António Jacinto e a sua época

Page 138

i

i

i

i

132

Andrea Cristina Muraro

Retrato do colonizado, precedido pelo retrato do colonizador: “uma pirâmide de pequenos tiranos”. Seguem alguns exemplos: 1. Em “Chuva no terreiro”, por exemplo, uma cena é bem reveladora da posição assumida por um feitor em uma fazenda de café: A gente tem de tomar o seu jeito de patrão, quando este não está. Junto ao sino, sob a mulembeira, o filho do Gabriel pedreiro, com uma “Cartilha Maternal” de João de Deus, ia atento ao soletrilhar dos caminhos. ‘Olá, doutor, vai para o acampamento ajudar o teu pai. Ou andas a aprender para lhe escrever cartas a pedir aumento de vencimentos?’, imitei o mau gosto entre paternalista-escarninho do patrão Figueiredo. (JACINTO, 1988, p. 33)

2. Já em “Comportamentos”, a crônica concentra-se na figura no velho chefe da estação de trem, o Bernardino, descrito como rabujento e titânico; contudo aos olhos da lembrança infantil, este gigante era detentor das “melhores pitangas de todo o Golungo” e de “um alazão preto ou agulheiro manco Kitári e também de uma voz altitroante” (JACINTO, 1988, p. 41). Para o narrador, haviam os meninos afoitos que saltavam a cerca e partiam para a colheita das melhores pitangas, isto é, os destemidos; e aqueles temerosos da fúria do velho, que nunca foram capazes de pular a vedação e só esperavam que caíssem do lado de fora, sem luta, e verdes. É um dos textos escritos antes da prisão e com certeza, a comparação entre destemidos e temerosos tem sua razão de ser às vésperas de se iniciar a luta de libertação, tanto que a crônica encerra com uma espécie de moral. 3. “Zeca: o paralítico do Golungo” trata de um grupo de meninos brancos que se reúne em uma confeitaria, dados como “do bairro”, “como em família”. O narrador, é um deles, e se recorda (“Quanto me dói recordá-lo”) com detalhes bastante precisos sobre o menino com poliomielite, que se arrasta pelas ruas, pedindo www.clepul.eu

i

i i

i


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.