Page 1

Escrita, Imagem e Planejamento visual

Evolução da escrita e

da imagem...

E os cuidados com o visual digital!!

Entenda a h i stóri a d a escri ta e d a i m ag em no mundo digital:

Re i n a l d o Afon so M a ye r - P on ta G rossa


Escrita, Imagem e Planejamento visual

Os Sumérios foram os primeiros capazes de representar a escrita através de símbolos!

Com os algarismos veio o CÁLCULO. Essa palavra vem do Latim calculus, que significa “estimativa, contagem”, originalmente era “pedrinha usada para fazer contas”. Deriva de calx, “pedra calcárea”, do Grego khalix, ou “seixo, pedra pequena”.

D e s i g n D i g i ta l - p á g i n a 0 1


Escrita, Imagem e Planejamento visual

O computador foi criado e se desenvolveu porque todos precisavam de cálculos rápidos e exatos em diferentes áreas de conhecimento. Um dos primeiros dispositivos mecânicos computacionais foi o ábaco , cujas versões primitivas eram usadas desde 2.500 a.C.

Em 1 642, com 1 9 an os d e i d ad e, o fi l ósofo e m atem áti co fran cês Bl ai se Pascal d esen vol veu u m a m áq u i n a q u e, apesar d e real i zar apen as ad i ção e su btração, pod i a ser u ti l i zad o i n d i retam en te para real i zar m u l ti pl i cações e d i vi sões, por ad i ções ou su btrações su cessi vas.

D e s i g n D i g i ta l - p á g i n a 0 2


Escrita, Imagem e Planejamento visual

D e s i g n D i g i ta l - p รก g i n a 0 3


Escrita, Imagem e Planejamento visual

De maneira independente, o pesquisador Douglas Engelbart, do Instituto de Pesquisa Stanford, estava trabalhando em um projeto muito avançado para a época em que vivia. No início década de 60, a maioria dos computadores ainda era operada com cartões perfurados e outros métodos que não permitiam a interação do usuário com a máquina. Mesmo as interfaces de modo texto eram raras. Entre os dispositivos de entrada apresentados por Engelbart, durante a primeira demonstração pública de seu projeto, havia uma caixinha de madeira com um botão vermelho na parte superior e um cabo que saia de uma das extremidades, lembrando, de alguma forma, o rabo de um rato. Era o primeiro mouse da história!!!

E assim chegamos aos anos oitenta!! Até o final dos anos 70, reinavam absolutos os mainframes, computadores enormes.Apenas grandes empresas e bancos podiam investir alguns milhões de dólares, até que em 1 975, surge o Altair 8800, um computador pessoal baseado na CPU Intel 8080. Custava cerca de 400 dólares e se comunicava com o usuário através de luzes que piscavam. Entre os primeiros usuários estavam o calouro da Universidade de Harvard, Bill Gates, e o jovem programador, Paul Allen, que juntos desenvolveram uma versão da linguagem "Basic" para o Altair. Em 1 976, outra dupla de jovens, Steve Jobs e Steve Wozniak, iniciou uma empresa que mudaria o rumo

da informática: a Appl. Jobs e Wozniak abandonaram a Universidade de Berkeley para poderem se dedicar ao computador pessoal criado por Wozniak, o Apple. Montados na garagem de Jobs, os 200 primeiros computadores foram vendidos nas lojas da vizinhança a US$ 500 cada. Parte da linguagem de programação do Apple foi feita pela Microsoft, uma variação do BASIC para o Apple II. Em 1 980, a IBM entrou no mercado da microinformática e o resultado desse trabalho foi o IBM-PC. Em 4 meses foram vendidas 35 mil unidades e os micros deixaram definitivamente de ser um brinquedo.

D e s i g n D i g i ta l - p á g i n a 0 4


Escrita, Imagem e Planejamento visual

A Microsoft produzia um sistema operacional computadores da IBM Até meados dos anos 1 980, para (o MS-DOS), mas também a relação entre Jobs e programas Gates era de colaboração. A desenvolvia para computadores da Apple estava focada em Applee eles ajudaram a produzir computadores e vender da sua principal rival era a IBM. empresacomputadores nos anos 1 980.

Apple e Microsoft ficaram em campos opostos pela primeira vez com o lançamento do Windows, que levou a Apple a processar a empresa de Gates, em 1 988. A Apple alegava que as convenções de uso do Windows, como ícones e o uso do mouse haviam sido copiadas dos computadores lançados pela Apple em 1 983 e 1 984. Jobs havia deixado a Apple em 1 985, mas rumores deram conta de que ele não teria ficado satisfeito ao ver os princípios do Macintosh “copiados” pelo rival. O processo só chegouao fim ao seis anos depois, com derrota da Apple.

D e s i g n D i g i ta l - p á g i n a 0 5


Escrita, Imagem e Planejamento visual

Para o computador executar, ou computar os dados, é necessário um conjunto adequado de instruções, que recebe o nome de programa.

Não pode ser um discurso comum, mas uma sequencia de comandos! D e s i g n D i g i ta l - p á g i n a 0 6


Escrita, Imagem e Planejamento visual

No contexto atual, para representar uma idéia com imagens e textos, qualquer planejamento visual é possível através de linguagens de programação visual, conhecidas como “de alto nível”.

D e s i g n D i g i ta l - p á g i n a 0 7


Escrita, Imagem e Planejamento visual

Exige de nós a capacidade de manipular os recursos técnicos disponíveis em um bom PROGRAMA para melhor tirar proveito do texto, da imagem, da cor e composição em um trabalho gráfico!!

Considerando as possibildades de uso das ferramentas para uma boa sucesso de um projeto gráfico, produção. Mas este trabalho é adotar uma ferramenta que facilite o gratificante quando o resultado planejamento e o acompanhamento modifica a nossa linguagem, é imprescindível.O material precisa comportamento e cultura. As ser desenvolvido com excelente revistas, jornais, faixas, cartazes e qualidade de informação, muitos outros recursos que tiveram disposição de conteúdo, cores, etc. um bom planejamento visual trazem São muitos os detalhes que vão uma informação dinâmica, criativa e além dos textos e imagens. É diferenciada que será necessário um pouco de imediatamente absorvida e conhecimento sobre Editoração e interpretada!.

D e s i g n D i g i ta l - p á g i n a 0 9


Escrita, Imagem e Planejamento visual

Textos: Wikipédia, para as definições complementares do material de consulta. Detalhes sobre o uso da ferramenta Scribus: http://pt.scribd.com/doc/1 7571 507/Ferramentas-para-o-planejamento-visual http://wiki.scribus.net/canvas/Entendendo_o_Scribus:8#Mais_gr.C3.A1 ficos

D e s i g n D i g i ta l - p á g i n a 1 0

Mayer design digital final