Comunicação Digital - Um panorama da produção acadêmica do DIGICORP

Page 105

Comunicação digital: um panorama da produção acadêmica do Digicorp

Os estudiosos da pós-modernidade1, como Zygmunt Bauman, Manuel Castells e Stuart Hall concordam que a identidade se tornou um dos temas centrais da pós-modernidade, principalmente porque as mudanças sociais, políticas e econômicas que o advento da internet proporcionou em nossa era foram impactantes o bastante para alterar, não somente o cotidiano das pessoas através da tecnologia, mas também para transformar os modos de interação e a própria noção de identidade em praticamente todos os povos e em todas as partes do globo. Bauman (2001) defende que o momento em que vivemos – a pósmodernidade - é de liquidez. O autor nomeia a pós-modernidade em seus estudos de Modernidade Líquida, como uma maneira de mostrar que esta era se caracteriza pela possibilidade de constante mudança, em contraponto aos períodos anteriores, o período sólido, em que as instituições de poder controlavam mais fortemente determinados setores da vida pública e privada, inclusive a identidade. Hobsbawm (apud Bauman, 2001) comenta: “Exatamente quando a comunidade entra em colapso, inventa-se a identidade.” É neste momento, portanto, que o estudo da identidade se torna relevante, para que possamos compreender de que maneira este ambiente novo tem afetado as relações pessoais e empresariais, e vice versa, e como as práticas de comunicação podem e devem se reinventar com base nestas transformações.

1 Não há até o momento presente um consenso sobre a definição e o período que a pós-modernidade se refere. Alguns autores consideram que o período está mais relacionado com a mudança da estética na arte enquanto outros consideram que a mudança do período moderno para o pós-moderno está mais relacionada com as esferas sociais e políticas. Neste estudo o termo pós-moderno será utilizado em referência ao conceito empregado por Bauman (2001), que o utiliza para representar o período no qual as mudanças observadas no presente são relevantes o suficiente a ponto de transformar os modos que a sociedade se relaciona com elementos do passado, no sentido que os comportamentos humanos são modificados a partir da interação da sociedade com elementos novos, por exemplo, a internet e as novas Tecnologias de Interação e Comunicação - as TICs. Bauman não delimita o tempo da pós-modernidade, mas utiliza o termo para referir-se ao período de mudanças e transformações constantes, que são possibilitados e potencializados pelas TICs.

101


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.