Revista Integração Nº116

Page 77

Canal Aberto

Posicionamento de comunicação norteia Educação Superior Lassalista A partir de trabalho iniciado em 2015, IES da Rede se fortalecem no setor educacional Gabriela Boni Setor de Comunicação e Marketing da Rede La Salle Cada vez mais, o cenário da Educação Superior no Brasil mostra a crescente concorrência entre as instituições de ensino, ao mesmo tempo em que traz o desafio de se evidenciarem no mercado. Atenta a esse contexto, no ano de 2015, a Rede La Salle iniciou um estudo aprofundado que envolveu as IES, a fim de identificar seus reais diferenciais e de fortalecer sua Educação Superior. A análise focada em encontrar as singularidades lassalistas indicou atributos de que a Rede dispõe, mas que são essenciais a qualquer instituição, tais como ensino de qualidade, infraestrutura, localização e bons professores. O estudo mostrou que, embora esses aspectos fossem importantes, não seriam suficientes para a Rede La Salle ir além no mercado: era preciso o apelo emocional que estabelecesse um vínculo com o público.

Assim foi dado mais um importante passo para a Rede expor o que tem de especial, agregando valor aos potenciais e atuais alunos, de modo que eles desejem fazer parte do universo lassalista e se realizem profissional e pessoalmente.O trabalho indicou que, entre os diferenciais como tradição e proximidade, um chamava atenção: o ser global. A história de mais de 300 anos na educação e a presença em mais de 80 países mostra um sentido global que não diz respeito apenas a tecnologias ou a intercâmbios, mas também se refere a estar aberto a novas referências e culturas, uma visão colaborativa e possibilidades de novas conexões e horizontes pelo conhecimento. O padrão internacional da Rede La Salle e seus valores mundiais incentivam e proporcionam uma experiência educacional globalizada

e de excelência. Tudo isso vai ao encontro do que os jovens, em especial, procuram e edifica uma reputação respeitável. O trabalho realizado ao longo deste ano também norteou como seriam conduzidas, a partir dali, a comunicação externa (futuros alunos) e interna (atuais alunos, colaboradores e etc) para graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. A concretização visual do posicionamento por meio de chamadas, grafismos e cores distintas, e a definição de um novo slogan (“Ser global é ser La Salle”) passaram a representar a nova proposta. Este novo caminho oportuniza à Rede La Salle fortalecer-se no contexto educacional com um apelo especial, enfatizando justamente o que sua história secular – mas tão contemporânea – significa: tradição e qualidade, valores globais e proximidade.

No trabalho realizado, foi possível analisar que no cenário da Educação Superior no país nota-se um crescimento do número de jovens, sobretudo de classe média, interessados em iniciar a vida universitária. E como falar com esse jovem e conquistar sua atenção? Por isso, também foi sinalizada a importância de se ter um posicionamento de comunicação definido, ou seja, a forma com que a Rede La Salle deseja comunicar suas IES e atingir o íntimo de seus públicos. Trabalho com posicionamento definido teve início na Campanha de Vestibular 2015/2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.