Page 1

Jornal da

Fevereiro/2014 Para início de conversa... Do Departamento de Economia.. ...para o mundo! O Professor Celso Bissoli inaugura o espaço voltado para o Departamento.

2 3 Do Departamento de Eco... Presidência 4 Adm-Fin e Gestão de Pessoas 5 Marketing e Projetos 6 Agenda de Março 7 Jornal de cara nova

Jornal da CJA/UFES - Consultores Juniores Associados --- Edição de Fevereiro de 2014 Diretoria de Marketing - Gerência de Relações Públicas


02 Jornal de cara nova

Ano novo, período (praticamente) novo, diretoria nova, pessoas novas... por que não mudar também a cara do jornal da CJA? Visando difundir e tornar mais conhecida ainda a nossa Empresa Júnior dentre os alunos de Economia, o jornal mensal CJA vem com uma pegada diferente; além dos informes de cada Diretoria da empresa, vamos abordar os projetos que vendemos, os eventos que participamos e que organizamos, além de, agora, contarmos com a participação do Departamento de Economia. O Departamento terá uma sessão reservada para passar informações para todos os alunos, visando se aproximar mais ainda dos alunos. Por isso, é com prazer que a CJA inaugura o primeiro jornal do ano! Fiquem ligados nos eventos, nas notícias e nos períodos de inscrição pro Processo Seletivo (que já está chegando!).

Por Consultores

Juniores Associados, Gerência de Relações Públicas


03

Do Departamento de Economia para o CCJE

É com grande satisfação que o Departamento de Economia aceita o convite para estabelecer mais um canal de comunicação com seus alunos. Sabemos que a educação é fundamental para o desenvolvimento cultural, social e econômico dos nossos alunos. E reconhecemos que este é um processo complexo, com impactos extensos e profundos, que suscita questionamentos e discussões sobre quais estratégias podem garantir os melhores resultados. Ao longo dos últimos 55 anos, o Curso de Ciências Econômicas tem buscado desenvolver e integrar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, nem sempre com o sucesso esperado. Mas acreditamos que esses resultados dependem diretamente da forma como interagimos com os diferentes atores do curso, que são fundamentais para o processo de aprendizagem. Felizmente alguns passos já estão sendo dados nessa direção. Atualmente, o Curso de Ciências Econômicas está passando por um processo de Renovação de Reconhecimento junto ao MEC e vários objetivos têm sido propostos. Talvez o mais importante deles seja a rediscussão do nosso Projeto Pedagógico, pois queremos adequar o curso ao perfil dos alunos que pretendemos formar. Iremos atualizar as ementas, programas e bibliografias das disciplinas. E esta é uma excelente oportunidade para começarmos ou resgatarmos essa integração. O Curso de Ciências Econômicas deve ser atrativo tanto para os alunos quanto para os professores. Para isso, nós, docentes, devemos reconhecer a importância das atividades que são realizadas fora das salas de aula, o que significa, em muitos casos, rever a maneira como encaramos a educação. A CJA é um exemplo que ilustra como o processo de aprendizado pode ser dinâmico, ultrapassando a visão simplista de que o ensino se resume à automática transmissão do conhecimento do professor para o aluno. Precisamos reconhecer a existência ativa do aluno nesse processo. As possibilidades de interação podem nos ajudar a criar um ambiente que estimule o desenvolvimento de atividades diversificadas, que valorize a iniciativa e o desenvolvimento de novas capacidades. Nós, professores, precisamos estar comprometidos com isso, pois só assim poderemos realmente cumprir o nosso papel de orientadores. Para que essas mudanças aconteçam, alunos e professores devem estar cientes de suas capacidades e responsabilidades nessa tarefa. O Departamento de Economia manifesta aqui seu apoio às atividades desenvolvidas pela CJA e que esse seja o primeiro passo de uma longa caminhada junto aos seus alunos.

Por Celso Bissoli, Professor e Coordenador do

Curso de Economia


04 Diretorias 03 Presidência No primeiro bimestre de 2014 a Presidência vem dedicando seus esforços para a aproximação com outras Empresas Juniores (EJ's) e modelos de acompanhamento para excelência na Gestão. A aproximação com as EJ's já estão dando resultados. Durante a Semana Estadual do Jovem Empreendedor, a CJA promoverá um dia de evento junto com a EJCAD (Empresa Junior de Consultoria em Administração) e com a JuniorES (Federação Capixaba das Empresas Juniores). O evento será uma mesa de discussão contando com grandes nomes do cenário capixaba, falando um pouco sobre inovação e estratégia, a ser realizado no dia 20 de fevereiro. No final de 2013 foi formalizado a parceria com a RL&Associados, uma empresa paulista voltada para treinamentos. E no mês de fevereiro a CJA conseguiu fechar uma turma para receber a formação Green Belt - Metodologia Seis Sigma. O curso teve a participação de membros da CJA e também de profissionais empresas seniores. Visando aprimorar cada vez mais a gestão da empresa, a Diretoria Executiva está analisando fatores internos que, por vezes, promovem pequenas quedas nos resultados, por isso estamos agindo de maneira incisiva nesses fatores, promovendo um melhor ambiente interno, com bons resultados. Vale ressaltar que além disso está sendo feito uma busca por atividades que visem a saúde e o bem estar do membro. Sendo assim, estamos com duas parcerias em negociação para promoção dessas atividades. O mês de março aguarda grandes conquistas nesse mês.

Presidência

Por Hugo Balarini, Diretor Presidente


05 Diretorias Administrativo-Financeiro Com o objetivo de melhorar o desempenho em gestão da CJA, no final do mês de Janeiro a Gerência de Qualidade começou a trabalhar num projeto de autoavaliação da nossa Empresa Júnior, que tem como base as práticas que são avaliadas pelo Programa de Excelência em Gestão - PEG da Brasil Junior. Agora chegamos ao final do primeiro ciclo de autoavaliação, com as propostas de melhorias sendo enviadas às áreas, de acordo com as suas necessidades. Durante o período no qual a autoavaliação estava acontecendo, em conversas com alguns dos membros da da CJA, senti que esse projeto é essencial para que haja um alinhamento de pensamento dentro da empresa no geral. Acredito que mais do que propor novas ideias, esse projeto serviu para que os membros que fizeram a autoavaliação pudessem compreender melhor aquilo que fazem e perceberem que algumas das práticas que já executam, por mais simples que pareçam ser, são de fato fundamentais.

Por Fernanda

Nippes, Assessora de

Qualidade

Gestão de Pessoas A diretoria de Gestão de Pessoas está se preparando para o começo de mais um processo seletivo da CJA. Ele conta com três fases: na primeira são realizadas dinâmicas em grupo; na segunda ocorrem as entrevistas individuais; por fim é realizado um treinamento com todos os membros da empresa durante um final de semana.

É por meio desse processo que a empresa adquire novos membros para serem consultores e trabalharem em algum dos diversos setores internos. Todos os alunos de todos os cursos do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas são convidados! Na CJA prezamos pela diversidade e pelo intercâmbio de conhecimento, e é por isso que alunos de todos os cursos são bem-vindos

Marina Saleme, Assessora de Recursos Humanos

Por


06

Diretorias Marketing

A equipe de Marketing está voltada para a Semana Estadual do Jovem Empreendedor. Realizada pela FECAJE (Federação Capixaba dos Jovens Empreendedores do Espírito Santo), a CJA fará uma Roda de Discussão abordando o tema geral da Semana que é «Inovação como estratégia para o empreendedorismo», focando na temática «Estratégia: o que fazer quando não há nada a fazer?». A Semana Estadual ocorrerá dos dias 17 ao dia 21 de março, com abertura na Assembleia Legislativa. A roda de discussão ocorrerá dia 20 (quinta-feira), no auditório da FUCAPE Bussiness School. Fiquem de olho na Fanpage da CJA! Em breve mais informações!

Por Renata

Mageski, Diretora de

Marketing

Projetos No último mês, a CJA realizou o projeto chamado Fink&Schappo, que é feito três vezes no ano, por meio de uma pesquisa em 10 cidades no Espírito Santo. São aplicados 808 questionários em estabelecimentos comerciais e todos esses questionários tem que ser aplicados, tabulados e enviados para Santa Catarina num período de sete dias. Esse projeto é tão grande que já virou lenda entre os membros, pois, exige um esforço e dedicação enorme por parte da equipe e do coordenador. Na última edição desse projeto, a coordenadora foi a atual Gerente Operacional Anna Luiza Mariani, membro que entrou tem pouco mais de sete meses e se desenvolveu de forma extraordinária, a ponto de coordenar um projeto desse nível com muita competência e seriedade. Ela coordenou uma equipe de 20 pessoas, e com a ajuda de todos os membros da CJA, conseguiu realizar um ótimo trabalho e entregar o projeto no prazo.

Allan Lucas Zamprogno, Diretor de Projetos

Por


07

Agenda CJA

♦ Aniversariantes de março: 15/03 - Allan Lucas (Diretor de Projetos) 28/03 - Alonso Crisostomo (Assessor de Qualidade) 18/03 - Hugo Balarini (Diretor Presidente) 09/03 - Larissa de Nardi (Assessora Comercial) 09/03 - Lucas Silva (Assessor Financeiro) 28/03 - Victor Garcia (Assessor Comercial) ♦ Semana Estadual do Jovem Empreendedor 17/03 até 21/03 20/03 - Roda de Discussão da CJA «Estratégia: o que fazer quando não há nada a fazer?» ♦ Processo Seletivo 2014/01 Início das Inscrições - Volta às aulas

Jornal Fevereiro - 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you