Page 31

terdisciplinares com a utilização de uma variedade de linguagens, como: filmes, música, quadrinhos, charges, mapas, reportagens, poesias, contos, fábulas, crônicas, tabelas etc. Periodicamente são realizadas visitas a grandes centros culturais como: CCBB, Museu da Vida, Planetário, Teatro Municipal e outros que estejam relacionados com o conteúdo programático do curso. Também são importantes as visitas às escolas técnicas para as quais os discentes prestam concurso. A equipe de professores é formada, em sua maioria por ex-universitários e universitários que cursaram o pré-vestibular da própria instituição (REDES) promovendo-se, portanto, a prática de ensino dos universitários da Maré. Além de orientar o aluno para prestar concursos de admissão em escolas públicas com ensino de excelência como o Colégio Pedro II, CAP da UERJ, CAP da UFRJ, Colégio Militar, CEFET, FAETEC entre outros, os Cursos Preparatórios representam, também, uma tentativa de minimizar a elevada evasão escolar verificada nos anos finais de cada segmento do Ensino Fundamental (6º e 9º ano). Bimestralmente, é realizada uma avaliação pautada no modelo dos concursos de admissão ao ensino técnico, onde podemos visualizar o grau de assimilação dos conteúdos de cada disciplina (Língua Portuguesa, Física, Química, Biologia, Álgebra e Geometria, Geografia e História).

Coordenação Geral Fábio Barglini / Neide Lugão

Resumo das atividades desenvolvidas em 2009 No ano de 2009, os Cursos Preparatórios ofereceram 175 vagas, distribuídas em cinco turmas. A seleção dos candidatos foi feita mediante sorteio, sendo criada uma lista de espera para os candidatos não sorteados no início do ano, para que, conforme fossem havendo desistências, estes candidatos pudessem assumir as vagas disponíveis. Além das aulas regulares, de segunda a sexta, foram realizadas atividades complementares, que contribuíram conjuntamente para o alcance dos objetivos do projeto.

Atividades dos Cursos Preparatórios complementares às aulas – 2009 Data: 02/02/2009 Atividade Realizada: Aula inaugural – 81/82 Local: Redes da Maré Número de participantes: 102 pessoas Comentários sobre as Atividades: Realizamos uma apresentação do curso e sua importância, em seguida realizamos uma dinâmica de apresentação dos alunos e professores. No final os professores presentes falaram sobre o programa de suas respectivas disciplinas.

REDES DE DESENVOLVIMENTO DA MARÉ - RELATÓRIO ANUAL 2009

29

Profile for Redes Maré

Relatório de atividades 2009  

Relatório de atividades 2009  

Advertisement