Comunicação Digital - Um panorama da produção acadêmica do DIGICORP

Page 121

Comunicação digital: um panorama da produção acadêmica do Digicorp

@princesa_kate Cobertura ao vivo com os súditos do “Te Dou um Dado?” http://wp.me/p1wq/HH-1U No caso deste perfil, portanto, podemos considerar que o uso das marcas não pode ser qualificado como uma propaganda, mas é um elemento que auxilia a construção da identidade do perfil, na construção de um registro próprio. Nos perfis em que não foram observadas ocorrências diretas ou indiretas de menção a marcas ou patrocínios consideramos que os demais itens – fragmentação, linguagem e interação – possuem uma relevância maior na sua construção da identidade. Não possuir um uso comercial não desvaloriza a interação que os autores estabelecem com seu uso, conforme observamos no caso do perfil @princesa_kate. A publicidade se torna, portanto, um elemento a mais de construção de identidade e fragmentação quando ocorre, e sua análise deve partir não apenas da presença ou ausência, mas também do uso que é feito e o contexto em que aparece. Da mesma maneira, para os anunciantes, se torna relevante considerar os demais elementos presentes no perfil, com o objetivo de verificar se a publicidade fará sentido para os seguidores, ou se soará falsa, forjada ou até mesmo irrelevante.

Conclusão Concluímos que a análise do conteúdo é uma forma importante de observar a construção da identidade de perfis em ambientes digitais, e que a esquizofrenia digital, como um elemento da identidade, pode ocorrer de diversas formas e se manifestar em graus distintos. Mais do que observar se há ou não a presença de uma forma de esquizofrenia este estudo procurou mostrar que este elemento é, na realidade, um elemento presente na vida pósmoderna, e que de maneiras mais acentuadas e menos acentuadas, estará presente no digital.

117


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.