Page 1

Pirenópolis – GO – BR

2018


EXPOSIÇÃO DE ARTE - Pirenópolis - 2018

Reinaldo Amaral


O termo

CONVENTO, do latim conventus, significa assembléia, advém da assembléia

romana, onde os cidadãos se reuniam para convéntum jurídicum.

fins administrativos ou de justiça,

Posteriormente passou-se a utilizar o termo no sentido religioso do monasticismo pois para melhor amar e servir a Deus os homens se retiravam do mundo, primeiro sozinhos depois em grupos de monges ou comunidades religiosas para edifícios concebidos para este fim, chamados de conventos. fonte: dicionário informal


• • • • • • • •

Revitalizar Incluir Educar Socializar Divertir Acessibilidade Esporte Lazer


Conceito "O homem é a medida de todas as coisas..." Protágoras - 481 a.c. Grécia

290 anos desde sua fundação, a cidade de Pirenópolis se transforma e desempenha seu papel social, econômico, político e cultural dessa multiplurimiscigenada sociedade. Cada etapa tem seu impacto e suas consequências. O ciclo do ouro, a agricultura e o comércio, o isolamento e a arte, e o atual ciclo da pedra e do turismo.*

*fonte - Portal Turístico de Pirenópolis - http://www.pirenopolis.tur.br/cultura/


Local Com aprovação da Prefeitura e do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,

Ramaiúda e seu entorno beira-rio serão os locais da ação CONVENTO. Beira-Rio Ponto obrigatório para todos que circulam pelo centro histórico da cidade de Pirenópolis. A Praia, O Campo, O Rio, A Ramaiúda, o Museu do Divino na antiga casa de Câmara e Cadeia, a Ponte de Madeira, o Museu de Arte Sacra na Igreja do Carmo, a beira-rio urbana do Rio das Almas. Todo o sítio da ação CONVENTO está inserido no Centro Histórico de Pirenópolis sob a anuência responsável do IPHAN e da Prefeitura, e convertido às normas de preservação dessa área.


Beira-rio + Ramblas


BEIRA-RIO – Área de eventos


BEIRA-RIO – Área de eventos- satélite


PALCO DE ARENA - principal PALCO APOIO CAMAROTES LOJAS/STUDIOS/OFICINAS

Pousada Rio das Almas

Pousada Dona Geni


revitalizar


parklets


Atividades DURANTE A SEMANA

- OFICINAS – teatro, dança, calistenia, yoga, judo, música, literatura, história, artesanias, construção, horta - RECREAÇÃO INFANTIL - período complementar - PALESTRAS

FINAL DE SEMANA - Exposições de arte - Degustação de cervejas artesanais* - Recreação infantil - Eventos musicais - Eventos teatrais - Workshop - Palestras - Happy hour - grande show semanal palco no principal

- STUDIO DE ARTE - WORKSHOP *MESAS COMUNITÁRIAS


Galeria de arte ao ar livre Área de eventos EXPOs Municipais - Beira-Rio EXPOs Nacionais e Internacionais – Ramblas*da Ramaiúda *Em língua castelhana e em língua catalã, rambla, do árabe ramla, que significa leito de rio seco, areal, além de "leito de rio temporário", como no árabe, é também um tipo de rua larga e com grande movimentação de pedestres, típica da Espanha - fonte: Wikipédia – atual via de pedestres Ramaiúda


RETRATO - HISTÓRIA - CIDADÃO - TURISMO Ao oferecer aos cidadãos da cidade histórica o destaque artístico com a visão concreta das características culturais, étnicas, comportamentais que diferenciam e qualificam o “Pirenopolino” dos dias de hoje, o PROJETO CONVENTO reconhece e valoriza o indivíduo comum com os mesmos recursos e ênfase dedicados às ‘celebridades’, e cria um indelével envolvimento da comunidade com o público pois cada indivíduo recebe sua importância como cidadão. Na verdade, o indivíduo é e sente-se verdadeiramente prestigiado porque, afinal, é um Pirenopolino e portanto uma pessoa especial. Para tanto, o PROJETO CONVENTO utiliza processo fotográfico incorporando tecnologia que permite às técnicas centenárias da pintura aqui recuperadas e submetidas a processos contemporâneos, produzir obras de grande impacto visual. Finalmente, o PROJETO CONVENTO através de seus parceiros e patrocinadores oferece à cidade de Pirenópolis um conjunto de obras de arte de grande impacto e valor artístico, que fala diretamente à sua população.

Pirenópolis para o mundo... O mundo para Pirenópolis É uma iniciativa onde lucram todos os envolvidos: os habitantes da cidade, o publico visitante, os produtores, os parceiros, os patrocinadores e a cidade de Pirenópolis.


Marcos Saboya – RJ carvão s/madeira – 185cm X 137,5cm


Luiza Mariane – RJ tempera vinílica s/madeira – 185cm X 137,5cm


Mascarado - 2018 Estudo VII


refletor

print 2.20 mts

1,10 mts

2 mts


Produção 50 matrizes pinturas/retratos em técnica mista sobre tela – 200cm X 100cm 50 prints montados em compensado naval de cedro, com 220 x 110 cm x 10 mm, com preparação de base especial e verniz de acabamento para exposição exterior, com registro de autoria na Biblioteca Nacional e certificado de autenticidade. 50 gravuras digitais 80cm x 40cm em papel Hahnemühle Digital Fine Arts 100% algodão impressas com tintas especiais, numeradas e assinadas e com certificados de autenticidade.

Exposição das pinturas originais, emolduradas e com iluminação especial, em grande vernissage. 100 imagens com tratamento digital em arquivos de alta resolução (fotos base para as pinturas).


Coleção de 500 imagens em meio digital selecionadas entre as fotografias de pesquisa. Filme documental contemplando todas as etapas de produção em formato 4K, cópias Blue Ray/DVD, com duração a ser definida. Web site do projeto CONVENTO com a expo virtual dentre outros serviços. Livro de arte em edição especial, impressão de alta qualidade gráfica com 136 páginas mais guardas, capa dura, sobrecapa e estojo, com formato e papel especiais, com tiragem de 1000 exemplares numerados, contendo reprodução das pinturas, fotos documentais e texto autoral. Um conjunto de brindes diferenciados especialmente produzidos irão compor ‘kits’ que geram maior envolvimento do público e contribuem significativamente na difusão do projeto CONVENTO.

Além dos itens relacionados, conforme a configuração adotada, poderão ser acrescentados ainda itens ou eventos especiais ou mesmo produtos licenciados para comercialização como calendários, posters, agendas, etc.. Da mesma forma poderão surgir desdobramentos em produções artísticas, parcerias ou extensões do projeto.


Produção fotográfica


Quadros


Tecnologia Para a produção são utilizadas técnicas para assegurar alta qualidade e precisão nas imagens finais, sem prejuízo das características peculiares dos indivíduos retratados, e o valor artístico das obras. A utilização de imagens projetadas é uma técnica adotada desde o início do Séc. XVII, portanto, antes mesmo da invenção da fotografia. Rembrandt e outros grandes mestres das escolas holandesa e inglesa, como descrito por David Hockney em sua grande pesquisa sobre o assunto, já adotavam a imagem projetada. Reinaldo Amaral resgata e atualiza esta técnica adotando os mesmos princípios em ferramentas tecnológicas de última geração. Cria também um amplo universo de recursos pictóricos abrindo substancialmente as possibilidades de produção artística, inclusive as novas mídias e linguagens.

Ao mesmo tempo, no que se refere à produção gráfica/editorial, fotográfica e cinematográfica, são utilizados recursos de última geração.


Prints reproduções Nossas cópias são produzidas pelo "laboratório Primeira Impressão", em São Paulo especializado em impressão de arte de arquivamento. Para as cópias trabalhamos com tintas de qualidade superior. Papel Fine Arts 100% algodão. Impressora Canon IPF8300.

Cada cópia da edição limitada é numerada e assinada. Todas as impressões são transportadas e enviadas em tubos de papelão reforçado ou PVC .


Nossas cópias são cadastradas por edição, série e tiragem.

Cada cópia contém o selo holográfico e o certificado de autenticidade. Dois selos holográficos idênticos dotados de numeração sequencial acompanham o certificado. Um selo fixado no certificado e o outro no verso da reprodução. Esta composição assegura a veracidade da obra.


Equipe Para realizar o projeto CONVENTO serão necessárias equipes distintas:

Unidade Produção de Arte / Studio Foto, Administração e Direção É o núcleo do projeto. É a responsável pela criação, direção, planejamento, gestão, treinamento e produção artística.

Unidade de Cinema Composta por um grupo de profissionais experientes. Inclui equipamentos e os recursos técnicos necessários para a produção, em curta, média ou longa metragem de material elegível para premiações nacionais e internacionais.

Unidade de Editoração Além de designer, redator, revisor, finalizador e produtor, inclui serviços gráficos de alta qualidade do mercado brasileiro.

Unidade Digital Webdesigner, programador, produtor de conteúdo e recursos técnicos para planejar e publicar o site de alta performance.


Unidade de Exposição e Eventos Profissionais especializados em planejamento e montagem de exposições e eventos promocionais além de recursos como oficinas, transporte e mão de obra especializada.

Serviços Auxiliares Assessoria Contábil Assessoria Jurídica Assessoria de Comunicação

Como parte do planejamento, são estabelecidos critérios e procedimentos para avaliação dos trabalhos em todas as etapas, bem como são previstos relatórios periódicos das atividades e produção.


Espaços - Áreas de Produção A execução do projeto requer a disponibilização de áreas para atelier(estúdio de arte), estúdio fotográfico, processamento de imagens, administração e depósito, além das áreas para exposições.


Documentos -

Autorização do Iphan e Prefeitura Períodos de exposição programados Montagem/Desmontagem Desinstalação


Links do projeto web site do artista – www.reinaldoamaral.net projeto PDF - http://reinaldoamaral.net/convento.pdf projeto on-line – http://convento.reinaldoamaral.net e-mail – studio@reinaldoamaral.net

Convento  

Revitalizar • Incluir • Educar • Socializar • Divertir • Acessibilidade • Esporte • Lazer

Convento  

Revitalizar • Incluir • Educar • Socializar • Divertir • Acessibilidade • Esporte • Lazer

Advertisement