Page 1

ano XXI | edição 1 | janeiro de 2017 | www.facebook.com/Chapa1SEEL/

Reconhecimento, união e trabalho

Foto: Acervo SEEL

O livro é resultado do trabalho de profissionais em editora. E as conquistas são resultado da luta do nosso sindicato!

As eleições para renovação de seu sindicato acontecerão entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2017. Compareça às urnas, vote!

Jornal Chapa 1 Eleicoes 2017.indd 1

13/01/2017 15:07:43


2

Chapa 1 - janeiro de 2017

De quem somos feitos e feitas

Para continuar trilhando o caminho de defesa e ampliação dos direitos da categoria, a Chapa 1 Reconhecimento, União e Trabalho, conta com a competência de um time totalmente comprometido com os trabalhadores e trabalhadoras das editoras de livros todo o Estado. Conheça mais sobre a história de cada uma destas pessoas.

do CEREST - Centro de Referência de Saúde do Trabalhador. Sempre preocupado com a história da entidade e das lutas dos trabalhadores da categoria e na sociedade, Daniel Paulo é o responsável por praticamente todo o acervo de imagens fotográficas do SEEL-SP. É um lutador que não desanima diante dos desafios. Considera que estamos muito aquém do que poderíamos fazer na batalha da categoria e da classe trabalhadora contra o retrocesso nas políticas sociais, trabalhistas e das leis tão duramente conquistadas. Nossas bandeiras não poderão ser baixadas. Estarão hasteadas, levantadas para que avançemos na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Rogério Chaves é bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP. Trabalha na Fundação Perseu Abramo há 10 anos, dos quais oito deles dedicados à coordenação editorial de livros.

Leandro Júlio Ramos Dias tem formação em Logística pela Universidade de Guarulhos (UNG) e trabalha na Saraiva há 16 anos. Hoje atua no Grupo Somos Educação, unidade de São José dos Campos (SP), como analista de logística.

Ricardo Xavier Nogueira tem formação em Administração de Empresas. Trabalha na Saraiva Educação há 10 anos, atual Grupo Somos Educação. Hoje é conferente e atua na unidade de São José dos Campos (SP).

Alex Rodrigo Freire é trabalhador na Editora Moderna há oito anos, cumprindo a função de operador de empilhadeira.

José Jonisete de Oliveira Silva é trabalhador do Grupo Somos Educação, cumprindo a função de assistente administrativo.

Douglas Cerqueira trabalha na Somos Educação há 20 anos, dos quais 16 deles cumprindo a função de conferente.

Fotos: Daniel Paulo

Daniel Paulo Ferreira de Lima É o nosso candidato a presidente na Chapa 1 “Reconhecimento, União e Trabalho”. Começou a trabalhar aos 13 anos, com seu pai. Envolveu-se logo cedo na luta dos cortadores de cana-de-açúcar em Gameleira (PE), no sindicato que chegou a ter 65 mil trabalhadores filiados. Veio para São Paulo em meados da década de 1970;

res (PT) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT), de onde nunca se afastou e sempre colaborou ativamente. Há 26 anos faz parte da nossa categoria, de trabalhadores e trabalhadoras em editoras, desde a Editora Ática/Scipione. Atualmente é componente do Grupo Somos Educação. Filiou-se ao SEEL-SP em 7 de junho de 1991. Aqui, fez parte da direção plena e da executiva da entidade e integrou a diretoria da Federação de nosso segmento cultural e dedicou-se trabalhou na Stanley Home e no com afinco também à direção do Grupo Klabin e, representando DIESAT - Departamento Interseus trabalhadores e trabalhadoras, sindical de Estudos e Pesquisas de participou do Sindicato dos Quí- Saúde e dos Ambientes de Trabamicos de São Paulo. Fez parte dos lho, como Secretário de Relações históricos movimentos que deram Internacionais. Foi dirigente, por origem ao Partido dos Trabalhado- duas gestões, do Conselho Gestor

Márcio Carvalho é formado em Logística Empresarial pela Uniban. Trabalha na Editora Moderna há 9 anos, na função de líder de estoque.

Renata Alves Pereira Santos formada em Pedagogia pela Uniseb-RP, graduada em Gestão de RH. Trabalha na Pearson há seis anos, em Ribeirão Preto (SP), atuando como analista de administração de pessoas.

Jornal Chapa 1 Eleicoes 2017.indd 2

13/01/2017 15:07:44


Chapa 1 - janeiro de 2017

Neri Emilio Stein funcionário licenciado da Pia Sociedade Filhas de SP. Profissional na área de assistência editorial há 30 anos. Atualmente é presidente da Federação dos Trabalhadores em Difusão Cultural e Artística de São Paulo. É bacharel em Pedagogia, com especialização em Orientação Educacional.

Sandro Rovaron de Albuquerque é administrador de empresas formado pelo Instituto de Ensino Superior de São Caetano do Sul, atual Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Pós-graduado em Logística pela Universidade Ibero-Americana de SP. Trabalha na FDE há 18 anos e meio, dos quais seis são dedicados à coordenação de apoio contratual.

Maria Elizabete Reis Simão é formada em Educação Física. Trabalha na Editora Expressão Popular há 11 anos, atuando hoje na área comercial. É militante em organizações sociais, com destaque para o movimento de mulheres. José Canário da Silva trabalha na Editora Saraiva, atual Grupo Somos Educação, há 19 anos. Nos três últimos anos cumpre a função de operador de empilhadeira.

Roberto Marques dos Santos é José de Arimar trabalha na Edioperador de empilhadeira. Trabalha tora Scipione, atual Grupo Somos, há 22 anos na Editora Moderna na há mais de 20 anos, dos quais 15 área de logística. deles dedicados à função de con- Myrella Iansky Medeiros trabalha na Editora Pearson há 4 anos ferente. e 10 meses. Atual hoje como assistente comercial. José Carlos da Silva trabalhou na Editora Global e em seguida, na Editora Ground, onde se aposentou. Atuou na área de logística. Sindicalizado desde 1976, retorna hoje à sua direção como aposentado. Myriam Chinalli é editora, escritora e psicanalista, desenvolvendo obras infantis, juvenis e universitárias voltadas para a formação da cidadania e a defesa dos direitos humanos nas editoras Ática, FTD, Casa do Psicólogo, Escala, Cortez, Gaivota, Hedra, Leya. Escreve regularmente artigos sobre psicanálise e educação em revistas especializadas.

Jornal Chapa 1 Eleicoes 2017.indd 3

3

Bruna Martins é trabalhadora na Editora Revista dos Tribunais há cinco anos, com atuação na área comercial, como vendedora.

Julio Bellini trabalha na Editora Pearson há 5 anos. Atua hoje na área de marketing e eventos. Elvis Rocha trabalha na Editora Saraiva, atual Grupo Somos Educação, há 18 anos. Atua na área de logística. Edival Andrade de Oliveira trabalhou durante muitos anos na Editora Ática/Scipione, atual Grupo Somos, até sua aposentadoria. Atuava na área da logística.

13/01/2017 15:07:46


4

Chapa 1 - janeiro de 2017

Programa da Chapa 1

Reconhecimento, União e Trabalho

1. Lutar contra o ataque às leis e direitos dos nuar o investimento nos descontos em colônia de trabalhadores e trabalhadoras. Lutar contra o retrocesso proposto pelos patrões e seus representantes no governo. 2. Manter e ampliar as conquistas da nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para toda a categoria. 3. Defender a jornada de 40 horas semanais. 4. Combater a terceirização, a precarização do trabalho, o assédio moral e as práticas antisindicais nas editoras. 5. Fortalecer as CIPAS - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e a organização dos trabalhadores nos locais de trabalho. 6. Estimular a requalificação profissional e formação dos sindicalizados por meio de convênios e parcerias com entidades afins. 7. Continuar a luta pela valorização da PLR (participação nos lucros e resultados). 8. Ampliar a meta de 20% de sindicalizados da atual gestão para 25% durante o próprio triênio. 9. Investir em programas, parcerias e eventos culturais e de esporte para sócios e sócias; conti-

férias, cinemas, teatros e clubes. São ações que se mostraram vitoriosas na socializaçao e convivência. 10. Manter a devolução da contribuição sindical aos sindicalizados. Essa política é praticada por pouquíssimos sindicatos. Do imposto recolhido, 10% segue para a Conta Especial Emprego e Salário do Ministério do Trabalho e Emprego, 10% vai para a Central Sindical; 15% para a Federação, 5% para a Confederação e 60% fica no SEEL-SP. É essa fatia (60%) que propomos continuar devolvendo aos sindicalizados e sindicalizadas. 11. Garantir a isenção total da contribuição assistencial (legitimada pelo artigo 545 da CLT) aos sindicalizados e sindicalizadas. 12. Promover a integração com entidades da área de comunicação, cultura e formação (sindicatos afins, federações culturais, Dieese, Diap, entre outros). 13. Manter o investimento no atendimento jurídico, odontológico e psicológico dos trabalhadores e trabalhadoras.

Expediente Chapa 1 - Jornal de divulgação da campanha eleitoral para o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Editoras de Livros, Publicações Culturais e Categorias Afins do Estado de São Paulo. Jornalista Responsável Christiane Gomes MTB 033133 Projeto Gráfico Editora Cosmos Tiragem 2 mil exemplares

Jornal Chapa 1 Eleicoes 2017.indd 4

Daniel Paulo Ferreira de Lima Douglas Cerqueira Márcio Carvalho José Jonisete de Oliveira Silva Rogério Chaves Leandro Júlio Ramos Dias Ricardo Xavier Nogueira Neri Emilio Stein Alex Rodrigo Freire Renata Alves Pereira Santos José de Arimar

Roberto Marques dos Santos José Canário da Silva Elvis Rocha Julio Bellini Myrella Iansky Medeiros Sandro Rovaron de Albuquerque Maria Elizabete Reis Simão Bruna Martins Myriam Chinalli Edival Andrade de Oliveira José Carlos da Silva

Comitê da Chapa 1 Av. Ipiranga, 318, 7º andar, cj 71 República, São Paulo - SP, 01046-010

Telefone (11) 3151-2899 E-mail chapa1.seel2017@gmail.com

VOTE CHAPA 1! 13/01/2017 15:07:46

Jornal chapa 1  

Jornal da Chapa 1 que disputa nessa eleição de 2017 a diretoria do SEEL.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you