Issuu on Google+

Rede Industrial - União e Ação que geram resultados www.centralsigma.com.br Callcenter (11) 4062-0139

Lançamento Direto - LD Manual de Utilização

Rede Industrial - www.centralsigma.com.br 1 - O aplicativo 1.1 - Para que serve o aplicativo? 1.2 - Como instalar / configurar o aplicativo? 1.2.1 - Como instalar? 1.2.2 - Como configurar o aplicativo? 2 - Utilizando o LD 2.1 - Lançando horas trabalhadas 1 de 13


Rede Industrial - União e Ação que geram resultados www.centralsigma.com.br Callcenter (11) 4062-0139 2.1.1 - Lançamento Inicial 2.2 - Descrevendo os serviços realizados 2.3 - Lançando pendências no serviço efetuado 2.4 - Lançando intervenção 2.5 - Lançamento de tempo improdutivo 2.6 - Visualizando Pendências 2.7 - Efetuando saida de peças 2.8 - Atualizador de OS 3 - Configurações / parametrização do LD 3.1 - Habilitando a conclusão de OSs pelo LD 3.2 - Filtro de OSs por funcionário 3.3 - Permissões de alteração de data e hora no LD

1 - O aplicativo 1.1 - Para que serve o aplicativo? O aplicativo de Lançamento direto permitirá ao executante de manutenção efetuar seus lançamentos de horas trabalhadas de acordo com a execução das OSs e possibilitará ao planejador (gerência) de manutenção acompanhar em tempo real os serviços de cada um dos funcionários. A utilização deste aplicativo tem por finalidade a redução na utilização de papel para impressão das OS, possibilitando que todos os lançamentos sejam feitos eletronicamente, bem como o controle dos serviços de manutenção em “Real Time”.

2 de 13


Rede Industrial - União e Ação que geram resultados www.centralsigma.com.br Callcenter (11) 4062-0139 O usuário (executante de manutenção) através deste aplicativo poderá efetuar uma série de lançamentos, tais como: ● Lançamento de serviços efetuados na OS; ● Lançamento de Intervenção (Sintoma, Defeito, Causa e Solução); ● Lançamento de tempos improdutivos; ● Lançamento de peças consumidas em manutenção; ● Pesquisa de pendências. Estas funcionalidades serão abordadas ao longo deste manual. A imagem abaixo exemplifica a utilização do LD.

Os executantes de manutenção ao iniciarem uma OS efetuarão o lançamento da hora inicial através do LD e quando finalizarem o serviço efetuarão um novo lançamento para que o sistema registre o horário final do serviço.

3 de 13


Rede Industrial - União e Ação que geram resultados www.centralsigma.com.br Callcenter (11) 4062-0139

1.2 - Como instalar / configurar o aplicativo? 1.2.1 - Como instalar? A instalação do SIGMA já contém o aplicativo de lançamento direto, dispensando assim a necessidade instalação do aplicativo para que o usuário possa fazer uso do mesmo. O aplicativo ‘LD’ estará disponível no Universo Sigma ou na pasta de instalação do Sigma, que por padrão é (C:\Sigma2012)

Após efetuar a configuração do banco de dados o aplicativo estará pronto para ser configurado para uso nos terminais de onde as solicitações serão efetuadas.

1.2.2 - Como configurar o aplicativo? Após a instalação do SIGMA e a correta configuração do banco de dados o administrador do sistema deverá disponibilizar o aplicativo de solicitações aos usuários nas “estações clientes” observando as seguintes recomendações de hardware: ● 512 Mb de Memória ● 1.0 Ghz de processamento ● Não há necessidade de espaço em disco se for apenas um atalho a aplicação do servidor (OBS: Sendo outra configuração a mesma deve ser reavaliada) ● Rede 10/100 Mbps Seguidas as recomendações acima o administrador poderá compartilhar o atalho do aplicativo de lançamento direto na área de trabalho das estações clientes. Uma vez compartilhado o aplicativo, o mesmo se encontrará apto a ser operacionalizado. Para tal é necessário que sejam criados usuários e senhas de acesso.

2 - Utilizando o LD

4 de 13


Rede Industrial - União e Ação que geram resultados www.centralsigma.com.br Callcenter (11) 4062-0139

2.1 - Lançando horas trabalhadas O primeiro passo para acessar o LD é o usuário informar sua senha, a mesma deve estar vinculada ao funcionário para que no momento do acesso o nome do funcionário seja vinculado automaticamente. OBS: Para vincular o nome do funcionário a uma senha de acesse o módulo Configurações > Parâmetros do sistema > Configurações, no campo senhas selecione a opção “Vincular senha de um usuário a um funcionário” e salve esta nova configuração. Logo após cadastre os usuários acessando o módulo de Configurações e clicando no botão senhas, lá será possível cadastrar usuários e vinculá-los aos funcionários. Caso o vinculo não seja realizado todas as vezes que um usuário acessar o aplicativo o mesmo deverá indicar manualmente o código / nome do funcionário para o qual o lançamento está sendo realizado. O lançamento de horas trabalhadas pelo LD será dividido em duas partes: Lançamento inicial e Lançamento final.

2.1.1 - Lançamento Inicial No lançamento inicial o executante informará a OS na qual o trabalho será efetuado conforme mostrado na imagem abaixo;

Após informar o código da OS e “clicar ENTER” o sistema apresentará as informações da OS selecionada;

5 de 13


Rede Industrial - União e Ação que geram resultados www.centralsigma.com.br Callcenter (11) 4062-0139

Conforme a imagem anterior após “clicar ENTER” o sistema apresentará na tela as informações que constam na OS juntamente com o horário no qual este lançamento está sendo efetuado. Para registrar o início do trabalho nesta OS clique no botão “OK”, desta forma o sistema dará o serviço como iniciado. Após efetuar o serviço o executante retornará a tela do LD para indicar ao sistema o término de seu serviço na OS. Para isso o executante deverá informar sua senha e automaticamente o sistema reconhecerá o executante e a OS na qual o mesmo iniciou o serviço para que o serviço possa ser concluído.

6 de 13


Rede Industrial - União e Ação que geram resultados www.centralsigma.com.br Callcenter (11) 4062-0139

2.2 - Descrevendo os serviços realizados

Neste campo poderão ser inseridos os serviços efetuados pelo funcionário na OS, permitindo ao executante de manutenção informar detalhadamente o serviço. OBS: O botão indicado na imagem acima abrirá uma caixa para a inclusão de descrição.

7 de 13


Rede Industrial - União e Ação que geram resultados www.centralsigma.com.br Callcenter (11) 4062-0139

2.3 - Lançando pendências no serviço efetuado Neste campo poderão ser inseridas as pendências para a conclusão do serviço na OS. Estas pendências deverão ser previamente cadastradas no SIGMA para que possam ser vinculadas no ato do lançamento do trabalho efetuado na OS. A ocorrência de pendências poderá (ou não) impedir a execução da OS, conforme parâmetro a ser definido no ato do cadastro de pendências.

2.4 - Lançando intervenção

O lançamento de intervenção possibilitará ao executante detalhar a ação por ele tomada na execução do serviço, informando o Sintoma apresentado no ativo, e para este sintoma qual o defeito, causa e a solução encontrada. A inserção desses dados possibilitará um melhor gerenciamento dos ativos e suas quebras, contribuindo para que futuramente possam ser extraídas informações valiosas para a tomada de decisões.

2.5 - Lançamento de tempo improdutivo O lançamento de tempo improdutivo possibilitará ao usuário lançar os tempo de parada de trabalho durante a execução da OS (Ex: tempo de deslocamento para retirada de peça no almoxarifado), desta forma o sistema distinguirá através de filtros nos relatórios e gráficos estes tempos improdutivos durante a execução do serviço.

8 de 13


Rede Industrial - União e Ação que geram resultados www.centralsigma.com.br Callcenter (11) 4062-0139

2.6 - Visualizando Pendências Através da aba “Visualizar pendências” o usuário poderá verificar quais as ordens de serviços onde houveram pendências em sua execução do serviço. Nesta tela o usuário poderá utilizar dos filtros para efetuar a consulta de pendências, conforme imagem abaixo:

9 de 13


Rede Industrial - União e Ação que geram resultados www.centralsigma.com.br Callcenter (11) 4062-0139

2.7 - Efetuando saída de peças Durante a execução da OS pode ser necessário que peças sejam substituídas, se fazendo necessário que sejam efetuadas saídas de peças. Para isso há no LD uma aba destinada a estes lançamentos, onde o executante de manutenção poderá informar as peças e quantidade de peças utilizadas durante o serviço e o motivo pelo qual as peças foram utilizadas.

2.8 - Atualizador de OS Há no Lançamento Direto o “Atualizador de OS”, onde o usuário poderá indicar o tempo de atualização do LD. Ao atualizar o sistema busca novas OSs abertas durante o período indicado no atualizador. Desta forma os executantes de manutenção terão sempre a visualização das OSs que foram liberadas para a execução.

3 - Configurações / parametrização do LD 10 de 13


Rede Industrial - União e Ação que geram resultados www.centralsigma.com.br Callcenter (11) 4062-0139

3.1 - Habilitando a conclusão de OSs pelo LD Para que a conclusão da OS seja habilitada no aplicativo LD, siga os seguintes passos: 1. 2. 3. 4. 5.

Acesse o SIGMA; Acesse o módulo de configurações; Acesse o botão Parâmetros do Sistema; Clique na abas “Parâmetros da OS; Sub-aba Conclusão da OS

Nesta aba há um campo chamado Lançamento Direto, onde o parâmetro para conclusão de OSs pelo LD seja habilitado. Para habilitar o recurso, selecione o parâmetro conforme imagem abaixo:

Após selecionar o parâmetro clique no botão salvar.

3.2 - Filtro de OSs por funcionário Durante a geração e estratificação da OS o planejador de manutenção poderá vincular as OSs aos funcionários (preenchimento do campo “Funcionário” na tela de geração de OS). Desta forma quando o parâmetro de filtro de OS por funcionário estiver habilitado o funcionário logado no LD somente visualizará as OSs que estão vinculadas a ele. Para habilitar este recurso siga os passos abaixo: 1. 2. 3. 4. 5.

Acesse o SIGMA; Acesse o módulo Configurações; Acesse o botão Parâmetros do Sistema Acesse a aba Parâmetros da OS Clique na sub-aba Lançamento de Horas Trabalhadas

Nesta tela há um campo de seleção para habilitação do recurso. Marque-o para ativar o filtro de OSs por funcionários conforme imagem abaixo:

11 de 13


Rede Industrial - União e Ação que geram resultados www.centralsigma.com.br Callcenter (11) 4062-0139

Após selecionar o parâmetro clique no botão salvar.

3.3 - Permissões de alteração de data e hora no LD Por padrão o SIGMA não permitirá ao executante de manutenção alterar a data e hora de registro do inicio e fim do serviço lançado no LD, porém é possível configurar o sistema de maneira a possibilitar este tipo de alteração por parte dos executantes de manutenção. Para habilitar o recurso siga os passos abaixo: 1. 2. 3. 4. 5.

Acesse o SIGMA; Acesse o módulo de Configurações; Acesse o botão Parâmetros do sistema; Acesse a aba Parâmetros da OS Clique na Sub-aba Lançamento de Horas Tabralhadas;

Nesta tela há um campo de seleção para habilitação do recurso. Marque-o para ativar a permissão de alteração de data e hora no LD.

Após selecionar o parâmetro clique no botão Salvar.

12 de 13


Manual LD 2012