Page 61

obras Assistenciais

Centro de Educação Popular La Salle: 20 anos Instituição será Escola La Salle a partir de janeiro Ir. Francisco Moraes de Souza Diretor O Centro de Educação Popular La Salle completou 20 anos. Durante esse período foram prestados serviços educativos, como reforço escolar, educação de jovens e adultos, cursos rápidos e informática básica para a população da cidade e do interior. A presença dos Irmãos em Zé Doca/MA deu-se a partir do ano de 1994, com a criação da Comunidade Religiosa no bairro São Francisco, considerado o mais pobre e violento da cidade, com as pessoas excluídas de serviços básicos de saneamento, educação, saúde e outros mais. Diante dessas necessidades, os Irmãos começaram a atender a crianças, jovens e adultos em sua residência para reforço escolar e leitura, além de outros

ensinamentos básicos para a vida. A população, na sua maioria, era muito pobre, sem emprego e fonte de renda fixa para seu sustento. Muitas famílias viviam da quebra do coco babaçu, juquira, extração de madeira da pouca floresta que exista, especialmente, nas reservas indígenas do município. A procura pelos serviços a cada dia aumentava, e foi necessário ampliar o espaço físico para acolher as pessoas que vinham até o Centro. As casas eram de taipas e cobertas por palhas de coco babaçu. No período de 1994 até o ano 2000, foi realizado o trabalho educativo nessas casas. Graças à dedicação de Irmãos, foram adquiridos mais terrenos que hoje formam o complexo da nova escola.

Há 20 anos, Centro de Educação Popular La Salle contribui para a transformação social

A partir do ano 2000, a diocese de Zé Doca, na pessoa do então Bispo Dom Valmir Alberto Valle, construiu um prédio com quatro salas de aulas e cinco banheiros. Foi, para nós, uma grande conquista. A partir do ano de 2005, foram feitas parcerias com a CONAB e associações de moradores do município, a fim de arrecadar produtos alimentícios para servir de merenda escolar para nossas crianças. Diante de tudo isso, o trabalho dos Irmãos e colaboradores ia sendo reconhecido e aplaudido por todos na cidade. Em 2008, deixamos de oferecer o EJA e ficamos somente com o reforço escolar nos dois turnos. A cada ano, a procura aumentava. Por isso, estávamos tentando, junto à Província La Salle Brasil-Chile, construir uma escola regular que atendesse melhor a essas crianças. Em 2012, foi colocada no Conselho Provincial a proposta de transformar o Centro de Educação Popular La Salle em escola regular formal. Tendo o tema sido estudado, foi aprovado o parecer favorável à criação da Escola. No ano de 2014, foi decidido que a Escola será mantida pela Associação Brasileira de Educadores Lassalistas (ABEL), tornando-se Escola La Salle a partir de janeiro de 2015. Queremos, em nome de todos os alunos, professores, Irmãos, colaboradores e paróquia São João Batista de La Salle, agradecer por essa grande obra que marcará o povo como conquista para a educação da cidade de Zé Doca fortalecendo o excelente trabalho que os Irmãos realizam neste local.

WWW.LASALLE.EDU.BR

61

Profile for Rede La Salle

Revista Integração 114  

Revista Integração 114  

Advertisement