Issuu on Google+

Dicas sobre o

meio ambiente


Água 1. Usar a mangueira de água para varrer a calçada, a chamada "vassourinha hidráulica", por 15 minutos, desperdiça 280 litros de água. Mais sensato é pegar a vassoura, juntar a sujeira, recolher com a pá e só depois enxaguar o chão. 2. Não deixar que as torneiras fiquem pingando inutilmente é economia líquida e certa de água e de dinheiro. 3. Identificar vazamentos em casa não é tarefa difícil. Fechando as torneiras e interrompendo o consumo é possível observar se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Se estiverem, você está desperdiçando dinheiro e água. 4. Existem diversas opções para lavar o carro a seco. Algumas são até mais baratas do que a tradicional, que consome centenas de litros do precioso líquido. Lavar menos o carro também ajuda a economizar água. 5. Vasos sanitários com caixa acoplada utilizam 6 litros de água por descarga em vez dos mais de 20 litros das válvulas de parede convencionais. Modelos mais modernos trazem ainda um duplo botão para 3 e 6 litros, que podem ser acionados de acordo com a necessidade. 6. Você sabia que molhar jardins e plantas pela manhã ou ao entardecer evita perda de água pela evaporação? E que nos dias mais frios pode-se aguá-las dia sim, dia não, sem deixar que elas morram de sede?

Quase 20% da população do planeta

não tem acesso à água potável.


Energia elétrica 7. Parece incrível, mas limpar periodicamente todas as lâmpadas da casa pode ajudar a economizar energia. 8. Abrir a geladeira e ficar pensando no que v zai pegar pra comer com a porta aberta gasta energia. 9. Na hora de comprar eletrodomésticos é possível escolher os mais eficientes no consumo de energia. Eles são reconhecidos pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados). Detalhe: eles não são mais caros. 10. O screen saver cheio de efeitos especiais do computador não é a melhor maneira de economizar energia. O monitor ligado, mesmo com aquele descanso de tela bacana, é responsável por até 80% do consumo do computador. Mais eficiente é configurar a máquina para o modo de economia de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente toda vez que você se ausentar. 11. Seja bem-vinda a luz natural! Abrir janelas, cortinas, persianas, deixar o sol entrar e iluminar a casa é bem melhor que acender lâmpadas desnecessariamente. Além de fazer muito bem ao seu humor, você também vai economizar dinheiro no fim do mês. 12. Ideia luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. O motivo é para lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.

Ser um cidadão Quase 87% da energia produzida no Brasil

vem das hidrelétricas, l. fontes limpas, mas limitadas


Cidadania 13. Temos o direito e o dever de denunciar abusos contra o meio ambiente, como o despejo de lixo nos rios, desmatamentos e maus tratos aos animais. Cobrar atitudes dos políticos também faz parte da nossa cidadania. 14. Deixar o carro na garagem pode ser mais confortável do que se imagina. Utilizando o transporte coletivo fora dos horários de pico fica fácil encontrar um lugar para sentar-se e ler o jornal ou saborear um bom livro. 15. Compartilhar o carro com os amigos e colegas é bom para todo mundo. “Praticando a carona solidária diminuímos a emissão de poluentes, levando pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente”, recomenda o ambientalista Fábio Feldmann. 16. Não tem atitude mais grosseira e anti-cidadã que atirar latas ou outros dejetos pela janela do carro. As crianças precisam saber disso quando estão a bordo. 17. Conscientizar seus filhos dos problemas com o aquecimento global sem fazer terrorismo faz bem para a formação deles. A idéia não é deixá-los sem esperança, mas bem informados e dispostos a cuidar melhor do planeta que as gerações passadas. 18. Calçada ecológica é aquela onde o cimento não predomina, já que ela é pavimentada com grama, com espaço para flores e até uma árvore. A vantagem é que ela deixa o visual da rua mais agradável, ajuda a absorver as águas das chuvas e contribui para a melhoria da qualidade de vida da cidade.

Serum umcidadão cidadão é participar da Ser é participar dasCon dec rticipar das decisões Ser um cidadão é participar das decisões

da sociedade em benefício de uma cidade melhor e de um país mais justo para todos


Consumo 19. Preferir produtos de limpeza naturais é uma boa alternativa para evitar tantas substâncias químicas que levamos para casa. Você costuma usá-los? Para saber mais, pesquise aqui, no site, algumas receitas fáceis para preparar detergentes, perfumes, desinfetantes e até mata-pulgas naturais. 20. "Ao fazer compras, prefira levar sua própria sacola de pano ou plástico durável", aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, contribuímos para acabar com a farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades, além de poluir rios e oceanos. 21. Andar sempre com uma garrafinha descartável de água tornou-se um hábito saudável. Você é adepto? .Se sim, o melhor seria se adotasse garrafas duráveis, como os squeezes. Assim eles voltam para casa e você ajuda a preservar o meio ambiente. 22. Carro requer manutenção, não tem jeito. Por isso é recomendável fazer uma regulagem periódica, sempre que possível, assim como trocar o óleo nos prazos indicados pelo fabricante e verificar filtros de óleo e de ar. Todas essas medidas economizam combustível e ajudam a despejar menos CO2 no ar. 23. Levar uma sacola de pano ou de plástico durável na bolsa, na mochila ou no porta-luvas do carro evita o uso de sacolinhas plásticas descartáveis nas compras. 24. Bandejas de isopor e papel filme que embalam frutas, carnes e frios são a dupla de modernidade que está invadindo os aterros sanitários. Os dois estarão no lixo poucos minutos depois que chegar a sua casa. É interessante questionar com o gerente do supermercado se é mesmo necessário usá-los nas prateleiras.

ecisões s midor consciente é o que equilibra

Consumidor conscient

Consumidor consciente é o que equilibra a sua satisfação

pessoal com a sustentabilidade do planeta, ou seja, não compra mais do que precisa


Um terço do lixo doméstico brasileiro

é composto por embalagens que poderiam ser recicladas

Reciclagem 25. Poucos sabem, mas reciclar pneus é lei no Brasil. No país já existem muitas empresas recicladoras credenciadas para recolher pneus velhos. Com a borracha deles são produzidos asfalto, isolantes acústicos, enchimento para bancos de carros e pisos sintéticos. Até o aço encontrado em seu interior é reaproveitado. 26. Um dos grandes problemas da poluição dos mananciais vem de um hábito difícil de mudar: jogar o óleo de fritura usado no encanamento. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Melhor é separar o óleo em garrafas PET para doá-lo a ONGs que fazem biodiesel e sabão com ele. 27. Se o produto que você comprou tem esse símbolo na embalagem, ela é reciclável. Cabe a você encontrar uma forma de encaminhá-la para a reciclagem. 28. Restos de alimento que você despeja na lixeira são bons fertilizantes orgânicos. Espalhar casca de ovo, de fruta e de legume, pó de café, saquinho de chá e pão velho nos vasos ajuda a deixar as plantas mais fortes e bonitas. 29. Revistas e jornais velhos podem ser doados para a escola de seus filhos sem constrangimento. Ou mesmo para as escolas e creches instaladas em seu bairro. Com elas, os professores fazem trabalhos artísticos e de colagem com os alunos. 30. Não jogar pilhas e baterias de celular velhas no lixo evita que suas substâncias tóxicas contaminem o solo e os lençóis freáticos. Basta separá-los e procurar um posto de coleta perto de casa. O uso de pilhas recarregáveis também ajuda a diminuir esse lixo tóxico.

ua satisfação que equilibra a sua satisfação


Preocupando-se com o meio ambiente e como poderia ajudar o planeta, a Prodoeste lançou o projeto PRO AMBIENTE, mobilizando seus funcionários e seus clientes em uma de suas primeiras ações. O seu envolvimento junto com a empresa e o objetivo do projeto fará da Prodoeste uma empresa com iniciativas que serão bem vistas por nossos clientes, comunidade e parceiros. Sabe aquelas várias embalagens de óleo lubrificante que a empresa descarta diariamente? Pois é, o projeto de Responsabilidade Ambiental da empresa começará por ai. Essas embalagens serão recolhidas por uma instituição pré-determinada, que irá levá-las a um posto de recolhimento autorizado pela Prodoeste, que pagará à instituição pelo quilo de embalagens recolhidas. A quantia parecerá pequena, mas para a entidade necessitada é grande, pois os recursos são bem vindos para continuar com a sua prestação de serviços solidários na cidade de Uberaba. E o projeto não acabará ai. A empresa, todos os meses, lançará pequenas campanhas de alertas, para que seja dada atenção também ao desperdício de papel, copos plásticos, água, energia e a destinação do papelão da oficina. Nosso objetivo, também, é que você leve essas práticas para fora da empresa, conscientizando sua família, amigos e também trazendo novas dicas e idéias para serem adotadas no seu departamento ou em toda empresa. Recicle suas atitudes e desperte sua consciência para o mundo que você está deixando para as novas gerações.

stá deixando para Recicle suas atitudes e mundo que você e

O Projeto Pro ambiente



Cartilha Pro Ambiente