Page 1

Saiba mais em: www.semanadomeioambiente.com.br

Cartilha_Fundação_1b.indd Spread 1 of 12 - Pages(24, 1)

Não jogue este impresso nas vias públicas. Passe-o -o adi a ante.

A FAMÍLIA BANDEIRA APRESENTA

03/06/11 17:08


É MESMO, EUGENINHO? QUE IDEIAS?

ME DÊ UM EXEMPLO, FILHO.

UAU, FILHO! VOCÊ É MESMO CRIATIVO. E O MELHOR DE TUDO É QUE, FAZENDO ISSO, VOCÊ ESTÁ AJUDANDO A COMBATER UM GRANDE PROBLEMA DO MUNDO DE HOJE...

ESTAVA MESMO, MÃE! VOCÊ INVENTA CADA COISA! MAS EU TAMBÉM TENHO AS MINHAS IDEIAS...

JÁ SEI QUAL É O PROBLEMA, PAI: É O LIXO! APRENDI NA ESCOLA QUE QUANDO A GENTE NÃO CUIDA DO LIXO, A GENTE MESMO É QUE ACABA TENDO UMA MONTANHA DE PROBLEMAS.

Cartilha_Fundação_1b.indd Spread 2 of 12 - Pages(2, 23)

2

AH, ESSA CAIXA DE LEITE, POR EXEMPLO, MAIS ESSAS TAMPINHAS PODEM SE TRANSFORMAR EM UM ROBÔ!

A LISTA ESTÁ AQUI, JOSI. EU SEI QUE VOCÊ DETESTA DESPERDIÇAR. ALIÁS, A TORTA QUE VOCÊ FEZ ONTEM, APROVEITANDO O TALO DA VERDURA DA SALADA, ESTAVA UMA DELÍCIA...

TROUXE A LISTA DE COMPRAS, CHICO? VOCÊ SABE QUE EU SÓ GOSTO DE COMPRAR O QUE A GENTE ESTÁ PRECISANDO MESMO.

EM UMA MANHÃ DE SÁBADO, A FAMÍLIA DE EUGENINHO VAI ÀS COMPRAS NO SUPERMERCADO...

23 03/06/11 17:08

10. Seja um Ecocidadão: transforme as pessoas ao seu redor em indivíduos ecoconscientes e ecorresponsáveis; dê o exemplo, fazendo você mesmo, e colocando em prática todas essas dicas.

9. Procure deixar o carro em casa: faça caminhadas, ande de bicicleta, pratique a carona e use o transporte público, assim você ajuda a diminuir a poluição e o trânsito.

8. Plante árvores: dê preferência para plantas nativas e consulte a Prefeitura local sobre os melhores tipos para a região onde você mora.

7. Cuide das nossas florestas: pergunte de onde é a madeira que for comprar, para garantir que não é ilegal. Compre produtos de madeira certificada e denuncie queimadas e desmatamentos à Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo. Ligue gratuitamente para 0800 113560.

6. Ajude a proteger os animais: não compre animais silvestres e denuncie o tráfico, a caça e a pesca predatória à Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo. Ligue gratuitamente para 0800 113560.

5. Cuidado com o desperdício de energia: não deixe as luzes e aparelhos ligados quando não estiverem sendo usados; use a luz natural abrindo janelas e cortinas, e prefira as lâmpadas fluorescentes que são mais econômicas.

4. Economize no chuveiro: tome banhos rápidos e coloque o chuveiro na posição “verão”, assim você reduz o consumo de água e energia e economiza em suas contas.

3. Cuidado com o desperdício de água: feche a torneira ao escovar os dentes, ao se barbear e ao ensaboar a louça; use a vassoura e não a água da mangueira para varrer pisos e calçadas.

2. Diminua o lixo mudando pequenas coisas: diga não para sacolas plásticas e produtos descartáveis; compre produtos duráveis e com pouca embalagem.

1. Organize de forma correta o que não serve mais: separe seu lixo para a reciclagem, reaproveite materiais, doe objetos e roupas que não precisa e nunca queime ou jogue lixo nas ruas.

OS MANDAMENTOS DO ECOCIDADÃO


O que o lixo tem a ver com o clima?  

Gibi Interativo

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you