Revista Supermercado Moderno

Page 46

46

Categoria

Supermercado moderno • agosto 2009

Limpadores e alvejantes sem cloro

Por Fernando Salles | salles@lund.com.br

mais lucro

Dois segmentos inovadores têm elevado faturamento e margens da seção de limpeza. Saiba como trabalhar esses produtos.

H

oje existem no mercado produtos para a limpeza de qualquer tipo de objeto ou superfície. Bom para a sua loja, que pode diversificar o mix e, com isso, elevar as margens: o mark-up médio aplicado nesses itens varia entre 35% e 40%, segundo a Ingleza, fabricante de produtos de limpeza e detentora da marca Uau!, entre outras. O giro desses itens também cresce. Bom exemplo são os limpadores multiuso, para cozinha e para limpeza de grandes superfícies, entre outras versões, cujas

vendas aumentaram 9% em valor e 6% em volume durante maio de 2008 a abril de 2009, na comparação com o mesmo período do exercício anterior – antes, já haviam crescido nos mesmos patamares. Os dados são da Nielsen. “Nos últimos anos, o segmento de limpeza foi o que mais investiu para se adequar às necessidades do consumidor”, comenta Roberto Nascimento, professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Nascimento lembra que as empresas lançaram produtos, modernizaram embalagens e ampliaram as ações no PDV, tornando as seções de limpeza mais agradáveis ao consumidor.

LimpadoRes: númeRo de maRcas poR tamanho de Loja Até 4 checkouts

5 A 9 checkouts

10 A 19 checkouts

AcimA de 20 checkouts

LimpAdor muLtiuso

2 marcas

3 marcas

3 marcas

4 marcas

LimpezA pesAdA

2 marcas

2 marcas

3 marcas

3 marcas

LimpAdores perfumAdos

2 marcas

3 marcas

3 marcas

3 marcas

LimpA-vidros

1 marca

1 marca

2 marcas

3 marcas

LimpezA dA cozinhA

1 marca

1 marca

2 marcas

3 marcas Fonte: Reckitt BenckiseR


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.