Issuu on Google+


ÍNDICE Características do Quadriciclo - 4X4 e 4X2.................................................01 Categorias dos quadriciclos...........................................................................02 P-CLOC: Pneus..................................................................................................03 P-CLOC: Comandos e Cabos..........................................................................04 P-CLOC: Luzes e parte elétrica......................................................................05 P-CLOC: Óleo e combustível..........................................................................06 P-CLOC: Corrente e transmissão...................................................................07 Equipamentos de proteção fundamentais..................................................08 Equipamentos de proteção esportivos........................................................09 Colocando o quadriciclo em movimento.....................................................10 Estratégia de Segurança – PIPDE..................................................................11 Postura sentado...............................................................................................12 Postura em pé..................................................................................................13 Aclives................................................................................................................14 Declives.............................................................................................................15 Curvas................................................................................................................16 Frenagem..........................................................................................................17 Terrenos inclinados.........................................................................................18 Alagados...........................................................................................................19 Transportando cargas.....................................................................................20 Deslocamento em grupo................................................................................21 Recomendações..............................................................................................22 Ficha técnica.....................................................................................................23 Mosaico.............................................................................................................24 Anotações.........................................................................................................26


CARACTERÍSTICAS DO QUADRICICLO 4X4 e 4X2

São destinados somente para o uso fora de estrada, nunca pilote em vias públicas ou sobre superfícies pavimentadas. O veículo é destinado somente ao piloto. Diferem de outros veículos, portanto, necessitam de técnicas específicas de pilotagem. 4X2: Alta capacidade de tração nas rodas traseiras. Possui guidão com maior leveza no esterçamento, é ágil e faz curvas com facilidade. 4X4: Alta performance em terrenos acidentados e áreas alagadas, evitando o atolamento das rodas. Permite seleção da tração para 4X2.

Honda TRX420 Fourtrax. Use como quiser, ele aguenta.

1


CATEGORIAS DOS QUADRICICLOS

ATV “All-Terrain Vehicle” em inglês, é utilizado geralmente para descrever um pequeno veículo motorizado aberto com quatro rodas. Alta performance em terrenos acidentados, possui excelente torque e capacidade de tração, facilidade ao pilotar, conforto e grande autonomia. CATEGORIA UTILITÁRIO Aplicação na Agricultura, Construção Civil, Indústria, vigilância. CATEGORIA ESPORTIVO Lazer e competições.

Seja para lazer ou trabalho, sempre existe uma tarefa que o quadriciclo possa desempenhar.

2


INSPEÇÃO PREVENTIVA P-CLOC - PNEUS

1 2 3

1 T.W.I. (Tread Wear Indicator = índice de desgaste do pneu) Substituir o pneu quando o indicador de desgaste estiver paralelo à banda de rodagem. Use pneus de mesma medida e do mesmo tipo quando trocá-los. 2 PRESSÃO Confira a pressão com os pneus frios, mantenha sempre a pressão recomendada. Use medidor de pressão específico, armazenado embaixo do assento, para calibrar este tipo de pneu. 3 RODAS Inspecione a fixação dos parafusos com a chave de rodas.

Os pneus do Fourtrax possuem elevada capacidade de tração e baixo impacto ambiental, pois a compactação do solo é mínima.

3


INSPEÇÃO PREVENTIVA P-CLOC: COMANDOS E CABOS

1

2 4

3

1 MANETE DE FREIO TRASEIRO / FREIO DE ESTACIONAMENTO / RÉ O freio de estacionamento permite estacionar o veículo em terrenos íngremes. O botão “R” possibilita o engrenamento da marcha ré. Estes sistemas funcionam em conjunto com manete do freio traseiro. 2 MANETE DO FREIO DIANTEIRO Aciona os discos dianteiros com maior eficiência nas frenagens e menor esforço no acionamento. 3 ACELERADOR Permite maior agilidade dos punhos, mesmo em manobras mais difíceis. 4 COMANDOS Interruptor do motor, partida elétrica e acionamento dos faróis.

O painel do Fourtrax possui luzes indicadoras: • Neutro / Ré • Temperatura do líquido de arrefecimento • Diagnose da injeção eletrônica • Acionamento 4X4 (versão 4X4)

4


INSPEÇÃO PREVENTIVA P-CLOC: LUZES E PARTE ELÉTRICA

4

1

3

2

1 INTERRUPTORES Verifique o funcionamento dos interruptores de ignição e motor. 2 LUZES Faróis e lanterna, luz de freio e luzes indicadoras do painel. 3 BATERIA Caso deixe o quadriciclo parado por longo período, recomenda-se retirar a bateria e guardá-la em local seco e arejado (conforme Manual do proprietário). 4 PARTE ELÉTRICA Atenção para instalação de equipamentos/acessórios não recomendados pelo fabricante, para que não danifique o sistema elétrico.

Os faróis do Fourtrax possuem um design moderno, são resistentes aos impactos e proporcionam maior segurança na pilotagem.

5


INSPEÇÃO PREVENTIVA P-CLOC: ÓLEO E COMBUSTÍVEL

3 4

2 1

1 ÓLEO Consulte o Manual do proprietário para verificar o período de troca. Faça medições freqüentes do nível e complete se necessário. Atenção a vazamentos. 2 FILTRO DE AR Verifique periodicamente a manutenção do elemento filtrante. Este filtro é lavável e reutilizável. Está instalado sob o assento. 3 COMBUSTÍVEL Tanque plástico leve e resistente com capacidade para 13,3 litros, permitindo grande autonomia e maior controle do nível devido ao seu indicador. O registro possui 3 posições: ON, OFF e Reserva. 4 LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO O radiador de líquido mantém constante e ideal a temperatura do motor. Seu reservatório está localizado na traseira.

O motor do Fourtrax possui 420cm³, injeção eletrônica de combustível com maior potência e torque em quaisquer situações de temperatura e altitude.

6


INSPEÇÃO PREVENTIVA P-CLOC: CORRENTE E TRANSMISSÃO

1

2 3

1 DIFERENCIAL DIANTEIRO 4X4 Autoblocante, envia a potência para a roda com maior tração em caso de deslizamento. Troque o óleo do diferencial conforme recomendação do fabricante. 2 EIXO CARDÃ O eixo cardã transfere o movimento do motor para as rodas do quadriciclo. Proporciona manutenção mínima e elevada durabilidade. 3 SEMI-EIXOS Os semi-eixos (4x4) transferem a rotação do diferencial dianteiro para as rodas mesmo que estejam agindo em planos diferentes.

A transmissão do Fourtrax possui 5 marchas, mais a ré, com primeira super reduzida. A embreagem semiautomática facilita a pilotagem.

7


EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO FUNDAMENTAIS

1

2

3

6

4 5 7

1 CAPACETE Dê preferência para os modelos Fora de Estrada ou Aberto com forro interno removível para higienização e que tenha o selo do INMETRO. 2 ÓCULOS Com lentes flexíveis, inquebráveis, com entradas de ar para ventilação evitando o embaçamento. 3 CAMISA Com mangas longas, arejada e de tecido leve, de preferência com reforço nos ombros e cotovelos. 4 JAQUETA Com tecido resistente, boa flexibilidade

para proporcionar maior conforto e que ofereça proteção nas articulações e coluna. 5 CALÇA Com tecido resistente e áreas ventiladas. Tecido elástico em locais necessários para aumentar a mobilidade. 6 LUVAS Leves, resistentes, que se ajustem com facilidade e ofereçam proteções contra atritos e condições climáticas: sol, chuva e vento. 7 BOTAS Ideal com proteção nos tornozelos, canelas e com reforço no bico e alavanca de câmbio.

Certifique-se que o capacete esteja justo mas não apertado, ajuste a cinta jugular de modo a não ultrapassar o queixo e mantenha a viseira limpa (sem riscos).

8


EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO ESPORTIVOS

PROTETOR DE PESCOÇO Ideal para reduzir a compressão e extensão do pescoço evitando lesões associadas a coluna vertebral. COLETE Oferece maior proteção do tórax e ombros. COTOVELEIRAS E JOELHEIRAS Com material leve, resistente e ajustável com elásticos. CINTA ABDOMINAL Confeccionada em material plástico e articulado, com fechamento em velcro. BAG DE FERRAMENTAS Jogo com ferramentas básicas.

Passeios, trilhas, expedições e competições exigem mais do condutor e da máquina, portanto, a utilização de equipamentos de proteção adequados são fundamentais para essas práticas.

9


COLOCANDO O QUADRICICLO EM MOVIMENTO

2

1

3

1 PROCEDIMENTO DE PARTIDA • Freio de estacionamento deve ser desativado; • Chave de ignição ligada; • Câmbio em Neutro; • Interruptor do motor na posição central (ON). 2 CONDUÇÃO • Antes do funcionamento, certifique-se de que você saiba operar a transmissão do modelo; • Acione o botão de partida e aguarde o aquecimento do motor; • Engate a 1ª marcha ainda com manetes de freio acionados; • Solte o freio e acelere gradativamente. 3 TROCA DE MARCHA • Sempre retorne o acelerador ao efetuar as mudanças de marcha; • Acostume-se a manter a rotação do motor na faixa mais eficiente.

O engate permite utilizar o ATV atrelado a carretas. (Bola do engate não inclusa).

10


ESTRATÉGIA DE SEGURANÇA PIPDE

P - PROCURAR / PESQUISAR Mantenha os olhos em movimento. I - IDENTIFICAR PERIGOS POTENCIAIS Acostume-se a identificar riscos. P - PREVER O QUE PODE ACONTECER Atenção constante às mudanças.

SITUAÇÕES ESPECIAIS Esteja preparado para mudanças de direção (areia, lama e cascalho). Evite pilotar em regiões com vegetação alta. Fique atento a superfícies escorregadias.

D - DECIDIR O QUE FAZER Escolher o menor risco. E - EXECUTAR SUA DECISÃO Realizar a manobra com determinação e rapidez.

O Fourtrax possui uma grade frontal robusta e resistente que protege a frente do veículo nas trilhas mais fechadas.

11


POSTURA SENTADO

1 3 2

5

4 7

6 8

9

1 CABEÇA / VISÃO Levantada, com a visão mais adiante possível .

6 MÃOS Firmes no centro das manoplas (polegar abaixo).

2 COLUNA Ereta para evitar fadiga.

7 QUADRIL Próximo ao tanque.

3 OMBROS E BRAÇOS Relaxados para facilitar o movimento do pescoço.

8 JOELHOS Pressionando levemente o tanque. 9 PÉS Apoiados nas pedaleiras e apontados para a frente.

4 COTOVELOS Ligeiramente flexionados. 5 PUNHOS Paralelos em relação as mãos.

Durante a pilotagem, mantenha sempre as duas mãos no guidão e os pés nos pedais de apoio.

O Assento do Fourtrax é largo e de boa densidade, oferece conforto durante a utilização por longos períodos.

12


POSTURA EM PÉ

2

1 3

1 JOELHOS Pressionando levemente o assento e flexionados para amortecer os impactos. 2 COTOVELOS Mantenha-os direcionados para fora, proporcionando melhor dirigibilidade. 3 PÉS Atenção na posição dos pés para que ao passar em obstáculos não desengate as marchas nem acione os freios.

O Fourtrax possui suspensão dianteira independente com grande curso. Conforto e durabilidade no uso fora de estrada.

13


ACLIVES

2 3

4

1

1 LIMITE Alguns aclives podem ser muito acentuados para suas habilidades ou íngremes para o quadriciclo, portanto, nunca exceda o seu limite. 2 POSTURA Mantenha-se em pé sobre as pedaleiras projetando seu peso à frente. 3 ROTAÇÃO DO MOTOR Escolha uma marcha reduzida e mantenha a aceleração. 4 PARADA Mantenha o peso do corpo a frente e acione os freios até parar.

Os paralamas tem um design moderno, são resistentes oferecendo proteção em qualquer terreno.

14


DECLIVES

2 1 3 4

1 DIREÇÃO DO OLHAR Procure visualizar o final do declive. 2 POSTURA Posicione-se de forma perpendicular ao declive. Mantenha-se em pé sobre as pedaleiras projetando seu peso para trás. 3 ROTAÇÃO DO MOTOR Escolha uma marcha reduzida e mantenha velocidade baixa. 4 PARADA Mantenha o peso do corpo para trás e acione os freios gradativamente até parar.

O Fourtrax possui bateria selada dispensando manutenção e não permitindo o derramamento de sua solução.

15


CURVAS

4 2

3

1

1 VELOCIDADE Ajuste a velocidade para preparação da curva. 2 POSTURA Vire o guidão e desloque o peso do corpo para o lado interno da curva. Cotovelos voltados para fora. 3 ACELERADOR Ao virar o guidão à direita, alterne a posição do pulso para baixo, usando o dedo indicador para o acionamento do acelerador com suavidade. 4 DIREÇÃO DO OLHAR Faça uma varredura com os olhos por onde irá passar e mantenha o olhar mais adiante possível.

O Fourtrax possui um assoalho protegendo os pés do piloto em trilhas com lama, pedras soltas, galhos, etc.

16


FRENAGEM

1

3 4

2

1 FREIO MOTOR Retorne o acelerador. A desaceleração e a redução de marchas (freio motor) são eficientes em determinadas situações. 2 FREIOS Acione simultaneamente ambos os freios com progressividade e mesma intensidade. Evite frenagens bruscas durante as curvas ou pisos escorregadios. 3 POSTURA Prepare-se para o deslocamento de peso. 4 ESTACIONAMENTO Sempre ao estacionar, posicione a transmissão em Neutro e acione o freio de estacionamento.

O freio dianteiro do Fourtrax é a disco com menor esforço no acionamento e maior eficiência nas frenagens. O traseiro é a tambor com acionamento pelo manete ou pedal.

17


TERRENOS INCLINADOS

1 3 4 2

Em algumas situações, onde o aclive / declive são muito acentuados, torna-se necessário ladear. 1 POSTURA Incline o tronco na direção do topo. 2 PÉS Não retire os pés das pedaleiras. 3 DIREÇÃO Vire ligeiramente as rodas na direção do topo, caso o quadriciclo comece a tombar, vire o guidão para baixo. 4 MARCHA Utilize a primeira marcha para utilizar o freio motor como ajuda.

O Fourtrax tem um sensor de inclinação que interrompe o funcionamento do motor em caso de tombamento, proporcionando maior segurança ao piloto.

18


ALAGADOS

2 4 1

3

1 TRANSPOSIÇÃO Transite em velocidade reduzida evitando a formação de “marolas” ou ondulações . Determine a profundidade da água antes de transpor . 2 POSTURA Ao passar por locais com correnteza, esteja preparado para deslocar seu peso a frente. 3 RECOMENDAÇÃO (1) Após pilotar por trechos alagados ou depois de uma lavagem, circule com o ATV acionando os 2 freios para retomar a eficiência na frenagem. 4 RECOMENDAÇÃO (2) A captação do ar para o motor encontra-se na altura do assento. Em caso de interrupção do funcionamento do motor não insista na partida. Procure uma Concessionária.

O escapamento do Fourtrax tem posicionamento elevado, fabricado em aço inoxidável é durável e resistente à corrosão.

19


TRANSPORTANDO CARGAS

2

1

PESO A capacidade de carga é especificada pelo fabricante. 1 FIXAÇÃO Para os itens soltos, fixe-os com elásticos, cordas e redes Não bloqueie as luzes e assegure-se de que não existam itens soltos. 2 BAGAGEIROS Limite de peso dianteiro = 30Kg Limite de peso traseiro = 60Kg Limite de reboque = 385Kg

O chassi do Fourtrax é robusto e resistente. Os componentes mecânicos estão protegidos graças aos diversos protetores.

20


DESLOCAMENTO EM GRUPO

O 1º piloto é importante, mas não podemos deixar de falar sobre o que fecha a fila, um rádio transmissor será muito útil para eventuais paradas. Transitando em grupo ande em fila alternada para melhor visualização de todos. Não queira se exibir com sua habilidade e coragem. Sempre verifique o que se passa na traseira, nos lados e à frente, antes de sair com o quadriciclo. Leve reparador instantâneo de pneu, kit de ferramentas, cordas e verifique a fixação do engate. Reduza a velocidade em terrenos escorregadios ou com muita poeira.

O Fourtrax possui um porta ferramentas localizado na traseira, contendo um kit de ferramentais para eventuais pequenos reparos.

21


RECOMENDAÇÕES

Nunca ultrapasse o seu limite. O quadriciclo necessita de técnica de pilotagem diferenciada, não se caracterizando como competição. Alimentação: Leve barras de cereais, camel bag (mochila/bolsa térmica com canudo de mergulho e válvula de mordida dobrável) muito utilizado por ciclistas. Preparo físico: necessário para suportar desgastes do corpo, um bom alongamento é essencial para dar elasticidade. Respeite a natureza, afinal necessitamos dela para utilizar este tipo de veículo.

Honda TRX420 Fourtrax. Use como quiser, ele aguenta.

22


FICHA TÉCNICA

27 23


ANOTAÇÕES



Técnicas de Pilotagem Quadriciclos