Issuu on Google+

Qualidade das redes m贸veis no Brasil

Fecha: 01/02/2011


Quais as fontes?

 ANATEL (www.anatel.gov.br)  TELECO (www.teleco.com.br)  OPENSIGNAL (www.opensignal.com)  OLHAR DIGITAL (www.olhardigital.com.br)


Quais as fontes?

 ANATEL (www.anatel.gov.br)  TELECO (www.teleco.com.br)  OPENSIGNAL (www.opensignal.com)  OLHAR DIGITAL (www.olhardigital.com.br)


A Anatel utiliza dois instrumentos de avaliação... 1. Avaliação do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal 

Periodicidade: Trimestral

Último período avaliado: Fev/13 a Abr/13

Universo de avaliação: Capitais e municípios com mais de 300 mil habitantes

Indicadores de avaliação: o

Taxa de acesso à rede de voz – ref. >= 95%

o

Taxa de queda da rede de voz – ref. <= 2%

o

Taxa de acesso à rede de dados – ref. >= 98%

o

Taxa de desconexão da rede de dados – ref. <= 5%

2. Entidade Aferidora da Qualidade – Medição Banda Larga Móvel (SMP) 

Periodicidade: Mensal

Último período avaliado: Set/13

Universo de avaliação: AL, BA, DF, ES, MG, PR, SC, SP, SE, RJ, RS

Indicadores de avaliação: o

Velocidade Instantânea – ref. >= 95% das medições mínimo 20% da velocidade contratada

o

Velocidade média – ref. >= 60% da velocidade contratada


... e a Claro tem a melhor performance em ambos! 1. Avaliação do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal 1.1. Taxa de acesso à rede de Voz (ref.: >=95%)

CLARO

VIVO

Média Período:  CLARO: 97,17%  VIVO: 96,79%


... e a Claro tem a melhor performance em ambos! 1. Avaliação do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal 1.2. Taxa de queda da rede de Voz (ref.:<=2%)

CLARO

VIVO

Média Período:  CLARO: 0,74%  VIVO: 1,10%


... e a Claro tem a melhor performance em ambos! 1. Avaliação do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal 1.3. Taxa de acesso à rede de Dados (ref.: >=98%)

CLARO

VIVO

Média Período:  CLARO: 96,31%  VIVO: 93,05%


... e a Claro tem a melhor performance em ambos! 1. Avaliação do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal 1.4. Taxa de desconexão à rede de Dados (ref.:<=5%)

CLARO

VIVO

Média Período:  CLARO: 1,64%  VIVO: 1,62%


... e a Claro tem a melhor performance em ambos! 2. Entidade Aferidora da Qualidade – Medição Banda Larga Móvel (SMP) 2.1. Velocidade Instantânea (ref.: >=95%) 100,0%

Média Nacional:  CLARO: 99,5%  VIVO: 96,2% 95,0%

90,0%

85,0% AL

BA

DF

ES

MG

CLARO

PR

RJ

VIVO

RS

SC

SP

SE


... e a Claro tem a melhor performance em ambos! 2. Entidade Aferidora da Qualidade – Medição Banda Larga Móvel (SMP) 2.2. Velocidade Média (ref.: >=60%) 100,0%

Média Nacional:  CLARO: 85,9%

90,0%

 VIVO: 80,7% 80,0%

70,0%

60,0%

50,0%

40,0% AL

BA

DF

ES

MG

CLARO

PR

RJ

VIVO

RS

SC

SP

SE


Quais as fontes?

 ANATEL (www.anatel.gov.br)  TELECO (www.teleco.com.br)  OPENSIGNAL (www.opensignal.com)  OLHAR DIGITAL (www.olhardigital.com.br)


A Claro tem a maior cobertura populacional!  O site Teleco compila informações de telecom de várias fontes (inclusive ANATEL)  Uma informação pouco divulgada é a Cobertura Populacional, que considera a população de cada município coberto pelas operadoras móveis.  A partir de dados primários obtidos da base ANATEL, o site Teleco publica o ranking abaixo (última atualização em ago/13)

Operadora

População atendida

CLARO

91,30%

VIVO

91,10%

TIM

90,80%

OI

88,20%


Quais as fontes?

 ANATEL (www.anatel.gov.br)  TELECO (www.teleco.com.br)  OPENSIGNAL (www.opensignal.com)  OLHAR DIGITAL (www.olhardigital.com.br)


Opensignal é uma poderosa ferramenta de avaliação...  O site opensignal.com foi criado por estudantes de Oxford com dois grandes objetivos: 

Avaliar o desempenho em tempo real da operadora móvel do usuário

Disponibilizar análises comparativas entre as operadoras móveis através da base de dados acumulados a partir de cada avaliação de usuário (sua base mundial conta hoje com mais de 5 bilhões de leituras)

 As análises comparativas são fornecidas a partir da seleção de uma área (pode ser um endereço

específico, uma cidade ou um estado inteiro)  A análise é realizada considerando cinco parâmetros: 

Intensidade de sinal

Taxa de download

Taxa de upload

Ping

Confiabilidade (“reliability”)


Opensignal é uma poderosa ferramenta de avaliação...  Veja o já foi dito a respeito do Opensignal na impressa internacional


... que também atesta a superioridade da rede Claro! 1. São Paulo-SP (31/out/13 – 13:43)


... que também atesta a superioridade da rede Claro! 2. Rio de Janeiro-RJ (31/out/13 – 13:45)


... que tambĂŠm atesta a superioridade da rede Claro! 3. Salvador-BA (31/out/13 â&#x20AC;&#x201C; 13:47)


... que tambĂŠm atesta a superioridade da rede Claro! 4. Belo Horizonte-MG (31/out/13 â&#x20AC;&#x201C; 13:51)


... que também atesta a superioridade da rede Claro! 5. Brasília-DF (31/out/13 – 13:51)


... que tambĂŠm atesta a superioridade da rede Claro! 6. Recife-PE (31/out/13 â&#x20AC;&#x201C; 13:54)


... que também atesta a superioridade da rede Claro! 7. Belém-PA (31/out/13 – 13:57)


... que tambĂŠm atesta a superioridade da rede Claro! 8. Curitiba-PR (31/out/13 â&#x20AC;&#x201C; 14:00)


... que tambĂŠm atesta a superioridade da rede Claro! 9. Porto Alegre-RS (31/out/13 â&#x20AC;&#x201C; 14:02)


... que também atesta a superioridade da rede Claro! 10. São Luís-MA (31/out/13 – 14:04)


... que tambĂŠm atesta a superioridade da rede Claro! 11. Brasil (31/out/13 â&#x20AC;&#x201C; 14:05)


Quais as fontes?

 ANATEL (www.anatel.gov.br)  TELECO (www.teleco.com.br)  OPENSIGNAL (www.opensignal.com)  OLHAR DIGITAL (www.olhardigital.com.br)


O Olhar Digital fez um teste científico de qualidade 4G...  O Olhar Digital é uma empresa do grupo UOL criada em fev/05 com a missão de integrar o maior número possível de pessoas ao mundo da tecnologia.  Está presente em diferentes mídias: 

TV aberta, com o programa Olhar Digital

Internet, com o portal olhardigital.com.br

Rádio, com boletins diários na Band News FM

 Têm cerca de 1,5 milhões de seguidores na principais redes sociais e

aproximadamente 3 milhões visitantes em seu portal.  Em 05/outubro/13, o Olhar Digital divulgou os resultados de um estudo sobre a rede

4G das operadoras móveis Claro, Vivo e TIM em São Paulo.


... e a Claro foi a grande vencedora!  Sobre a metodologia adotada “Foram mais de doze horas de testes para comparar diversos parâmetros dos serviços de dados. A metodologia dos testes reflete exatamente a experiência do usuário em determinadas regiões. Fizemos os testes em cinco locais diferentes: avenida Paulista, região da avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, imediações do Aeroporto de Congonhas, parte da avenida 23 de Maio e aqui perto do Olhar Digital, nas proximidades dos shoppings Morumbi e Market Place. O critério para a escolha desses lugares levou em consideração uma amostragem onde a necessidade do 4G se faz presente; ou seja, com alta concentração de potenciais usuários.”

 Sobre a taxa de qualidade “Na prática, a taxa de qualidade está um degrau acima do nível de sinal. Este parâmetro avalia a interferência sofrida pela rede 4G de cada operadora. Às vezes, mesmo que o nível de sinal esteja muito bom, se a região tiver muita interferência, o 4G não vai funcionar bem. O contrário também é válido; às vezes um sinal limpo e sem interferência funciona melhor, mesmo que o nível esteja baixo. A TIM apresentou melhor qualidade de sinal, ou seja, o sinal mais limpo – isso correspondeu a 55,17% dos testes. A Claro apresentou boa qualidade do sinal em 47,10% do tempo; e a Vivo, muito perto, em 45,33% das medições.”


... e a Claro foi a grande vencedora!  Sobre a cobertura 4G “Como os testes avaliaram a experiência do usuário comum, os telefones não foram travados para trabalhar apenas em 4G; ou seja, quando não havia sinal na tecnologia, os aparelhos automaticamente buscavam o 3G ou o 2G, respectivamente, para realizar seus downloads e uploads. Neste quesito, Claro e Vivo ficaram bastante próximas; a Claro operou em 4G em 99,76% das medições; e a Vivo em 93,3%. Já a TIM deixou a desejar, e ficou em 4G apenas 39,96% dos períodos de testes.”

 Sobre a velocidade “Nos nossos testes, a Claro foi a operadora que apresentou maior velocidade, com média de 9,8 megabits por segundo de download e 9,6 de upload. A Vivo veio logo em seguida, com 6,3 megabits por segundo de download e 4,8 de upload. Já a TIM, pior surpresa, no 4G, tanto para upload, quanto para download a velocidade foi zero! Assim, a TIM se conecta ao 4G – é verdade, mas, na prática, ainda não opera na tecnologia.”

 Resultado Final “E a grande vencedora deste Laboratório Digital 4G foi a Claro; ainda que o nível de sinal não tenha sido tão alto, a qualidade do sinal da Claro foi muito bom. O aparelho com o chip da operadora ficou mais de 99% do tempo em 4G e as velocidades chegaram bem perto dos 10 Mbps – uma velocidade compatível com a média mundial da tecnologia.”


Qualidade das Redes Móveis no Brasil - Out/13