Manual de redação (03 06 18)

Page 75

BOGA – Urbano. Uso restrito. O ânus. O termo talvez tenha origem espontânea, já que não está etimologicamente ligado a nenhum outro. Certamente nasceu da necessidade de criar neologismos eufêmicos e de sonoridade burlesca para designar a derrière.

*

BOM-BASTA! – Rural. Interjeição com que se repudia determinada afirmação do interlocutor. Tem conotação bem -humorada, ao rebater uma brincadeira, ou de modéstia, quando recusa um agradecimento ou elogio, como no caso da expressão “Imagina!”, muito usada no Sudeste.

*

BOMBOM – Uso geral. Bala de açúcar. Confeito de hortelã ou menta, às vezes com recheio de mel de abelha. Genericamente, todo tipo de guloseima industrial, inclusive de caramelo ou chocolate, em forma de bala ou de pastilha. Em outras regiões do País, o termo “bombom” se refere exclusivamente a bombas de chocolate, como as que recebem a popular marca comercial “Sonho de V alsa”.

*

BONDADE – Rural. Em acepção sertaneja especificamente, no contexto próprio, o termo “bondade” assume um sentido transversal. “Bondade”, nessa acepção, é jactância, orgulho, discriminação social de qualquer ordem. Diz-se que não tem bondade aquele que não se considera superior aos outros e não faz distinção de classe, no trato social.

*

BONEQUEIRO – Uso geral e moderno. Quem é vezeiro em “botar boneco”. Beberrão desordeiro. Pessoa exigente e pouco razoável, que se insurge e reclama de tudo; que se revolta e briga por qualquer coisa. Veja o verbete “Botar boneco” .

*

BORBOLETA – Uso geral. Engenho metálico giratório próprio para disciplinar a passagem de pessoas em veículos de transporte coletivo, e para contá-las mecanicamente ou identificá-las na entrada e na saída de repartições públicas, empresas, condomínios residenciais e casas de espetáculos, liberadas por meio de identificações especiais, senhas ou comprovantes de pagamento pelo ingresso. A “catraca”, em outras regiões do País. O “molinete”, em outros casos.

* BOTAR – Uso geral. O verbo botar é usado no Ceará em todas as ocasiões em que, em outras regiões do País, usar-se-ia o verbo pôr. 74


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.