Page 35

Data: 26/11/2009 e 03/12/09 Atividade Realizada: Projeto de Extensão “Universidade e Escola: trocando figurinhas” Local: Nas dependências do Instituto de Bioquímica Médica / UFRJ, prédio do CCS, na Ilha do Fundão Número de participantes: 39 alunos e 1 professor/coordenador Comentários sobre as Atividades: Foram realizadas atividades práticas nos laboratórios do Instituto de Bioquímica Médica com os temas insetos mais especificamente o “barbeiro” e com respiração celular aeróbia e anaeróbia. Constitui uma atividade de suma importância para o trabalho na qual o curso propõe no sentido de descobrir novos acessos a espaço de conhecimento e com isso a plena cidadania.

Data: 22/12/2009 Atividade Realizada: Confraternização de Final das atividades entre professores e alunos Local: Sítio em Xerém Número de participantes: 30 alunos e 8 professores Comentários sobre as Atividades: Esse foi um momento de descontração e que também serviu para despedida de fim de ano entre os integrantes do projeto.

Resultados alcançados: avanços, desafios e perspectivas Desde 2000, os Cursos Preparatórios já somam um total de 241 aprovados. Este ano, o curso aprovou 33 alunos, o que corresponde a uma taxa de aprovação de 19%. Os ex-alunos, quando não aprovados nas escolas de excelência, participam do processo seletivo para o Programa de Vocação Científica da Fiocruz (PROVOC), que visa a inclusão dos alunos em pesquisas dentro dos laboratórios da Fiocruz e Petrobras, sob a supervisão de pesquisadores renomados destas instituições, com duração de 2 anos, neste período os adolescentes recebem uma bolsa fornecida pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fiocruz. No ano de 2009, consideramos um avanço do projeto o aumento da equipe pedagógica, que agora conta com mais um coordenador, uma assistente social e uma psicóloga. Este ano foram abertas três turmas de Preparatório ao Ensino Médio: uma turma pela manhã e duas turmas no horário da tarde, somando-se 105 alunos; e 2 turmas de Preparatório à 5ª série, uma no período da manhã e outra no período da tarde, somando-se 70 alunos. Os participantes dessa iniciativa são oriundos das escolas localizadas dentro da Maré e adjacências. A abertura de uma terceira turma no turno da tarde para os alunos que estão cursando o nono ano deveu-se à extensa lista de espera que tivemos. Ocorreu também a organização de um evento extraclasse por mês, que englobou atividades pedagógicas externas e internas e contou com a participação de boa parte dos professores. Iniciamos também, nesse semestre, aulas de monitoria para as turmas 81, 82 e 83, nas quais os próprios alunos que se destacam em alguma matéria tiram dúvidas de seus colegas do curso.

REDES DE DESENVOLVIMENTO DA MARÉ - RELATÓRIO ANUAL 2009

33

Profile for Redes Maré

Relatório de atividades 2009  

Relatório de atividades 2009  

Advertisement