Page 1

5ยบ MA


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Apresentação do Projeto O Projeto Literário de 2018, desenvolvido pelo quinto ano em parceira com os professores envolve a obra: A toalha vermelha de Fernando Vilela. O trabalho partiu de pesquisas sobre o autor a fim de conhecermos um pouco sobre sua biografia. Cada aluno levou um caderno viajante para casa com objetivo de, juntamente com sua família, buscar informações sobre o autor e registrar nesse caderno. Uma produção coletiva sobre a obra do autor e com a participação também dos familiares de nossos alunos. Após essa busca de informações, foi realizada a simulação de um programa de auditório em que os participantes puderam entrevistar um aluno que interpretou o autor Fernando Vilela. Uma atividade descontraída e que possibilitou conhecer um pouquinho mais sobre o autor e a sua ligação com a obra estudada. Foi realizada uma leitura em grupos da obra A toalha vermelha – uma obra com imagens e leitura apenas visual. Cada grupo pôde compartilhar suas ideias com os colegas, sua interpretação visual da obra. E para finalizar esse momento, os grupos escreveram um pequeno texto contando sobre a cultura dos dois países, de origem e destino, da toalha na história – o Brasil e a China. Esse momento foi encerrado com conversa entre a turma, destacando informações sobre a obra e seus significados, destacando a ligação da toalha com os dois povos. Partindo para uma discussão sobre os costumes e tradições de cada família, cada aluno levou uma toalha vermelha para casa e criou um momento de diálogo em família para descobrir qual o costume ou tradição de sua família, escrevendo um texto posteriormente. Juntamente com essa atividade, foram tiradas fotos para que cada aluno pudesse compartilhar seus textos com os colegas e professores. Assista ao nosso vídeo: https://bit.ly/2AX0kJM

2


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Curso e Colégio Acesso Unidade Hauer – Rua Professor João Soares Barcelos, 2474. www.cursoacesso.com.br |41| 3453-1868.

Equipe Diretiva Profª Cheila Lenita Rocha Direção Geral Profª Cíntia C. R. B. dos Santos Orientadora Educacional – Ensino Fundamental I

Professores Luciana Helena Ferreira de Andrade

5º ano

Edição Diagramação:

Aline Geovana Stefanczak Weber

3


Coletânea Literária - Ensino Fundamental 5º Ano – 5MA

Sumário

Ana Carolina Werner Andreas Genthner Anny Yasmin da Silva Beatriz Moreira Correa Eduarda Hoffmann Mangini Eduarda Mariah Aires Eric Leonardo Weigert Fernando Luiz Henrique Gonçalves Nacimento Francisco Ferreira de Oliveira Gabriel Jacobs Garcia Gabriel Schmitt Luquetta Gabriella Beck e Costa de Carvalho Giovanna Anhaia Tavares Henrique Miguel Sousa Isabela da Silva Cristaldo Isabella Fernanda Sitko Isadora Lovera Hauer Julia D’avila Lacort Kamilly Eduarda Pereira Letycia Jaszumbek Lorena Martins Agostini Luna Clara Fava Marco Antônio da Costa Estevam Mariana Beatriz de Souza Palmeira Matheus Goudarth Nunes Nayara Maurício Borges de Pontes Pedro Taddei Viante Raphaella Louise Grundmann Samuel Lemos de Souza Shelyn Chaves da Silva Vitor Enrique dos Santos

4


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Fernando Vilela

O autor Fernando Vilela nasceu em São Paulo, no ano de 1973. É artista plástico, designer, escritor e ilustrador de livros, além de professor. Autor de quinze livros para crianças e jovens, ilustrou mais de sessenta obras para editoras nacionais e estrangeiras. Fernando afirma que suas inspirações partem de uma criança interior e que pode ter ideias em lugares silenciosos ou em lugares barulhentos. Recebeu o Prêmio Jabuti por cinco vezes e o troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil em 2012. Como artista plástico, participou de mostras no Brasil e no exterior e seus trabalhos constam em importantes coleções de museus, como o MoMA de Nova York, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Dentre os livros escritos e ilustrados por ele destacam-se: A Toalha Vermelha (Brinque Book, 2007), Le Chemin (Autrement, 2006, França) e Comilança (DCL, 2008); e Seringal (Scipione, 2010). A obra A toalha vermelha é uma fantástica narrativa visual, para leitores de todas as idades, com experiências fascinantes desde a primeira imagem distante da Terra até as profundezas do mar. Um livro sem palavras, mas aberto a muitas leituras. As ilustrações presentes em

5


Coletânea Literária - Ensino Fundamental cada página ajudam os leitores a preencher a curiosidade e o imaginário sobre o planeta Terra, mais especificamente sobre o oceano. Essa obra foi inspirada em uma experiencia do autor na qual andava de barco em Paraty, no Rio de Janeiro e a talha vermelha caiu no mar. Ao vê-la afundar, imaginou a história. O autor acredita que um livro somente com imagens, desperta a imaginação e coloca um outro olhar para o leitor.

6


Coletânea Literária - Ensino Fundamental Turma 5º ano - MA

7


Coletânea Literåria - Ensino Fundamental

8


Coletânea Literåria - Ensino Fundamental

9


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Ana Carolina Werner TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Todas as sextas-feiras temos o dia da família, geralmente saímos para comer pizza com as minhas irmãs por parte de pai, é uma maneira que encontramos para ficarmos juntos, pois tenho três irmãs e cada uma mora com sua mãe. É muito divertido e legal. Quando não dá para sairmos todos juntos, vai eu, meu pai e minha mãe.

Andreas Genthner TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Refeições em conjunto, comer macarrão com carne moída, ir à igreja, tocar um instrumento, fazer um esporte e também comer aos fins de semana, contar histórias, sair aos fins de semana, reunir a família inteira na semana, ler livros, cantar, inventar coisas e móveis, e saber falar outra língua, são costumes da minha família.

10


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Anny Yasmin da Silva TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Eu e minha família, temos o costume de realizar todas as refeições juntos, sentados à mesa. Esse costume nos proporciona momentos de muito amor e partilha, já que colocamos a conversa em dia e trocamos experiências. Mantemos a tradição de domingo, almoçando macarronada com bastante molho de carne moída, o prato preferido de nós três. Agora essa tradição está ainda mais gostosa pois estou aprendendo a cozinhar e posso ajudar a preparar nossa refeição. Gostei muito da atividade proposta, pois além de novamente estar junto das pessoas que eu amo, também aproveitei para comer essa delícia de tradição.

11


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Beatriz Moreira Correa TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Uma de nossas tradições é o capelette, ele veio da Itália, junto da minha tataravó, ela sempre fazia questão de ensinar a receita às suas filhas e noras. Reunia a família nos domingos e fazia capelette. Ela fazia o recheio com uma pasta de frango, queijo e farinha de rosca. A massa é feita a mão e cilindrada, depois é cortada em quadrados e logo depois o recheio é embrulhado na massa. Ele é feito por minha bisa e minha avó e até hoje seguimos a tradição.

Eduarda Hoffmann Magini TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Eu e minha família temos o costume de tomar café da tarde juntos e dessa vez a toalha vermelha participou de tudo isso comigo e com todos os meus familiares. Nós comemos muitas coisas boas e saborosas, como: pão de queijo, pão de minuto, pão com maionese e bolo de cenoura. Aposto que se ela fosse uma pessoa igual a nós, teria se divertido muito, pois fizemos tudo juntas. Contamos várias coisas que aconteceram no dia. Minha irmã conta como foi na faculdade, minha mãe conta se o dia no trabalho

12


Coletânea Literária - Ensino Fundamental foi bom, meu pai normalmente não está presente pois fica até 23 horas no curso, e eu conto como eu fui na escola.

Eduarda Mariah Aires TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Minha família tem muitos costumes e tradições, algumas delas são: almoçar e tomar o café da tarde juntos, dessa forma cada um de nós consegue falar um pouco da sua rotina e matar a saudade. Costumeiramente, uma vez na semana, minha prima passa o domingo conosco e também, uma vez ao mês temos a tradição de ir ao cinema. A minha tradição favorita é passear, viajar, almoçar fora e apreciar e degustar a carne assada que meu pai prepara todos os domingos para mim. Além de tudo isso, estar com minha família é a minha programação favorita.

13


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Eric Leonardo Weigert TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Minha mãe me contou quando estava grávida que meu pai, muito feliz, dizia que eu seria atleticano igual a ele e eu irmão mais velho, antes de eu nascer já tinha roupinha do Atlético. Quando eu nasci meu pai colocou na porta da maternidade e depois do meu quarto um enfeite que dizia “Aqui dorme um atleticano”. Quando era pequeno meu pai me levava aos jogos do Atlético na Arena, juntamente com meu irmão e com meu primo. Eu não entendia muito de futebol, gostava de ir para tomar sorvete, comer cachorro-quente e até cantava junto com a torcida. Hoje eu sou atleticano e fico feliz quando meu time ganha. Meu pai sempre fala que essa paixão pelo time passa de pai para filho.

Fernando Luiz Henrique Gonçalves do Nascimento TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Eu e meu pai temos o costume de andar de bicicleta em nosso tempo livre, geralmente é sábado de manhã. Quase sempre nós vamos até a quadra do meu padrinho e voltamos. Em alguns dias vamos até uma bicicletaria que fica um pouco mais longe da quadra do meu padrinho. Meu pai pretende comprar uma bicicleta porque só tem duas e nós temos que revezar entre meu pai e minha mãe. Quando vou para Blumenau sempre ando de bicicleta porque a rua

14


Coletânea Literária - Ensino Fundamental é tranquila e conseguimos andar em três porque meu cunhado tem uma bicicleta sobrando lá.

Francisco Ferreira de Oliveira TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Nossa família cultua a tradição gaúcha onde os costumes são tomar chimarrão, ir ao CTG (Centro de Tradições Gaúchas), ouvir música tradicionalista, etc. A roda de chimarrão consiste em tomar chimarrão entre amigos, e existe algumas maneiras de tomar o chimarrão: tomar com a mão direita; o chimarrão acaba quando roncar a bomba (objeto de metal que toma o chimarrão); sempre agradecer quando não querer mais. O dia do gaúcho é o dia 20 de setembro.

15


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Gabriel Jacobs Garcia TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Minha família não tem costumes mas a minha mãe que é gaúcha de nascença, mantem o costume de tomar chimarrão. O chimarrão é uma bebida originaria do Rio Grande do Sul. Para fazê-lo é necessário água, erva de chimarrão, uma cuia e uma bomba. A cuia é feita de porongo. A bomba é um instrumento utilizado para tomar o chimarrão. A erva-mate vem do cultivo de plantas para este uso. Para tomar o chimarrão as pessoas formam uma roda onde uma das pessoas fica responsável por encher a cuia com a água quente e servir para a próxima pessoa que irá tomar. O chimarrão é tomado normalmente pela manhã e no final da tarde. As rodas de chimarrão são seguidas de diversas famílias. Eu, particularmente, não tenho o hábito de tomar chimarrão, mas quando era pequeno minha mãe fazia mate-doce para tomar com meus primos e pretendo não esquecer desse costume.

Gabriel Schmitt Luqueta TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Eu fui para a escola certo dia e a professora me entregou uma toalha vermelha, ou seja, eu tinha que escrever uma história da toalha vermelha e eu não conhecia meus costumes familiares, daí fui pes-

16


Coletânea Literária - Ensino Fundamental quisar um pouco sobre os meus costumes e então eu vi que eu tenho alguns costumes legais por exemplo, sempre jantarmos juntos. Um costume japonês de sempre que nós chegamos em casa, nós tiramos o sapato. Também um outro costume italiano de todo fim de semana minha mãe fazer comida. Também outro costume italiano de todo ano novo meus pais comemorarem tomando vinho e eu tomando suco de uva. E esses são um pouco das minhas tradições familiares.

Gabriella Beck e Costa de Carvalho TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES A toalha vermelha presenciou coisas que eu aposto que ela não havia presenciado antes, como a nossa refeição principal e mais importante: o café da tarde. Para nós, é a única refeição que estamos todos juntos, pois o café da manhã é corrido para minha mãe que sai cedi de casa. Na hora do almoço comemos antes dela chegar do trabalho. Por isso o café da tarde é melhor de todas. É muito bom ter uma família unida, sempre se ajudando, rindo e chorando juntos nos momentos bons e ruins, felizes e tristes. A toalha viu, mesmo não sendo humana, o afeto e carinho dos membros da minha família, uns com os outros. Segundo o livro, a toalha vermelha tem uma “família” de pescadores chineses e a toalha vermelha viu com a gente que ter um momento bom com a uma família unida é a melhor coisa do mundo! E a família não precisa ser de sangue, mas tem que ser de coração.

17


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Giovanna Anhaia Tavares TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Este desenho demonstra a toalha vermelha no momento de um costume da minha família. Nossa família tem um costume de se reunir todos os primos, tias, tios e avós. Acontece na casa da minha vó. Neste dia minha vó faz uma comida gostosa e todos sentam na mesa para comer e conversar. Após o almoço vem a sobremesa. Agora não temos uma tia, ela foi morar no México e tinha um coelho, mas minha tia deu para as crianças da Apae. A toalha se divertiu muito com os meus costumes e tradição da minha família e também recebeu muito amor das pessoas, pois isto não falta na minha família e ela adorou muito o dia comigo e com meus primos, tia, tio e avós. Adoramos ficar com ela!

18


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Henrique Miguel Souza TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES A minha tradição familiar é: já que somos de descendência italiana, comemos massas aos finais de semana. Por exemplo, macarrão, pieroge, lasanha, nhoque, crepe, etc. Esse fim de semana nós fizemos uma travessa com macarrão e revelamos uma foto com minha mãe, minha avó, meu irmãozinho e eu.

Isabela da Silva Cristaldo TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES A toalha vermelha chegou em casa bem, sem contar que meus cachorros tentaram pegar para morder, mas não pegaram (ainda bem!). A nossa tradição familiar é todo domingo acordar bem cedo e ir no parque Barigui. Levamos meus patins ou bicicleta, bolas de futebol e vôlei. Meu pai e meu irmão jogam futebol ou vôlei, enquanto eu e minha mãe passeamos pelo parque. Eu gosto quando alugamos bicicletas e vamos fazer várias trilhas pelo parque. Às vezes levamos nossos cachorros junto para passear com a gente lá!

19


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Isabella Fernanda Sitko TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Eu e minha família temos a tradição religiosa, pois o povo ucraniano era assim. Atualmente as danças ucranianas e a pintura dos ovos de aves (pessanka) continua na família. Nas igrejas ucranianas não existe estatuas igual a minha, porque é substituído por desenhos nas paredes chamados de ícones. No Natal é preservada a tradição de que só é servido o jantar quando aparece a primeira estrela no céu. O jantar deste dia tem doze pratos ucranianos, entre eles o perohe e o borscht que seria uma sopa de beterraba. Outro costume que é preservado em minha família e na Ucrânia, é quer temos que provar todos os pratos que estiverem na mesa do Natal.

20


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Isadora Lovera Hauer TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Eu escolhi um costume que toda terça-feira e quinta-feira eu almoço na asa da minha vó, sempre é eu, meu irmão, meu pai e minha mãe e a minha avó. Lá sempre tem o almoço, a sobremesa e o meu avô compra um docinho pra mim e para o meu irmão. Os doces são tic tac, mentos, MMs, prestígio, etc. Gosto muito de almoçar lá.

Julia D’ávila Lacort TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Um acordo que temos na família é comer besteira na sexta-feira. Nesse dia podemos comer guloseimas, hambúrguers, hot dogs, etc. também podemos comer fora de casa, ir num restaurante, fast food, no Mc Donalds, entre outros. Nesse dia não comemos coisas muito saudáveis. Eu gosto mesmo quando a mãe faz o macarrão dela, é delicioso, não tem nenhum outro macarrão igual! Também gosto de panqueca. Nós gostamos muito desse dia.

21


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Kamilly Eduarda Pereira TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES A tradição de minha família é tomar chimarrão toda terça e sexta. Essa tradição começou com meus avós e está passando de geração em geração. O chimarrão é feito com erva-mate e camomila. Pode-se adicionar casca de laranja seca, hortelã e outros. Na minha família é comum comer com o chimarrão, o tradicional pinhão e pipoca. Às vezes sentamos no sofá, sobre a mesa e às vezes na cama. Essa é um pouquinho da tradição da minha família.

22


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Letycia Jaszumbek TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES A tradição de minha família é uma comida – o nhoque, de origem italiana. A minha avó paterna sempre faz, e vou dizer uma verdade, é uma delícia!!! Toda vez que vamos lá, comemos. E hoje a toalha vermelha teve a oportunidade de conhecer essa deliciosa receita, aprendeu o que é o nhoque e de onde veio essa comida. Também aprendeu a fazer. Com certeza foi uma experiência ótima!

Lorena Martins Agostini TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Nossa tradição é italiana, o espaguete italiano que nós fazemos pelo menos uma vez na semana. Nós fazemos o macarrão italiano, normalmente aos finais de semana, mas também nos dias de semana. A minha avó é italiana, então é ela quem cozinha. E também temos outras tradições, mas a tradição do macarrão italiano é a minha tradição preferida. Uma das tradições que eu também gosto é comer pipoca pelo menos uma vez por semana.

23


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Luna Clara Fava TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES A tradição da minha família é reunir-se no almoço de domingo para fazer um churrasco. No Natal isso acontece na praia ou na casa da minha tia. Me avô João adora fazer carne assada e a minha avó faz o frango Chester. A principal sobremesa é o gelado de maçã. Durante o almoço costumamos lembrar do passado. Todos os dias após o almoço, gostamos de comer um docinho. Os tradicionais são: goiabada, pé de moleque, paçoca. Outro hábito frequente é fazer bolo de fubá para o café da tarde. Também os bolinhos de polvilho que são receitas passadas de mãe para filha. Nos domingos gostamos de fazer panquecas doces. Nas sextas comemos pizza com refri.

24


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Marco Antônio da Costa Estevam TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Em nossa família temos um grande costume de toda segunda-feira fazer um delicioso churrasco, coisa que a maioria das pessoas fazem aos domingos. Porém, fazemos assim, pois segunda-feira é o único dia que meu pai volta cedo, minha vó e minha mãe não trabalham. Resumindo seria o dia perfeito para um ótimo churrasquinho, e acho que a toalha terá uma boa experiência. Adoramos feiras de carro antigo, isso é uma tradição que eu amo. Como gostamos muito de carros antigos, meu pai guarda uma Tempra SW 95 que demos o apelido de Jabiraca. Guardamos ela com muito carinho, pois um dia ela será minha. É perfeito quando vamos em encontros de carros antigos e rola um churrasquinho.

Mariana Beatriz de Souza Palmeira TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES No trimestre aprendemos e lemos sobre o livro a toalha vermelha feito e ilustrado por Fernando Vilela.

25


Coletânea Literária - Ensino Fundamental O livro “A toalha vermelha” de Fernando Vilela é uma narrativa visual, ou seja, um livro somente de desenhos, sem escrita. Este livro demonstra que a toalha vermelha saiu de nosso país - o Brasil, para a China que fica do outro lado do mundo. Enquanto a sua ida para a China, passa por muitas aventuras no mar. Como ela passou na minha casa e então decidi passar com ela uma grande tradição que é encontrar com minha família em ocasiões especiais como Natal e Páscoa e aniversários. E desta vez foi o aniversário da minha avó.

Matheus Goudarth Nunes TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Hoje eu e minha irmã saímos cedo de casa para ir à escola. Depois que o meu pai separou da minha mãe, temos o costume de ir almoçar todos os dias na casa da minha avó Alzira. Sempre tem arroz e feijão porque minha irmã só gosta disso. Mas de vez em quando, a vó faz uma comida diferente para nós. Depois que almoçamos todos juntos - eu, meu pai e minhas irmãs - a Julia vai para a escola e nós vamos para casa. Não temos tradição, mas gostamos de assistir os jogos do Palmeiras quando passa na televisão.

26


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Nayara Maurício Borges de Pontes TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Uma tradição da minha família é comer pizza toda sexta-feira e com a toalha vermelha consegui ver outro lado de comer pizza. A gente se divertiu, rimos e sempre ficamos felizes juntos. E uma das coisas quando comemos pizza, a gente toma a bebida junto com a pizza e a toalha foi colocada na mesa fazendo a diferença nessa noite e nos divertimos mais ainda. Foi um prazer ter a toalha em casa e descobrir as tradições da minha família.

27


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Pedro Taddei Viante TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Eu e minha família temos o costume de quando nós acabamos de almoçar nós arrumamos a mesa e tomamos café. Outro costume é antes do almoço fazer oração. Também temos o costume de ir à igreja todo sábado ou domingo. Todo dia nós almoçamos juntos (eu, meu pai, minha mãe e meu irmão). Toda semana, na sexta-feira, nós vamos ao mercado. Todo mês nós vamos na casa do meu vô e da minha vó.

Raphaella Louise Greendmann TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Minha família tem o costume de ir na igreja nos domingos. Lá eu posso brincar, dançar, contar e aprender. Eu sinto uma coisa que eu não sinto em todo lugar quando estou na igreja. Em todo Natal, páscoa, dia das mães e dos pais, a gente sempre comemora e daí nós chamamos a nossa família para ouvir as músicas. Lá são quatro tipos de cultos: para as crianças, para os pais, para os homens e para as mulheres. Eu fico no das crianças e só vou ficar até os meus doze anos. Levei a toalha vermelha para conhecer a minha igreja e toda a minha casa. Lá na minha igreja nós fazemos a Santa Ceia.

28


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Samuel Lemos de Souza TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Minha toalha teve a interação com a minha família de que todos os dias fazemos comidas deliciosas e comemos todos os dias. Nossa família adora fazer coisas juntos, nós adoramos comer macarrão, miojo, estrogonofe. Todos os sábados gostamos de ir para o shopping para comer, comprar roupas, brinquedos entre outros. Esses são as tradições da minha família.

29


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Shelyn Chaves da Silva TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES A minha tradição com minha família é estar sempre juntos, geralmente é na hora da comida. Sendo no almoço, café da tarde ou jantar. Em qualquer refeição a gente tenta estar junto, conversando, brincando, brigando, a gente tá sempre junto. Nós achamos que ficar junto sempre é essencial para uma família seguir em frente, sempre feliz de ter uma família. Eu acho que a toalha fez a gente se unir mais e achar a nossa tradição.

Vitor Enrique dos Santos TRADIÇÃO FAMILIAR PASSADA DE GERAÇÕES PARA GERAÇÕES Eu e minha família lemos a história da toalha vermelha que fez a gente perceber nossas tradições. Das tradições a que mais amo é de batata frita, que minha bisavó fazia para minha avó e ela fazia para minha mãe e agora minha mãe

30


Coletânea Literária - Ensino Fundamental está fazendo para nossa família. Também temos outras tradições que são muito legais, como comer bolacha de Natal e amendoim. Essas são as tradições da minha família.

31

PROJETO LITERÁRIO 2018 - HAUER - 5MA  

Assista ao nosso vídeo: https://bit.ly/2AX0kJM

PROJETO LITERÁRIO 2018 - HAUER - 5MA  

Assista ao nosso vídeo: https://bit.ly/2AX0kJM

Advertisement