Page 1

Ano 7 Edição de 15 de março à 15 de abril de 2014

Porto Alegre - RS

Distribuição Gratuita

Número 87

BATE-PAPO NA MATURIDADE COMPLETA 10 ANOS !!!! Confira as fotos dos encontros realizados no verão de 2014! Saiba onde será a próxima Confraria do Formigueiro!

Este mês, confira na coluna Avant Première a crítica do filme Gravidade e divirta-se!

Informações página 8

Página 9

Aprenda sem medo a mexer no seu celular, tablet, notebook, câmera fotográfica, DVD e no seu computador Entre para o mundo virtual! Aulas de Informática Personalizadas para Adultos Maduros e Terceira Idade!

L E VA & TRAZ MP

Você monta o conteúdo das aulas e define o seu horário!

Uma terapia em grupo diferente, que promove o resgate da autoestima e melhora a Qualidade de Vida! Uma nova forma de se conhecer e fazer amigos! Matricule-se agora!

Inscreva-se agora! Pág. 3

Saiba mais nas páginas 6 e 7

Um serviço diferenciado, seguro e muito eficiente criado especialmente para você, seus amigos e familiares!

Confira a lista de sugestões de viagens inesquecíveis e muito especiais para o ano de 2014. Escolha a sua e agende-se com antecedência!

Conduzimos você para o local desejado, com horário marcado e acompanhamento. Transporte individual ou em grupo, na cidade, serra ou litoral. Informações página 9

Macéio

Lençois Mara

nhenses

onha

Fernando de Nor

Informações: 33116547

Saiba mais na página 12


2

Neste mês de março, o BATE-PAPO NA MATURIDADE está completando 10 anos!!! Informativo Publicitário Comercial da empresa MP Marketing & Psicologia

Direção Márcia Papaléo Designer Renata Kappaun Fotografias Equipe MP Maturidade Digital Equipe MP Colaboradores Maria Beatriz Papaléo Estagiária de Psicologia Simone Vargas Distribuição Gratuita Porto Alegre e Litoral Norte Tiragem 7.000 exemplares Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

Rua Tiradentes, 19 Bairro Independência CEP 90560-030 Porto Alegre/RS (51) 3311.6547 Celular: 8117.8709 mp.marciapapaleo@gmail.com

Curta nossas redes sociais:

Facebook

https://www.facebook.com/ espacoterapeutico.marciapapaleo

www.marciapapaleo. blogspot.com

Além de muito feliz e orgulhosa por ter criado algo tão único e especial para as pessoas da terceira idade, estou cada vez mais motivada para continuar trabalhando , criando, emocionando e divertindo senhores e senhoras que procuram a minha ajuda , através do Bate-papo na Maturidade, para melhorar e aprimorar este momento tão especial e não tão fácil da vida, que é o processo natural do envelhecimento. No dia 16 de março de 2004, o Espaço Terapêutico MP abria as suas portas para oferecer aos adultos maduros e terceira idade de Porto Alegre, uma terapia em grupo diferente, cujo objetivo ultrapassaria o auto conhecimento e resgate da auto estima: o principal objetivo seria o de promover a confraternização e a formação de novos amigos para todos meus pacientes, nesta nova fase da vida. Deu mais do que certo!!!! Nestes dez anos, mais de mil pessoas passaram pelo Espaço e vivenciaram o Bate-papo na Maturidade. Além de ganharem novos e especiais amigos, os participantes dos Grupos de Bate-papo na Maturidade, ao longo destes dez anos, viajaram muito, dançaram, brincaram, realizaram eventos benemerentes, lançaram calendários, criaram uma Confraria, desfilaram em Escola de Samba, tiveram aulas de teatro e yoga, assistiram palestras, participaram de oficinas, apareceram em jornais, jantaram, almoçaram, tomaram café, debateram filmes, fizeram compras, foram expositores no Brique da Redenção e em várias cidades do RS, deram muita entrevista para televisão, inclusive no Programa do Jô; cultivaram sementes, abraçaram muita gente, passaram festas natalinas e de réveillon juntos, foram em shows , cinemas e teatros, namoraram e brigaram, realizaram apresentações artísticas nos melhores palcos da cidade. Nestes dez anos, todos desenharam, pintaram, caminharam, recortaram, cantaram, se alongaram, riram, se decepcionaram, competiram e aprenderam a escutar mais...conheceram novas famílias e encontraram amigos de verdade; trocaram, sorriram, choraram, passearam, oraram, venceram obstáculos, romperam barreiras e preconceitos, comemoraram aniversários e tiraram muitas fotografias.... VIVERAM ! ALGUMAS COISAS NÃO TEM PREÇO NA VIDA! VIDA LONGA AO BATE-PAPO! Pra fechar com chave de ouro este editorial, um texto escrito pela primeira pessoa que se inscreveu para participar do Bate-papo em 2004 e que continua na MP até hoje participando ativamente das atividades grupais: Helena Leão A força do Abraço Nosso encontro começa na sala do cafezinho Grupo formado, satisfeitos, tem inicio a reunião. A música que toca ao fundo sempre sugere um tema E para interagir, um abraço de coração. São braços que se estendem em busca de um outro alguém Para que possamos, neste contato tão intimo, Uns apertados outros frouxos, não importando com quem, Dar início ao Bate-papo que busca sugar o muito que temos a oferecer.

e Nutrição na Pensilvânia, Estados Unidos, confirmaram que o chocolate retarda o envelhecimento, segundo informou a revista Chemistry Central Journal. O estudo se realizou comparando as propriedades do cacau com os pós de fruta, utilizados, por exemplo, na confecção de sucos, tendo como resultado que o chocolate tem uma maior quantidade de antioxidantes e flavonoides. O resultado foi o mesmo ao analisar-se o chocolate preto. Segundo a Dra. Debra Miller, “a semente do cacau é uma ‘super fruta’ capaz de oferecer um valor nutritivo mais além de sua composição macro nutriente”, difundiu o Impre.com. De acordo com o estudo, os antioxidantes

Helena Leão

Márcia Papaléo Psicóloga CRP 07/05227

100% comprovado

C ientistas do Centro Hershey para a Saúde

Sentados, reina o silêncio, como uma concentração. A líder, após o recreio, lança o tema a debater. Troca de olhares, suspiros, sorrisos, reflexão. É uma mão que levanta ou uma voz que anuncia: “Eu, por que não?” Vamos trocando ideias, vivências e experiências. E aos poucos penetramos no intimo de nosso ser. E com muito carinho, receio e até um pouco de medo De lá conseguimos trazer, fazer brotar, aparecer Coisas há muito esquecidas, aventuras e segredos Que deslancham com fúria de vendaval E nos fazendo entender que essa atitude heróica É digna de nossa época, de um caminho percorrido. E nos deixando levar no embalo do pensamento Voando no firmamento de momentos vividos. E como um cirurgião, com muita sabedoria, Buscamos de pinçar o que incomoda, angustia, Só que nos permitimos, sem magoar ou ferir. Esperamos, calmamente, de todos a opinião Mas revidamos, debatemos ou, simplesmente, aceitamos O que outro nos oferece e que sabemos então Que a parte dele começa, indo na direção De seus guardados, bloqueios, que com prudência, sem medo, Fantasia sua estória, para falar de segredos. O tempo torna-se curto, para de tudo falar Mas sabemos que em outro momento estaremos reunidos Para que novamente possamos na água parada Tocar sem nada ferir, trazendo lá, bem do fundo, Aquela pequena caixinha, o tesouro submerso Que nos transporta ao passado. Há sonhos, quimeras, amores, e porque não, desejos. Coisas que não fizemos, mas que ainda esta em tempo. Porque só desiste da vida aquele que é covarde, Que depõe suas armas num projeto decadente De se tronar um demente, um objeto sem uso. Atitude regressiva que não admito, recuso Pois quero minha alma jovem no derradeiro momento Não descerei ao sepulcro nem me transformarei em cinzas. Quero, sim, levitar, em busca do firmamento Sabendo que na bagagem levo tudo o que aprendi. Sofri, ousei, enfrentei e, no final, conquistei. Subirei ao céu buscando, com alegria insana, Saindo vitoriosa desta vida, rumo ao espaço, Sem preguiça, sem cansaço, alegre e bem feliz, Levando este poema, de Deus um forte abraço.

Cientistas afirmam que o cacau contém mais antioxidantes que os sucos de frutas

previnem o envelhecimento e os flavonoides são pigmentos naturais presentes nos vegetais que atuam protegendo o organismo de agentes oxidantes. O organismo humano não os produz, e, por isso, deve obtê-los mediante a alimentação. O chocolate preto contém poli fenóis, mas o chocolate branco não , porque não contém cacau. No caso do chocolate quente, os antioxidantes diminuem, porque perdem suas propriedades ao serem expostos a altas temperaturas. Os benefícios do chocolate têm sido amplamente estudados. O nutricionista Hervé Robert explica que “não engorda se comer com moderação”, e que o efeito psíquico de bem-estar ao comê-lo melhora nosso ânimo; o organismo elabora endorfinas o que nos dá prazer gustativo e emocional. A medida de

consumo para uma criança é de 10 gramas diárias e para o adulto é de 6 a 7 gramas, segundo a publicação da mídia Impre.com.

Fonte: EPOCH TIMES


Periódico MP

3

maturidade digital Confira 15 itens de aprendizagem que o Projeto Maturidade Digital oferece a você:

O futuro abre horizontes para planejar e seguir sonhos – Conheça nossos cursos e aulas de informática para terceira idade.

Oferecemos atividades e recursos para que

as habilidades dos alunos da terceira idade sejam desenvolvidas ou fortalecidas.

1. Como organizar pastas e arquivos no computador; 2. Como limpar arquivos temporários e outros arquivos desnecessários do computador; 3. Como usar as ferramentas do Windows (renomear arquivos ou pastas, fazer buscas de arquivos ou pastas, copiar ou mover arquivos para outras pastas, selecionar vários arquivos e pastas ao mesmo tempo, usar teclas de atalho, etc.); 4. Como enviar e receber emails; 5. Como salvar imagens, documentos, fotos, etc; 6. Como enviar emails com anexo; 7. Como se comunicar com outras pessoas por: MSN ou SKYPE; 8. Como criar um Blog; 9. Como baixar músicas, vídeos, filmes, etc; 10. Como criar sua própria página nos sites de relacionamento como: ORKUT E FACEBOOK; 11. Como criar e editar vídeos; 12. Como editar fotos e imagens; 13. Como digitar e formatar textos no Word; 14. Como utilizar o Excel; 15. Como utilizar o Power Point.

Com nosso método o aluno maximizará o tempo e a energia investidos. Os alunos de terceira idade apresentam resultados fantásticos, não apenas na informática, mas em motivação, e desenvolvimento pessoal. A Informática para 3ª possibilita, novas descobertas, novas experiências e novas estudantes aprendem ferramentas como vivências resultando no grande aprimoramento Internet, e-mail, Word, Power- Point, sem perder os valores ou objetivos de vida. plataforma Windows e macetes como a busca de imagens e assuntos no Google. Além Curso para Terceira Idade! de trazer mais conhecimento às pessoas maduras, a aprendizagem também contribui Transferimos o conhecimento, acreditamos para uma evolução na qualidade de vida. É que todos podem ter acesso a Informática e notável a melhora na auto-estima dos adultos aproveitar todas as vantagens principalmente maduros e terceira idade. Após aprenderem na TERCEIRA IDADE! coisas novas, alunos desta faixa etária ficam Mas não apenas conhecimentos são com mais vontade de aprender, ainda! adquiridos no curso: ao se familiarizar com a informática os alunos ganham muito em As aulas de informática da MP auto-estima, desenvolvem suas capacidades acontecem na sede da empresa, que fica intelectuais, socializam e, principalmente, na Rua Tiradentes n° 19, em Porto Alegre. vêem-se superando desafios ao atualizar-se Maiores informações podem ser obtidas nas novas tecnologias. através do telefone 51.3311.6547. Uma coisa é certa, não há idade para se aprender! A tecnologia está aí a serviço de todos. As possibilidades da informática são imensas e podem facilitar a vida de todas as pessoas sem preconceitos quanto à idade, classe social ou género. Diante deste fato, cada vez mais se vê pessoas com mais idade procurar instruir-se e aprender a lidar com as oportunidades e facilidades que os computadores podem propiciar, num mundo em que a informática ocupa um lugar estridente na nossa forma de funcionar em comunidade nesta aldeia global informatizada. Durante as aulas de informática, os INFORMAÇÕES: 3311-6547 Rua Tiradentes, 19

Você faz o seu horário! Individual: R$190,00 por mês (1x por semana, 1h aula) ou R$240,00 por mês (1x por semana, 1h30 aula)

Dupla: R$ 280,00 por mês (1x por semana, 1h aula) ou R$330,00 por mês (1x por semana, 1h30 aula)

Trio: R$ 330,00 por mês (1x por semana, 1h aula) ou R$380,00 por mês, (1x por semana, 1h30 aula)

Aula avulsa: R$ 60,00 a hora


4

Periódico MP

SAÚDE

estimulação cognitiva

Nessa páscoa dê preferência Ao chocolate amargo A Páscoa chegou e com isso os ovos de chocolate invadiram as prateleiras dos supermercados. Com a grande demanda, mamães e papais precisam driblar os pequenos para não exagerar na compra. Os ovos se tornaram símbolo da Páscoa e, mais tarde, com o surgimento das fábricas no século XIX, os chocolates passaram a ser industrializados, prontos para serem consumidos. Já foi comprovado cientificamente que ele estimula a produção de serotonina, substância que atua no cérebro e resulta na sensação de bem-estar. O chocolate possui como princípio ativo o cacau, mas há açúcar em sua fabricação, que o torna saboroso, porém calórico. Por isso, os médicos recomendam que gestantes e crianças não consumam o doce. E os idosos? E os idosos? É preciso tomar cuidado É preciso tomar com o consumo excessivo. Além do ganho cuidado com o de peso, o excesso de chocolate pode consumo excessivo. elevar o índice de glicemia. O alerta é da Além do ganho de nutricionista Cristiane Kovacs. peso, o excesso O consumo diário de chocolate não é de chocolate pode aconselhado nem para pessoas saudáveis. elevar o índice de O ideal que o chocolate não seja consumido mais do que duas vezes na semana, ainda glicemia. sim, em pequenas doses. As crianças são as mais suscetíveis a terem distúrbios gastrintestinais. O cacau é rico em flavonóides e por isso é um potente antioxidante. É encontrado em maior quantidade no chocolate amargo. Este tipo do doce ajuda a combater os radicais livres e retarda o envelhecimento. Alguns estudos mostram que ele também melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos, estimula a produção de serotonina melhorando o humor -, e estimula os neurônios. Mas não é só isso que deve ser considerado. O chocolate ao leite e o branco não oferecem os mesmos benefícios que o chocolate amargo, além de serem ricos em açúcares e gorduras. E são eles que dominam as gôndolas dos supermercados na Páscoa. O ideal, segundo a nutricionista, é dividir com os amigos e familiares os ovos de chocolate. Nada de guardar e comer tudo sozinho. Se puder, substitua-o por doces de frutas. Caso, no futuro, realmente se bata o martelo em relação aos benefícios do chocolate e os pesquisadores recomendem sua ingestão diária, tal qual as 5 porções mínimas de frutas e vegetais, certamente não será um grande sacrifício para nós.

Nesta Páscoa, faça uma escolha consciente, e dê preferência ao chocolate amargo ou no mínimo, meio amargo!

ESTIMULAÇÃO COGNITIVA Busca-se a amenização do comprometimento cognitivo já estabelecido e/ ou lentificar sua progressão, estimulando as funções cognitivas no paciente através de reaprendizagens de atividades básicas ou de vida diária que envolvam a memória, principalmente a semântica. As atividades previamente programadas em um trabalho de estimulação atuam diretamente na plasticidade neuronal. O impacto primeiro deste trabalho relaciona-se com o componente cognitivo em voga (memória, linguagem, raciocínio, atenção, concentração, etc). Pode-se afirmar que o bom funcionamento desses aspectos influenciam diretamente nas características pessoais e implicam em ganhos emocionais das pessoas acometidas por problemas de cunho neuropsicológico.

O principal objetivo da estimulação deve pautar-se na melhoria da qualidade de vida do paciente que se utiliza desse trabalho. Os resultados obtidos apontam para ganhos diretos na qualidade da execução das tarefas relacionadas ao déficit neuronal em questão, bem como em ganhos secundários, como auto-estima e inter-relações sociais e aspectos ambientais, variáveis fundamentais para o bom desempenho e atuação do indivíduo no meio onde está inserido.

Saiba mais pelos telefones: 51 33116547 e 51 81178709 Procuramos vendedores autônomos para comercializar anúncios no jornal Periódico MP Interessados, c0ntatar: (51) 33116547


5

Periódico MP

dIA A DIA MP

acompanhamento terapêutico MP Quer sair da rotina? Fazer atividades diferentes?

Se sua resposta for SIM! Esta é uma ótima opção criada pela MP, sabe aqueles familiares que devido a seus horários de trabalho não conseguem te acompanhar em saídas de lazer, atividades lúdicas, gastronômicas, esportivas e culturais? Nós temos a solução. Nossos estudantes de Psicologia elaborarão vários programas que podem ser realizados durante o dia inteiro ou apenas meio turno para os idosos, aqui na sede do nosso Espaço Terapêutico, ou em outros locais, como shoppings, restaurantes, exposições artísticas, shows, festas, teatros, cinemas, livrarias, bailes e muito mais! Nossos serviços podem oferecer transporte e alimentação, de acordo com a preferência de cada um. Basta ligar para a MP e agendar o melhor dia e horário, e venha passar um dia recheado de coisas boas e em excelentes companhias! Abaixo segue um exemplo do roteiro de um DIA A DIA MP: horário

descrição

9:00

Alongamento / Relaxamento

9:30

Aula Informática / Jogos variados

10:30

Coffe

10:45

Leitura/conto história

12:00

Caminhada (dentro do shopping)

12:30

Almoço

14:00

Cinema

16:00

Coffe

INFORMAÇÕES 51 3311 6547

estudos MP Gostaríamos de comunicar um novo serviço em 2014 no Espaço Terapêutico Márcia Papeléo O Espaço Terapêutico Márcia Papaléo oferece a ESTUDANTES e PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA - Supervisão e Orientação para Grupos de Estudos em DINÂMICAS DE GRUPO e ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO e SUPERVISÃO PARA TERAPIA INDIVIDUAL, com enfoque no adulto maduro e terceira idade, coordenados pela psicóloga Márcia Papaléo. Os grupos de estudos são espaços privilegiados para o aprofundamento de um tema, onde os coordenadores assumem a responsabilidade de orientar a discussão em torno das questões despertadas pelas leituras e pelos casos levados pelos seus integrantes. Alguns temas abordados: gerontologia, depressão, acompanhamento terapêutico no envelhecimento, a sexualidade no processo de envelhecimento, memória, família, direitos humanos e cidadania; exemplos e práticas de dinâmicas grupais. - Psicanálise e Envelhecimento - Acompanhamento Terapêutico no Envelhecimento - Curso para Cuidadores de Idosos - Técnicas de Dinâmicas de Grupo

Informações: Fone (51) 3311.6547

Acompanhamento terapêutico MP Nossa vida é cheia de altos e baixos, não é mesmo? Em alguns momentos tudo parece caminhar mal, outros a “mil maravilhas”, como dizem por aí. Certas vezes nos perguntamos: Por que ninguém me entende? Ninguém me escuta com tranqüilidade, por quê? Brigam comigo quando faço uma simples pergunta, por quê? Por quê, por quê, por quê... Questionamentos dessa natureza, despertam em nós retraimentos, nos afastamos de nossas relações sociais, deixamos de fazer atividades cotidianas, muitas vezes por medo de sermos tratados de maneira grosseira, por desprazer, dificuldade, ou desânimo. Se você está disposto a recuperar suas relações sociais, suas atividades, seus momentos de prazer, com a ajuda de um profissional da área da saúde, este é um ótimo momento para aproveitar esta grande novidade da MP. O Acompanhamento Terapêutico (AT) é uma atividade realizada em espaço não restrito ao consultório. Tem como objetivo fazer com que a pessoa que está necessitando de companhia e perdendo inúmeras oportunidades de bem viver, possa aumentar sua participação na tomada de atitude perante a sua vida, exercitando outras formas de lidar com o seu contexto. No AT, o tratamento dá-se no espaço no qual o paciente encontra-se. Ou seja, a intervenção pode ocorrer: na casa, escolas, clubes, cinemas, shopping, caminhadas pelas ruas, ou na própria sede do Espaço Terapêutico Márcia Papaléo. Neste tipo de intervenção o sujeito é percebido como um membro ativo que juntamente com o terapeuta irá redesenhar o seu fazer cotidiano, desenvolvendo estratégias para modificar algumas dificuldades. Em meio à crise, pode ser que você tenha vontade de jogar tudo para o alto e alimentar pensamentos negativos. Pois é, nós mesmos somos praticantes inconscientes da autosabotagem. Sei que é muito difícil lidar com momentos de crise sem perder a esperança, mas você precisa acreditar que o triunfo é novamente possível. Se você chegou até esse ponto do texto, talvez já tenha experimentado os dois extremos já mencionados: a euforia causada pelo sucesso dos bons momentos e a agonia dos momentos de crise. As crises são constantes na vida de todos, são momentos cíclicos, mas que de certa forma podem significar uma grande mudança para melhor em nossas vidas.

Éa oportunidade de um recomeço, de fazer diferente, fazer melhor!

INFORMAÇÕES 51 3311 6547


6

Peri贸dico MP

BATE-PAPO NA MATURIDADE BATE-PAPO NA MATURIDADE COMPLETA 10 ANOS


Periódico MP

7

Bate Papo Maturidade

O importante é ser feliz!

om uma metodologia espeC cífica, a terapia de grupo enfatiza

a descoberta de si mesmo através dos outros. Acredita-se que os indivíduos sentem uma ação de efeitos terapêuticos ao ouvir outras pessoas falarem dos seus problemas e de como eles podem ser resolvidos. O objetivo desta terapia é promover o crescimento pessoal através de um processo que envolve o ser humano e suas relações, e assim, desenvolver atitudes onde os

indivíduos repensam seu caminho, criando com isso novas formas de ação para sua integração no mundo. Essa é a base do trabalho realizado com os grupos de Bate Papo na Maturidade do Espaço Terapêutico Márcia Papaléo. A psicóloga Márcia Papaléo faz a mediação dos grupos, onde são propostas diversas atividades que integram

dos nos grupos aprendem a distinguir e a deixar de apresentar comportamentos os participantes, através de técnicas inadequados através da simples obsere dinâmicas de grupo. vação uns dos outros e dos comentários Neste tipo de terapia intervêm deterhonestos e bem recebidos que fazem). minados fatores terapêuticos que se tornam muito importantes porque expliFaça parte você também dos cam como os membros dos grupos se grupos que ajudam entre si a mudar de atitude, pensamento e comportamento. encontraram apoio e reconhecem Salienta-se aqui o fator da universali- o quanto são capazes de enfrentar dade (os participantes integrados num os problemas do dia a dia. grupo deixam de se sentir sozinhos e Venha conhecer o Bate Papo na em iso-lamento, passando a experimenMaturidade! tar alívio ao perceberem que não estão isolados com os seus pro-blemas); o fator da coesão de grupo (nestas Onde e Como Funciona: Na sede terapias os membros de um grupo tordo Espaço Terapêutico nam-se muito unidos, oferecem apoio Márcia Papaléo, localizado uns aos outros e criam relacionamentos muito significativos e válidos para a na Rua Tiradentes nº 19 – Bairro terapia funcionar); e o fator de desen- Independência, próximo ao Shopping volvimento das técnicas de soTotal. Os encontros acontecem cialização (os participantes integrasemanalmente, com duração de

1 hora e meia, intercalados por um coffe-break. Cada grupo é composto por até 12 pessoas, com idade mínima de 50 anos. Matrículas Abertas: Para participar do Bate Papo na Maturidade basta ligar para o telefone: (51) 3311-6547 ou comparecer na sede da MP e inscrever-se.


8

Periódico MP

LEVA & TRAZ MP

confraria formigueiro

Transporte Seguro e Eficaz para Adultos maduros e Terceira Idade Chegou a Porto Alegre, um serviço que estava faltando. Tratamento exemplar, seguro, confortável e humano. “LEVA & TRAZ MP - CONFORTO E SEGURANÇA NO TRANSPORTE PARA PESSOAS DA TERCEIRA IDADE.” Pensando em oferecer um serviço acessível para aqueles que não dispõe de um motorista particular, a LEVA & TRAZ MP acaba de chegar a Porto Alegre, trazendo conforto e segurança no transporte para pessoas da melhor idade. Nosso público alvo são aqueles que necessitam se locomover para resolver seus problemas e dependem na maioria das vezes, de filhos, netos,amigos ou terceiros em geral. Oferecemos nossos serviços de transporte com conforto e segurança. Veículos com ar-condicionado, som, seguro e motorista identificado e especializado no tratamento de pessoas da terceira idade idade. Para ter acesso e conhecer nossos preços e serviços é simples e rápido, basta ligar para 51-8117 8709 falar com a Márcia e tirar todas as suas dúvidas. Fique tranquilo e faça sua programação, vá ao supermercado, ao clube, aeroporto, rodoviária, ao Teatro, busque seus netos na escola, vá ao shopping, ao seu médico, faça seu tratamento, curta a sua balada, visite os amigos ou até mesmo seus netinhos sem depender de ninguém.

Fazemos entregas em geral, buscamos documentos, exames e tudo o que precisar. Com certeza um serviço que trará segurança para os adultos maduros e tranquilidade para toda

a família!

Aproveite já desse serviço personalizado! INFORMAÇÕES (51) 3311-6547

CONFRARIA DO FORMIGUEIRO - A cada encontro, uma surpresa, um novo amigo e muito divertimento! A Confraria do Formigueiro continua um sucesso e não deixou de ser realizada neste verão! Em janeiro, estivemos no Bar da Piscina da ALJ, com a presença e a canja de Antonio Moreno, que abrilhantou o evento. Em fevereiro o encontro aconteceu na Cantina Famiglia Facin, embaixo da chaminé da antiga cervejaria Brahma, no Shopping Total. Foi memorável e parecia que estávamos no subterrâneo de algum castelo medieval. A próxima Confraria do Formigueiro, acontecerá na última terça-feira de março, dia 25, à partir das 19h30, no Rambla - Bar de Tapas. Pode levar seus amigos e familiares. Com certeza, será uma noite muito agradável, novos participantes, novos amigos e sempre aquela conversa interessante!! O que mais brilha na nossa Confraria é a alegria de todos os participantes, a felicidade de estar junto, fazer novos amigos e passar ótimos momentos! Quando: 25 de março de 2014, às 19h30 Local: Rambla - Bar de Tapas Rua Félix da Cunha, 977 - Moinhos de Vento

INFORMAÇÕES (51) 3311-6547


9

Periódico MP

Você Sabia Maria Beatriz Papaléo

Bate-papo literário Não é um livro recente, mas a obra de Yasmina Khadra, As andorinhas de Cabul, merece ser comentada, a começar pela capa, com burkas azuis esvoaçando ao vento, expostas em varais da cidade de Cabul. O nome Yasmina Khadra é o pseudônimo do autor argelino Mohamed Moulessehoul, oficial de exército e escritor, que adotou o nome da esposa devido a problemas políticos enfrentados com a publicação de alguns textos seus. O período histórico retratado é o do ano 2000 quando os talisbãs imprimem no Afeganistão um regime severo. São quatro os personagens centrais: o casal Moshen e Zunaira, ele um intelectual que sofreu a derrocada econômica familiar devido ao regime e ela, outrora uma advogada renomada, agora uma mulher condenada à vida doméstica, sua beleza oculta pelos véus impostos, sua competência e inteligência aprisonadas pela burka que ela recusa utilizar; Alik e sua mulher Mussarat também sofrem diante da violência de sua época, que atinge a todos , independentemente de sua cultura e situação social. Ele, com limitações físicas exerce a função de carcereiro,permanecendo nas ante-câmaras da morte, vigiando as mulheres que seriam executadas por violações das leis talibãs. Sua aparente grosseria e agressividade ocultam sua impotência frente a uma realidade que ele não mais consegue suportar. A visão diária da morte imposta no trabalho é agravada pela vivência doméstica: sua esposa Mussarat é portadora de uma doença terminal.Khadra revela o interior dessas pessoas ,envolvidas pela experiência comum da dor,espoliadas de seus sonhos e dignidade, a esperança abortada de suas vidas , analisando o que eles veem e sentem. A cena corriqueira do apedrejamento de uma mulher adúltera, na qual Moshen é envolvido, pela histeria da multidão, provocará a aproximação dos dois casais com consequências trágicas. As andorinhas de Cabul sussurram seus lamentos, emitindo um som triste abafado pelas burkas, que nos fala da vida e na maneira de pensar das mulheres e homens afegãos em um mundo de guerra politico religiosa! Confira!

Avant Première Algumas considerações sobre filmes premiados no Oscar de 2014 é o tema desta Avant Première de março. Gravidade, do diretor mexicano Alfonso Cuarón, destaca-se pela perfeição técnica (o filme é quase todo em computação gráfica) e pelo cenário imenso, desconhecido, e hostil do espaço sideral que se encontra além de nossa atmosfera. Imagens belíssimas de nosso pequeno planeta azul, visto do alto, evidenciam a sensação de insignificância e pequeneza, vivenciada pelo astronauta veterano Matt Kowalski (em seu último voo espacial) e pela Dra. Ryan, uma brilhante engenheira em sua primeira missão de reparo e manutenção das estações espaciais. Surge um imprevisto, quando do conserto externo no telescópio Hubble, quando a tripulação é atingida por destroços de um satélite, morrendo um astronauta e deixando Matt (George Clooney) e a Dra. Ryan (Sandra Bullock) soltos no espaço silecioso e assustador. A odisséia, por eles vivida, demonstra o autocontrole necessário, para vencer a tensão sempre constante, a solidão quase absoluta e a fragilidade do ser humano frente a um local sem som e sem oxigênio.Reflexões sobre a vida e a morte são inevitáveis. Presa numa cabine claustrofóbica, a dra. Ryan irá lutar contra seus demônios pessoais, o desejo de que o fim esteja próximo e que a entrega ao seu destino é a melhor opção. Mais que um mero filme de aventura , Gravidade é um filme sobre seres humanos em situações de limite, e sua tenacidade para superar seus conflitos e adversidades. O trabalho de Sandra Bullock é extraordinário! 12 anos de Escravidão, que recebeu o prêmio de melhor filme, tem como ator principal Chiwetel Ejiofor,vivendo o papel de Solomon Northurp, negro livre de Nova York, raptado e vendido como escravo para fazendeiros do Sul, onde permanceu por doze longos anos , sofrendo torturas e privações.A interpretação de Ejiofor , e o seu papel na trama,curiosamente, pode ser comparada a da atriz Sandra Bullock, atuando como a dra.Ryan. Ambos atores estão limitados por um silêncio imposto: ele, como escravo não tinha direito de se fazer ouvir, apenas o olhar é que expressava o desespero e o pavor da situação vivida,ela num mundo sem som,isolada de todos,sua face e sua respiração falam por si. Dois filmes fortes e impactantes!

Algumas curiosidades sobre os felinos

Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções. O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão. Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelhas. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda. A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone. Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz. Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar.

Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto. O campo de visão de um gato é de 185 graus. Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos. Leva cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias. O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias. O homem possui entre 5 a 20 milhões. Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado: Orgão de Jacobson. É um analisador de odores e é por isso que as vezes vemos os

fontes: www.vocesabia.net

gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes. O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. Seus bigodes são usados para medir distâncias. Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.

Os gatos andam na ponta dos dedos. As patas do gato possuem receptores muito sensíveis que levam informações, na velocidade da corrente elétrica, até o cérebro: exploram coisas novas, sentem os alimentos, a velocidade do que passa sobre elas. O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto. Gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som “i”. O gato treme quando sente muita dor. Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando. Quando se lavam, os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.

Gatos adultos e sadios passam 15% de sua vida em sono profundo. Em sono leve por 50% de sua vida, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado. Mas passam do estado de sono profunda para acordado e alerta, mais rápido do que qualquer espécie.


10

Periódico MP

tendências

válvula de escape Moda depois dos cinqüenta anos de idade

As revistas de moda, muitas vezes ignoram as mulheres que ultrapassam certa idade, e assim, ter idéias para as suas peças de vestuário pode se tornar uma tarefa difícil. Elas ignoram com freqüência as mulheres com mais de cinqüenta, e prestam mais atenção às jovens por acharem ser mais “seguidoras da moda”. Quando se está na casa dos cinqüenta anos e se sente bem e com vontade de estar na moda, nada mais natural do que vestir peças fantásticas e bonitas. Nesta idade a sua beleza depende muito da sua maturidade e deve estar confortável com tudo o que veste. Nesse momento se tem toda a liberdade e sabedoria para escolher seu bem-estar. Descobrir por si mesmo o que deve usar e o que fica bem à sua pessoa, e também, o quanto tem disponível para gastar. Deve-se ter em mente o que se quer usar, e a escolha não deve ser uma pressão sobre a sua pessoa. É possível vestir-se bem e de forma confortável e sofisticada, sem recorrer a muitos gastos, lembre-se do bom senso. Apesar dos designers e vendedores de roupas desportivas exibirem uma imagem brilhante de juventude com os seus produtos, os estilistas com espírito mais realista terão sempre em mente a moda, também, para a geração dos que têm mais idade, que nos últimos anos vem sendo uma forte fatia do mercado consumidor.

Vestir-se de forma sexy aos 50? Sim, deve-se descobrir o que funciona para si e o que não funciona. Por exemplo, como é que se pode vestir-se de forma sexy, nessa idade? Todas as pessoas sabem que vestir-se sexy não significa necessariamente o nu em algumas as partes do corpo. Use tecidos sensuais para elevar o encanto, como peles, couro ou seda, e cores sexys como o vermelho, ameixa, chocolate, cor de vinho e azul-escuro. Sapatos e acessórios A escolha deve ser de bolsas e sapatos que lhe dão o conforto e a facilidade em mover-se, e equilibrem com os que a fazem parecer mais elegante. Deve obtê-los em boa proporção e tamanho. Não esqueça os acessórios, use acessórios e jóias que se adaptem à sua idade. Não fique presa às peças tradicionais, ouse um pouco e combine com o seu estilo. Pode-se ter certa idade e seguir as tendências de moda, vestir-se de acordo e sentir-se bem, de forma confortável e maravilhosa. Atreva-se, ouse e seja uma mulher moderna! Imagens retiradas do site: http://todaperfeita.com.br/moda-feminina-para-senhoras/

Radiografia do transporte escolar gaúcho aponta U falhas em uso de cinto e qualificação dos condutores Estudo detalhado do Tribunal de Contas do Estado foi divulgado em 06/03/14. O transporte escolar no Rio Grande do Sul ainda tem condutores com idade avançada, infrações graves, sem cursos de formação e psicotécnicos específicos, além de apresentar veículos sem cintos de segurança. As informações foram apontadas em levantamento da situação do transporte escolar municipal no Rio Grande do Sul, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e divulgado na manhã desta quinta-feira, 6. De acordo com a pesquisa, a maior parte da frota apresenta condições adequadas de transporte, mas ainda registra uma frota com mais de 10 anos, condutores sem habilitação específica e motoristas com infrações graves e gravíssimas. Diretor de controle e fiscalização do TCE, Leo Richter destaca que, embora tenha caído de 13,5 para 11,4 anos a idade média dos veículos e zerado a quantidade de carteiras vencidas em relação a 2011, ainda há transportes que trafegam com grande ociosidade de vagas: — Outros transportam alunos acima da capacidade. A qualificação dos condutores e a falta de cinto, segundo ele, são problemas adicionais para a segurança dos estudantes: — O número dos veículos sem cinto pode ser baixo, mas um único acidente pode ser fatal, por isso notamos que há coisas que precisam ser melhoradas para aprimorar a qualidade da prestação do serviço. Os resultados do estudo subsidiarão os gestores públicos e as auditorias realizadas pelo TCE. Segundo Richter, o objetivo é melhorar o serviço para os cerca de 400 mil usuários do serviço, 25% dos alunos matriculados na rede básica do ensino público. — O estudo ajuda os gestores a melhor adequarem a estruturação orçamentária, a qualidade do transporte e a segurança dos transportados — afirma Richter. Recentemente, o TCE-RS enviou ofício aos prefeitos e aos presidentes de câmaras de vereadores, orientando sobre o correto registro, no orçamento de cada Município, das despesas realizadas na área do transporte escolar. Saiba mais O estudo abrange o serviço oferecido a alunos residentes nas zonas rurais e urbanas, nas etapas e modalidades do ensino infantil, entre elas, fundamental, médio, superior, EJA e educação especial. A radiografia detalha as características de 5,9 mil veículos e de 6.071 profissionais. Destes: — 16 condutores (0,2%) tem idade entre 71 a 80 anos — 124 condutores estão sem curso de formação específica — 150 motoristas apresentam infrações graves ou gravíssimas — 4,85% dos veículos não possuem cinto de segurança — 7,21% não apresentam pintura da faixa Escolar — 10% não passaram por inspeção — 10,56% não tinham autorização para circular fixada no interior — Nenhuma carteira vencida (em 2011, eram 58) Fonte: Zero Hora


Periódico MP

11

Ponto Gastronômico RECEITAS PARA A PÁSCOA!!!!! Torta de bacalhau da simone Ingredientes: . 500gr de batata ralada no ralo grosso. . 2 cenouras raladas no ralo fino. . 1 copo de requeijão. . 200gr de maionese. . 200gr de queijo (prato/mussarela/ lanche) ralado. . 500gr de bacalhau cozido e desfiado. . Azeitonas e uva passa a gosto. Modo de fazer: Rale as batatas, ponha em uma peneira e lave bastante, deixe secar até sair toda a água, enquanto isso rale as cenouras. Junte as batatas, cenouras, requeijão, maionese e o queijo (reserve um pouco para a cobertura). Coloque em um refratário redondo de 35 cm metade desta mistura, em seguida espalhe o bacalhau, as azeitonas e as uvas passa. Cubra com o restante da mistura e por último o queijo reservado para a cobertura. Leve ao forno tempo suficiente para cozinhar as batatas e gratinar o queijo. filé de merluza com batata ao forno Ingredientes: . 8 filés de merluza . 4 batatas pré cozidas (em rodelas, sem casca) . 1 pimentão (cortado em rodelas) . 2 tomates (cortados em rodelas - as sementes ficam à preferência) . 1 cebola (cortada em rodelas) . Molho de tomate. . Orégano . Azeite para untar Modo de fazer: Tempere os filés a seu gosto e reserve por 10 minutos Unta um refratário com azeite e faça uma camada de batata, em seguida arrume os filés sobre a batata. Acrescente a cebola, o tomate, o pimentão, orégano a gosto, regue com o molho de tomate (1/2 lata) Cubra com o restante das batatas. Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto até que as batatas fiquem macias Obs.: Coloque pitadas de sal sobre as batatas. ovo de colher Ingredientes: · 1 kg de chocolate · 1 lata de leite condensado · 1 lata de creme de leite · 4 colheres (sopa) de chocolate em pó · 1 colher (sopa) de manteiga. · Utensílios: travessa de vidro, faca, espátula do tipo “pão duro”, fôrma especial para ovos de Páscoa (250 g)

ANUNCIE NO PERIÓDICO MP, O JORNAL DO ADULTO MADURO *12 páginas * tiragem de 7 mil exemplares mensais * ótimos valores e preços acessíveis * divulgação para o público da terceira idade * publicação na internet, site da MP

Informações: 51.33116547

Passo 1 Com uma faca, pique o chocolate ao leite e divida em três partes iguais Derreta duas partes de chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos, mexendo a cada intervalo Junte a terceira parte e mexa até derreter completamente e ficar homogêneo Pincele o chocolate na forma e leve à geladeira. Repita o processo até a casca ficar grossinha Depois de pincelar a última camada, limpe as bordas e cubra a forma com papel-manteiga Leve à geladeira de cabeça para baixo e deixe endurecer até a casquinha cair da forma Misture os ingredientes do brigadeiro (1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 colher (sopa) de manteiga) numa panela fora do fogo até formar um creme Leve ao fogo baixo e mexa até o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela Espere o brigadeiro esfriar completamente e encha as metades do ovo com o ele Coloque o ovo de colher numa embalagem e finalize com confeitos coloridos. carapinha Ingredientes: . 1 copo amendoim . 1 copo açúcar cristal . 1/2 copo de água . 1 colher de sobremesa de fermento royal Modo de fazer: Acrescente em uma panela o amendoim, açúcar e a água, mexa bem pouco até ferver. Assim que ferver, acrescente o fermento e mexa de vez em quando. Aos poucos o amendoim ficará caramelizado e depois açucarado, quando chegar nesse ponto, conte 30 segundos e desligue o fogo. Coloque a carapinha em um pote, mas antes mexa bem devagar, para que vá esfriando. Quando estiver completamente frio, coloque nas embalagens que você comprou e surpreenda seus familiares e amigos!!! copinhos de chocolate para a páscoa Ingredientes: • 1 lata de leite condensado • Chocolate em pó • 1 colher de sopa de manteiga Modo de Preparo 1. Derreta o chocolate em banhomaria 2. Mantenha ele em banho-maria como fogo desligado enquanto prepara os copinhos 3. Passe a primeira camada de chocolate nos copinhos e leve à geladeira por 5 minutos 4. Depois passe a 2ª camada e leve novamente por mais 3 minutos 5. A 3ª camada e deixe na geladeira por mais 5 minutos, até endurecer e depois retire o copinho Brigadeiro: 1. Misture o lite condensado com 5 colheres de chocolate em pó e a manteiga, mexa até criar ponto de brigadeiro 2. Depois recheie os copinhos com o brigadeiro e se quiser enfeite com uma cereja ou algo de seu gosto 3. Sirva em festas e enfeite sua mesa de Páscoa Informações Adicionais •Você pode rechear os copinhos com brigadeiro branco. Daí é só não utilizar o chocolate em pó no preparo do brigadeiro.


Periódico MP

VIAGENS MP

INFORMAÇÕES: 51. 33116547

Top 10 – Melhores destinos para idosos Rodar o Brasil buscando novas paisagens, cores e sabores é uma excelente maneira de aproveitar a vida na aposentadoria.

12

ESCOLHA 3 LOCAIS QUE VC GOSTARIA DE IR COM SEUS COLEGAS DE BATE-PAPO,AMIGOS OU FAMILIARES, QUE A GENTE MONTA A VIAGEM! PRECISAMOS DE, NO MÍNIMO, 10 PESSOAS PARA QUE AS VIAGENS NACIONAIS ACONTEÇAM.

FERNANDO DE NORONHA

BONITO

Nessa hora de colher os frutos depois de tantos anos dedicados à família e ao trabalho, os idosos brasileiros querem mais é curtir o sol e a natureza. Pelo menos é isso que mostra a lista dos 10 destinos nacionais mais procurados pelos turistas da 3ª idade, de acordo com o programa Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo. 1 - Fortaleza (CE) 2 - Fernando de Noronha (PE) 3 - Natal (RN) 4 - Serra Gaúcha (RS) 5 - Maceió (AL) 6 - Salvador (BA) 7 - Lençóis Maranhenses (MA) 8 - Bonito (MS) 9 - Belém (PA) 10 - Recife (PE) FORTALEZA

Uma visita ao Arquipélago de Fernando de Noronha é a oportunidade de um encontro único com a natureza. Nos passeios de barco saindo do Porto Santo Antônio você pode ver de perto as formações rochosas e ou ninhos de aves marinhas ou contemplar o romântico visual do entardecer próximo ao Morro dos Dois Irmãos. Outra pedida é uma caminhada pelas áreas de construções históricas como o Palácio São Miguel e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Natal (RN) NATAL

A capital do Ceará figura no topo da preferência da 3ª idade graças a uma irresistível combinação entre belezas naturais, passeios históricos e gastronomia. A Praia do Meireles tem, de um lado, o mar azulado e, de outro, uma grande variedade de restaurantes e feiras de artesanato. Já a Praia de Sabiaguaba, a 20 quilômetros do centro, tem como atrativo a tranquilidade para uma boa pescaria ou um banho calmo. Na cidade, não deixe de conhecer o centenário Teatro José de Alencar e o Mercado das Artes.

Bonito é um município brasileiro da região CentroOeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Pólo do ecoturismo em nível mundial, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Juntamente com Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena, é o principal município que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico. Com o objetivo de incrementar o ecoturismo o Programa de Desenvolvimento do Turismo, recentemente houve investimentos de mais de R$ 130 milhões em obras e programas de saneamento, pavimentação e incentivo ao ecoturismo na região da Serra da Bodoquena. MACÉIO Na dúvida entre ficar na piscina ou tomar um banho de mar? Então fique com os dois em Maceió. A cidade com 40 quilômetros de litoral tem famosas piscinas naturais formadas na praia de Pajuçara. Também vale conhecer o Pontal da Barra - pacato bairro onde vive uma comunidade de pescadores e artesãos que expõem seus produtos nas portas das casas - e o histórico bairro de Jaraguá, tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Alagoas.

Sol, mar e compras não podem faltar em um roteiro de viagem em Natal. Na costa, a Praia do Forte é uma excelente opção, com piscinas naturais formadas pelos arrecifes no local. Depois de curtir o mar, vale dar uma passada no Mercado da Redinha para provar delícias locais como a manjuba frita e a ginga com tapioca e, em seguida, ir às compras no Centro Municipal de Artesanato e no Centro de Turismo.

Acompanhe-nos pelas redes sociais: Facebook/Orkut/Blog

www.marciapapaleo.blogspot.com

Periodico MP Março e Abril 2014  

Edição do mês de março e abril 2014

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you