Page 1


PUNK Chaos to Couture No fim do ano passado o MoMa (que todo ano apresenta uma exposição sobre o mundo da moda) anunciou seu tema para 2013: PUNK Chaos to couture. Desde então toda semana podemos ver burburinhos fashion sobre o que será apresentado na exposição.

Já se sabe que a Condè Nast (editora da Vogue) terá participação especial abrindo seu arquivo de imagens, vídeos e peças de diversos estilistas que já abordaram o assunto.

Além disso o Diretor de estilo da Givenchy: Riccardo Tisci e a Editora da Vogue Eua: Anna Winetour estarão cooperando com a organização da exposição.


Punk e alta costura/Pret-aporter serão colocados frente a frente afim de mostrar como a moda se apropriou do visual e dos símbolos punk, focando na relação entre o conceito punk “Faça você mesmo” versus o conceito da alta costura “Feito sob medida”

Segundo Andrew Bolton, Curador do The costume institute “Desde que começou, o movimento Punk tem influenciado e incendiado a moda. Além disso a democracia punk é oposta a autocracia fashion. Designers continuam se apropriando da estética punk para captar sua juventude rebelde e agressiva”


Além de fotos, vídeos e músicas, serão expostos cerca de 100 looks femininos e masculinos. As roupas punk originais da década de 1970, ficarão lado a lado com peças atuais, Ilustrando como a moda incluindo a altacostura - emprestou elementos desta cultura: os alfinetes de segurança, lâminas e pregos.


A mostra será organizada por temas: - Heróis rebeldes: mostrará peças e imagens de famosas bandas punk, como The Ramones, The Sex Pistols e The Clash - Costureiros da situação: contará com criações punk icônicas dos estilistas Malcolm McLaren and Vivienne Westwood - Pavilhões da anarquia e elegância: fará uma comparação entre criações punk e alta-costura, focando na customização e trabalho manual - Alta-costura punk: mostrará como a alta-costura fez uso dos elementos punk, como pregos, spikes, correntes, zíperes, cadeados, alfinetes e lâminas - Estilo faça você mesmo: destacará na moda o impacto do "faça você mesmo" dos punks, incluindo o uso de material reciclado - A moda destrói: explorará influência da cultura punk de rasgar e destruir roupas.


Quer mais?? • http://mulher.uol.com.br/moda/noticias/reda cao/2013/01/26/cultura-punk-e-tema-deexposicao-de-moda-em-ny.htm • http://pt.wikipedia.org/wiki/Moda_punk • http://www.complex.com/artdesign/2012/09/met-costume-instituteannounces-spring-2013-punk-chaos-tocouture-exhibition • http://www.metmuseum.org/about-themuseum/press-room/exhibitions/2012/punkchaos-to-couture

Punk  

Punk: chaos couture