Rosa Maria nº10

Page 17

Dicas para a cozinha

A compostagem é uma das formas de reaproveitamento de resíduos mais antiga. Quem nunca viu um monte de palha numa horta ou num jardim? Não, não é acumulação de lixo, são técnicas ancestrais que tornam a terra mais fértil. Sabemos que os problemas ambientais estão ao nível mundial, mas é ao nível local que podemos fazer a diferença. Foi por isso que a Renovar a Mouraria decidiu abraçar as causas ambientais, começamos em pequena escala, unidos, mas podemos fazer a diferença e mostrar que a mudança é possível.

O projecto pretende ainda envolver os restaurantes e os alojamentos temporários, para que todos, residentes, turistas, trabalhadores, possam sentir-se mais responsabilizados pelo bairro e pelo bem-estar das pessoas.

> a escova de dentes tradicional pela de bambu

> os cotonetes com hastes de plástico por cotonetes com haste de papel ou bambu

> os tampões e pensos descartáveis por copo menstrual ou pensos reutilizáveis

> o algodão por discos de maquilhagem em tecido, reutilizáveis

> os cremes e óleos hidratantes de embalagens plásticas por frascos de vidro

> o desodorizante líquido por desodorizante sólido

> o shampoo líquido por shampoo sólido

> o gel de banho por sabonete

Aqui, a palavra de ordem é TROCAR:

Dicas para a casa de banho

Para quem quiser começar a participar, pode levar os seus resíduos para o compostor piloto do Beco do Rosendo. A nossa cidade precisa de mais verde, mais passarinhos a cantar, mais flores à janela. Em breve, o “Ó vizinha, arranja-me um raminho de salsa?” há-de vir a ter uma nova variante “Ó vizinha, O Mouraria Composta tem como finalidade promo- quer um raminho de salsa? Desde que uso composver um ecossistema urbano mais sustentável e com to, a minha tem crescido que é uma beleza!” isso fazer da Mouraria um bairro ainda mais bonito e com maior qualidade de vida. A Mouraria terá uma rede de compostores comunitários, dinamizada por uma brigada de guardiões locais, a brigada dos baldinhos, que irá entregar e recolher baldes de resíduos para colocar no compostor. Nos próximos meses serão dinamizadas várias oficinas práticas para mostrar que nada disto é difícil e pode até ser muito divertido: “Ó vizinha, tem um baldinho a mais, que o meu já está cheio?”. O composto produzido será distribuído pelos aderentes da rede e pode ser para uso próprio – sim, também vamos mostrar que é muito fácil ter uma horta em casa, mesmo com pouco espaço – ou para vender na loja Mouraria Composta, com retorno para quem contribuir. Esta loja fica no Beco do Rosendo, sede da Associação, e lá pode encontrar tudo o que precisa para fazer agricultura urbana, em casa ou no quintal. Tem ainda uma série de produtos que fomentam a redução de lixo e o uso de materiais amigos do ambiente, tudo está centrado numa base de sustentabilidade ambiental e social, pois muitos dos produtos são feitos por pessoas em situação de vulnerabilidade social. A loja conta ainda com um RR-Residente Ro- Para saber mais sobre o Mouraria Composta pode tativo, que mensalmente irá ter um espaço de ex- fazer-nos uma visita no Beco do Rosendo, ou atraposição e venda. A primeira RR é a designer Mada- vés do www.mourariacomposta.pt ou lena Martins, que trabalha com reclusos a partir de www.facebook.com/mourariacomposta/ reutilização de telas, restos de papel, etc. É um bom exemplo de como se podem fazer coisas bonitas a Projecto apoiado pelo programa BipZip, partir do lixo. da Câmara Municipal de Lisboa

> comprar alimentos a granel - leve sacos próprios, e prefira produtos frescos e sazonais, não embalados, de produtores biológicos ou locais. > produtos de limpeza compre a granel ou faça os seus > use guardanapos de tecido às refeições > troque cafeteira de cápsulas por cafeteira italiana > não usar rolo de cozinha de papel, reutilize panos, ou transforme t-shirts velhas > não usar papel celofane e alumínio > coloque os resíduos orgânicos no compostor, procure o mais perto de si ou tenha em casa > não coloque óleos usados no lava-louça. Os óleos de fritura e das conservas acabam nos oceanos. Coloque-os no Oleão. Importante: Recicle sempre o que não conseguir evitar! Mas antes de colocar no lixo, pense numa outra utilidade para o objecto!

Importante mesmo é não deitar na sanita lentes de contacto, cotonetes, pensos higiénicos, ou toalhitas. Na sanita, coloque somente papel higiênico, que se decompõe. O restante, vai parar ao mar.

A Mouraria vai ficar mais Composta

O local da casa onde produzimos mais lixo é na cozinha. Veja como podemos evitar:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.