Page 39

5.6- CURSO DE LÍNGUAS Apresentação do Projeto O objetivo geral do projeto é possibilitar que crianças, adolescentes e jovens da Maré tenham contato com uma segunda língua e, conseqüentemente, com outra cultura, e que possam se preparar para a inserção no mercado de trabalho de forma mais qualificada. Dentro disso, o projeto busca ampliar o universo cultural do aluno através do contato com a diversidade dos países falantes dos idiomas inglês e francês, respeitando as diferenças e valorizando a sua própria identidade cultural, bem como preparar adolescentes e jovens para provas de concurso de seleção, como vestibular, e outros onde haja a exigência de domínio básico de uma língua estrangeira. Considerando que a aprendizagem de uma língua estrangeira permite ao indivíduo a inserção em uma nova cultura e, por conseguinte, a ampliação de seu conhecimento de mundo, além de maior abertura para o contato com o outro, as atividades desenvolvidas dentro do projeto buscaram promover as trocas culturais, o respeito à diversidade, uma compreensão mais fina das particularidades da identidade cultural veiculadas pela língua estrangeira, bem como a tomada de consciência dos aspectos próprios da língua materna e cultura do educando.

Coordenação Geral Guto Pereira

Resultados alcançados: avanços, desafios e perspectivas

Objetivo Específico

Resultados alcançados

Ser capaz de: participar de uma conversa mínima correspondendo a um primeiro contato (saudações e apresentações); expressar de modo simples os gostos e opiniões pessoais; redigir mensagens escritas simples e compreender mensagens equivalentes; transmitir informações simples sobre seu país e sua cidade; pedir ou passar informações relativas ao tempo (horários, rotina), às pessoas (caracterização, identificação e descrição); marcar um encontro; situar-se no tempo (presente e futuro).

Comunicação de forma mais espontânea e em situações-contexto, em vez de reprodução mecânica das estruturas lingüísticas estudadas.

Reconhecer que os idiomas francês e inglês são partilhados por diversos povos e civilizações.

Percepção da diversidade lingüística e cultural. Reconhecimento da língua francesa e inglesa como idiomas profissionalmente importantes.

REDES DE DESENVOLVIMENTO DA MARÉ - RELATÓRIO ANUAL 2009

37

Profile for Redes Maré

Relatório de atividades 2009  

Relatório de atividades 2009  

Advertisement