Page 1

3ยบ TA


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Apresentação do Projeto Nós, alunos do 3º ano, trabalhamos com o livro Tapajós, de Fernando Vilela. Nosso projeto literário começou com o “caderno viajante”. Neste caderno, cada aluno registrou, juntamente com seus familiares, uma curiosidade do autor Fernando Vilela, ou sua biografia, suas obras, seus prêmios. Cada aluno que trazia o “caderno viajante” para o colégio vinha com uma novidade. Em sala, a professora trouxe um enorme quebra-cabeça de uma das imagens do livro. Mas, para descobrirmos que imagem era, tívemos que raspar a tinta que cobria ela. Então, escutamos a história do livro Tapojós e pudemos compreender um pouco a vida das pessoas que moram as margens do rio. A história gira em torno de dois irmaõs que contam a rotina das atividades que realizam, morando em palafitas. Eles nos contam que onde moram, só há duas estações, verão e inverno. Na história, o inverno é muito chuvoso, e ao terem que mudar para um lugar mais alto, não percebem que esqueceram sua tartaruga de estimação. A história termina com uma grande aventura e assim eles voltam com o jabuti Titi para casa. Depois de ouvir toda a história, foi a nossa vez de escrever um novo final para ela, dizendo o que salvaríamos em situação de perigo. E todas elas ficaram incríveis! Mergulhe junto conosco em uma aventura mais legal que a outra. Depois de ler todas as história, é a nossa vez de perguntar: — Quem você salvaria?

2


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Curso e Colégio Acesso Unidade Hauer – Rua Professor João Soares Barcelos, 2474. www.cursoacesso.com.br |41| 3453-1868.

Equipe Diretiva Profª Cheila Lenita Rocha Direção Geral Profª Cíntia C. R. B. dos Santos Orientadora Educacional – Ensino Fundamental I

Professores Andreia Nardi 3º ano

Edição Diagramação:

Aline Geovana Stefanczak Weber

3


Coletânea Literária - Ensino Fundamental 3º Ano – 3MA

Sumário

Alex Melo da Silva Junior André Zela Albanski Arthur Candeo Calixto Erika Wistuba Kosmo de Siqueira e Silva Filipe Grazioli da Silva Giovana Victoria de Lima Canteri Hadduan Uohan Ramin de Freitas Hillary leticia Vais dos Santos Carpejani Julia Cardoso Carneiro Laura Yumi Godoi Murakami Maria Eduarda Marques P. Pinto Maria Fernanda Miranda Fonseca Maria Julia da Costa Lima Maria Luisa Vieira Pereira Paulo Vinicius Meneguz Brito Rebeca do Vale Machado Vitor Marques Cristenson Ian Crispin Mendes

4


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Fernando Vilela

Nasceu em São Paulo, em 1973. É artista plástico, designer, escritor e ilustrador de livros, além de professor. Autor de quinze livros para crianças e jovens, ilustrou mais de sessenta obras para editoras nacionais e estrangeiras. Recebeu o Prêmio Jabuti por cinco vezes e o troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil em 2012. Como artista plástico, participou de mostras no Brasil e no exterior e seus trabalhos constam em importantes coleções de museus, como o MoMA de Nova York, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Dentre os livros escritos e ilustrados por ele destacam-se: •

A Toalha Vermelha (Brinque Book, 2007);

Le Chemin (Autrement, 2006, França);

Comilança (DCL, 2008); e Seringal (Scipione, 2010).

5


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

EU VI Existem animais que se escondem uns nos outros. Existem formas na natureza que você nunca imaginou. Existem disfarces que nem as pessoas mais espertas conseguem adivinhar...

TRÊS TIGRES TRISTES Fernando Vilela e Nina Barbieri escreveram este divertido livro juntos. A ideia nasceu quando brincavam de falar rápido o famoso trava-língua dos tigres. Depois, resolveram continuar a história nos almoços diários. Para ilustrar o livro, Fernando usou lápis para desenhar, carimbo de borracha para fazer os coqueiros e o computador para colorir.

6


Coletânea Literária - Ensino Fundamental TAPAJÓS Cauã e Inauê vivem às margens do Jari, um pequeno canal que liga o rio Amazonas ao rio Tapajós, no Estado do Pará. Os irmãos vivem em uma casa simples, de palafitas, com os pais e Titi, o jabuti de estimação da família. Mas o personagem principal do livro é, na verdade, o próprio cenário da pequena vila, que é de encher os olhos.

ABRAPRACABRA! “Eu sempre tive vontade de fazer histórias fantásticas com personagens que atravessam portais e se transportam para outros lugares. Isso sempre me fascinou. Usei isso para explorar o recurso do livro-objeto, do livro interativo”, diz o autor. Na história, dona cabra caminhava perto de sua casa quando encontrou uma lâmpada encantada. “Pense uma palavra mágica, mas cuidado ao falar, um desejo imaginado ela irá realizar”, disse o Ênio. “Abrapracabra!”, gritou o bicho! Uma grande aventura se inicia.

7


Coletânea Literária - Ensino Fundamental A TOALHA VERMELHA Uma fantástica narrativa visual, para leitores de todas as idades, com experiências fascinantes desde a primeira imagem distante da Terra até as profundezas do mar. Um livro sem palavras, mas aberto a muitas leituras. As ilustrações presentes em cada página ajudam os leitores a preencher a curiosidade e o imaginário sobre o planeta Terra, mais especificamente sobre o oceano.

8


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Alex Melo da Silva Junior O QUE EU SALVARIA? Era uma vez um galo que ele tinha um segredo, ele era um pac-man e daí ele tinha um amigo que o nome dele era MC chão ele foi no mc donalds e comprou um X burguer e eles ficaram gordos para sempre e deixaram os pais deles.

André Zela Albanski O QUE EU SALVARIA? Era uma vez uma família Albanski eles queriam viajar para os Estados Unidos com o avião da família. E eles tinham que levar tudo da casa e eles iam viajar a noite. E eles contrataram um piloto de avião que ninguém sabia pilotar e estava chovendo muito e eles carregaram as coisas e eu levaria bola, brinquedos e as minhas coisas do meu quarto. Quando a gente embarcou e o avião já estava decolando e eles chegaram nos Estados Unidos e um terremoto aconteceu, tiveram que terminar a viagem de barco e daí conseguiram chegar lá. Quando eles viram muitas pessoas correndo e eles também correram...

9


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Arthur Candeo Calixto O QUE EU SALVARIA? Era uma vez a família Calixto e estavam nos Estados Unidos. E estava muito frio e não tinha eletricidade e foram ao mac donalds para jantar e pegaram hamburguer no drive thrue e voltaram para casa. E receberam a mensagem que iria vir um tornado e pegaram miqueizinha e pipoca que são os animais de estimação e as malas.

10


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Erika Wistuba Kosmo de Siqueira e Silva O QUE EU SALVARIA? Num passeio de avião para São Paulo esquecemos a nossa cadela. Disse o menino: — Vamos falar para o motorista do avião voltar para Curitiba disse o menino. E chegaram em Curitiba para buscar a cadela.

Filipe Grazioli da Silva O QUE EU SALVARIA? Era uma vez eu e uma galinha estava comendo uma batata e daí aconteceu um desastre que houve um terremoto e daí bem na hora ela disse um segredo ela disse para mim eu sou a gerente do BK e daí eles foram para a casa do terror e foram explorar e acharam seu tio Charlis e todos eles comeram um cheddar duplo no BK, eles descobriram que seu tio era um vampiro e foram morar com ele o tio vampiro e viveram felizes para sempre.

11


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Giovana Victoria de Lima Canteri O QUE EU SALVARIA? Era uma vez um dia em que estávamos eu e meus pais e meu irmão nós estávamos em Paris e recebemos a notícia de que teria uma infestação de ratos de esgoto e então voltamos com tudo mais tudo e então quando chegamos em casa os meus cachorros estavam prestes a comer o menor mas então chegamos com três costelas de boi, nós com a carne e eles com os ossos só que percebemos que esquecemos sabonete shampoo e condicionador pelo menos não esquecemos as roupas né, daí nós fomos ao mercado e compramos o que estava faltando.

Hadduan Uohan Ramin de Freitas O QUE EU SALVARIA? Eu salvaria meu bicho de estimação que é de pelúcia o shope. Também salvaria o meu pai e minha mãe.

12


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Hillary Leticia Vais dos Santos Carpejani O QUE EU SALVARIA? Eu salvaria a minha mãe, eu e minha avó e meu cachorro. Um dia deu um raio no apartamento e pegou fogo eu minha mãe e minha avó pegamos meu cachorro e fizemos as malas e fomos para casa da minha amiga a Maria Fernanda e ficamos lá 10 meses e depois a minha casa estava boa e voltamos para lá e fim.

Julia Cardoso Carneiro O QUE EU SALVARIA? Era uma vez eu estava em casa e ouvi no rádio que ia acontecer um dilúvio em Curitiba e todo mundo teve que deixar o bairro mas sempre meu pai achava um lugar bom com sol mas eu percebi que a nossa tartaruga foi esquecida. Eu fiquei muito triste mas eu tive uma ideia de fugir para o bairro para deixar a minha tartaruga. Tive que ir de barco amanheceu e daí eu cheguei em casa ele tem cima do telhado e eu vi que tinha uma sucuri gigante aí eu fui peguei e voltei pro barco aí eu voltei pra casa.

13


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Laura Yumi Godoi Murakami O QUE EU SALVARIA? Era uma dia de chuva e nós estávamos na escola e tinha goteira nós tínhamos que arrecadar dinheiro 20 reais no máximo e acabou tendo pessoas que estavam jogando fogo na escola e eu só salvei as minhas amigas as professoras e o diretor e a pedagoga e o resto eu deixei pegando fogo porque eu nem ligava porque era só umas meninas chatas que só ficavam se achando e nós ficamos comendo pipoca e eu paguei outra escola para as pessoas que salvei.

14


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Maria Eduarda Marques P. Pinto O QUE EU SALVARIA? A meu Deus tem um terremoto aqui eu vou levar uma televisão e um cobertor e um travesseiro, um colchão, um carro, um computador e comida, um amigo para jogar e 2 jogos, um Uno e jogo de matemática. E todas as minhas roupas e os meus tênis e um kit de primeiros socorros e uma tomada e os celulares e um carregador portátil e um relógio de pulso e uma cortina e um ventilador.

Maria Fernanda Miranda Fonseca O QUE EU SALVARIA? Eu salvaria a minha mãe e o meu pai. Passou um bichinho na casa e ele matava uns bichinhos e as pessoas. Em casa pegou fogo um dia e peguei meus amigos da minha escola e chegamos numa igreja, eles ficaram lá em casa para sempre.

15


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Maria Julia da Costa Lima O QUE EU SALVARIA? Eu salvaria coisas importantes tipo: minha família, objetos, roupas, brinquedos, dinheiro, jóias, sapatos e tudo isso em 35 minutos e 20 segundos.

Maria Luisa Vieira Pereira O QUE EU SALVARIA? Era uma vez uma família que gostava de todo tipo de eletrônico. Eles tinham celular, tablete, televisão, micro-ondas etc. Um dia eles ouviram no noticiário, que irá ter um temporal. Um temporal que iria chover (DECOLAR.COM.BR). A família ficou aterrorizada, porque ele, não sabia o que era isso, só sabiam que o país novo era muito estranho pois essas coisas eram muito incomuns. Quando a chuva começou caíu um monte de coisas que a família não sabia o que que era. Eram celulares que só tinham o aplicativo decolar. A família só conseguiu tirar os filhos e as comidas sendo assim a família teve que se mudar.

16


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Paulo Vinicius Meneguz Brito O QUE EU SALVARIA? Salvaria meus pais, meu cachorro, televisão, meu Xbox 360, meu pc, meu tablete, meu hoverboard, meu boneco do Atuthetic games e muita comida.

Rebeca do Vale Machado O QUE EU SALVARIA? Estava na escola na sala de aula e começou um tiroteio e o que eu fiz: _Todo mundo tem que ficar embaixo da mesa e quando acabar temos que evacuar do lugar, caso tenha um excesso de bala ou

17


Coletânea Literária - Ensino Fundamental de qualquer arma, depois chamar pessoas que são próprias para inspecionar o lugar e quando terminarem vocês tem que receber autorização para entrar no local.

Vitor Marques Cristenson O QUE EU SALVARIA? Era uma vez lá em um estádio de futebol e aí estava jogando Brasil e Alemanha e aí o Brasil era o melhor do mundo ganhou de 7 a 1 e trovejou e choveu e aconteceu um tornado só por causa que o Brasil ganhou da Alemanha de 7 a 1. E assim eles correram e levaram tudo menos a bola que era a única bola desta copa e aí eles não conseguiram mais jogar.

18


Coletânea Literária - Ensino Fundamental

Ian Crispin Mendes O QUE EU SALVARIA? Eu salvaria a minha mãe os meus brinquedos a minha vó mais o mais importante é a minha família, pois são elas que me apoiam em tudo.

19

PROJETO LITERÁRIO 2018 - HAUER - 3TA  
PROJETO LITERÁRIO 2018 - HAUER - 3TA  
Advertisement