Museu Elevado

Page 46

2.4.2 GRAFITE E GENTRIFICAÇÃO De acordo com Emmanuel Costa (2016), fundador da COURB (Instituto de Urbanismo Coletivo), gentrificação é o processo de revitalização de áreas urbanas que ocorre em espaços degradados ou abandonados com pouco interesse de setores privados e órgãos públicos. Através de ações que promovem a melhoria das estruturas do local e criação de novos empreendimentos, o valor dos imóveis sofre com uma valorização exponencial, o que acaba por expulsar a população original para outros bairros, geralmente ainda mais afastados dos centros urbanos.

46

O grafite tem caído cada vez mais no gosto do público de classe alta e aparecido em espaços que possui público de alta renda, contexto muito diferente de suas raízes. A jornalista Daniela Tófoli (FOLHA, 2007) descreveu esse processo em uma curta notícia para a Folha de São Paulo: “o grafite deixa becos e vielas e chega a galerias de arte, vagões de trens, carros, embalagens para perfumes, tênis e até a quartos de crianças”. Esse processo é nítido em uma curta visita no “Beco do Batman” que fica na região da Vila Madalena, um dos points da capital paulista com inúmeros murais coloridos que ocupam não só paredes, mas hidrantes, placas, escadas, grades e qualquer outro objeto que esteja no local. É comum avistar pessoas fazendo desde fotos para casamentos, photobooks de grávidas e inúmeras selfies.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.