J. Carlos - Um Lápis Apontado para Todos

Page 18

Xis

É

preciso que se tenha pelo menos uma noção das transformações ocorridas no Brasil, no mundo e, principalmente, no Rio de Janeiro no início do século 20, para compreender a importância e a

extensão da obra de J. Carlos. A caricatura naquele período era um meio de informação importantíssimo, não apenas pelo analfabetismo de boa parte da população que só conseguia decifrar os acontecimentos nas páginas dos jornais e revistas por meio das imagens, mas também pela incipiência dos registros fotográficos, ainda incapazes de captar a essência dos eventos ocorridos. Para que as fotos fossem realizadas, era necessário, primeiro, que as pessoas ou objetos estivessem parados. Nesse ponto, ironicamente, a caricatura se mostrava menos caricata que a própria fotografia, pois o lápis do artista conseguia captar mais do que a simples imagem, ele era capaz de transmitir os anseios e as emoções do povo, criando um registro histórico confiável. Por exemplo: seria difícil imaginar a campanha abolicionista do final do século 19 sem o apelo visual de Ângelo Agostini, ou a Revolta da Vacina e as reformas ocorridas no Rio de Janeiro no início do século passado sem a crítica mordaz de K.Lixto.

16


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.