Issuu on Google+

Proposta de Identidade Visual 30ª Bienal de São Paulo

Iminência das Poéticas


Apresentação O presente projeto aborda as linhas conceituais para a proposta de identidade visual da 30º Bienal de São Paulo.


Data de Nascimento: 12/08/1988 Endereço: Rua presidente roosvelt . nº55 . Aptº3 Lorena - SP Celular: (12) 91119843 . e-mail: pereira.renann@gmail.com

Formação Ensino Superior Curso: Desenho Industrial

Habilitação: Programação Visual Instituição: Faculdades Integradas Teresa D’ávila.fatea Término: 2011

Experiência Profissional Ludka Comunicação e Design cargo: estágio designer gráfico . período: 2010/2011 Assistente do diretor criativo da ludka , realizando atividades como pesquisa e criação de identidade visual, projetos editoriais, embalagens, atendimento e planejamento e desenvolvimento do conteúdo do blog da empresa. Aliança Empreendora Curitiba cargo: designer gráfico voluntário . período:2009/2011 - atual Designer gráfico voluntário para microempresários de baixa renda desenvolvendo a distância atividades como identidade visuais, embalagens, sites, blogs e materiais promocionais dos serviços. Editora Expedições cargo: assistente de produção editorial . período: fevereiro a junho/2010 assistente da coordenação de identidade visual das revistas da editora expedições. Faculdades Integradas Teresa D´Ávila cargo: estagiário voluntário da coordenação de desenho industrial . período:2010 Assistente voluntário da coordenação de desenho industrial no planejamento das atividades comemorativa dos 20 anos de design na instituição.


Informações extras Workshop com Ricardo Pagemaker photoshop,illustrator,indesign e painter - ouvinte Projeto de iniciação cientifica tema : “Estudos da Linguagem visual nos livros didáticos infantis” autor - período : 2008/2009 Projeto Aprovado no VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FATEA - 2009 com o tema:”estudos sobre a linguagem visual aplicada aos livros didáticos infantis” 5ºWorkshop Design e Materias Lorena 2010 Monitor Encontro Nacional dos Estudantes de Design - N DESIGN 2007 – Florianópolis Ouvinte Encontro Nacional dos Estudantes de Design - N DESIGN - 2008 – Manaus Monitor Encontro Nacional dos Estudantes de Design - NDESIGN 2010- Curitiba Monitor III Fórum Empresarial Regional “Designer : qualidade e transdisciplinariedade Ouvinte II Congresso Integrado do Conhecimento FATEA 2009 Ouvinte . Expressão 6 Semana de Comunicação da FATEA Desenvolvimento da identidade visual Projeto Aprovado no 11º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP 2010 com o tema : “o uso da imagem em livros didáticos infantis”. Projeto Aprovado na IV Mostra de Produção Científica Unisal-Lorena- 2010 - com o tema:”linguagem visual nos livros didáticos”.


Portif贸lio dispon铆vel em : http://issuu.com/renannpereira/docs/portifolio_renannpereira_2011


UNINDO SENTIDOS Qual o sentido que usamos para criar um ‘sentido’ ao objeto? Seria possível definir uma forma única com as transformações culturais hoje em dia?


PROPOSTA

CONCEITUAL

A 30ª Bienal configura-se em um uma plataforma de encontro para a diversidade das poéticas e tem como centro curatorial o tema da multiplicidade, transicionalidade, recorrência e, permanente mutabilidade das poéticas artísticas. Em percepção da união dos sentidos com iminência poética, damos significados para o que está por vir. Entendemos sentidos como os meios que usamos para perceber e reconhecer as poéticas. A proposta pretende explorar a união dos sentidos que fazem parte do processo de criação de uma poética. O conteúdo e a forma são os componentes dos meios de comunicação. Para representar a ideia da união dos sentidos das poéticas explorei os recursos da tipografia. A expressão tipográfica está presente em nosso cotidiano. Somos cercados de informações e imagens, que fazem parte do layout. Formas, ritmos, volumes, texturas entre outras técnicas visuais que em conjunto com a tipografia representam a solução gráfica para a proposta da identidade visual.


A diversidade das poéticas serão representadas com as formas, cores e texturas que farão parte da composição tipográfica. A tipografia representa uma relação entre a mão e o pensamento, o orgânico e o geométrico, o corpo humano e o sistema abstrato da criação. Os recursos visuais unidos fazem parte das constelações poéticas que oferecem ao designer um rico apoio para a expressão visual do conteúdo. A proposta utiliza como referências os movimentos de arte e Design como Art Nouveau e Arts and Crafts que passaram a trabalhar a tipografia como elemento artístico.


IMAGENS REFERÊNCIAS



Proposta Identidade Visual