Page 1

AGROPEC BAHIA 2012 SALVADOR / BAHIA

SANIDADE APÍCOLA NO ESTADO DA BAHIA Prof. MSc PAULO SÉRGIO C. COSTA


SANIDADE Saúde - é um estado de completo bemestar físico,(mental) e social, e não apenas a ausência de doenças. O que é Sanidade? Qualidade de são; na higiene, na salubridade etc. O que é Sanidade Apícola? è o completo estado de bem-estar físico e social, em um ambiente salubre e higiênico.


SANIDADE DAS ABELHAS APIS • IMPORTANTE: ALGUNS CONHECIMENTOS BÁSICOS: BIOLOGIA DAS ABELHAS; Ciclo Evolutivo: Ovo, Larva, Pré-Pupa e Pupa (Identificação) Idade ao nascimento: Rainha, Zangão e Operária; Longevidade das Castas; Função das Castas; Temperatura de conforto; Comportamento das Castas.

MANEJO DA COLÔNIA; COMPORTAMENTO HIGIÊNICO.


CICLO EVOLUTIVO


CICLO EVOLUTIVO


CICLO EVOLUTIVO


CICLO EVOLUTIVO


CICLO EVOLUTIVO


MANEJO


MANEJO


COMPORTAMENTO HIGIÊNICO

TIPOS: - VÔO DE HIGIÊNE; - DESOPERCULAÇÃO E RETIRADA genes em recessividade (ddrr).


VÔO DE HIGIENE


COMPORTAMENTO HIGIÊNICO DE DESOPERCULAÇÃO E RETIRADA


Perfuração das crias operculadas de abelhas Apis mellifera (africanizadas) com alfinete entomológico afixados na extremidade de uma caneta de plástico.


ENFERMIDADES E PRAGAS DAS ABELHAS APIS Doenças de Crias: Cria Pútrida Americana; Cria Pútrida Européia; Cria Ensacada; Cria Ensacada Brasileira; Cria Giz


Cria PĂştrida Americana (AFB)


Cria PĂştrida Americana (AFB)


Cria PĂştrida Americana (AFB)


Cria Pútrida Européia (EFB)


Cria Pútrida Européia (EFB)


Cria Pútrida Européia (EFB)


CRIA ENSACADA CRIA ENSACADA BRASILEIRA


Cria Giz


ENFERMIDADES E PRAGAS DAS ABELHAS APIS Doenรงas de Abelhas Adultas: Nozemose; Acariose; Varroase ou Varrotose; Traรงa;

CCD (Colony Collapse Disorder). (Desaparecimento das Abelhas ou Colapso das Abelhas)


NOZEMOSE


ACARIOSE


ACARIOSE


VARROATOSE


VARROATOSE


TRAÇA DA CERA


TRAÇA DA CERA


Quais os principais preocupações da Apicultura Baiana e Brasileira hoje ?

Nozema Ceranae; CPA – Cria Pútrida Americana; CCD (Colony Collapse Disorder). (Desaparecimento das Abelhas ou Colapso das Abelhas)


CCD COLONY COLLAPSE DISORDER COLAPSO OU DESAPARECIMENTO DAS ABELHAS


Dr. Albert Einstein If the bee disappeard off the surface of the globe then man would only have four years of life. (Se as abelhas desaparecessem da superfĂ­cie da terra, entĂŁo o homem teria apenas mais 4 anos de vida Albert Einstein)


POLINIZAÇÃO


POLINIZAÇÃO


Aumento de Produtividade de culturas com a polinização efetuada pelas abelhas Nome comum

Nome científico

Aumento de produtividade (%)

Abóbora

Curcubita maxima

76,9

Café

Coffea arabica

39,2

Cebola

Allium cepa

89,3

Maçã

Pirus malus (Wealthy)

75,0

Maçã

Pirus malus (Jonathan)

94,4

Pêssego

Prunus persica

94,0

Laranja

Citrus slnensis (Hamlin)

36,3

Laranja

Citrus sinensis (Natal) 15,5


O que isso significa para o Agroneg贸cio?


A polinização por abelhas é extremamente importante para o AGRONEGÓCIO. Apenas os EUA investem mais de 15 bilhões de dólares (amêndoas, castanhas, frutas, grãos, hortaliças, etc.; As abelhas são responsáveis pela polinização de 70% das plantas que produzem alimento no mundo; No Brasil não há estimativa de investimentos feitos na agricultura para a polinização por abelhas. As abelhas Apis mellifera são as mais utilizadas em polinização em larga escala; O número de colméias de Apis nos EUA caiu da 5 milhões para 2,5 milhões nos últimos 5 anos devido ao CCD.


CCD – Principais Relatos . 1903 (em Utah) e de 1915 a 1995 algumas noticias nos USA sobre perdas ou “Disappearing Disease’; . Nos meados da década de 1990 já se tinha conhecimento do desaparecimento de abelhas melíferas no Reino Unido e em vários paises da Europa. . 2006, apicultores americanos relataram sérias perdas (3090%) de suas colméias no inverno; . 2006-2009, Vários relatos nos USA (casos mais sérios) e em menor escala na Europa, América do Sul e outros. No Brasil foi detectada em 2008 em Brotas-SP e relatos em SC e RGS; . Outros Nomes: Colapso de Outono ou Mal de Outono, Doença do Desaparecimento “Disapearring disease”


Principais Relatos de Prejuízos Segundo van Engelsdorp et al. (2008) os Estados Unidos perderam somente entre 2007 e 2008 aproximadamente um milhão de colônia de abelhas Apis mellifera, tendo sido registradas perdas em 21 estados americanos com frequência que oscilavam entre 19% e 52%. Na Europa o número de colônias decaio de 21 milhões na década de 80 para 15,5 milhões de colônias em 2010 (Potts et al. 2010)


CCD - COLAPSO DAS ABELHAS


Por que a população de abelhas está declinando? Desaparecimento X Abandono

-

HIPÓTESES (cientistas buscam definições) definições ácaros vírus microsporídias bactérias fungos pesticidas outros (néctar/pólen tóxico, nutrição, combinação de diversos fatores, estresse etc.)


Quais os Principais Sintomas desse Desaparecimento? As abelhas adultas desaparecem da colméia, deixando o mel, o pólen recolhido, as abelhas jovens e a rainha (Zum-zum, 2010). O principal sintoma da CCD é o desaparecimento repentino das abelhas, resultando em pequenos enxames com ou sem rainhas, sem acúmulo de abelhas mortas dentro ou na frente das colméias e sem evidencia de saques ou ataques de traça ou pragas. (Gonçalves, 2012) Há pouca evidência de saques ou de intensos ataques de traça ou de pragas (ácaros, besouros etc.). (Gonçalves 2012)


Pesticidas, Agrotóxicos ou “Defensivos Agrícolas” Nos últimos anos, com bastante destaque os “ Pesticidas” vêem sedo apontados como o principal responsável pelo CCD, principalmente os do grupo dos Neonicotinoides que são altamente tóxicos, atuando fisiologicamente no olfato e memória das abelhas, bem como no comportamento de vôo das mesmas, em especial nas atividades de orientação e navegação, dificultando a localização de suas colônias.(efeito sub-letal)


Neonicotinoides FIPRONIL – Regente – Basf IMIDOCLOPRID – Gaucho ou Confidor Bayer CLOTHIANIDINE – Pancho – Bayer THIOMETHOXAN – Cruiser - Singenta


Este pesticida foi banido em diversos paises da Europa (França, Alemanha, Itália e Eslováquia). No Reino Unido, ainda não foi retirado do mercado, onde cerca de um terço das colméias de abelhas desapareceram em três anos. No Brasil, como medida preventiva, o IBAMA proibio provisoriamente a aplicação por avião de agrotóxicos à base de IMIDACLOPRIDO, CLOTIANIDINA e FIPRONIL Em qualquer tipo de cultura (Comunicado DOU 19/07/2012)


CONCIDERAÇÕES FINAIS Devemos ter um olhar mais preocupado com a sanidade das nossas ABELHAS; È de fundamental importância termos dados estatísticos confiáveis sobre a Sanidade Apícola do nosso Estado; Existem pelo menos três enfermidades que merecem uma maior atenção atualmente: CPA, Nozemose e Intoxicação por Agrotóxico (letal ou sub-letal); É “URGENTE” a necessidade de orientação aos Órgãos Competentes Estaduais (SEAGRi, Sec. Meio Ambiente, etc.) , através das nossas entidades representativas (FEBAMEL, FAEB, Câmara Setorial de Apicultura e Comitê de Sanidade Apícola), para a Instalação de condições adequadas (Laboratoriais e Técnicas, etc.), visando o monitoramento preventivo, diagnostico e medidas de combate, evitando assim danos incalculáveis à nossa Agricultura e Pecuária.


OBRIGADO! Prof. MSc Paulo SĂŠrgio Cavalcanti Costa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB E-mail pscc50@Gmail.com

Tel. (77)- 34248630 (77) 88094896

AGROPEC BAHIA 2012  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you