Issuu on Google+

Renan Henrique dos Santos Faustino Número: 21 Campinas, 16/05/2014

29/04/2014Alunos do curso de Eletroeletrônica, visitam o laboratório de química. 18/03/2014Alunos participam da Feira de Carreiras e Recrutamento 2014 10/02/2014Semana de Acolhida anos alunos novos do (CPDB)

16/12/2013Solenidade de Ação de Graças e Conclusão dos cursos técnicos. 02/09/2013A ESSJ, através do Centro Profissional Dom Bosco (CPDB) inicia as inscrições para os cursos técnicos profissionalizante gratuitos 18/06/2013Alunos do CPDB brilham no Show de Talentos e Batalha de conhecimentos.


19 de Maio de 2014 CPDB, proporciona aos alunos, uma palestra sobre Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo.

No dia 16/05 (sexta-feira) no auditório Carlos Pedro Godoy, o CPDB (Centro Profissionalizante Dom Bosco) proporcionou aos alunos, uma palestra sobre Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo com a Educadora Alessandra Campos.

O objetivo desse encontro é o de orientar para a Escolha Profissional e Educacional como parte da formação acadêmica, visando à interlocução entre teoria e prática.

“Temas como perseverança, foco, criatividade, hábitos de estudo, mídias digitais, redes de relacionamento, leitura sistemática de jornais e revistas, cursos de curta duração, voluntariado, estágio supervisionado, foram alguns temas abordados e que serviram para despertar ainda mais o desejo destes jovens de buscar seu sonho e trilhar um caminho planejado, que lhe permita fazer escolhas conscientes e que aproveitem da melhor forma seu potencial natural para alguma carreira com a qual seu perfil se identifique. O projeto, conduzido pela educadora Alessandra Campos, se aprofundará ainda mais, em uma ação com atividades mais práticas, direcionadas aos formandos. Iniciativas como estas potencializam os resultados, abrem possibilidades e dão sentido ao empenho diário do aluno em trilhar sua trajetória dentro do curso que escolheu, vislumbrando perspectivas de futuro mais claras”, conclui o coordenador de cursos técnicos do Centro Profissional Dom Bosco, Reinaldo José Matos.


Público (CPDB/TARDE)

CPDB Público (CPDB/TARDE)


Público (CPDB/TARDE) CPDB Público (CPDB/TARDE)


29 de Abril de 2014 Alunos do curso de Eletroeletrônica, visitam o laboratório de química.

No dia 24/04 (quinta-feira), os alunos do curso de técnico em eletroeletrônica (2ºB), foram ao laboratório de química, afim de conhecer o ambiente para preparar a confecção de placas de circuito impresso.

No Laboratório


No Laborat贸rio


Primeira semana de aula Na primeira semana de aula do CPDB o primeiro ano estavam tendo atividades para conhecer o CPDB Com Atividades como Gincanas, palestras e atĂŠ esportes. O segundo ano participou das atividades poliesportivas, Vejam as Imagens.

Palestra


Basquete

Futebol


Futebol

Dinâmica Da Venda Essa gincana uma pessoa tapava os olhos de um parceiro com uma venda e guiava ela por um “passeio” pelo São José, com o objetivo de parceria, responsabilidade e confiança.


Mais detalhes em (Semana de Acolhida anos alunos novos do (CPDB)).


18 de Março de 2014 Alunos participam da Feira de Carreiras e Recrutamento 2014

Os alunos do CPDB (Centro Profissional Dom Bosco), foram convidados a participar da segunda Feira de Carreiras e Recrutamento, no dia 13/03 (quinta-feira) no Auditório Artêmides Zatti, cujo objetivo foi aproximar os alunos das grandes corporações. O evento foi organizado pelo Departamento Empresa-Escola.

As empresas presentes foram: CIEE Campinas, Global Estágios, IBM, IEL Campinas, Instituto de Pesquisas Eldorado, MATERA Systems, Nube Estágios e Pirelli.A empresa Pirelli realizou a cada uma hora um sorteio de uma mochila que contém um kit escolar toda personalizado, exclusivo para alunos.


O CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas) prestou alguns serviços aos alunos: Cadastro de Emprego e Emissão de CTPS.


Semana de Acolhida anos alunos novos do (CPDB) O CPDB (Centro Profissional Dom Bosco), realizou a semana de acolhida aos alunos novos, iniciando-se na segunda-feira, dia 27/01. No primeiro dia, os alunos foram recepcionados pela equipe pedagógica, Coordenador e Professor Reinaldo Matos e pela assistente social Maria Amélia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a escola como um todo, ambientando-se com os novos espaços.

Foram várias atividades desenvolvidas ao longo da semana, nas quais os antigos foram os padrinhos nesta acolhida. Através de diversas dinâmicas, a assistente social Maria Amália pode trabalhar a socialização entre os alunos. Um destaque ficou por conta da dinâmica do “Sego e Guia, para desenvolver características como confiança e respeito às diferenças. Foi realizado junto aos alunos a elaboração do Projeto de Vida, linha mestra do trabalho com os nossos alunos.

Palestras de orientação com professores e parceiros, além de jogos interativos trabalhados em conjunto com nossos parceiros da ONG “Embaixadores da Prevenção” foram vivenciadas com os alunos. Todas estas iniciativas fizeram da semana de integração um grande sucesso, que foi coroada com um dia de esportes, em atividades conduzidas pelo professor de educação física, Marcio Moreira, trabalhando colaboração e o respeito.

“Em seu segundo ano consecutivo, esta é uma atividade que surpreende os novos alunos e se consolida entre os antigos, funcionando muito bem para fazer com que os novos se apropriem do clima da nossa Escola Salesiana em todas os seu aspectos. Ajudando na integração entre os grupos, eliminando possíveis situações de conflito, que vezes existiam decorrente de intolerância, muitas vezes trazidas do meio de onde se originam. Aliada ao desconhecimento sobre o padrão de conduta esperado dos alunos que futuramente serão profissionais com grande responsabilidade em seus postos de trabalho” conclui o coordenador e professor Reinaldo Matos.


16 de Dezembro de 2013 Solenidade de Ação de Graças e Conclusão dos cursos técnicos. Aconteceu no dia 13/12/2013 (sexta-feira) no Auditório Artemides Zatti, a solenidade de “Ação de Graças” e Conclusão dos cursos técnicos de Eletroeletronica, Fabricação Mecânica e Informática da Escola Salesiana São José, CPDB. Estiveram presentes à cerimônia, o Vice Diretor Ir. Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, o coordenador pedagógico do CPDB Reinaldo José Matos, a assistente social do CPDB Maria Amália de Oliveira Castro, o Paraninfo da turma de informática Alexandre Tizzei, os professores dos cursos, Coordenador de Pastoral Rafael Belletti e toda a equipe da Pastoral, as entidades assistenciais que colaboraram com o CPDB, como também familiares e alunos. O coordenador do CPDB Reinaldo José Matos, falou da necessidade de cultivarmos a virtude da gratidão, que devemos expressar nossos agradecimento sinceros aqueles que nos serviram e parabenizou os esforços dos alunos em uma emocionante mensagem. A aluna Paloma Yasmin do Rosário Jaqueta, fez uma homenagem aos formandos com uma canção de sua autoria “Uma melodia”. Após as entregas dos certificados e para encerrar a solenidade, o Vice diretor Ir. Rodrigo Tarcha, leu a carta de Dom Bosco aos jovens e lembrou os alunos de entregar o botão de rosa que eles receberam no início às suas respectivas mães. Comunicação e MKT.


02 de Setembro de 2013

A ESSJ, através do Centro Profissional Dom Bosco (CPDB) inicia as inscrições para os cursos técnicos profissionalizante gratuitos A partir de hoje 02 de setembro, segunda-feira, a Escola São José, através do Centro Profissional Dom Bosco (CPDB) inicia as inscrições para os cursos técnicos profissionalizante gratuitos a adolescentes e jovens, as inscrições podem ser feitas no site:http://www.sj.unisal.br/cpdb/

Suas práticas educativas estão baseadas na Pedagogia de São João Bosco, que tem na Razão, Religião e Bondade sua base, buscando integrar conhecimento e religiosidade. Nosso Projeto-Político-Pedagógico-Pastoral é um guia para a formação de nossos jovens com embasamento moral, para que possam ser pessoas de caráter, bons profissionais e honestos cidadãos, capazes de atuar na sociedade de forma diferenciada e transformadora.

Requisitos: Idade máxima de 17 anos, completos em 2014 Cursando ensino médio em 2014 e residindo em Campinas Renda familiar per capita (por pessoa) de até 1 salário mínimo e meio

Benefícios: Os cursos são gratuitos e incluem material didático, uniformes, equipamento de proteção individual (EPI), lanche, vale transporte escolar e apoio para encaminhamento profissional.


CPDB

18 de Junho de 2013

Alunos do CPDB brilham no Show de Talentos e Batalha de conhecimentos. No dia 13 de junho, quinta-feira, os alunos do CPDB, participaram de uma confraternização para encerrar o semestre, com Show de Talentos e Batalha de conhecimentos.

O objetivo das atividades é estimular os alunos a expressarem seus talentos e conhecimentos específicos aos cursos e gerais, de forma a alcançar uma desenvoltura criativa e comunicativa.

Teatro, desenho, música, capoeira e coreografias, que em sintonia com os ritmos musicais embalaram as mais diversas apresentações artísticas e culturais, na sala de jogos.

Um lanche entre os intervalos marcaram as apresentações.


15 de Abril de 2013

ONG Sonhar acordado, apresenta projeto Hoje segunda-feira (15/04), a equipe do SONHAR ACORDADO, fez uma atividade com os alunos do CPDB, para motivá-los à participação do projeto dia de sonho, sem vínculo com a ESSJ de maneira pedagógica.

O objetivo é envolver e comprometer os alunos para o voluntariado, mobilizando maior número possível de jovens nos projetos sociais, com o objetivo de desenvolver a cidadania e a responsabilidade social em prol de crianças de baixa renda. O que será muito fácil encontrar no nosso ambiente da ESSJ.

O Sonhar Acordado é uma organização internacional, sem fins lucrativos, baseada essencialmente no voluntariado jovem, independente da religião ou afiliação política. Cuidam essencialmente da questão que a cada dia vem se tornando mais urgente: o cultivo de valores humanos fundamentais como: Amizade • Respeito • Sinceridade • Solidariedade Essa é a semente que o “Sonhar Acordado” veio plantar na ESSJ, para que possamos junto contribuir para a transformação da nossa realidade.

Projeto Dia de Sonho: Saiba Mais http://www.sonharacordado.org.br/campinas/dds/2013/

Inscrição: http://www.sonharacordado.org.br/mts/login.php?t=.%2Fevent_enrollment.php&e=7&


19 de Dezembro de 2012

Celebração de Ação de Graças - Término de Cursos No dia 18 de dezembro aconteceu, no Poli, a celebração de Ação de Graças pelo término dos cursos técnicos de Fabricação Mêcanica, Eletroeletrônica e Informática do Centro Profissional Dom Bosco. A gratidão a Deus, aos professores e aos amigos forama marca das homenagens e discursos. O padre diretor Dilson Passos Júnior destacou em sua fala a importância das amizades feitas e a busca constante por aperfeiçoamento. O coordenador Reinaldo Mattos lembrou a figura do Sr. Alcides como inspiração dos professores e referência para os alunos.

09 de Novembro de 2012

Alunos participam de Palestra com Cristiane Kochem O trabalho feito pelo Centro Profissional Dom Bosco junto aos seus alunos, visa uma formação com sólido embasamento técnico e fortes valores humanos, que lhes permitam adquirir e desenvolver características que potencializem seu ingresso e permanência no mercado de trabalho. Para isso além de aulas práticas e teóricas, contamos com vários momentos de formação que complementam esta proposta pedagógica.

Como parte desta estratégia, os alunos formandos dos Cursos Técnicos de Eletroeletrônica, Fabricação Mecânica e Informática, receberam a convite da equipe de coordenação do curso a presença e enriquecedora contribuição da Sra. Cristiane Kochem, que de forma voluntária veio falar sobre os temas “PRIMEIRO EMPREGO, CURRICULUM e POSTURA”. Ela que é Psicóloga, Recrutadora e Professora do Centro Unisal, atuante no grupo de Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) respondeu perguntas, abordando de forma clara e didática assuntos relacionados a elaboração de curriculum, postura em entrevistas e participação em dinâmicas e processos seletivos.


Em uma fala descontraída, guiada por uma sequencia de Slides, repleta de ótimos exemplos práticos, trouxe aos alunos muitos ensinamentos e dicas, que certamente contribuirão muito para ajudar na elaboração de um bom curriculum ou de uma carta de apresentação, bem como sobre comportamento, postura vestimenta, entrevista, dinâmicas de grupo e outros tópicos e circunstâncias relacionadas ao mercado de trabalho e ao mundo corporativo. Os alunos tiveram espaço para perguntas, e de forma muito interativa puderam ser abordados fatos e situações reais, que certamente servirão de exemplo para conduzir a atuação de cada um destes jovens em momentos cruciais de sua trajetória no ingresso e permanência no mercado de trabalho, para o qual estão sendo preparados. Considerar a importância que há, do estudante possuir, não somente habilidades técnicas, mas também comportamentais, dá a esta iniciativa um grande peso na formação destes jovens. Que possamos sempre contar com pessoas que acreditam nesta proposta e nos ajudem com sua parcela de contribuição a construir este futuro cada vez melhor. Parabéns a todos os envolvidos e nossa profunda gratidão. Equipe pedagógica Centro Profissional Dom Bosco – CPDB

20 de Março de 2012

CPDB visita a Mitsui Motion Máquinas CNC No dia 23 de fevereiro, alguns membros da equipe pedagógica da Escola Salesiana São José, Centro Profissional Dom Bosco – CPDB (Reinaldo José Matos – Coordenador Pedagógico, Irmão Rodrigo Tarcha – Salesiano, Prof. Gerson Zanca – CAD/CAE/ Mecânica, Prof. Nelson Coutinho da Silva – CAE/CAM/Mecânica), foram recebidos em uma reunião técnica pelo Sr. Alan Câmara – Supervisor de Vendas da Mitsui Motion Máquinas CNC, na cidade de São Paulo. O encontro teve como objetivo, estabelecer laços de parceria técnica, com vistas a melhorar o acesso à tecnologia de ponta e o aprimoramento, no sentido otimizar a empregabilidade do aluno, além de criar uma maior aproximação do trabalho de Educação Técnica que já é feito e as tendências do mercado de trabalho no setor de máquinas operatrizes de alto desempenho, na qual atua a Mitusi Motion, que representa importantes marcas como a FANUC Machines, Mori Seiki, Mitsubishi e Nikken.


O encontro foi extremamente profícuo e trouxe como resultado a atualização de informações dos mais diferentes níveis, cessão de literatura e material áudio visual de fundo tecnológico, a serem disponibilizados aos professores e alunos. Além de ter sido aberta a possibilidade de intercâmbio real, de maneira a recebermos em nossa escola, técnicos para apresentação de workshop, lançamento de produtos, bem com uma abertura para que nossos Educadores e alunos possam se utilizar do Showroom da empresa para treinamentos em máquinas de ultima geração. Algo de grande importância para que consigamos o aprimoramento necessário do nosso fazer diário, bem como a manutenção dos propósitos de excelência que temos procuramos ter. Agradecemos a todos os que contribuíram para este encontro.

12 de Março de 2012

Equipe pedagógica CDPB visita Obra Social D. Bosco em Itaquera-SP. No dia 23 de fevereiro Educadores do CPDB foram recebidos na Obra Social D.Bosco de Itaquera para troca de experiências e apresentar ao recém chegado Irmão Rodrigo Tarcha o trabalho que é realizado naquela obra. O objetivo é de uma aproximação para que se consiga estabelecer rotinas de cooperação entre as duas instituições irmãs, que realizam trabalhos semelhantes e podem encontrar formas de aperfeiçoar suas ações, tanto junto aos educandos quanto com os educadores de modo geral. A acolhida foi ótima como não poderia deixar de ser e abriu dialogo para que se estude a realizem atividades conjuntas entre as duas casas, reforçando a proposta de trabalho em rede que os Salesianos estão implementando em suas várias frentes de trabalho. Melhorando o Fazer Diário em benefício de nossos educandos. Agradecemos a todos os que contribuíram para este encontro.


14 de Fevereiro de 2012

Projeto Férias Alegres garante ao São José a Certificação de ESCOLA SOLIDÁRIA pelo quarto ano consecutivo.

A Escola Salesiana São José recebeu no ano de 2011, pela quarta vez consecutiva a Certificação de Escola Solidária graças ao Projeto Férias Alegres realizado no mês de Julho com a participação de aproximadamente 200 alunos e 1000 crianças e jovens de entidades assistenciais.



Renan henrique dos santos faustino