Issuu on Google+

Realização:

Apoio:

A melhor Paella do Guarujá

Saiba mais a Feirart, um pouco de sua história e personagens PÁGINA 5 Que tal um refrescante drink preparado com sorvete? PÁGINA 6 Baile na Praia na Fonte do Sapo Circulação na Baixada Santista, todos os municípios da Grande SP e Vale do Ribeira - 11 de janeiro de 2013 Caderno Especial de Verão - Edição 04

Invista em

Vença a inércia. Adapte-se e reorganize-se. 2013 pode ser o seu ano! Página 3

PÁGINA 8

você!


Cinema

Confira as opções nas telonas:

Entretenimento 2

11 de janeiro de 2013 Caderno Especial de Verão

Games

Para garantir o seu divertimento:

Um bom cinéfilo jamais abandona seu “vício” mesmo na estação mais quente do ano. Veja abaixo as opções que estão disponíveis nos cinemas de toda a região e abrace a telona. A Viagem

Várias histórias em épocas diferentes, passado, presente e futuro, estão conectadas mostrando como um simples ato pode atravessar séculos e inspirar uma revolução. Os diretores da trilogia Matrix e o diretor de ´Corra Lola Corra´ dirigem uma épica estória épica estória através dos séculos. (Estreia hoje, sexta-feira).

Força Horizon (PS3 e X-Box 360) Forza Horizon” é um jogo de corrida que tenta equilibrar dois estilos opostos: a simulação realista da série “Forza” e a direção ousada dos games ‘arcade’, como “Need for Speed” e “Project Gotham”. O resultado impressiona pela diversão proporcionada. Aqui, você é um piloto novato em um festival de corridas nas estradas do Colorado, nos EUA. Nota da crítica: 8,5.

Um final de semana em Hyde Park A história do relacionamento amoroso entre o presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt, e sua prima distante Margaret Stuckley que acontece em um final de semana de 1939, justamente quando o Rei e a Rainha da Grã-Bretanha visitam o país pela primeira vez na história, em missão oficial para pedir apoio contra as forças nazistas na iminente Segunda Guerra Mundial. (Estreia hoje, sexta-feira).

Dicas de leitura O pesadelo (Lars Kepler)

A polícia descobre o corpo de uma jovem dentro uma lancha à deriva. No dia seguinte, um alto funcionário do governo sueco aparece enforcado em seu apartamento. Tudo indica que foi suicídio, mas o salão tem pé-direito alto e não há nenhum móvel em volta no qual ele possa ter subido. Média de preços: R$29,90.

Dishonored (PS3, PC e X-Box 360) Você é Corvo Attano, guarda-costas da Imperatriz de Dunwall, acusado injustamente do assassinato da regente. Para limpar seu nome, Corvo se une a um grupo de nobres conspiradores e pode decidir como será a vingança: sutil ou sangrenta, justa ou impiedosa. A aventura, toda em primeira pessoa, pode ser jogada de diversas maneiras e é aí que reside boa o charme de “Dishonored”. Nota da crítica: 9,0.

Morte Súbita (J.K.Rowling)

O novo livro de J.K. Rowling, autora da aclamada série Harry Potter, que vendeu mais 450 milhões de livros pelo mundo, conta a história de Pagford e seus habitantes, que, após a morte inesperada de Barry Fairbrother, membro da Câmara do vilarejo, fica em choque. Média de preços: R$44,90.

Expediente

www.diariodolitoral.com.br • Diretor Responsável: Sergio Souza • Conteúdo Editorial: Patrícia Rosseto e Jeferson Marques • Diagramação / projeto gráfico: www.cassiobueno.com.br • Departamento Comercial: alexandre@diariodolitoral.com.br - publicidade@diariodolitoral.com.br • Administração, Redação, Publicidade e Parque Gráfico: Santos : Rua General Câmara, 254 - Centro • Cep: 11.010-122 - CNPJ :03.131.150/0001-22 • Inscr. Estadual : 633.399.291.117 • Fone: (13) 3226-2051 • Fax: (013) 3226-2059 • As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. •Opiniões emitidas em artigos assinados não representam a opinião do Jornal e são de responsabilidade de seus autores.

Este encarte é parte integrante do Jornal Diário do Litoral


promovido !

Quero ser

A cada ano novos profissionais e novos conceitos são lançados no mercado. Fazer parte das inovações garante seu sucesso

Existem várias maneiras de crescer na carreira e tornar-se bem sucedido. Os “QIs” e o favoritismo ainda existem, principalmente em pequenas empresas, porém, o mercado atual precisa de profissionais capacitados, competentes e preparados para o novo. Em algum momento pensamos o que mais fazer para ter seu trabalho reconhecido, alcançar uma promoção e é claro, ganhar mais. Existem muitos conselheiros bem-intencionados, mas de fato, como alcançar o sucesso profissional? Hoje o mercado necessita de profissionais especializados, a fase generalista passou e precisamos saber que hoje a formação é contínua. Observe que a grande maioria dos profissionais de sucesso está sempre atualizada.

Trace suas metas >> Analise!

Primeiramente é preciso entender que promoção é o resultado de seu desempenho aliado às competências necessárias para o cargo. Cuide para não ser precipitado, não deve haver ansiedade e sim dedicação. Dificilmente alguém é promovido com menos de seis meses de empresa, explica Roberta Trigo, diretora da Trigo RH. Ela recomenda avaliar se realmente merece tal promoção respondendo a três perguntas: Possuo todos os conhecimentos necessários? Venho demonstrado um excelente desempenho? Tenho um bom relacionamento com minha chefia e colegas? Se respondeu não a alguma das questões acima, é hora de rever a sua postura profissional e carreira, afirma a diretora.

Invista em você >> Já definiu seu objetivo? Então mãos na massa!

Hora de agir, afinal, a melhoria de seu desempenho só depende de você, mude alguns hábitos, seja mais proativo, dedique-se, empenhe-se. Invista em seu currículo com cursos de formação. Não crie barreiras, “a resistência em não fazer um curso profissionalizante muitas vezes está na idéia de que eles são caros. Pesquise preços”, aconselha Fábio Nesti, proprietário da Prepara Cursos Profissionalizantes. Se você tem o ensino médio, invista em uma formação, seja em tecnólogo ou superior completo. Uma faculdade tem uma série de disciplinas não diretamente correlatas à atividade final, mas, contribui diretamente para a formação do indivíduo. Já um tecnológico é focado na atividade, “eu costumo orientar que se a pessoa já atua na área há muito tempo, e possui acima de 30 anos, um tecnológico pode ser uma boa opção, pois fundamentará a prática já adquirida”, recomenda Roberta. Se já possuir formação acadêmica, hoje é fundamental uma pós-graduação que pode ser na sua área ou em gestão estratégica, “se a pessoa fez um tecnólogo, cursar uma pós em gestão empresarial ou um MBA (Master in Business Administration) provoca resultados abrangentes. Estes cursos trazem uma visão generalista do mundo corporativo”, explica a Roberta. Cursos de extensão são rápidos e trabalham na prática as teorias. Eles focam as tendências do mercado corporativo. Existe uma gama enorme de cursos, com valores diferentes, qualidades e também em formatos diversos, “eu aconselho não gastar dinheiro à toa, se não pode pagar um que tenha uma qualidade no mínimo boa, economize, peça desconto, negocie, parcele, financie. Se mesmo assim não foi possível, deixe para quando tiver condições”, diz Roberta. Porém, as dificuldades não necessariamente te excluem de adquirir conhecimentos profissionais, ela recomenda não ficar desatualizado, busque por cursos gratuitos. “Muitas faculdades e instituições oferecem bons cursos gratuitos, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Sebrae, Ciesp, Fiesp e até sindicatos”, indica. Outra oportunidade são feiras e eventos relacionados à sua área e até mesmo alguns fabricantes e fornecedores que oferecem cursos promocionais gratuitos. Cursos on-line contam com valores atraentes e podem ser cursados a qualquer hora e de qualquer lugar.

Serviço 33

4 de 11 dejaneiro janeirode de2013 2013 Caderno Especial de Verão

Na hora da escolha

Uma boa dica é pedir a opinião de sua chefia, o que já é um caminho para aproximarse. Mas, primeiramente avalie o mercado, conheça as opções possíveis para você. Os cursos atuais são mais dinâmicos e dedicados a um público específico. Eles podem até se tornar divertidos, Nesti usa o humor em sua escola para atrair a atenção dos alunos, “somente abordar o tema empregabilidade e carreira profissional por si só não seria atraente. Interagimos com o nosso público entremeando informações com colocações de humor”, comenta ele.

Seja um “resolvedor”

O profissional que aponta problemas para o chefe, nem sempre pode ter destaque. O chefe já tem problemas suficientes. Seu colega de trabalho entra dois minutos depois e encontra o chefe preocupado, pergunta o que houve. O chefe compartilha o problema que você descobriu. Seu colega propõe uma solução, ou se oferece para resolver o problema. Qual terá mais chance de promoção? O que trás o problema ou o que se oferece para resolvê-lo?

Seja “marqueteiro”!

Pense sobre a forma em que você se apresenta perante a organização, o que você mostra ou esconde, seu jeito de trabalhar, se comportar e sua personalidade.


Clima 4

11 de janeiro de 2013 Caderno Especial de Verão

Interagir com animais diminui a pressão arterial Os fofinhos “pets” tem estruturas anatômicas como as nossas, são inteligentes, tem memória, sensações e profunda sensibilidade de convívio com seres humanos. Não só cães e gato provocam sensações positivas, observar um aquário, por exemplo, pode ter efeitos semelhantes aos da hipnose, reduzindo a ansiedade. Eles são aliados para pessoas mais inibidas, assim como, são perfeitos para ajudar a sair de quadros de depressão e ansiedade. Um estudo publicado no “British Journal da Royal Society of Medicine” afirma que pacientes com um animal de estimação em casa reclama menos e não se importa com pequenos problemas de saúde, sendo assim, é uma pessoa mais feliz. Os animais domésticos são sempre bons companheiro e gratos, sua índole para bem ou para mal será definida de acordo com a criação que receber, seja ele do tamanho de um amendoim ou de um bezerro.

Protetor solar: o seu melhor amigo Produto indispensável de beleza e saúde para a pele, faça chuva ou faça sol. E com o verão “fritando” a Baixada Santista os cuidados precisam ser redobrados. Confira as dicas abaixo e nada de ficar com aquele aspecto horroroso de pimentão. Usar todos os dias Por falta de cultura e até mesmo informação a maioria das pessoas só aplica o protetor quando estão expostas diretamente aos raios solares. Ele deve ser usado diariamente, mesmo nos dias nublados, com FPS 15, no mínimo. Usar o protetor solar e tomar sol a qualquer hora do dia Os horários recomendados para se expor ao

sol são antes das 10h e após às 16h. O sol nesse intervalo de tempo (das 10h às 16h) é excessivamente forte e perigoso para a pele. Para cada tipo de pele um protetor Pessoas de pele seca devem usar protetor solar mais cremoso e aquelas com pele mais oleosa devem optar por um protetor livre de óleo (oil free), nas versões em gel ou spray. Os primeiros problemas da falta do uso de protetor solar são as queimaduras. Depois temos a vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e flacidez. Estudos apontam que 90% dos casos de envelhecimento da pele do rosto é consequência do abuso da exposição ao sol, e não em decorrência da idade.

Desodorantes x Antitranspirantes O uso dos desodorantes e antitranspirantes devem ser feitos com cautela, pois são produtos que também oferecem riscos à saúde. Para o professor e especialista em Cosmetologia, Maurício Pupo, os desodorantes são menos agressivos do que os antitranspirantes, pois são feitos com agentes antissépticos, que inibem o crescimento bacteriano, responsável pela fermentação do suor e do mau cheiro. Já os antitranspirantes impedem a saída da transpiração, fazendo com que o suor fique retido dentro do poro. E ele faz isso graças à presença do alumínio. É o caso dos desodorantes 24/48 horas. Pupo afirma que estudos médicos dizem que o alumínio pode ser muito perigoso, acarretando graves alergias de pele e até mesmo problemas mais crônicos. “Uma pessoa que nessa época costuma tomar dois banhos por dia não precisa exagerar no antitranspirante, nem buscar aqueles com 24 ou 36 horas de proteção. Opte pelos desodorantes e cuide mais da sua pele”, finaliza.


um passeio imperdível

A Feirarte de Santos A feira começou com em 1973 com um movimento hippie e permanece até os dias atuais.

Um dos cartões postais de Santos, a Feirarte faz parte do turismo local. Conta com uma “praça de alimentação” rica em variedades de pratos salgados e doces, com pratos típicos brasileiros e outras receitas bem versáteis. Os corredores da feirinha os mais variados produtos, locais e artesanatos de outras partes do mundo, como Índia, Malásia, Argentina e até Japão. Existem também produtos industrializados, mas sempre seguindo a linha de produtos da feira. Já é m passeio comum para cidadãos da cidade e local de consumo, Maria Inês Corradi, aposentada só se veste com as roupas da barraquinha da Monica Aparecida Gomes e as bijuterias e semijóais da barraca do Gustavo Grasso, “já fui para São Tomé das Letras e não me interessei por nada, têm pedras, mas não tem design”, conta. Razões diferentes motivaram os expositores, desde como fonte de renda até como dedicar-se a suas artes. Mônica encontrou mais sucesso que na loja que possuía em sua cidade de origem. Leopoldo Oliveira e sua esposa Maria Ignes expõem como forma de ocupar seus tempos de aposentados, com produtos completamente feitos com materiais recicláveis. Ele até criou uma máquina para cortar as quase 40 garrafas pets que são usadas na fabricação de apenas uma bolsa. Já a argentina Graciela Noemi Barg transformou seu sonho de viver em frente ao mar e vender artesanatos em uma feira livre em realidade. A Feirart acontece durante todo o ano e em época de férias e feriados as exposições são prolongadas na orla. Sábados Av. Bartolomeu de Gusmão (orlda da praia) em frente a Av. Conselheiro Nébias, das 14h as 23h Domingo Av. Conselheiro Ribas em frente ao SESC, das 14h as 22h

Turismo 5

11 de janeiro de 2013 Caderno Especial de Verão

Faça da leitura o seu prazer Cercar-se de bons livros e adquirir o hábito da leitura pode contribuir para a formação intelectual e social de cada indivíduo. É na leitura que ocorre a maior troca de conhecimento. Para Rodrigo Avelar, pedagogo, “a leitura pode ser vista como um fator social, pois seu desenvolvimento tem relação com a bagagem do leitor, ou seja, sua vivência e capacidade de trazer o conhecimento obtido para a sua realidade, dando a significação necessária para a produção do conhecimento”. Para Maria Antonieta Cunha, diretora do programa Livro Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, o brasileiro associa a leitura à obrigação e não ao prazer. “Nós não temos a leitura como um valor social. A leitura trabalha com a transcendência, que é o grande item do ser humano”, explica. Estimula o desenvolvimento intelectual e cultural, reforçando os valores e estímulo ao raciocínio. Portanto, não deixe esse bem para amanhã. Vá hoje mesmo a uma livraria e escolha uma leitura que te agrade.


Saladas Saúde 6

11 de janeiro de 2013 Caderno Especial de Verão

Que tal um drink com sorvete? Para aguentar esse calorão nada melhor do que receitas deliciosas e refrescantes. Segue uma que te deixará com água na boca. Mas lembre-se: se for dirigir não beba.

Frozen Sexy Ingredientes: - Vodka – Meia xícara; - Kahlua (Licor de café) – Duas pitadinhas pra dar um gostinho. Pode substituí-lo por outro licor de café; - Gelo – 8 cubos grandes - Sorvete de Chocolate – 8 Colheres grandes. Mãos à massa: - Coloque as 8 colheres de sorvete no liquidificador com os alcoólicos e bata em baixa velocidade; - Quando estiver na consistência que vc achar legal, inclua o gelo mas não deixe bater muito; - Decore com chantilly, pedaços de chocolate e sirva em um copo alto com canudos largos e/ ou uma colher pequena.

Encha seu prato com saúde

A salada já provou sua importância para a nossa saúde há muito tempo. Sem contar a sua praticidade de preparo, é claro. Por isso não apenas no verão, mas no ano inteiro, faça dela a sua fonte de disposição. O corpo e a sua saúde agradecem. As folhas e vegetais são alimentos ricos em fibras e estas contribuem para o bom funcionamento do intestino, ajudando na digestão. São fontes de vitaminas e sais minerais que regulam e equilibram o nosso organismo. Mas lembre-se: cozinhá-los pode eliminar uma parte dos seus nutrientes. O consumo das saladas - principalmente as folhas - é importante para o controle de peso, pois tem grande capacidade de saciedade quando ingeridos em boa quantidade e quase não tem calorias. No verão, por exemplo, a salada é ainda mais importante por ter poder hidratante pela grande quantidade de água presente. A preparação é fácil e de rápida digestão e não há aquela sensação de estômago cheio. Faça bom uso das saladas e colabore com a sua saúde.

Rico em vitaminas Sua vida precisa de mais

abacaxis Não é por acaso que o Abacaxi é considerado “O Rei dos Frutos”, por ser rico em vitaminas e minerais. Essa deliciosa fruta nos oferece muitos benefícios a nossa saúde, dentre eles a sua enzima bromelina que é utilizada em muitos medicamentos antiinflamatórios, digestivos e xaropes expectorantes. A Bromelina está presente em todas as partes do Abacaxi, porém é encontrada em maior quantidade no caule. Benefícios gerais da fruta: - Fortalece os Ossos - Reduz os níveis de Colesterol - Auxilia na Digestão - Reduz os Riscos de Formação de Coágulos Sanguíneos - Ajuda a Emagrecer - Acelera a Cicatrização dos Tecidos - Diurético – Excelente para quem retém muito Liquido - Combate a Hipertensão Arterial - Ajuda a eliminar cálculos renais - Ajuda a Normalizar a Flora Intestinal


Programação da

Baixada

Agenda

Fique por dentro e aproveite os eventos de verão das cidades da região

7

Capinhas de celular estão na moda

Guarujá

Dia 12, das 9H00 as 19H00 aeróbica, futebol de salão e deck com academia. A partir das 17H00 show com a Banda Mahalo.

Praia Grande

Até domingo, dia 13, seis tendas na orla contam com bailes e apresentações no estilo “happy hour” e também oficinas culturais, como escultura em areia e confecção de pipas, além de atividades esportivas, até o dia 12 de fevereiro. As tendas estão instaladas nos Bairros Boqueirão, Aviação, Tupi, Ocian, Caiçara e Real. O “happy hour” é sempre das 19H00 às 22H00 horas e têm início na próxima terça-feira. Os shows dançantes acontecem das 20H00 até meia noite, começam na quinta-feira. Esportes e oficinas artísticas acontecem de terçafeira a domingo, das 9H00 às 17H00.

Bertioga

Hoje, sexta-feira, dia 11, Xandra Joplin e Blues Etílicos se apresentam na tenda do projeto “Verão Azul”, montada na Praça de Eventos, da Praia da Enseada, na Avenida Thomé de Souza, ao lado do Parque dos Tupiniquins, sempre a partir das 22H00. Em seguida haverá show com a banda Blues Etílicos. No sábado, dia 12, a banda Tihuana será a atração do Projeto Verão Azul, o show será às 23H00. Antes do show do Tihuana, o Palhaço Pudim apresentará seu “Stand Up Comedy” que perpetuará por todos os sábados, a partir das 22H00.

Cubatão

A Biblioteca Central, na Avenida Nove de Abril, número 1977 está com programação de férias para as crianças até o dia 31 de janeiro, durante toda a semana das 14H00 às 16H00. As atividades são: Desenho para pintar, às segundas-feiras. Oficina de xadrez, às terças-feiras. Show do Fuzuê com Tótila Artiga, quartas-feiras. Hora do Conto com Nalva Leal, às quintas-feiras. Oficina de Reciclagem, sexta-feira.

Itanhaém Mongaguá

Shows acontecerão no palco da Avenida Dudu Samba, à partir das 22h00, confira a programação: Dia 11/01 – Grupo introdução Dia 12/01 - Pixote Dia 13/01 - Hugo & Thiago Dia 18/01 - Gaby Amarantos

11 de janeiro de 2013 Caderno Especial de Verão

Conta com os Shows de Verão na Avenida Jaime de Castro, a partir das 21H00. Também haverá oficinas culturais e apresentações musicais na Praça Narciso de Andrade, com dança, torneios esportivos, show de magia, exposições e outras atrações. Confira: 11/01 - Jeito Moleque 12/01 - Raça Negra 13/01 - Cristiano Araújo 18/01 - Samprazer

Peruíbe

Haverá o Ação Verão 2013 com shows na Praia do Centro, na Avenida Governador Mário Covas Júnior e atividades esportivas de quinta-feira a domingo, das 10H00 às 19H00 nas faixas de areia das praias do Centro, Guaraú e Oásis . Dia 11, às 20H00 - Bandas locais Dia 12, às 21H00 – Alexandre Pires Dia 13 e dia 18, ás 20H00 Bandas locais

Existem para todos os gostos e vão desde as mais caras como Lacoste, Swarovski, Cartier e Versace com seus modelos exclusivos que custam cerca de R$ 700,00 até as mais baratas, porém, não sem estilo de R$ 14,00, encontradas em barraquinhas de camelôs. Celebridades como Marcos Mion, Giovanna Antonelli e as “mulheres ricas” estão usando.


Programação

8

11 de janeiro de 2013 Caderno Especial de Verão

Jardim das Artes, Concha das Artes e Feira de Antiguidades Galerias montadas ao ar livre, com expositores apresentando trabalhos de pinturas, gravuras, desenhos e esculturas. Outra opção é a Feira de Antiguidade, com objetos e utensílios como cristais, louças, pratarias, bijuterias, livros, moedas, selos, discos de vinil, fitas cassetes, objetos de decoração, brinquedos entre outros.

MISS O “Museu da Imagem e do Som de Santos”, tem em seu acervo cartazes, recortes, publicações atuais e de época, vídeos, fotos, depoimentos e gravações musicais. Está aberto de segunda a sexta-feira, das 8H00 às 18H00. No térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão, Av. Pinheiro Machado, 48 , na Vila Mathias. Para outras informações consulte o portal: http:// portal.santos.sp.gov.br/miss/ news.php

Conheça a variedade de eventos gratuitos para todos os gostos e idades

Chorinho de fim de semana

Santos

Santista O “Projeto Chorinho no Aquário” reúne grupos que se destacam no cenário da músical, apresentando obras de compositores como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Ernesto Nazareh, Garoto entre outros. É também espaço para que novos talentos mostrem composições próprias. O evento acontece aos sábados, às 19H00 na Praça Luiz La Scala, Ponta da Praia. Dia 12 - Oswaldinho do Cavaco e Regional. Dia 19 - André Parisi - Língua Brasileira - Movimento Sincopado (SP). Dia 26 - Luizinho 7 Cordas & Amigos do Clube do Choro de Santos. Participação Especial: “Meninos Chorões” do Clube do Choro.

Tendas na Praia Durante o dia Leitura, oficinas culturais, exercícios e shows musicais. Essas atrações acontecem gratuitamente nas cinco tendas das 10H00 às 16H00. Conheça a programação: Tendas 1 (Pompeia) e 2 (Gonzaga): Atividades literárias Tenda 3 (Boqueirão): Aulas de desenho – 10H00 às 11H30 e das 14H20 às 16H00. Tenda 4 (Embaré): Curso de dança de salão. Tenda 5: Atividades físicas, das 10H00 às 16H00. Agenda noturna “Happy hour” de terça a sextafeira, das 19H00 às 22H00. Bandas de baile nos fins de semana, das 19H00 às 23H00.

Baile na Praia Acontece na Fonte do Sapo, que passou por uma reforma de adaptação de piso e implantação de um palco móvel. No local, bandas de baile tocam um repertório que varia do samba ao tango, atraindo pessoas de diversas idades. Os bailes são todos os domingos, das 18H00 às 22H00 na Fonte do Sapo, orla da Aparecida. Música no Quebra-Mar Oferece um repertório onde a música instrumental e a MPB são as principais atrações, com atrações regionais e nacionais. Acontece todos os domingos, caso não haja chuva, no Parque Municipal Roberto Mário Santini (Emissário Submarino), às 19H00. Exposição “Armamentos Históricos” O objetivo é revelar, em ordem cronológica, os principais acontecimentos históricos do país, através de armas e acessórios usados pela infantaria brasileira. Exposição permanente Local: Casa do Trem Bélico (Rua Tiro 11 -Centro Histórico). Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 11h às 17h. Entrada franca.


DL Verão