Page 38

preferir a aula de um dos monitores e preterir a do outro, de modo que o problema da evasão manteve-se ainda sem solução. Para conter este problema, a educadora de teatro passou a desenvolver atividades diferenciadas em dias alternados. Apesar das dificuldades próprias do processo, avalia-se que o Projeto Viver com Arte contribuiu com o alcance dos objetivos institucionais em 2009 priorizando a expressividade e o potencial criativo dos alunos, incentivando a formação cultural de maneira que estes se percebessem como sujeitos de cultura na medida em que expressavam suas linguagens artísticas. No entanto, para o ano de 2010, o Instituto Ayrton Senna não renovou a parceria com a Redes, de modo que não será possível dar continuidade às ações do projeto nos moldes em que este vinha sendo realizado. A Redes dará continuidade à Oficina de Música (Cordas Dedilhadas) e a Cia Marginal continuará suas atividades de forma independente.

5.5- BIBLIOTECA POPULAR ESCRITOR LIMA BARRETO Apresentação do Projeto A Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto foi criada em 2003, com o objetivo de atender aos projetos desenvolvidos na instituição e as comunidades do entorno. A Biblioteca constitui um espaço de estudo e pesquisa, funcionando de segunda à sexta feira de 8h às 21h30min e aos sábados de 9h às 14h. Mantêm um amplo acervo disponível a consulta dos alunos, inseridos ou não nos cursos preparatórios desenvolvidos pela REDES e a qualquer pessoa residente ou não na Maré. Entendese que o compromisso precípuo do referido espaço é contribuir para a democratização do acesso universal ao livro e, no âmbito da formação, o desenvolvimento do hábito da leitura. O espaço dispõe de um acervo que compreende 8.740 documentos, dentre eles, obras de referência (material pra consulta) dicionários, enciclopédias, guias, mapas, atlas, anuários, como também obras de literatura brasileira e estrangeira que se destacam em relação aos empréstimos feitos pelos usuários.

Coordenação Geral Fábio Rocha

Resultados alcançados: avanços, desafios e perspectivas Até dezembro de 2009, a Biblioteca Popular Lima Barreto contava com aproximadamente 750 usuários cadastrados e possuía uma média de empréstimos diária de 25 livros. Existe também uma grande freqüência de usuários em potencial, em sua maioria, crianças oriundas das comunidades da Maré. Além do acervo de livros a biblioteca conta ainda com um acervo de vídeos e DVD´s, que também são disponibilizados para empréstimo à comunidade, além de servirem como material didático aos professores que trabalham nos projetos da instituição. As doações são feitas por órgãos como o Rotary Club, que participou diretamente com uma grande doação do material existente, assim como o Canal Futura, professores diversos e também por moradores da própria comunidade.

REDES DE DESENVOLVIMENTO DA MARÉ - RELATÓRIO ANUAL 2009

36

Profile for Redes Maré

Relatório de atividades 2009  

Relatório de atividades 2009  

Advertisement