Issuu on Google+

mANUAL DE NORMAS 1.

manual de normas grรกficas


mANUAL DE NORMAS 2.

ÍNDICE

3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

introdução identidade grelha de construção margens de segurança Dimensões universo cromático tipografia comportamento sobre fundos de cor planas comportamento sobre fundos fotográficos assinatura Relação da assinatura com a marca restrições


mANUAL DE NORMAS

introdução

ESTE MANUAL É UM INSTRUMENTO DE TRABALHO E UM GUIA PARA A UTILIZAÇÃO CORRETA DA IDENTIDADE GRÁFICA DA SIPC ESCLARECENDO EVENTUAIS DÚVIDAS QUANTO À SUA APLICAÇÃO. A IDENTIDADE FOI CONSTRUÍDA COMO UM TODO, PELO QUE O CONJUNTO DOS SEUS ELEMENTOS VISUAIS, CONCORREM PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA COERÊNCIA GRÁFICA.

3.


mANUAL DE NORMAS 4.

Identidade

Esta identidade é a representação principal da marca. A marca é composta pelo símbolo e pelo logótipo. As relações entre os elementos da marca foram cuidadosamente estudadas e devem assim ser respeitadas.


mANUAL DE NORMAS

gRELHA DE CONSTRUÇÃO

A grelha de construção mostra como se relacionam os elementos que compõem a marca. Esta relação nunca deve ser alterada na sua proporção.

5.


mANUAL DE NORMAS 6.

margens de segurança

Para assegurar a leitura correcta do logótipo foi criada uma margem de protecção que não pode ser violada por elementos gráficos exteriores.


mANUAL DE NORMAS

dimensões

20 mm

A escala mínima admitida para a reprodução deste logótipo é de 20 mm de comprimento, tanto para visualização digital como para impressão.

7.


mANUAL DE NORMAS 8.

universo cromático

Pantone 1795 cp CMYK 0/95/90/2 Pantone 1805 cp CMYK 5/96/76/22 Pantone pROCESS bLACK cp CMYK 0/0/0/100

O Universo Cromático que integra o logótipo apresentado é constituído pelos Pantones e respectivas quadricomias aqui demonstrados.


mANUAL DE NORMAS

tipografia

O tipo de letra para o logótipo é a harabara bold e é imutável. Esta deve ser usada exclusivamente no logótipo ou na assinatura (caso que veremos mais adiante).

sipc abcdefghijlmnopqrstuvxz abcdefghijlmnopqrstuvxz

No que diz respeito a toda a restante comunicação, as fontes usadas são todas as Helvetica Neue, com excepção das Condensed. Aqui representamos alguns exemplos.

abcdefghijlmnopqrstuvxz abcdefghijlmnopqrstuvxz 0123456789

abcdefghijlmnopqrstuvxz abcdefghijlmnopqrstuvxz 0123456789

abcdefghijlmnopqrstuvxz abcdefghijlmnopqrstuvxz 0123456789

abcdefghijlmnopqrstuvxz abcdefghijlmnopqrstuvxz 0123456789

5Helvetica Neue 35 Thin

5Helvetica Neue 55 Roman

5Helvetica Neue 45 Light

5Helvetica Neue 65 Medium

9.


mANUAL DE NORMAS 10.

comportamento sobre fundos de cores planas

A aplicação do logótipo está prevista preferencialmente sobre fundos brancos ou claros. Contudo, representamos os padrões de comportamento possíveis para que a marca tenha uma boa legibilidade.


mANUAL DE NORMAS comportamento sobre fundos fotográficos

O comportamento do logótipo sobre fundos fotográficos é origem de situações imprevistas. Estas imagens representaM alguns exemplos que respeitam a integridade e a legibilidade do logótipo.

11.


mANUAL DE NORMAS 12.

Assinatura

creating more value

creating more value

A assinatura de uma imagem corporativa é uma expressão verbal que acrescenta significado e personalidade à identidade da marca. A SIPC tem como assinatura “creating more value”. Esta expressão reforça o sentido de missão, que é o de gerar qualidade e assim uma mais valia a todo o património em que a sipc se propoem intervir. Esta assinatura escreve-se com a fonte Harabara bold e pode ser aplicada de forma independente em relação aos outros elementos. Representa-se com as cores Vermelha (Pantone 1795 cp ou respectiva quadricomia) sobre fundo branco. em alternativa poderá ser também representada com a cor Branca sobre fundo de cor preferencialmente vermelho (Pantone 1795 cp ou respectiva quadricomia).


mANUAL DE NORMAS relação da assinatura com a marca

Esta assinatura pode também ser apresentada junto com o logótipo. ambos devem coexistir de forma harmoniosa. A cor da assinatura é 50% de preto sobre fundos brancos mas pode variar consoante o fundo. Estas imagens representaM alguns exemplos que respeitam a integridade e a legibilidade da marca.

13.


mANUAL DE NORMAS 14.

restrições

Representamos aqui algumas das incorrecções mais frequentes. A representação da marca não deve ser alterada na sua estrutura formal e cromática pois prejudicaria a percepção da identidade e comprometeria os seus objectivos.


mANUAL DE NORMAS 15.

Lugar do Bom Sucesso Rua 5 - Loja 7 4730-453 Vila de Prado tel. +351 253 926 462 fax. +351 253 926 462 www.sipc.pt geral@sipc.pt

Design by

Š2013 Design e Publicidade. Todos os direitos intelectuais reservados.


mANUAL DE NORMAS 16.


Manual de normas SIPC