (1917-18) foi o primeiro Presidente fora do Estado Unidos, Sydney W. Pascal (1931-32) o primeiro da Grã-Bretanha e Maurice Duperrey (1937-38) o primeiro da Europa continental.

Em 1929, a Rotary Foundation fez a sua primeira doação, de US$500, à International Society for Crippled Children (hoje Easter Seals), fundada em 1921 pelo rotário Edgar F. Allen, do Rotary Club de Elyria, Ohio, EUA. O Reconhecimento Companheiro Paul Harris foi criado em 1957 para demonstrar o apreço e motivar contribuições substanciais ao programa hoje conhecido como “Bolsas Educacionais”. Actualmente, o reconhecimento é atribuído a pessoas que contribuíram com mais de US$1.000 à Fundação Rotária ou que tiveram doações nesse valor feitas em seu nome.

Pág. 10


A 23 de Fevereiro de 1905, Paul P. Harris, Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram E. Shorey reuniram-se em Chicago naquela que seria a primeira reunião de clube. Em 1908 um segundo clube foi criado em São Francisco e de seguida começaram a formar-se vários clubes em toda a América do Norte. No dia 1 de Agosto de 1912, O Rotary Club de Londres tornou-se no primeiro clube fora da América do Norte. O Rotary Club de Dublin, na Irlanda, tinha começado a organizar-se antes, mas apenas foi oficializado em 1 de Maio de 1913.

Edimburgo, Escócia, foi a primeira cidade a sediar uma Convenção Internacional de Rotary fora dos EUA, em Junho de 1921. A primeira Convenção na Ásia foi realizada em 1961, em Tóquio. Entre os 22.366 inscritos, pagantes e não pagantes, encontrava-se o Imperador do Japão. A maior Convenção até hoje, com base no número de pagantes inscritos, foi a do centenário do Rotary, realizada em Chicago, em 2005.

Pág. 11


C O M P R E E N S Ã O

O Papel do Rotaract Na Compreensão Mundial

M U N D I A L

Pág. 12

O tema de Rotary para o mês de Fevereiro é a “Compreensão Mundial”. A Compreensão Mundial é o objectivo da quarta avenida de serviço, incluindo a construção de entendimento internacional, boa vontade e paz. O Rotaract é uma grande oportunidade para conhecer novas culturas e fazer amigos por todo o mundo. Especialmente quando se trabalha conjuntamente com outros, descobrem-se diferenças, mas também semelhanças. Se estivermos abertos a novas ideias e desafios, podemos aprender muito uns com os outros. Quando vamos a conferências, sejam nacionais, europeias ou internacionais, temos tendência para procurar caras que nos são familiares: os membros do nosso clube, pessoas do nosso Distrito ou rotaractistas do nosso país. Mas o desafio é encontrar novas pessoas e novas culturas. Nos encontros europeus, estão normalmente presentes cerca de 25 rotaractistas, de 25 países diferentes, com 25 experiências, 25 expectativas e 25 opiniões. Liderar essas reuniões é um grande desafio. Descobri que é importante ouvir o que as pessoas têm para dizer. O desafio é encontrar uma solução que funcione para todos.


mensagem Presidente do E.R.I.C. Laura Verdegaal

Em 2012, participei num projecto europeu. Com 13 rotaractistas, de seis países europeus distintos, viajámos para a África do Sul para trabalhar numa escola e orfanato para crianças surdas-mudas. Apesar de sermos de seis países diferentes, cedo descobrimos que tínhamos mais em comum do que pensávamos, especialmente comparativamente à cultura sul-africana. Com paciência, debate, mas principalmente ao explicar e ouvir, após os dois primeiros dias conseguimos que tudo corresse bem para todos. Através de momentos de avaliação, compreendemos muito melhor por que motivo certas decisões foram tomadas e ainda conseguimos dar novas ideias para o projecto. Gostaria de encorajar os rotaractistas portugueses a participarem num encontro ou projecto europeu ou internacional e a viverem essa experiência por vós próprios!

Pág. 13


C O N V E N Ç Ã O M U N D I A L

Pág. 14


mensagem

António Mendes

Uma Convenção, em Rotary, é sempre um momento singular para qualquer Rotário, Rotaract ou Interact. Realmente, como recentemente comprovámos na Convenção de Lisboa, trata-se de um evento que nos permite ter uma visão holística desta associação fantástica que, ao longo de mais de cem anos, tem ajudado a construir um mundo melhor. Ter oportunidade de ver reunidas milhares de pessoas oriundas de mais de uma centena de países, de culturas, de religiões, de ideologias políticas diversas, jovens e menos jovens, é um momento inolvidável. E muitas vezes nos interrogamos: que força extraordinária é esta que une tanta gente? Gente tão diversa unida num abraço de fraternidade, com alegria transbordante, comprova a veracidade do pensamento de Teillard de Chardin “a unidade está na diversidade”. Ir à Convenção de Sidney é, pois, uma possibilidade de desfrutar da interacção com companheiros de todo o mundo e aprender ainda mais sobre o nosso Rotary. Fazer projectos, trocar ideias é um enriquecimento, uma motivação que nos prepara para enfrentar o futuro da humanidade com serenidade e confiança. A par desta vivência rotária que nos ajuda a crescer como pessoas e como rotários, há também a possibilidade da exploração turística de uma região lindíssima e única no mundo. Em www.RIconvention.org pode receber-se o boletim da Convenção e outras informações úteis. Boa viagem. Boa Convenção.

António Mendes Presidente da Comissão de Promoção da Convenção Internacional

Pág. 15


Do que n贸s pensamos, dizemos ou fazemos

P谩g. 16


Visitas Oficiais do Representante

Distrito 1960

Rotaract Interact

Pรกg. 17


Rotaract Club de Sesimbra 11 de Janeiro de 2014

Aconteceu no dia 11 de Janeiro deste ano a Visita Oficial do Representante ao Rotaract Club de Sesimbra. A visita começou pelas 10h00 com uma reunião com o clube em que o Representante recebeu várias informações sobre os projectos realizados e ainda sobre os planos do clube para futuro. A reunião, além de contar com a presença dos companheiros de Sesimbra e do Representante Distrital, contou ainda com a presença do Presidente do Rotary Club de Sesimbra, Companheiro José Martins e da Companheira Manuela Branco do Rotary Club da Amadora.

Após a reunião teve lugar um simpático almoço em casa do Presidente João Casaca, onde, num ambiente familiar e descontraído, foram trocadas lembranças entre o Representante Distrital e o Clube de Sesimbra. Pelas 15h00 foi altura da comitiva se associar à inauguração do Ponto de Encontro Solidário (PES), um novo espaço de apoio às comunidades desfavorecidas de Sesimbra, projecto este encabeçado pelo Rotary E-Club Distrito 1960 – Portugal. Durante a inauguração deste espaço, várias personalidades locais juntaram-se para a plantação da Arvore da Amizade e para um lanche de convívio e apresentação deste espaço que certamente irá beneficiar a comunidade local e com o qual o Rotaract Club de Sesimbra tem já uma parceria activa focada no serviço. O Rotaract Club de Sesimbra é um clube com pouco tempo de vida mas com um longo portfolio de projectos. No decorrer do AR 2013-14 e sobre a liderança do Companheiro João Casaca, este tem Pág. 18


demonstrado ser um dos clubes mais activos do distrito, através dos seus vários projectos de serviço, da sua excelente capacidade de comunicação interna e externa e ainda pela sua constante presença nos eventos distritais e em muitos dos eventos realizados por outros clubes do nosso distrito e do Distrito 1970. Também a formação tem sido uma meta para este clube que pela altura da Visita havia já organizado sete palestras internas sobre vários assuntos, o que em muito têm contribuído para o desenvolvimento dos rotaractistas do clube tanto a nível pessoal, como profissional e rotário. Este clube habituou-nos já à sua constante presença na Carta Mensal através da divulgação dos seus projectos e convites para actividades futuras, mostrando que compreende que a partilha de informação a nível distrital em muito contribui para a motivação dos clubes, integração dos mesmos no contexto distrital e fortalecimento da imagem pública do Rotaract. Se é verdade que muitos clubes do nosso distrito tem sido agradáveis surpresas para a Representadoria este ano, pela sua dinâmica, energia e impacto na comunidade, verdade é também que o Rotaract Club de Sesimbra é um deles e mais uma vez o demonstrou durante a Visita Oficial do Representante.

Pág. 19


Rotaract Club de Torres Vedras 18 de Janeiro de 2014

O Rotaract Club de Torres Vedras teve a sua Visita Oficial do Representante no passado dia 18 de Janeiro, visita esta que consistiu numa reunião com o clube na sua sede. A reunião iniciou com a apresentação dos projectos do clube efectuados no AR 2013-14 incluindo ainda os planos para o futuro do clube. O clube de Torres Vedras é um clube que tem dedicado grande parte do seu tempo à criação e apoio de projectos de grande dimensão, quer na edição da anual da sua Agenda Solidária que este ano contou com 1.500 exemplares vendidos, quer através da sua presença no projecto Maior Pastel de Feijão do Mundo e outros cuja dimensão tem ajudado o clube a criar uma imagem forte junto da sua comunidade. Ao longo dos últimos meses o quadro social deste clube tem sofrido um significativo decréscimo, sendo que o clube tenta neste momento recuperar através da formação de cinco novos elementos. A criação de relações mais próximas com as instituições de solidariedade social da região foi um dos conselhos que o Representante Distrital deixou ao clube, como forma de solidificar a sua presença na comunidade e permitir a criação de projectos de continuidade que tendo menor estrutura organizativa permitem uma acção continua e motivadora para todos os seus sócios. Apesar deste Rotaract estar a passar por um período de reestruturação interna, é um clube que no seu curto tempo de vida já deixou importantes marcos no distrito, organizou eventos distritais e continua a planear projectos com grande empenho e dedicação cujo sucesso continuará a trazer ao distrito uma imagem pública fortalecida.

Pág. 20


Rotaract Club de Odivelas 25 de Janeiro de 2014

O Rotaract Club de Odivelas, clube oficializado a 22 de Outubro de 2013, recebeu o Representante Distrital, Companheiro Ricardo Madeira no passado dia 25 de Janeiro para a Visita Oficial do Representante.

A visita começou pelas 10h00 com uma reunião na sede do clube onde o mesmo apresentou ao Representante Distrital os seus projectos e planos para o futuro. No seguimento desta reunião, ocorreu um simpático almoço num restaurante local onde o convívio, partilha e companheirismo estiveram na ordem do dia. Pelas 14h30 a comitiva foi recebida no Mosteiro de São Diniz e São Bernardo em Odivelas, onde efectuaram uma visita a este Monumento Nacional guiados pela Doutora Maria Máxima Vaz que com o seu extraordinário conhecimento da história do Concelho de Odivelas mostrou a história deste espaço construído entre 1295 e 1305 e que abrigou religiosos da Ordem de Cister. O Rotaract Club de Odivelas é um clube com uma Pág. 21


presença muito forte na sua comunidade que se constrói através dos vários projectos que o clube tem vindo a desenvolver no seu seio. A Campanha de rua que serviu para divulgar o projecto Polio Plus de Rotary International e através do qual conseguiram mais de 400 fotografias para o desafio This Close, a parceria que estabeleceram com os escuteiros locais, a angariação de livros e brinquedos que fizeram para a Obra do Padre Abel e a recolha de bens alimentares que efectuaram num supermercado local são alguns dos muitos exemplos do que este clube dinâmico tem feito no decorrer do actual ano rotário. Sendo um clube muito recente, o seu trabalho tem

Pág. 22

ainda espaço para melhorar, pois a Representadoria acredita que a progressiva integração do clube no Distrito 1960 e a continua formação do seu quadro social poderão levar o extraordinário potencial deste clube ao próximo patamar de serviço. O Rotaract Club de Odivelas, sobre a presidência da Companheira Bruna Prinzo, tem sido uma revelação da consciência de serviço no nosso Distrito e a constante presença do clube nos eventos distritais prova da sua vontade de aprender mais sobre Rotary e superar todas as metas que com sucesso têm já atingido.


Noticias do Distrito

Distrito 1960

Notícias Anúncios Projectos Serviço Eventos

Pág. 23


Pรกg. 24


mensagem Representante

Ricardo Madeira

Comissão de Revisão do Regimento Interno No decorrer do mês de Janeiro e por iniciativa da Avenida dos Serviços Internos da Representadoria, foi montada uma Comissão para elaborar uma proposta de revisão ao Regimento Interno do Rotaract do nosso distrito. Esta comissão, composta pelos companheiros: Alexandre Santos, Ana Antunes, Joana Sousa, João Costa, Marta Manita, Mara Duarte e Ricardo Madeira tiveram várias reuniões durante o mês de Janeiro com o intuito de montar esta proposta com o objectivo de tornar o Regimento Interno mais claro, mais completo, mais flexível e mais ajustado à realidade do Distrito. Esta proposta, que foi já remetida a todos os clubes do Distrito por email será votada no II Conselho Distrital que decorrerá no dia 7 de Março de 2014 na sede do Rotaract Club Lisboa Olivais. Como resultado do trabalho desta comissão, foram redefinidas as competências do Conselho Distrital, a composição do Conselho de Jurisdição, os Direitos e Deveres dos clubes, as coimas a aplicar a clubes incumpridores, bem como vários outros pequenos ajustes. Esta é a maior revisão ao Regimento Interno feito desde a sua constituição pelo que a Representadoria apela aos clubes que façam uma cuidada analise deste documento e que procurem esclarecer as suas dúvidas junto da Representadoria antes de decidirem o seu sentido de voto.

Pág. 25


Rotaract Club de Sesimbra 04 de Janeiro de 2014

N O T I C I A S

Ponto de Encontro Solidário No passado dia 4 de Janeiro o Rotaract Club de Sesimbra estabeleceu mais uma parceria e estendeu a sua rede de acção a mais uma iniciativa que visa minimizar as necessidades da nossa comunidade. Desta forma, reunimos uma série de mobiliário que emprestámos a este novo espaço de assistência na comunidade, o PES – Ponto de Encontro Solidário, de forma a que se constitua um verdadeiro espaço de partilha e trabalho em prol daqueles que mais necessitam! A acrescentar, este projecto da iniciativa da Companheira Teresa Mayer e com o patrocínio de várias entidades do nosso concelho, grupo ao qual o nosso clube se quis juntar, apenas demonstra o quão maior e mais forte é a presença de Rotary na nossa Comunidade.

1 9 6 0

Pág. 26


Rotary Portugal 15 de Janeiro de 2014

Lançamento “O Meu Livrinho do Coração” No passado dia 15 de Janeiro decorreu nas instalações do centro comercial El Corte Inglês em Lisboa o lançamento do livro “O Meu Livrinho do Coração”.

Tal como foi anunciado previamente, este livro infantil representa o primeiro passo de uma parceira entre Rotary em Portugal e a Fundação Professor Fernando de Pádua cujo objectivo é a prevenção e combate às Doenças Não Transmissíveis. Esta parceria, intitulada O Desafio do Milénio, foi anunciada no decorrer do Congresso Nacional de Rotaract e Interact que aconteceu em Novembro de 2013 em Torres Novas. A sessão de lançamento contou com mais de 100 participantes, alguns dos quais rotários, e foi presidida pelo próprio Professor Dr. Fernando Pádua juntamente com uma mesa constituída por algumas crianças, o Director da Âncora Editora, a escritora Professora Luciana Graça, a ilustradora Sofia Travassos e ainda os nossos companheiros Governador 2012-13 do Distrito 1960, Luis Miguel Duarte, e Governador 2011-12 do Distrito 1970, António Goes Madeira. Ainda a referir que a comissão inter distrital que coordena esta importante parceria está a constituir um grupo de companheirismo rotário alusivo ao tema. O projecto Desafio do Milénio tens as suas portas abertas à colaboração dos clubes Rotaract e Interact em Portugal, como foi também anunciado no Congresso Nacional, pelo que a presença do Representante Distrital, Cº Ricardo Madeira, nesta sessão de lançamento do livro simboliza o futuro compromisso que se espera que os clubes jovens assumam para com esta meritória causa! Pág. 27


Rotaract Club Lisboa-Olivais 16 de Janeiro de 2014

N O T I C I A S 1 9 6 0

Pág. 28

1 Biblioteca e Sorrisos para Timor Leste No passado dia 16 de Janeiro, o Rotaract Club Lisboa-Olivais deu por concluído mais um projecto, desta vez a nível internacional. O clube associou-se à campanha “1 Biblioteca e Sorrisos para Timor Leste”, a qual foi criada a partir da ideia de um professor português a viver nesse país. Um dos objectivos da campanha é criar a primeira biblioteca pública de Suai Loro. Sendo esta uma região pobre, onde as escolas têm poucos ou nenhuns recursos, o objectivo da biblioteca é dotar as crianças e jovens de mais e melhores

oportunidades de aprendizagem e incentivo ao gosto pela leitura. O Rotaract Club Lisboa-Olivais conseguiu angariar cerca de 520 quilos de livros, todos provenientes de particulares e de uma parceria com o BP25EA - Employees Association do BNP Paribas. Todos os volumes foram entregues à transportadora que irá proceder ao envio para Timor Leste.


Interact Club de Abrantes 17 de Janeiro de 2014

Oficialização do Clube Interact A 17 de Janeiro, decorreu em Abrantes a cerimónia de Oficialização do Interact Club de Abrantes. A cerimónia, que teve lugar durante a Visita Oficial do Govenador Fernando Martins ao clube rotário patrocinador, contou com a presença de cerca de centena e meia de participantes que fizeram questão de estar presentes neste momento de grande relevância e simbolismo tanto para o Rotary Club de Abrantes como para os 32 jovens que foram emblemados no Interact Club de Abrantes.

A cerimónia contou ainda com uma comitiva dos clubes das Novas Gerações do nosso distrito, estando presentes além do Representante Distrital, os Rotaract Club do Entroncamento, Rotaract Club de Sesimbra e Interact Club do Entroncamento. Este clube Interact, que deu já provas do seu dinamismo e competência, dá assim os seus primeiros passos em Rotary. A todos os companheiros de Abrantes desejamos uma jornada repleta de serviço e sucesso, deixando a garantia de que o Distrito 1960 estará ao vosso lado para trabalhar, servir e comemorar todos os vossos futuros sucessos, que esperamos, sejam muitos.

Pág. 29


Rotaract Club Lisboa-Norte 23 de Janeiro de 2014

N O T I C I A S 1 9 6 0

Pág. 30

Visita Informal ao RTC Lisboa - Norte No dia 23 de Janeiro, o Representante Distrital Cº Ricardo Madeira a convite do Rotaract Club Lisboa – Norte esteve presente na reunião deste clube que está actualmente a terminar o seu processo de formação e a preparar a sua cerimónia de oficialização. Durante a reunião o Rotaract Club Lisboa – Norte teve a oportunidade de expor ao Representante os projetos que já efectuou bem como os planos que tem para o futuro.

Também o Representante Distrital teve oportunidade de partilhar algumas ideias e propostas com o clube, sendo que nesta fase a aposta continua na aquisição de conhecimento rotário é necessária para consolidar o inicio de actividade do clube e garantir sustentabilidade ao seu quadro social. No próximo dia 12 de Fevereiro, 13 jovens irão ser emblemados no Rotaract Club Lisboa – Norte, clube que passa a ser Presidido pela Companheira Constança Lameiras. A cerimónia irá decorrer durante a Visita Oficial do Governador Fernando Martins ao Rotary clube patrocinador. O evento acontecerá no Hotel Tiara em Lisboa pelas 20h30 e terá um custo para Rotaractistas de 20Euros.


Rotaract Club de Sesimbra 24 de Janeiro de 2014

Patrocínio à Orquestra Geração No dia 24 de Janeiro fomos convidados para estarmos presentes no Concerto da Orquestra Geração, organizado pela Câmara Municipal de Sesimbra, que tinha como objectivo lançar uma campanha sensibilizadora e de angariação de fundos para a Orquestra Geração junto da comunidade e movimento associativo. É para nós uma grande honra termos sido convidados para esta iniciativa, sendo um sinal de reconhecimento do Rotaract Club de Sesimbra enquanto organização cada vez mais presente e participativa na nossa Comunidade, com a qual outras organizações como a Câmara Municipal podem contar!

Pág. 31


Interact Club Castelo Branco 25 de Janeiro de 2014

N O T I C I A S

Celebração 30.º Aniversário do Clube

No passado sábado, dia 25 de Janeiro, o Interact Club de Castelo Branco, no âmbito do seu XXX Aniversário, celebrado a 21 desse mês, realizou um jantar para comemorar a referida efeméride.

1 9 6 0

Este jantar foi a celebração daquele que é um dos mais antigos Interact Club da Península Ibérica, contando com 30 anos de trabalho e dedicação no auxílio à comunidade das mais variadas formas. Um serão passado “em família” que contou com a ilustre presença dos representantes da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, CIJE, Santa Casa da Misericórdia e Representantes Distritais do Interact de Portugal. Contámos com a presença de antigos membros do Interact, que nos mostraram que, independentemente da idade, terão sempre um espírito interactista dentro de si e guardam com muito amor e saudade a fase das suas vidas em que pertenceram ao Interact. No fim da reunião festiva, as entidades presentes dirigiram palavras de apreço ao Club aniversariante, enfatizando o seu sucesso e o longo caminho a percorrer a nível de projectos e actividades. Para terminar a celebração, cantaram-se os parabéns ao Club e partiu-se o bolo, seguido do brinde contendo votos de futuro sucesso. Assim, este jantar de celebração dos 30 anos de história do Interact Club de Castelo Branco foi marcado pelo reencontro de antigos membros, companheirismo e também pela presença de várias entidades ligadas à cidade.

Pág. 32


Rotaract Club de Lisboa 28 de Janeiro de 2014

Aniversário do Rotary Club de Lisboa

Decorreu no dia 28 de Janeiro o jantar de celebração do 88º aniversário do Rotary Club Lisboa, no Hotel Tivoli Lisboa, com a ilustre presença do Companheiro Governador Fernando Martins, em visita oficial ao clube. O jantar foi igualmente marcado pela presença dos seis clubes afilhados do Rotary Club Lisboa e por muitos amigos, familiares e companheiros rotários que acompanham desde muito cedo as suas actividades. O Rotaract Club Lisboa também não podia deixar de estar presente e participar em tão importante celebração, onde o espírito rotário, a alegria e o companheirismo foram os ingredientes principais. O jantar decorreu num alegre e harmonioso convívio, acompanhado com o tradicional cantar de parabéns e do partir do bolo. Numa noite marcada pela vivacidade do Rotary Club Lisboa, o final da comemoração foi marcado por um momento musical, embelezando de uma forma sublime esta data festiva.

Pág. 33


Rotaract Club Sesimbra

N O T I C I A S 1 9 6 0

Em colaboração com o Ponto de Encontro Solidário, o Rotaract Club de Sesimbra foi capaz de doar inúmeros alimentos que serviram de apoio às Missões Universitárias da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Esta iniciativa, que se espalha por quase todo o nosso país, transporta todos anos centenas de jovens que doam uma semana das suas férias do 1.º Semestre ao voluntariado e ao serviço na comunidade que escolhem para os receber, realizando inúmeras actividades de acordo com as maiores necessidades dessas comunidades, nomeadamente assistência ao domicílio, em lares, escolas, hospitais e nas paróquias. As missões apoiadas pelo Rotaract Club de Sesimbra irão realizar-se entre os dias 1 a 8 de Fevereiro em Arruda dos Vinhos. Esperamos que sejam proveitosas e que a comunidade de Arruda as receba de braços abertos!

Pág. 34


Interact Club de Tavira

2º Aniversário do ITC Tavira Um fim-de-semana inesquecível! O Interact Clube de Tavira celebra o seu segundo aniversário a 16 de Fevereiro, com a realização de um evento, com duração de três dias, que pretende, de acordo com o programa do evento, “fortalecer o espírito rotário, rotaractista e interactista”, na “bela e pitoresca cidade algarvia de Tavira, onde os valores rotários há muito que se interceptam com a tradição, natureza e cultura locais”.

O Interact Clube de Tavira foi fundado a 16 de Fevereiro de 2012 por Carlos Moura Teixeira, Miguel Calejo Pires e Rita Trabulo Silva. O evento tem início a 14 de Fevereiro, com a recepção dos participantes na Pousada da Juventude de Tavira. No dia 15 de fevereiro, realizar-se-á um peddy-paper pela cidade de Tavira, às 9h30. A atividade terminará pouco antes do almoço de companheirismo, que terá lugar no Restaurante Almargem, às 12h30m. A partir das 14h30, tem início um Workshop de Equitação, ao qual se seguirá a plantação da Árvore da Amizade. Às 18h15m, haverá os Knockout Rounds, seguidos de um jantar no Restaurante O Cota, às 19h30. A noite terminará com um Speed Dating, a partir das 21h15m. No dia de aniversário, 16 de Fevereiro, a manhã começará com um Workshop de Saberes Regionais, às 9h30m, na Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia e o Project Showcase no auditório da escola, às 10h45m. O almoço e a emblemagem de novos companheiros será feita na cantina. De seguida, a tarde será preenchida com um inspiring moment, às 14h30m, o Oratorium, às 15h, e a entrega de prémios aos vencedores, quer das atividades ao longo do fim-desemana quer do peddypaper, às 16h30m. A cerimónia de aniversário oficial terá lugar às 17h, para se proceder à despedida dos participantes às 18h. Pág. 35


Pรกg. 36


Pรกg. 37


SEGUE A REPRESENTADORIA NO INSTAGRAM

Pรกg. 38


Noticias Internacionais

Projectos Novidades

Pรกg. 39


N O T I C I A S R O T A R Y

Rotaractistas de mais de 35 países reuniram-se para o segundo "Rotaract Europe Meeting" (REM) do ano rotário 2013/2014 em Zagreb, na Croácia, entre os dias 16 e 19 de Janeiro. Mais de 450 participantes juntaram-se para discutir assuntos relevantes e desenvolver capacidades pessoais numa grande variedade de workshops. O REM tem também como objectivo que os rotaractistas aprendam através de vários países e, assim, desenvolvam amizades e projectos internacionais.

O "European Rotaract Information Center" (ERIC), uma das maiores e mais antigas organizações de informação multi-distritais (MDIO) da família rotária, é o responsável pela organização deste tipo de eventos. O ERIC utiliza a informação e a experiência dos rotaractistas europeus para ampliar horizontes e quebrar as fronteiras europeias. Pág. 40


A reunião em Zagreb começou com um workshop, organizado pelo rotactista sueco Patric Palm, sobre Técnicas de Apresentação, seguindo com a apresentação de vários projectos organizados por países/clubes europeus. Foram ainda discutidas as regras de votação de Rotary Internacional, para que estas sejam

aplicadas nas votações do E.R.I.C.. Para terminar Ciprian Doroftei, do clube de Bucareste, Roménia, realizou um segundo workshop, com o tema “Empreender/viver Rotaract através da World Wide Web”.

Além dos workshops e discussões, houve a oportunidade de passear e conhecer a cidade de Zagreb, na companhia de rotaractistas de toda a Europa. O próximo REM terá lugar em Bremen, entre os dias 25 e 28 de Setembro de 2014. Pág. 41


A Nova Identidade Visual de Rotary N O T I C I A S

A Iniciativa para Fortalecer Rotary teve como propósito fazer com que as pessoas reconheçam e entendam melhor a nossa Marca. Com um logo mais moderno e uma mensagem mais clara e uniforme para explicar quem somos e o que fazermos, contribuímos para o nosso futuro como uma das organizações humanitárias mais respeitadas e conhecidas do mundo. Durante a Assembleia Internacional, realizada no mês de Janeiro em San Diego (EUA), os próximos governadores de distrito viram materiais de formação, pósteres, artes gráficas, fotos e mensagens com o nosso novo visual.

R O T A R Y

Cerca de 50% dos presentes disseram que os seus distritos e clubes já começaram a adoptar a nova identidade, e mostraram cartões de visita, folhetos e websites que exibem as novas cores e o logo revitalizado.

Pág. 42


Um projecto arriscado: Uma Escola para Meninas no Afeganistão

Em 2005, Razia Jan teve uma ideia perigosa: abrir uma escola particular gratuita para meninas no Afeganistão, a sua terra natal. Nessa altura, os Talibã recorriam a violência extrema para impedir que as meninas estudassem. Em 2008, o ano em que abriu a escola, terroristas munidos de bombas, granadas e ácido mataram 149 professores, alunos e funcionários de escolas afegãs.

Mas Jan decidiu que os terroristas não a impediriam de abrir a sua escola. Ela contactou agentes do Ministério de Educação do Afeganistão e persuadiu-os a doar um terreno numa localidade a 50 quilómetros de Cabul. Hoje, mais de 400 meninas estudam na escola de ensino fundamental Zabuli Education Center. Se não fosse por esta escola, muitas meninas jamais teriam acesso à educação. “Eu sinto uma mudança nas meninas e na comunidade”, diz Jan, que voltou a morar no Afeganistão.

Pág. 43


MidYear Conference - Lebanon Quando: 6 a 9 de Fevereiro de 2014 Onde: Liban-Nord, Líbano https://www.facebook.com/events/487378464684569/?fref=ts

Rotaract Switzerland International Ski Weekend Quando: 8 e 9 de Fevereiro de 2014 Onde: Adelboden, Suiça https://www.facebook.com/ski.weekend.2014

Casanova’s Night Quando: 22 e 23 de Fevereiro de 2014 Onde: Veneza, Itália https://www.facebook.com/ events/800913203268671/

Pág. 44


Agenda do Representante

- FEVEREIRO -

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom 7

1

2

3

4

5

6

8

9

10

11

12

13 14 15

16

17

18

19

20 21 22

23

24 25

26

27 28

Dia 01 | Sábado - Jantar Solidário do Interact Club de Setúbal Sado Dia 06 | Quinta-Feira - Reunião com o Presidente da Câmara Municipal do Bombarral Dia 08 | Sábado - Seminário de Formação Distrital do Rotaract Dia 10 | Segunda-Feira - Reunião com a Comissão Distrital da Rotary Foundation

Dia 12 | Quarta-Feira - Oficialização do Rotaract Club Lisboa - Norte Dia 13 | Quinta-Feira - Reunião no Bombarral relativa à organização da Conferência Distrital Dias 14 a 16 | Fim-de-semana - Comemoração do 2º Aniversário do Interact Club de Tavira Dia 20 | Quinta-Feira - Leadership Lab do Rotaract Club Parede Carcavelos Dia 21 | Sexta-Feira - Reunião de formação com o Rotaract Club da Amadora Dia 22 | Sábado - Seminário Rotários Inter-Distrital de Comunicação e Imagem Dia 23 | Domingo - 109º Aniversário de Rotary International Pág. 45


A PROVA QUÁDRUPLA

É a Verdade? É Justo para todos os interessados? Criará Boa Vontade e Melhores Amizades? Será benéfico para todos os interessados?

Pág. 46

Carta Mensal | Fevereiro 2014  

Carta Mensal do Rotaract e Interact Distrito 1960 de Rotary International em Portugal.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you