Issuu on Google+

waru aquaponics Faça parte de uma revolução poderosa:

alimentos saudáveis, acessíveis e com qualidade, produzidos localmente por familias urbanas através de um sistema compacto de aquaponia.


waru aquaponics

PROMOVER autonomia alimentar para famílias urbanas Famílias urbanas, principalmente as de baixa renda, possuem uma alimentação pouco saudável que consome boa parte do orçamento. A ineficiencia no abastecimento urbano causa grandes desperdícios e aumenta os preços. Produzir localmente o próprio alimento empodera as pessoas, contribui com a saúde, com a renda familiar e com a consciência ecológica. As grandes revoluções começam pela alimentação!


qual impacto desejamos gerar?


Usando 98% menos água que sistemas convencionais de cultivo.

PRODUZIR

MAIS ALIMENTOS COM MENOS RECURSOS

Consumindo apenas 1/3 da energia que outros sistemas demandam. Produzindo de 8 a 10 vezes mais vegetais no mesmo espaço e tempo. Reduzindo o trabalho em 40% e gerando muitos outros bioprodutos úteis.


diminuir desperdício e melhorar a qualidade da alimentação

Significa eliminar/reduzir etapas intermediárias que comprometem a eficiência e encarecem a produção. TER mais saúde é adoecer menos, economizar com tratamento médico e afastamento do trabalho, viver de forma mais independente, segura e feliz. Entre 20 a 60% das perdas de alimento acontecem entre o plantio e a mesa do consumidor.


como geraremos este impacto?


waru aquaponics

a ideia central Promover autonomia alimentar para famílias urbanas Pesquisaremos as melhores ideias, técnicas e soluções para produção orgânica de alimentos com recursos escassos (começando pela a técnica da Aquaponia), para depois testá-las, adaptá-las, combiná-las e didaticamente divulgá-las (de forma pública e gratuita).


waru aquaponics

a estratégia

desenvolver: Módulo básico didático explicando os princípios necessários para você construir o seu próprio sistema utilizando os recursos disponíveis em sua região. Incluindo (unidade demonstrativa, vídeo tutorial, receitas, manual e fórum na internet). Aplicando os princípios descritos, você poderá fazer desde um modelo simples

para fornecer alimentos para sua família até um sistema de produção comercial. Com o tempo você também poderá se tornar um produtor de conhecimento, compartilhando suas descobertas através do fórum.

Para otimizar o custo do projeto, utilizaremos o espaço físico do Waru, a fim de aproveitar a infraestrutura já existente.


waru aquaponics

e para isso tudo funcionar nós precisamos de sua a juda financeira para:

- Construir a estufa para testar diferentes designs de aquaponia;

- Construir e melhorar estrutura de apoio: (elétrica, hidráulica, tratamento de águas etc);

- Preparar e disponibilizar o conteúdo didático on-line.


como essa tecnologia funciona?


waru aquaponics

aquaponia é A combinação da criação de peixes e cultivo de vegetais que cria um equilíbrio dinâmico onde os resíduos dos peixes servem de nutrição para plantas. As plantas por sua vez, filtram a água devolvendo-a em boas condições para que os peixes fiquem felizes!


aquaponiA, como funciona:

1 - Água misturada com resíduos dos peixes enche o tanque de filtragem. 2 - O tanque fica cheio com a água rica em nutrientes ele é drenado para a mesa de cultivo alimentando as plantas. As plantas ajudam a limpar a água.

3 - Água aerada e limpa retorna para o tanque dos peixes.

4 - Água com resíduos dos peixes é bombeada de volta ao tanque 1 e o ciclo se repete.


waru aquaponics

Produz uma comida

saudável numa área de 4m x 8m e um tanque de 4 mil litros, 50kg de peixes e centenas de kg de vegetais em 6 meses. Esse sistema pode ser cuidado por uma única pessoa.

Isso representa

(depois de 6 meses): - 2 kg de peixes por semana; - acesso à vegetais orgânicos; - alimentação saudável; - gerar renda extra com a venda de excedentes.

Estágio inicial

25 dias depois

13 dias depois

área de produção


qual o planejamento para gerar este impacto?


waru aquaponics

As 4 etapas: 1

mês 1

Infraestrutura

Sistema de Aquaponia

Material didático

Impactos desejados

mês 12

mês 4

Infraestrutura básica

Infraestrutura apoio

(Estrada, eletricidade, estufa, etc)

(Casa de apoio para materiais e armazenagem)

2 Site sobre Aquaponia

3

4

Montagem do Sistema de Aquaponia

Início da produção

mês 3 Visitas de escolas para Educação Ambiental

Design do kit básico de Aquaponia

Monitoramento diário

Estabilização do Sistema

mês 7 Oficínas de aquaponia para comunidades. Capacitação de 3 agentes de disseminação

Monitoramento semanal

mês 12 Produzir 50% da alimentação no Waru e estar instalado em mais 2 comunidades


porque somos capazes de realizar este projeto?


planejamento do waru inspirado em permacultura* Desde o início o Waru foi idealizado para servir de referência em soluções ambientais e um centro produtor de conhecimento. O aspecto colaborativo na construção do Waru é uma das principais características do projeto. Soluções para construção ecológica, tratamento de águas servidas, captação de água da chuva e educação ambiental já são uma realidade concreta.

* Permacultura é uma metodologia de design inspirado nos padrões da natureza.


equipe waru Renato Inácio Co-Idealizador do Waru, Designer e pesquisador de Permacultura.

Margareth Miranda Co-Idealizadora do Waru, Educadora Brincante, Professora de Yoga e Educação Física, Pós-graduanda em Jogos Cooperativos.

arthur bernardes Biólogo e Educador Ambiental, pesquisador de produção agroecológica.

cândido azeredo urbanista, arquiteto e designer (USP), MBA em gestão de projetos (IPT) e pós em administração (FGV). Especialista em Design Thinking e metodologias de inovação focadas em Serviços Públicos.


o que jรก fizemos?


Oficína Waru-Guacuri

Educação Ambiental

realizada em parceria com a Artemísia Negócios Sociais - reboco natural, farmácia viva, forno solar, espiral de ervas, tijolos de adobe e palestra sobre bambú.

Visitação de escola municipal à casa Waru. Cerca de 100 crianças num passeio cheio de curiosidade e descobertas.


Jornada de aprendizagem

reflorestamento

Imersão de 1 semana num dos projetos de educação mais bem sucedidos do país. O grupo formado pelo Waru, Instituto Harmonia e Instituto Tellus, recebeu ensinamentos valiosos do idealizador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), Tião Rocha.

Projeto de compensação de carbono idealizado pela Movida Rent-a-car, em realizado pela Geoflorestas no espaço do Waru em Piracaia. Cerca de 40% da área do Waru foi reflorestada com árvores nativas.


onde estamos?


o waru Depois de meses procurando um lugar para recomeçar nossa história, encontramos um belo lugar (cerca de 100 km de São Paulo) em estado bruto. Não havia água, saneamento, energia, cercas ou árvores. Apenas pasto. Soubemos então que era ali que iriamos aprender uma forma diferente de nos relacionarmos com a natureza, com as pessoas e com nós mesmos. Um lugar para crianças crescerem tendo contato diário com os sistemas naturais. Aprendendo junto com a gente de onde vem e pra onde vão as coisas que nós precisamos para viver de forma saudável e feliz! Logo percebemos que esse sonho só seria completo se compartilhado com mais pessoas. Surgiram então amigos, apoiadores e colaboradores, sem os quais nossa caminhada seria muito difícil. Aos poucos foi ficando claro que esse chamado que sentimos é um caminho sem fim... há toda uma vida de descobertas pela frente, e as trocas com pessoas que também sentem essa necessidade de reconectar suas vidas com a fonte é o sentido do Waru exixtir.


Faça parte dessa revolução poderosa, pacífica e necessária! renato@waru.com.br | 11 99629-3050 | waru.com.br | Skype: waru_permacultura | Facebook: renato@waru.com.br Estrada da Barragem, 750 - Piracaia – SP - 12970-000


Waru Aquaponics