Rosa Maria nº1

Page 18

22 —

Rosa Maria

Setembro - Novembro de 2010

salmoura

Chocos ao alhinho

Pudim Flan (para 15 unidades)

chocos alho coentros azeite batatinhas cozidas

1,5 l de leite 3 dl de natas 500 g de açúcar 15 ovos 2 colheres de sopa de mel 1 casca de limão 1 pau de canela 2 colheres de sopa de licor Beirão

Grelhe os chocos em seguida corte-os em pedaços pequenos. Salteie os chocos em azeite com o alho e os coentros picados. Sirva com batatinhas cozidas a acompanhar.

texto e fotografia Adriana Freire

Zé da Mouraria

Virgílio Oliveira

Colabora comigo! ANUNCIE AQUI!

Se há boas razões pelas quais a Mouraria é conhecida, o restaurante “Zé da Mouraria” é uma delas. Frequentado por muita gente exterior ao bairro, políticos, actores, empregados bancários e jogadores de futebol, entre muitos outros, “todos vêm à comida típica. Ainda a semana passada esteve cá o César Peixoto”, diz o Chefe. São os pratos mais simples de confeccionar que têm mais saída: o bacalhau e o entrecosto no carvão, os chocos, e o peixe fresco grelhado. O arroz de pato à antiga também agrada a muitos. Mas qual o segredo do “Zé da Mouraria”? A resposta é simples: além da qualidade dos produtos e da sua confecção existe sempre alguém. Vírgílio Oliveira é a alma deste restaurante. É minhoto e durante anos chefiou cozinhas de hotéis no Algarve. Há dez anos ficou com este restaurante que já tinha o nome de “Zé da Mouraria”, que manteve. E há dez anos que não tem férias. Este ano quase que se abalançou ao descanso mas “a malta de África”, impediu que tal acontecesse. “Vem aqui muita gente que já viveu na Mouraria, não só para comer mas para visitar o local que antes era uma carvoaria.” “Nunca fiz publicidade, as pessoas é que escrevem na internet sobre o res-

Envia-me notícias, histórias do bairro, contos, fotografias novas e antigas, desenhos, receitas de culinária, anúncios e publicidade. Diz-me o que está mal, o assim-assim e o que vai bem. rosamaria@renovaramouraria.pt Telm: 922 191 892

Leve o leite ao lume, com o açúcar, o mel, o pau de canela e a casca de limão até ferver. Retire do lume e misture, mexendo sempre, os ovos batidos e o licor. Verta o preparado para uma forma ou várias forminhas individuais de pudim previamente barradas com caramelo e leve ao forno em banho-maria até cozer.

taurante que é conhecido em Angola, Cabo Verde e em muitos países da Europa. Além de ser o restaurante eleito pelo pessoal da RTP1, no seu sítio da internet” Virgílio vive em Mem Martins, porque gosta de sossego e de viver longe do local de trabalho. Só servem almoços. Jantares só por marcação para grupos superiores a 16 pessoas.

Restaurante Zé da Mouraria Cozinha Regional Portuguesa Rua João do Outeiro, 24 Mouraria Tel.: 218 865 436 (encerra ao domingo)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.