Page 35

experiências

Revitalização da Avaliação de Conhecimentos da Rede La Salle Exame foi realizado em setembro com nova concepção e estruturação Coordenação de Comunicação da Fundação La Salle A Avaliação de Conhecimentos de 2014, realizada no mês de setembro com estudantes da Educação Básica da Rede La Salle, teve sua concepção e estruturação revitalizadas. Tal revitalização aconteceu por meio de um processo de construção coletiva, com acompanhamento das Assessoras Educacionais, Rosemari Fackin e Maria Regina Coronet Laner, e sob a coordenação da Fundação La Salle. A equipe executiva foi composta por especialistas nas diversas áreas do conhecimento, profissionais da área técnica e uma assessoria pedagógica científica. A proposta, alinhada aos padrões nacionais e internacionais dos Sistemas de Avaliação Externa, trouxe como inovação em relação às edições anteriores a proposição de itens avaliativos elaborados com base em uma Matriz de Referência para o Ensino Fundamental, construída a partir do que estabelecem os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e os descritores da Prova Brasil. Em relação ao Ensino Médio, a Matriz de Referência pautouse nos parâmetros avaliativos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As Matrizes de Referência, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, têm como eixo estruturante o diagnóstico de um conjunto de competências (desdobradas em habilidades e conhecimentos), a fim de se identificar aquelas que se encontram desenvolvidas e as que necessitam ser retomadas nos processos de ensino e aprendizagem.

Estudantes do La Salle Santo Antônio, durante realização da Avaliação de Conhecimentos

Dessa forma, em uma concepção de avaliação diagnóstica, a análise dos resultados obtidos pelos instrumentos de avaliação possibilitou o delineamento de indicativos que contribuirão para a revitalização dos dispositivos orientadores da ação pedagógica, em nível de Mantenedora e das próprias Escolas, com vistas a uma aproximação cada vez maior da consolidação da Proposta Educativa da Rede La Salle. Como resultados enviados às Escolas, foram contemplados diversos levantamentos: - Relatório com pontos de melhor desempenho: indicativos de competências e habilidades que demonstram estar desenvolvidas; - Relatório com pontos a melhorar;

- Relatório com total de acertos por componente curricular ou área de conhecimento; - Média de desempenho por Escola, Nível, turma e componente curricular; - Média geral, por Escola; - Gráfico e relatório de acertos da Província; - Redação: relatório por média e por critério de avaliação; A expectativa é que a análise dos resultados obtidos através do diagnóstico da Avaliação de Conhecimentos possa cumprir com sua missão formadora, suscitando espaços e tempos para reflexão sobre a ação pedagógica em cada uma das Escolas da Rede La Salle.

WWW.LASALLE.EDU.BR

35

Profile for Rede La Salle

Revista Integração 114  

Revista Integração 114  

Advertisement