Page 1

Realização:

Patrocínio:

Apoio:

TRABALH AN D O PA RA N O S SA CID AD E M ELH O RAR

A melhor Paella do Guarujá

SE M PR E .

GULA: BELEZA: GUARUJÁ: FAMOSOS:

no são sinais de so e o ã st e ig d á M ão u na alimentaç ro e g a x e ê c o v e qu car que podem colo s o rr e m o c o d a Cuid nte o verão ra u d o sc ri m e a beleza ida iles já está defin Ordem dos desf V egocia volta à T n ic v o p p o P ia v Sil

MMA Circulação na Baixada Santista, todos os municípios da Grande SP e Vale do Ribeira - 3 de fevereiro de 2012 Caderno Especial de Verão - Edição 07

O Mixed Martial Arts ajuda a desenvolver o corpo e a mente


Passeio RODA SP

de ônibus pode ir de Bertioga a Peruíbe por

R$ 10,00

Agenda 2

3 de fevereiro de 2012 Caderno Especial de Verão

São Vicente oferece diversos passeios culturais

Idealizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, o projeto oferece passeio turístico em ônibus double-decker, podendo ir de Bertioga a Peruíbe por apenas R$ 10,00. Com uma única passagem, o viajante ganhará uma pulseira, válida para ser usada por dois dias seguidos, e poderá escolher entre as rotas Amarela, Azul, Laranja, Rosa, Roxa, Vermelha e Verde e visitar pontos turísticos da Região. As linhas passam por Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga. O Roda SP fica no litoral paulista até 5 de fevereiro. Confira o percurso de cada rota: Rota Amarela Funcionará todos os dias, com saídas programadas de 45 em 45 minutos, das 9 às 16h45. O itinerário começa em São Vicente, na Biquinha, passando pelos principais pontos da cidade. Chegando a Santos, os passageiros poderão descer na Praia do Gonzaga. O ônibus ainda passará pelo Aquário da cidade e finalizará o trajeto na Balsa que leva ao Guarujá. Rota Azul - Também parte da Biquinha, em São Vicente, rumo à Praia Grande. Lá, os turistas poderão conhecer as praias do Canto do Forte, do Boqueirão e da Ocian, entre outros pontos da cidade. Essa linha funcionará as terças, quintas, sextas-feiras e aos domingos, com saídas de uma em uma hora, das 9 às 17 horas.

Casa Martim Afonso A Casa Martim Afonso promove evento para os interessados em arqueologia. A exposição São Vicente Arqueológica mostra os achados da escavação feita no Boulevard Anna Pimentel e os quadros de Carlos Fabra. No mesmo local, acontece a mostra Sítio Arqueológico Bacharel, que conta com artefatos antigos da população vicentina dos séculos XVI até XX. A Casa Martim Afonso (Praça 22 de Janeiro, 469 – Centro) funciona de terçafeira a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita. Museu Jóias da Natureza O Museu Jóias da Natureza oferece uma exposição com minerais e rochas, conchas marinhas e terrestres. É possível visitar ainda a Sala Fluorescência com minerais que brilham no escuro. O local proporciona ainda o contato dos visitantes com a vida marinha. Isso porque o Espaço Vivo conta com tanques marinhos e aquários de água doce. O Museu Jóias da Natureza funciona de segunda a sextafeira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e feriados, das 10 às 18 horas. O endereço é Rua Frei Gaspar, 1101, no Centro.

Rota Laranja - Sai da Praia da Ocian, na Praia Grande. Chegando a Mongaguá, os ônibus passarão pelos principais locais da cidade. Este percurso estará disponível as segundas e quartasfeiras e também aos sábados, com saídas a cada 1h10, das 9 às 17h10. Rota Rosa - Parte da frente da Plataforma Marítima de Pesca Amadora, em Mongaguá, indo em direção a Itanhaém, onde os viajantes do ônibus poderão conhecer a Igreja Matriz Sant’anna, e outros locais históricos da cidade. Esta opção de linha funcionará as segundas, quartas e aos sábados, com saídas de uma em uma hora, das 9 às 16 horas. Rota Roxa - Estará disponível as terças, quintas, sextas-feiras e aos domingos, com saídas a cada 1h15, das 9h15 até as 16h45. Ela dará aos participantes a chance de conhecer diversos pontos turísticos de Guarujá. Rota Vermelha Essa linha terá Bertioga como seu roteiro. O funcionamento acontecerá as terças, quintas, sextasfeiras e aos domingos, de uma em uma hora, das 9 às 17 horas. Rota Verde - Ela parte da Praia do Cibratel, rumo a Peruíbe. O itinerário prevê passagens pelas Ruínas de Abarebebê, pela Praia Central e pelo Lamário. Esta linha estará disponível as segundas, quartas-feiras e aos sábados, a cada 1h15, das 9 às 16h30.

MONGAGUÁ

Após restauração, chafariz já pode ser visitado Patrimônio histórico mais antigo da Cidade, o Chafariz da Rua Rui Barbosa, no Centro, já pode ser visitado pela população, após passar um mês por minucioso processo de restauração. Primeira captação de água da Vila de Mongaguá, o monumento passa agora a se chamar Chafariz Anchieta. A área onde está instalada a bica também passou por mudanças, recebendo jardim e iluminação. A restauração do Chafariz, que é datado do século XIX e esculpido em granito bruto, foi uma iniciativa da Sabesp sob a coordenação do Instituto Histórico e Cultural de Mongaguá.

SUSPENSE

“À beira do abismo” estreia nesta sexta O filme que está entrando em cartaz é um prato cheio para quem curte um bom suspense. Ele mostra a história de um ex-policial procurado pela justiça que resolve se matar pulando do alto de um prédio de Nova Iorque. Uma vez notificada, a polícia da cidade leva para o local uma policial psicóloga, especialmente requisitada pelo suicida. À medida que conversa com o homem, ela passa a levantar suspeitas sobre o real motivo daquela situação.

Expediente

www.diariodolitoral.com.br • Diretor Responsável: Sergio Souza • Diretora Administrativa: Edna Villaça Souza • Conteúdo Editorial: Sabrina Souza • Diagramação / projeto gráfico: www.cassiobueno.com.br • Departamento Comercial: publicidade@diariodolitoral.com.br • Administração, Redação, Publicidade e Parque Gráfico: SANTOS : Rua General Câmara, 254 - Centro Cep: 11.010-122 - CNPJ :03.131.150/0001-22 • Inscr. Estadual : 633.399.291.117 • PABX - Tronco Chave: (013) 3226-2051 • Fax: (013) 3226-2059 • As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. •Opiniões emitidas em artigos assinados não representam a opinião do Jornal e são de responsabilidade de seus autores.

Este encarte é parte integrante do Jornal Diário do Litoral


EM NEGOCIAÇÃO

Silvia Poppovic

pode sair da geladeira da Band

Famosos 3

De acordo com a coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo, a apresentadora Silvia Poppovic tem negociado seu retorno à grade da Band após um ano na geladeira da emissora. Ela estava de férias nos Estados Unidos e retornou à São Paulo para se reunir com o diretor Diego Guebel, que quer acabar com o cabide de empregos em que se transformou a Band.

Com Ivete Sangalo como madrinha, cantora anuncia casamento

CINEMA

Nicolas Cage quer O Sacrifício 2 Nicolas Cage quer uma continuação para O Sacrifício (The Wicker Man), um de seus filmes mais cultuados e detestados. “Eu adoraria trabalhar com algum dos grandes cineastas japoneses, como o mestre que fez Ringu, e levar O Sacrifício ao Japão. Só que desta vez eu seria um fantasma”, declarou à Empire. O ator disse também que evita realizar grandes filmes que o deixem muito tempo fora de casa, razão pela qual recusou Matrix e O Senhor dos Anéis, mas que agora está livre para viajar e que adoraria levar a série A Lenda do Tesouro Perdido à América do Sul. Um dos maiores fracassos de bilheteria da carreira de Cage, O Sacrifício ganhou status de cult com o passar dos anos graças a vídeos de “melhores momentos”.

ENCONTRO DE DIVAS

Britney Spears pode fazer dueto com Shakira e Lady Gaga Um encontro de Britney Spears com Shakira e Lady Gaga pode estar muito próximo de acontecer. De acordo com o site latino do E! Online o produtor Pharell Williams está trabalhando para que os duetos aconteçam. O projeto, que também envolve will.i.am do Black Eyed Peas, estaria previsto para ser lançado ainda em 2012, mas maiores detalhes ainda não foram revelados. Pharell afirmou que já propôs a ideia para a gravadora de Britney e que eles aprovaram a sugestão. Recentemente surgiram rumores de que Shakira estaria em negociação também com o cantor brasileiro Michel Teló para um dueto.

REALITY SHOW

Rihanna fará sua estreia na TV Rihanna está entrando em um novo ramo, como produtora executiva de um reality show de moda para o canal britânico Sky Living. A série será apresentada por Nicola Roberts, vocalista do Girls Aloud. Em dez episódios, o programa buscará a nova geração de talentos para a moda na Inglaterra. Os desafios envolverão a criação de figurinos para vários músicos e celebridades durante a temporada. O vencedor, desenhará a roupa que Rihanna vestirá em seu show no Wireless Festival, que acontece em Londres, no mês de julho. A série ainda não tem título divulgado ou previsão de estreia.

3 de fevereiro de 2012 Caderno Especial de Verão

MÚSICA

ABBA vai lançar nova canção O grupo, mais conhecido pelos sucessos como Dancing Queen e Fernando, vai lançar uma canção inédita. A faixa Twinkling Star to a Passing Angel vai ser lançada em uma nova edição do álbum The Visitors. A música, que foi gravada em 1981, é o primeiro material inédito do grupo desde 1994 quando eles lançaram o boxset Thank You for the Music, segundo informações do The Guardian. O álbum chega às lojas no dia 23 de abril.

A cantora Solange, vocalista do grupo Aviões do Forró, confirmou que vai se casar em setembro com um empresário baiano. Nos preparativos, além de uma lista de convidados gigantesca, Solange diz que já tem a confirmação de sua madrinha. A eleita foi a cantora Ivete Sangalo. O grupo Aviões do Forró se apresentou nesta madrugada de domingo (28), no último dia de Festival de Verão de Salvador.


GUARUJÁ

Carnaval GUARUJÁ 4

3 de fevereiro de 2012 Caderno Especial de Verão

Turistas de transatlântico visitarão a cidade

2012

A Prefeitura de Guarujá regulamentou a apresentação de bandas carnavalescas na Cidade, por meio do decreto nº 9.724, publicado no diário oficial. O objetivo é oferecer melhores condições de circulação e disciplina, sem inviabilizar a diversão dos foliões. A expectativa é de que o “GuaruBanda 2012” conte com mais de 45 bandas, com participação de moradores e turistas. A apresentação das bandas acontece entre 10 e 21 de fevereiro, com a devida autorização da Prefeitura. É considerada banda os grupos formados por mais de 80 pessoas. As bandas que já desfilam há dois anos na Cidade e não cometeram nenhuma falta, estão automaticamente inscritas. No total, são 45 bandas tradicionais. De acordo com diretor de Democratização Cultural e Intervenções Urbanas, as bandas que compõem o GuaruBanda 2012 envolvem mais de 15 mil pessoas, que desfilarão entre bairros e a orla da praia. “A antecipação do desfile das escolas de samba coloca em evidência o desfile das bandas. Este ano, teremos um brilhantismo maior”, comentou. Cada banda poderá evoluir durante 90 minutos, precedidos por 30 minutos de concentração.

Ordem dos desfiles Abertura do Carnaval Até o fim de fevereiro, os Sexta-feira (10 de fevereiro) passageiros dos transatlânticos 20 horas – Corte Carnavalesca que atracam em Santos visitarão 21 horas – Blocos culturais os pontos turísticos de Guarujá. 22 horas – Escola Pleiteante A visitação dirigida será possível – Escola de Samba Parque em virtude de uma parceria Estuário do Perequê entre a Prefeitura de Guarujá e as operadoras Ibero Cruzeiros e Grupo Especial - Sábado (11 a Costa Cruzeiros, por meio da de fevereiro) – a partir das 22 empresa de receptivo Santista horas Central de Fretes, que disponibiliza 20 horas – Corte Carnavalesca ônibus para levar os passageiros 20h30 – Grupo Cultural Afoxé (brasileiros e estrangeiros) para Motimbaxé passeios, retornando ao terminal 22 horas – Gres Caminho da marítimo de passageiros ao fim do Paz dia. Enredo: “A Força da Terra – Nas próximas semanas, uma Ainda a Tempo de Acordar” equipe técnica da Secretaria de Autoria: Cícero Junior Turismo, além da titular daTpasta, R A B A L H A N D O Autor do samba-enredo: visitarão as embarcações para PA R A Ê N O S S A Ê C I DEdevaldo A D E Kalunga e Ademar da entregar, ao capitão do navio, como Nova M E L Hda ORARÊSEMPRE. ato simbólico, uma placa temática 23h15 – URCSAS Vem Que Cidade como forma de agradecê-lo É Dez pela parceria. Enredo: “Assim já diziam... Escreveu Não Leu, o Pau Comeu, Só Vale o Que Está Escrito” Autoria: Comissão de Carnaval – Presidente: Denise Martins

Autor do samba- enredo: Cunha Bueno, Foguete, Luizinho Andanças e Marimba 0h30 – ISC Escola de Samba Imperador da Ilha/Buggy Enredo: “Leite é vida! Dos Seios da Deusa-Mãe, O Alimento Sagrado” Autoria: Dionísio Roberto do Nascimento Bezerra Autor do samba-enredo: Cunha Bueno, Foguete, Luizinho Andanças, Erasmo, Léo Bueno, Baianinho, Pê Santana e Fabiano Melodia. 01h45 – GRES Mocidade São Miguel Enredo: “Livro - Uma Viagem Extraordinária” Autoria - André Machado Autor do samba-enredo: Cunha Bueno, Foguete, Luizinho Andanças, Erasmo e Léo Bueno. 3 horas – GRES Renascer/Borel de Santa Cruz dos Navegantes Enredo: “No Palco da Folia, O Circo É Só Alegria” Autoria: Hélcio Eduardo Autor do samba-enredo 04h15 – GRCES Guarujá

Enredo: “Minha Vida É Um Palco Iluminado! Prof. Júnior Tem História Para Mostrar” Autoria: Karina Mingarelli Autor de samba de enredo: Vado da Cuíca e Alexandre Branches Grupo de Acesso: 12 de fevereiro – Domingo 20h30 – Corte Carnavalesca 21h30 – SC Galo da Ilha/Casa do Axé Enredo: Essência da Vida: “Acima de Deus Nada, Abaixo de Deus a Água” Autoria: Jefferson Rosa Autor do samba-enredo: Sidnei Colina 22h45 – BCU da São Jorge Enredo: “Com a São Jorge Vou Cantando e Encantando Neste Mar de Alegria” Autoria: Comissão de Carnaval – Presidente Wallace Andrade Autor do samba-enredo: Mario Lucio, Naldo do Beco,

Eric Sapão, Marquinho Maluco, Fernando Negrão, Marcio Galheta e Elizeu do Cavaco. 00h – GRCES Visconde Enredo: “Já Fiz Parte da Nobreza, Fui Vestimenta de Reis. Hoje Simples ou Sofisticado, Estou a Gosto do Freguês” Autoria: Paulinho Chiclete, Paulo da Magia e Makumbinha. Autor do samba-enredo: Makumbinha, Paulo da Magia, Vitor Santos, Makumba, Paulinho Chiclete, Fabinho Tudo Bem e Toninho 44. Apoteose (Desfile das campeãs) 20h30 – Abertura Corte Carnavalesca 21 horas – Agremiação Campeã do Acesso 22h30 – Agremiação Campeã do Especial 00h – Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Amazonense (Hours Concours)

Ordem do desfile está definida TRA BA LHANDO PARA N OS SA C IDA DE MELHORAR SEMPR E.

Com tema “Guarujá Tem Muito Mais Carnaval”, a Prefeitura e a Liga das Escolas de Samba de Guarujá (Linesg) prometem inovar e transformar o Carnaval 2012 em um evento de maior proporção. Neste ano, de forma inédita, o desfile oficial das escolas de samba e dos blocos começa uma semana antes, com o objetivo de dar maior visibilidade ao trabalho dos carnavalescos da Cidade. Com isso, o desfile do Grupo Especial será no sábado (11) de fevereiro, a partir das 22 horas, e o do Grupo de Acesso, no domingo (12), às 20h30. A apoteose, ou seja, o desfile das campeãs, será no dia 21 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, com a participação da Escola de Samba Mocidade Amazonense.


Durante o verão, alguns descuidos podem gerar sérios prejuízos à saúde da sua pele. Esquecer o filtro solar em dias nublados, fazer peeling em dias de sol, depilar com lâmina e ir para a praia em seguida... Esses são apenas alguns dos pecados cometidos. Veja algumas dicas do que fazer e do que não fazer para conservar a beleza: Esquecer o filtro solar em dias nublados Dia de sol escondido atrás das nuvens é um prato cheio para a preguiça de passar o protetor solar. Você sai para uma atividade ao ar livre e no fim do dia aparecem as surpresas desagradáveis: corpo e rosto vermelhos, marquinhas nada sexy de shorts, tops... E isso, é só o começo, porque o quadro pode evoluir para pele ardida e bolhas. Isso acontece porque as nuvens não conseguem bloquear a radiação ultravioleta A, que é responsável pelo envelhecimento precoce e predispõe a pele ao câncer. Mesmo em dias de mormaço, o uso do protetor solar é indispensável, mas caso o estrago já esteja feito, aplique uma loção calmante pelo menos três vezes ao dia. Peeling O peeling químico deve ser evitado no verão. O ideal é deixar para fazer depois dessa temporada mais quente, e no mínimo dez dias antes de se expor ao sol. Dê preferência aos mais superficiais, à base de alfa-hidroxiácidos. Para ajudar a ter um tom de bronzeado bonito, você pode esfoliar a pele do corpo e do rosto com produtos próprios, na hora do banho mesmo, isso ajuda na remoção das células mortas. No caso de joelhos, cotovelos e costas, o ideal é esfoliar duas vezes por semana, nas demais partes do corpo uma vez é suficiente. Mesmo protetor solar pro rosto e corpo Com saúde, não dá para economizar. O protetor solar para o corpo não deve ser usado no rosto, isso porque os filtros corporais são mais densos e hidratantes do que os faciais, uma vez que a pele do corpo é mais seca do

Erros no verão podem trazer prejuízos Ficar com a pele linda e um bronzeado impecável é ótimo, mas cuidado com os pequenos erros que podem custar caro à beleza

BELEZA 5

3 de fevereiro de 2012 Caderno Especial de Verão

Os benefícios da água termal para a pele Pode parecer frescura, mas está comprovado: água termal faz um bem danado para a saúde da pele. O produto está a venda em farmácias e em diferentes tamanhos de embalagem, 50 ml, 150 ml e 300 ml. A água termal é proveniente das rochas e do subterrâneo, por isso é pura e rica em minerais e outros elementos antioxidantes. Daí os benefícios de refrescar e acalmar a pele. Além disso, a água termal ajuda na cicatrização, promove o equilíbrio da pele e melhora a defesa através da formação de uma fina película. A água termal deve ser incluída no cuidado diário da pele. Uma dica interessante é borrifá-la após os cuidados com a pele e deixar por 1 minuto, depois enxugar levemente deixando o rosto úmido com o produto. A água termal também pode ser usada antes de se maquiar, pois limpa a pele e a prepara para a maquiagem, ajudando na fixação. Borrifar o produto sobre os lábios, principalmente para os rachados ou ressecados, além de cicatrizá-los, também hidrata.

que a do rosto. Usar o mesmo protetor do corpo no rosto pode causar oleosidade, obstruir os poros e colaborar para o surgimento de acnes. Depilar com lâmina e correr para a praia Evite raspar os pelos e ir para a praia em seguida. Por mais cuidado que você tenha, a lâmina sempre causa pequenas lesões na pele, que, em contato com a areia e a água do mar, podem

arder, encher de bolinhas, e até infeccionar. Lavar o rosto várias vezes ao dia Lavar o rosto duas vezes por dia é o suficiente. Passar desse limite, pode causar o chamado ‘efeito rebote’, onde a pele começa a produzir mais óleo, para compensar o ressecamento por causa da limpeza em excesso, ficando mais gordurosa ainda.

Para aliviar o desconforto ao longo do dia, sem prejudicar a pele, lave apenas com água. Não repassar o filtro solar no buço Você já deve ter percebido que essa região do rosto tem maior tendência a ficar mais escura e manchada. Isso acontece porque a gente esquece de reaplicar o protetor solar depois de transpirar, passar a mão ou o guardanapo.


Digestão Controle a gula e viva com mais saúde

SAÚDE 6

3 de fevereiro de 2012 Caderno Especial de Verão

Sucos para uma melhor digestão Conheça alguns sucos que podem auxiliar o processo de digestão e aliviar aquela sensação de “estômago pesado”: Abacaxi com hortelã 1 copo de água 2 rodelas de abacaxi 6 folhinhas de hortelã Modo de preparo: Bater bem no liquidificador todos os ingredientes. Não há necessidade de coar. Adoçar a gosto e beber bem gelado.

Se você é do tipo que espera o estômago gritar de fome para comer, precisa mudar esse hábito com urgência. Nosso corpo é uma máquina que usa energia o tempo todo, por isso, não é aconselhável esperar acabar o combustível para, só então, reabastecer. Fazer pequenas refeições ao longo dia, além de ser muito mais saudável, ajuda a dieta, isso porque você tende a comer menos e, dessa maneira, acaba emagrecendo. Comer tudo de uma vez e em doses exageradas pode trazer muitos riscos ao organismo: DIGESTÃO LENTA A digestão demanda tempo e energia, portanto, quanto mais comida você ingerir, mais energia e tempo o processo irá requisitar. Mas, não pense que esse aumento no gasto de energia é positivo. Direcionado a essa tarefa, nosso corpo perde eficiência em outras funções, como o raciocínio. REFLUXO O estômago é uma estrutura similar a uma câmara, que deve ficar sempre vazia. Para isso, utiliza um ácido, chamado suco gástrico, que ajuda o processo de digestão. Esse ácido é liberado de acordo com a quantidade de comida ingerida, ou seja, comendo em excesso você expõe seu sistema digestivo ao refluxo, que é a volta do suco gástrico para o esôfago, causando a azia, ou seja, sensação de queimação. INDISPOSIÇÃO Quando a digestão inicia, os intestinos começam a funcionar intensamente, fazendo com que o sangue se desloque, sobretudo, para esses órgãos. Se você come em excesso, esse sangue permanece concentrado por muito mais tempo na região abdominal. Isso faz com que outras partes do corpo fiquem com a irrigação sanguínea comprometida, como o cérebro ou os músculos, gerando dificuldade de concentração, sono e até náuseas. Esses são alguns dos sinais do corpo para que você desacelere até que ele tenha terminado o processo de digestão. INSACIEDADE Comer muito é uma prática diretamente relacionada ao hábito de comer rápido. Consumindo os alimentos rapidamente, você só recebe essa mensagem depois que ultrapassou a quantidade de comida que realmente precisava, demorando muito para ter a sensação de saciedade.

Milk-shake rápido de mamão papaia 1 mamão médio picado 3 copos de leite de soja 1 banana média 1 colher de essência de baunilha Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador até obter uma bebida uniforme. Suco de tangerina 2 tangerinas sem sementes Suco de 1 limão Taiti 500 ml de água mineral Modo de preparo: Bater no liquidificador, coar e servir. Adoçar a gosto. Suco de uva com pêra 2 copos de suco de uva ½ pêra descascada e sem sementes. Modo de preparo: Bater no liquidificador e servir gelado.

OBESIDADE O corpo funciona como uma balança. Assim, se você consome mais calorias do que queima, não terá outra opção a não ser engordar. Comer em excesso sempre deixa essa balança descompensada, podendo levar ao desenvolvimento da obesidade. A predisposição genética também é um fator importante nesse processo. Mas, cultivando hábitos saudáveis, é possível driblar essa tendência e viver com saúde. ESTÔMAGO ELÁSTICO O estômago é altamente elástico, formando um novo molde, conforme a quantidade de comida que você ingere. Mas tudo tem limite. Como pessoas que comem demais tendem a comer muito rápido, o estômago não consegue expandir na velocidade necessária, você passa mal e vomita. Esse comportamento é muito comum em pessoas ansiosas e compulsivas e, por isso, a análise do estômago ajuda no diagnóstico de problemas emocionais. ATALHO PARA DOENÇAS A consequência direta da ingestão excessiva de alimentos é a obesidade, doença que é fator de risco para inúmeras outras. Diabetes, doenças cardiovasculares, pressão alta e outros inúmeros problemas podem surgir graças a esse mau hábito. Quando o paciente se der conta disso, pode ser tarde demais.


Mix ed M artia l Art s

FÍSI CO

resu ionam Quem ento ltad des os e fí alun início, excele sico po ja melh orar ntes de c o sã os li m o o o seç ões respe ites in com o t nquista divid itad r de e r e i n os, o. N uais xer e prop cícios s com o de ca o d ã orci ona o inten tempo a a n s s d ifi con dicio o um e cadas nam xcele , nt ento físic e o.

um e aula nden gra r pes d de c (de 1ho o da in nde al o, o te ia r alor ias p a e me nsidad do. ia) a e da ode que resu im lt C ativi 100 ar em a a dad omo e 0 e m qua calori té méd física as lq , i c u ess a, apó ma a uer out . enc utor r s u iza a m é qu ial. M e no as, check ção -u a e s cria spaço p treinos boa no p, é nça tícia a d r e a s, a té a todos, MMA h , d turm á a da esde a terc s eir idad a e.

CON DIC ION AM ENT con O dic

ELI M QUI INAND LOS OO E S X e MM TRA S A po a ideia S é pe Dep de se rd r e

uma Aa da d ens s exigê isciplin aula de defe iname ncias a é u ma . Alé ntos sa, a teór contec de téc m dos nica icos em s m o esp explica nde é m oment e o orte d s u o qu ito ,e ince não u e o tre bem in ntiva ma a ula o é rav p ara agre iolên c ssã o na ia e a s ru as

DIS CIP Den LIN MM tro de A

COR PO E

ME NTE

A au alon g la a sa amento come ça c úde , es dep dos m sencia om um oi l ú mar s passa sculos para pr grande ciais ese e p ev el r thai , e t , entre as técn itar les var õ e e i c e r l a m a s d con vers e along ina com s jiu-jits s de ar , te ue a co ame m mua ais u nto com m os y m e os e os alu alunos. uma se a série n n Ess ção os s sin im a Out portân amento erve p conve de a r s c rsa ra do dos o bene ia da e de disc dia, fr explica fício r isan iplin bem cen d a O t che ios d s aluno estar q ral da a nas au o a u la u s e che gara dispos saem e ela pr la está s. d o n m iç a p a trab alho cansad ão, me aula a orciona smo livia , es . o s do e tudo a , rel estress queles s e a a que c d ion o o exe cuta utros fa ament s com o adre dos ac tores. O os, ent refle nalina abam l s golp re ib e a te n o be cumula erando s m-e da, a star o do a que tleta .

MM A

Um até a aula con 1000 cade MM técn diciona lorias, A quei icas men mel ma de d to fís hora o efes ico a pe e en ssoa sina l

um Quem Mar a luta p nunca agili tial Arts rofissio se imp ress dad , em nal e aca dos a inglês de MM ionou a A (s t b )? A igl o ass pa a pe letas fo os t ra pou nsando são inc rça do a de M istir s re co ix rí q men inos de s. Por ue trei veis e m golpes ed n m e te e a M u pod MA sã ais est r a mo ita gen a lota Se vo em faz o relax ranho q dalidad te da, cê e er m eé ant ue O M com o stá ima ilagres es, trab pareça som , MA a gina p trab alto ndo elo seu lham a por a e i u l sso ha t corp cria am muita ma a o n o são ças apr ambien bém a briga, cadem . i e a te d end proi m squ en e e bido s de m a fal ve ser te do a eça! t a lun r pron r a unc baixo e nquilo. o, i brin ar pala os ad As cad u eira vrão e ltos s ag faze ress r ivas .

LUTA 7

3 de fevereiro de 2012 Caderno Especial de Verão

Fuja das lesões Aquecimento - Antes de iniciar qualquer atividade física, inclusive MMA, é muito importante aquecer o corpo. O aquecimento aumenta o fluxo de sangue nas extremidades do corpo e na musculatura, preparando o atleta para uma atividade de maior intensidade. Alongamento - Um bom atleta de MMA deve ter um bom alongamento. Ao contrário do aquecimento, o alongamento não precisa ser feito antes do treino, mas sim depois, quando o corpo já estará quente e responderá melhor aos estímulos. Protetores - Durante os treinos para a luta, todos os praticantes devem usar alguns protetores. São eles: caneleira (acolchoada, cobrindo abaixo do joelho até o peito do pé), joelheira, coquilha (protetor genital), bandagem nas mãos (para proteger o punho de fraturas), luvas grandes, capacete e protetor bucal. Vaselina - Pode parecer estranho, mas passar vaselina no rosto previne a lesão mais comum no MMA: cortes causados pelos ataques. Músculos resistentes - Não basta praticar MMA, o corpo deve ser preparado com outros tipos de treinos, que melhoram o desempenho e previnem lesões, como a musculação. Treinos insistentes - Se você quer evitar lesões, nada de cair na luta sem ter treinado o suficiente. É no treinamento que você aprende a se defender e a sair dos golpes com eficiência. Concentração - Um praticante de MMA desatento, certamente, está mais exposto a machucados. Ficar disperso aumenta o risco de lesões. Escutar o corpo - Um corpo cansado está mais propenso a lesões, por isso, é importante aprender a entender os sinais que seu organismo passa de que está na hora de parar um pouco.


BAILES

SANTOS 8

3 de fevereiro de 2012 Caderno Especial de Verão

Castelinho tem exposição sobre os bombeiros Mais de 20 painéis fotográficos e textos sobre os bombeiros compõem a exposição permanente que tem como foco a atuação da corporação. Essa iniciativa da prefeitura, Fams (Fundação Arquivo e Memória de Santos), responsável pela organização, e Câmara, está montada no Castelinho, sede do Legislativo, que durante anos serviu aos bombeiro. Ainda no local, há miniaturas de carros utilizados no combate a incêndios. Endereço: Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova.

Tendas de Santos prosseguem com grandes atrações A programação nas cinco tendas da praia segue neste final de semana, com atividades durante o dia e shows à noite. Dentre a programação diurna, estão as oficinas culturais, danças e o projeto ‘Leia Santos’, um incentivo a leitura, e avaliações físicas, sempre das 10 às 16 horas. Para quem curte uma boa música, não pode deixar de ir ao happy hour que acontece das 19 às 23 horas. Confira a programação noturna para esse final de semana: DIA 14 (SÁBADO) Tenda 01 - Musical Cabaret Tenda 02 - Giovanni Music Band Tenda 03 - Internacional Bandauê Tenda 04 - RBR Musical Shows Tenda 05 - Sena Sopra Metais DIA 15 (DOMINGO) Tenda 01 - Musical Montesano Tenda 02 - Ribeiros Vocal & Harmonia

Tenda 03 - Super Banda Trilha Sonora Tenda 04 - Musica Show Drops de Anis Tenda 05 - Lobão Quarteto LOCAIS: Tenda 01 - Pompéia próximo ao posto 2 / Tenda 02 - Gonzaga próximo à Rua Carlos Afonseca / Tenda 03 - Boqueirão próximo à Av. Conselheiro Nébias / Tenda 04 - Embaré próximo à Rua Oswaldo Cochrane / Tenda 05 - Aparecida em frente ao colégio Escolástica Rosa.

SOMENTE PARA CRIANÇAS

Escola de Bailado está com inscrições abertas para testes No início de fevereiro, a Secult (Secretaria de Cultura de Santos) recebe inscrições para processos seletivos na Escola de Bailado Municipal (dias 6, 7 e 8, somente para interessados em ingressar no primeiro ano). A Escola de Bailado Municipal, responsável pela formação de gerações de bailarinos, tem curso com duração de nove anos. Para

participar da seleção é necessário ter de 7 a 10 anos. As inscrições podem ser feitas das 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h, no Centro de Cultura Patrícia Galvão, à Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Documentos necessários para os dois cursos: certidão de nascimento ou RG, foto 3x4 e comprovante de residência. Informações: 3226-8000.

ALUNOS NOVOS

Inscrições abertas para Escola de Ginástica Artística A Semes (Secretaria de Esportes), em parceria com o Clube Internacional de Regatas, recebe até hoje, inscrições para alunos novos, para a escola de ginástica artística. Meninos e meninas de 4 a 14 anos, interessados em

matricular-se, devem apresentar duas fotos 3x4 e cópias do RG e comprovante de residência no Internacional (Av. Almirante. Saldanha da Gama, 5, Ponta da Praia), das 8h30 às 11 e das 14h30 às 17h.

DL Verão - 7  

Diagramação www.cassiobueno.com.br - Caderno especial de verão

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you