Issuu on Google+

Esta revista retrata um trabalho sobre o meio ambiente, desenvolvido em sala de aula e no laborat贸rio de infor m谩tica pelos alunos da tur ma 51, da EMEF Duque de Caxias no se gundo trimestre de 2013.


PLANTE ESTA IDEIA!

SALVE O PLANETA!

Ideias para salvar o meio ambiente O meio ambiente é o bem maior que recebemos de Deus e temos que apreciá-lo, preservá-lo e cuidar como se fosse nós que o criamos. Agora vamos dar algumas ideias para salvar o meio ambiente:

“A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto, salvá-lo da ruína que seria inevitável não fosse à renovação e a vinda dos novos e dos jovens. A educação é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos, e tampouco arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as em vez disso com antecedência para a tarefa de renovar um mundo comum.” (ARENDT, 1972, p. 247).

ARENDT, H. A crise da educação. In: Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972, p.247.

Não cortar as árvores que Deus criou! Não entupir os bueiros! Jogar lixo na lixeira correta! Preservar a natureza! Proteger os outros seres vivos como os animais! Melhorar a natureza! Envolver mais atitudes boas! Imitar gestos bons! Observar a linda natureza! Ajudar a natureza! Mais melhorias! Bonita é a natureza! Inventar novas ideias! Engrandecer a natureza! Não maltratar a natureza! Tratar bem a natureza! Expor cuidados a natureza!

Alunos Alessom Klaus e Guilherme Veiga


Desmatamento da Floresta Amazônica Curiosidades: Você sabia que: 975.711.55 isso é igual a 47,84% esse foi o total do desmatamento de 2002 a 2008. Foi uma área desmatada maior que a França. Eles receberam esses resultados por um monitoramento via satélite entre 2009 e 2010. E até hoje continua sendo desmatado! Por causa da exploração e outros motivos como a poluição, interesse por couro e outras partes de animais como a carne, que serve de alimento, produtos e objetos, mas o que eles não sabem é que estão fazendo bem pra eles, mas mal para a natureza e para o mundo!!!

Alunos Alessom Klaus e Guilherme Veiga


Lixo

D

Y

N

A

T

U

R

E

Z

A

A

S

R

J

T

J

G

W

G

Q

G

B

F

N

P

Q

B

A

W

F

U

B

Q

A

L

V

O

F

E

S

A

N

I

M

A

I

S

G

K

Q

F

G

M

U

N

D

O

F

S

I

F

U

P

A

T

E

R

R

A

K

S

R

W

H

A

D

U

Q

Y

I

P

E

S

S

O

A

S

P

W

F

Encontre as seguintes palavras no quadro acima:

Nas ruas encontramos muito lixo, jogado por pessoas. Lixos de todos os tipos: papeis, garrafas, de vidros, restos de alimento, etc. Se as pessoas soubessem o que é a ordem dos 3R tem certeza que tudo seria melhor. 1º R: R de reduzir. Vamos jogar lixo no lixo, não jogar lixo nas ruas e sempre tentar ajudar a mãe natureza. 2º R: R de reutilizar, legal! Agora vamos reutilizar o lixo aproveitar o lixo como: fazer brinquedos de garrafas pet, carrinhos, bonecas de pano,... 3º R: E finalmente o 3º R. O R de reciclar, jogar e organizar os lixos como? Ex: no lixo papel; vão folhas de caderno, folhas de ofício já usadas... Na lixeira “vidros”: Garrafas de vinho, copos de vidro. Na lixeira “metal”: latinhas de refrigerante, panelas velhas de alumínio. Na lixeira“plástico” vai: sacolinhas plásticas de supermercados, garrafas pet. Na lixeira “orgânico”: cascas de frutas e restos de comidas.

Nós devemos cuidar muito do meio ambiente porque ele é muito importante em nossas vidas. Nós devemos preservar o meio ambiente porque ele nos oferece várias coisas como: ar puro, água e alimentos... Não devemos jogar lixo no chão porque dessa forma estamos poluindo o ambiente. Devemos separar o lixo em lixeiras Alunos Alessom Klaus e Guilherme Veiga diferentes, são elas plástico, papel, orgânico, metal e vidro.

Natureza – água – terra – planta – animais – pessoas.

ALUNAS JULIANA FRAGOSO E MARIELI DA COSTA


VOCÊ SABIA QUE ••• 1- Se o mundo reciclasse metade do papel que consome 40 mil quilômetros quadrados de terreno seriam desocupados e liberados para agricultura? 2- O Brasil só recicla um terço do papel que consome? 3-Uma tonelada de papel reciclado economiza dois metros cúbicos de madeira? 4- No mundo todo são produzidos mais de 100 milhões por mês de embalagens do tipo "longa vida"? 5- A reciclagem do papel consome menos energia e água do que usa para fazer papel a partir da madeira? 6- O Brasil já produz mais de 700 milhões de latas de alumínio por ano? 7- Ao jogar fora uma lata de alumínio, você desperdiça a mesma energia que existe em um litro de gasolina? 8- Reciclando uma lata de alumínio, você economiza energia para ligar um televisor durante três horas? 9- Reciclar uma tonelada de cacos de vidro economiza 80 quilogramas de petróleo? 10- O vidro é um material que pode ser reciclado muitas e muitas vezes sem limite? 11- Um litro de óleo lubrificante polui cerca de 1 milhão de litros de água? 12- O óleo lubrificante usado pode ser novamente refinado? 13- O Brasil consome mais de 400 milhões por mês de copinhos plásticos para café?

ALUNAS JULIANA FRAGOSO E MARIELI DA COSTA


RECICLAGEM

O que é reciclagem? Reciclagem é, por exemplo, nós pegarmos uma garrafa e transformarmos em brinquedo ou até mesmo peças de artesanato. Se todos nós fizéssemos isso o mundo estaria bem melhor, mais limpo, mais puro, divertido... Muita gente joga lixo na natureza, sabendo que esse lixo poderia ser reutilizado em vez de poluir a natureza. As principais coisas que poluem a natureza são o plástico, o papel, o vidro e o metal.

Procure no caça-palavra as 8 palavras relacionadas a reciclagem Embalagens, garrafa-pet, latinhas, lixo, sacolas-plásticas, papeis, baterias, pilhas M

S

N

E

M

B

A

L

A

G

E

N

S

W

Y

R

Q

E I H A

Y P A P

S A C U

T N H M

W H E E

O U Y L

N A R I

T V S X

K Z C O

F H N X

I L Y P

F T U O

A C O L

N L P A

S E X R

C I K N

G A R R

P O F

É I S

K Z I

I B O

S P O

F I K

S X F

X T E

I W Z

D A O

W C N

H O I

A S *

J A N

E R O

U I B

A F A

W E P S H V

X N Y

R R A

N J A

G V T

I H B

U I A

J E T

S C E

C I R

Y O I

P L Á

T B S

H X Z

J C V

* P E

C L A Y

W L F O

X E Y P

H L N V

S W Q U

O J R T

A I S D

T Q L Y

I F C F

S Y V K

L A U V

A B E L

S T I C

U F U H

R Z Y L

Y S T J

T O N P

J U R

U L T

P A B

I F C

L V A

H V J

A C H

S Y U

R C V

N Y X

X Z R

H L H

A S B

V Y G

S P K

Y L A

U X E

H

F

L

A

T

I

N

H

A

S

N

X

R

L

I

W

O

ALUNOS: PAOLA DE BRITO, MARIA DE AMORIM E LUAN GALSKI


Poluição ambiental Algumas sugestões para combater a poluição: redução da produção do lixo, destino certo para o lixo, reciclagem, substituição produtos químicos agressores por produtos biodegradáveis. Modos ilegais de poluição: produtos químicos, poluição no ar e no chão, prejudicar a natureza não cuidando com os produtos que usa dentro de casa.

Nosso Acróstico: Não poluir! Amar a natureza! Ter muitos cuidados! Utilizar somente o necessário! Reduzir, reutilizar, reciclar! Expor cuidados! Zelar e cuidar do Planeta Terra! Agradecer a Deus pela beleza!

MEIO AMBIENTE Quando Deus nos criou, ele observou que precisava de algo para ficar completo sua criação, foi então que desenhou uma linda paisagem; fez as matas, as florestas, a água, as flores e os animais, dessa forma surgiu o nome: - Meio Ambiente, por isso devemos cuidar com carinho o que foi criado com tanto amor! O mundo é constituído de muitas coisas importantes, mas para vivermos precisamos do Meio Ambiente e principalmente de cuidar do meio no qual vivemos com as pessoas que amamos. Temos que respeitar o Meio Ambiente, porque as árvores possuem folhas que tiram poeira do ar e é por isso que respiramos um ar tão puro, há ainda a água que bebemos e que significa boa parte do Planeta Terra e também do nosso corpo. Nossa vida precisa do Meio Ambiente, por isso temos que cuidar dele, para vivermos mais e com melhor qualidade de vida!

Agora é a sua vez crie um acróstico com as seguintes palavras: PLANETA, TERRA,DEUS E POLUIÇÃO.

Alunos: Ronan Ramos e Yankoh de Oliveira. Alunos: Crisan Junior e Vinícius Massena


CAÇA-ÁGUA

Alunos: Ronan Ramos e Yankoh de Oliveira.

A S R

G A U

U L I

A G G

G A J

J D J

Ç O S

A B K

C X A

D H S

E C I C

Y G V J

M P A G

G F D L

O I U U

T A T C

T Y T Y

E E R D

T X I F

O L G K

L A G

N G J

J L Ç

K J G

Y W E

F W F

W T R

E T Y

A F D

K F L

E M J

J Ç G

L T Ç

H D F

S X Z

G C T

R F W

H G R

R S D

D L F

Ç H Ç G

R L J J

U J J H

A G B M

K J Y G

L D R D

K F C Z

K E R T

L H G P

F J S J

L G N

H F A

L Ç T

V D U

M Y R

A P E

A Ç Z

Y I A

H S G

S B F

ALUNOS: GUILHERME SOUZA E MATEUS PALOSCH


Tratamento da água Sem água não sobrevivemos, mas você sabe como é feito o procedimento de sua limpeza? Leia para aprender. 1º- A água passa pelo filtro que tira a poluição e a sujeira. 2º- Recebe substâncias chamadas: - cal hidratada, responsável pela correção do PH e sulfato de alumínio: que junta às partículas de sujeira formando coágulos. 3º- Depois do segundo procedimento a água vai para decantação, onde fica parada com flocos pesados para que a água se deposite no fundo. 4º- Nessa etapa a água passa por filtros formados por camadas de areia, de carbono e de turfa. 5º- Agora a água está em seu último processo, mas a água ainda não está limpa, pois ainda há microrganismos. E então ela receberá o cloro que irá eliminar os germes nocivos que prejudicam a saúde.

ALUNOS: GUILHERME SOUZA E MATEUS PALOSCHI

ALUNAS DJULIANA DA SILVA, NICOLY DA ROSA E POLIANA TRENNEPOHL


Meio ambiente O meio ambiente é um lugar que deve ser cuidado por todos, pois se nós não cuidarmos não sobreviveremos. São as árvores quem limpam o nosso ar... Podemos ajudar a cuidar do Planeta Terra com pequenas atitudes do dia-a-dia, como não jogar garrafas ou pneus velhos, pois isso vai poluir o meio ambiente. O nosso mundo era lindo, mas o homem começou a consumir muito, muitas vezes sem necessidades, e achou que a natureza era o local para o descarte... Hoje ele está triste, sujo e muito doente... Antes eram só coisas limpas e não tinha praticamente nada sujo. O Brasil possui 50% de coisas sujas (lixo), mas se nós todos fizermos a nossa parte e não jogar nada nas ruas, nas vias públicas e sim no local adequado como a devida lixeira, nosso mundo vai ficar. T

Alunos: Augusto da Cruz e Gustavo Klein ALUNAS DJULIANA DA SILVA, NICOLY DA ROSA E POLIANA TRENNEPOHL


Poluição das águas

Encontre algumas palavras relacionadas com o meio ambiente Á G U A S G P Ç L C B F J S R J G S D P L

Ç A M J G W E Q A P Ç F O L P D G H G O Ç

R S S R C E Q A S E S R Q Y Q K H W H L D

I E K I R H A S A S A T E F K T B D E U F

U W Ç O F V E R W C D Y W R P A G T Y I S

H H L S J X L P E A B U E I K T F E L Ç A

S G N S I R G L J D T F W H W R T Y P Ã Y

F D A E U G F D B O E I R O S P V H W O T

B C P P J N H C Z R E G M D O G N C D R I

T O T I D T F X W E H J D R G H U B X O O

B M V G B K M S D S U B N H G U E F B Q R

C O T A M I N A Ç Ã O F S D E I Y K M P E

Alunos: Augusto da Cruz e Gustavo Klein

Devemos cuidar da água, pois precisamos dela para sobreviver. A cada 100 pescadores que estão pescando, 10 encontram mais de 1 tonelada de lixo. Devemos cuidar das águas para não poluí-las!

Encontre algumas dessas palavras abaixo: A

G

U

A

G

X

A

Z

F

K

S

J

G

M

C

M

F

N

C

C

G

H

A

T

V

L

B

L

I

H

M

D

R

A

R

V

O

R

E

S

S

D

V

A

N

Ç

C

B

N

C

C

B

O

C

A

P

A

V

Z

I

I

A

R

U

T

T

B

H

P

D

V

W

E

K

U

S

L

I

X

O

C

V

Z

L

R

I

A

I

R

S

F

U

M

A

A

A

P

A

T

P

R

I

U

P

O

L

U

I

D

O

ALUNAS: MILENA DA ROCHA E SUELEN SARAIVA


A reciclagem A nossa turma aprendeu várias coisas sobre a reciclagem e sobre a poluição do nosso mundo, sobre a poluição sabemos que este mundo está muito poluído e temos que colocar menos lixos nos rios e nas ruas. Ninguém recicla ou aproveita as coisas que tem dentro de casa... Lá em casa nós aproveitamos as sacolas de lixo. A nossa turma sempre aproveita as coisas que tem dentro da sala de aula. Você sabia que: - O Brasil aumentou 9,95% de lixo em 2013, isso é 21% a mais de lixo que em 2012. Em 2014 a Política Nacional de resíduos sólidos determina que os lixões devam ser erradicados e substituídos por aterros sanitários; a diretora do ministério do meio ambiente diz que “esse prazo será mantido, e tudo será limpo”! Atitudes como essa também podem ajudar.

ALUNAS: MILENA DA ROCHA E SUELEN SARAIVA

Alunos : Alison Pompéo e Ricardo dos Santos


MEIO AMBIENTE No meio ambiente podemos notar várias coisas bonitas, como por exemplo, as flores, árvores e os animais. Não podemos jogar lixo no meio ambiente, pois podemos prejudicá-lo. Podemos preservá-lo de várias maneiras como: não cortando as árvores, não jogando sacolas plásticas ou papeis nas ruas, porque da rua vai para os bueiros e isso pode entupir, e, também porque demora um ano para se decompor. Em casa devemos ter o lixo orgânico e o seco separado; o orgânico para as cascas de frutas, pontas de lápis e resto de comidas, e o seco para jogar papel, garrafas plásticas e ainda, podemos reciclá-las de várias maneiras! Pesquisamos e lemos uma explicação que estava bem interessante que falava que muitos países inclusive o Brasil, começou a se preocupar mais com o descarte, ou seja, comprar e consumir conscientemente. No meio ambiente também podemos notar várias coisas, bonitas e interessantes; como por exemplo: flores, árvores e seres vivos; ainda plantas carnívoras, animais exóticos e outros em extinção. Todos eles fazem parte do meio ambiente. Na natureza nada se perde tudo se transforma, então vamos reciclar e mudar! Se você não quer que cortem as árvores recicle o papel, por isso pense antes de jogar o lixo nas ruas ou jogar ele no chão! Por que temos que ser inteligentes, conscientes e educados. Por isso é necessário a reciclagem; reciclar é transformar! Transformar o lixo em matéria prima os materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, latas e metais; para ser retirada menos matéria prima, e para se poupar o minério, deve ser reciclado as latas de alumínio. A borracha: tempo indeterminado. ALUNOS: LAURA FALK, NICOLAS MARTINS

ALUNOS: LAURA FALK, NICOLAS MARTINS


Responsáveis pela elaboração desta revista: Material elaborado pela turma 51, a partir do que aprenderam nas aulas do 2º trimestre sobre preservação do meio ambiente!

Fontes de pesquisas: Http: www.recicloteca.org.br, www.jornaldomeioambiente.com.br, www.mma.gov.br.

ALESSON KLAUS ALISON POMPÉO AUGUSTO DA CRUZ CRISAN JUNIOR DJULIANA DA SILVA GUILHERME SOUZA GUILHERME DA ROSA GUSTAVO KLEIN JULIANA FRAGOSO LAURA FALK LUAN GALSKI MARIA E. AMORIM MARIELI DA COSTA MATEUS PALOSCHI MILENA DA ROCHA NICOLAS MARTINS NICOLY DA ROSA PAOLA DE BRITO POLIANA TRENNEPOHL RICARDO DOS SANTOS RONAN RAMOS SUELEN SARAIVA VINICIUS MASSENA YANKON DE OLIVEIRA PROFESSORA FABIANA FLOR EDIÇÃO DA REVISTA :REGINA SANTOS DE MORAES COLABORAÇÃO: COORDENAÇÃO E DIREÇÃO


Revista Meio Ambiente