Page 73

opinião esse processo acontecer. O PERLA, Projeto Educativo Regional Lassalista Latino-Americano¹, coloca, entre suas urgências educativas, questões que a tecnologia pode ajudar, entre elas: 1) A democratização do conhecimento, com uma educação adaptada às necessidades dos tempos e dos lugares; 2) O uso de novas tecnologias, com o propósito de oferecer a permuta de saberes, competências e pesquisas; 3) A educação de qualidade, tendo com uma das linhas de ação difundir experiências educativas e ferramentas pedagógicas e didáticas. Todas essas urgências educativas, a tecnologia sozinha não resolve, mas pode ser aproveitada, se tivermos consciência de seu papel. Nos debates sobre educação, é errôneo pensar que a tecnologia tem o objetivo de substituir o professor ou deixar de lado os métodos do ensino tradicional. Pelo contrário, a tecnologia tem a função de agregar valor ao ensino, favorecendo um ambiente colaborativo, inovador, de acesso à informação, facilitando a aprendizagem e servindo de apoio para reinventar as metodologias de ensino tradicionais. O uso das tecnologias permite otimizar o tempo em aula. Atualmente, boa parte das editoras já disponibiliza seus materiais didáticos em modo digital, o que permite ao educador usar conteúdos muito mais ricos, em imagens, vídeos, gráficos e fazer valer a criatividade dos alunos. O uso dos objetos de aprendizagem, muitos deles disponíveis gratuitamente na internet, também conhecidos

Tecnologia Educacional amplia práticas educativas no La Salle São João

como REA (Recursos Educacionais Abertos) ² , podem facilmente ser explorados em sala de aula. O uso da Escrituração Escolar Digital ³ , também conhecido como Diário Online, facilita o planejamento de aulas, evita rasuras e retrabalhos manuais, feitos corriqueiramente pelos professores. As plataformas Web permitem que as informações estejam sempre atualizadas e acessíveis em qualquer lugar, a qualquer tempo. A tecnologia permite um feedback imediato entre professor e alunos, além de estimular o aprendizado personalizado. Como estamos empregando a tecnologia para estimular o rendimento escolar? Como a tecnologia pode facilitar o trabalho do professor? De que forma ela pode ser usada além de mera recreação para os alunos?

inovadoras, tendo a tecnologia como uma aliada importante e diferencial nesse processo. A Tecnologia Educacional está justamente dedicada a dar um embasamento para que as Comunidades Educativas saibam como ingressar e ampliar suas práticas educativas por meio da tecnologia.

Em tempos de mudanças, é preciso persistir e favorecer um ambiente que conduza para práticas educativas

¹ PERLA – É o Projeto Educativo Regional Latino Americano e Caribenho que compartilha anseios em comum para a educação, movidos pelo espírito de fé e zelo do Reino de Deus. ² REA – Recursos Educacionais Abertos - www.rea.net.br. Escolar Digital ou Diário Online – Entende-se pelo registro de todos os elementos rotineiros, que é o Diário Escolar, que inclui o plano de aulas, o apontamento da chamada, ³osEscrituração registros parciais de notas, as ocorrências em sala de aula e etc.

WWW.LASALLE.EDU.BR

73

Profile for Rede La Salle

Revista Integração 114  

Revista Integração 114  

Advertisement