Page 1

Manual do LP - Lançamento de Paradas * Manual iniciado em: 25/11/2011 * Data estimada de término: 07/12/2011

1 - Qual a finalidade do aplicativo? 1.1 - Como instalar / Configurar o aplicativo? 1.1.1 - Como Instalar? 1.1.2 - Como configurar o aplicativo? 2 - Utilizando o LP 2.1 - Cadastrando motivos de Paradas de Produção 2.2 - Efetuando o lançamento de paradas 2.2.1 - Informando o tipo de parada (Manutenção / Produção) 2.2.2 - Informando o tipo de lançamento (Manual / Real time) 2.3 - Parada de linha 2.3.1 - Duplicidade de lançamento de parada para mesma máquina 2.4 - Preenchendo a Parada de Manutenção 2.4.1 - Código da OS 2.4.2 - Sintoma da Parada 2.4.3 - Código da Parada de Manutenção 2.5 - Preenchendo a Parada de Produção 2.5.1 - Código da Parada de produção 2.6 - Visualizar Máquinas paradas 2.7 - Informando o horário final da parada (Ativação da máquina) 3 - Extração de informações Gerênciais sobre as Paradas Lançadas 3.1- Histórico de Paradas de Máquina 3.2 - Relatório de Máquina Parada 3.3 - Gráfico de Disponibilidade X Indisponibilidade 3.4 - Gráfico Paradas X Defeitos 3.5 - Monitoramento de Máquinas

1 - Qual a finalidade do aplicativo? O aplicativo LP se destina ao registro das paradas (manutenção ou produção) que ocorrem nas máquinas, permitindo assim que o operador possa registrar em tempo real as paradas de máquina e a ativação da mesma quando esta entrar novamente em produção. Este aplicativo trabalha em conjunto com o banco de dados do SIGMA o que permitirá aos gestores a visualização das máquinas que se encontram paradas e o motivo destas paradas,

1


bem como a extração de relatórios e gráficos que indicarão as máquinas que encontram-se paradas, hora em que estas máquinas pararam e motivo pelo qual pararam. A imagem abaixo representa o fluxo de utilização do aplicativo LP:

1.1 - Como instalar / Configurar o aplicativo? 1.1.1 - Como Instalar? A instalação do SIGMA já contém o aplicativo de lançamento de paradas, dispensando assim a necessidade instalação do aplicativo para que o usuário possa fazer uso do mesmo. Na pasta criada durante o processo de instalação (Ex: C:\Sigma2010) o usuário encontrará o ícone do aplicativo.

LP.exe

2


Após efetuar a configuração do banco de dados o aplicativo estará pronto para ser configurado para uso nos terminais de onde os lançamentos de paradas de máquina serão efetuados.

1.1.2 - Como configurar o aplicativo? Após a instalação do SIGMA e a correta configuração do banco de dados o administrador do sistema deverá disponibilizar o aplicativo de lançamento de paradas de máquina aos usuários nas “estações clientes” observando as seguintes recomendações de hardware: ● 512 Mb de Memória ● 1.0 Ghz de processamento ● Não há necessidade de espaço em disco se for apenas um atalho a aplicação do servidor (OBS: Sendo outra configuração a mesma deve ser reavaliada) ● Rede 10/100 Mbps Seguidas as recomendações acima o administrador poderá compartilhar o atalho do aplicativo de lançamento de paradas de máquina na área de trabalho das estações clientes. Uma vez compartilhado o aplicativo, o mesmo se encontrará apto a ser operacionalizado. Para tal é necessário que sejam criados usuários e senhas de acesso.

2 - Utilizando o LP 2.1 - Cadastrando motivos de Paradas de Produção Para efetuar o cadastro de motivos de parada de produção siga os passos abaixo: 1. Abra o SIGMA; 2. Acesse o módulo OEE; 3. Clique no botão “Motivos de Parada de Produção”. Após abrir a tela de cadastro dos motivos de parada de produção digite um código para o motivo que será cadastrado e clique “ENTER” para efetuar a descrição do motivo da parada. EX: 001 - Ajuste de Máquina.

/

002 - Setup.

O cadastro dos motivos de parada são vitais e obrigatórios para o lançamento de parada de produção e para que se possa extrair posteriormente com precisão o motivo das paradas lançadas.

3


2.2 - Efetuando o lançamento de paradas Para efetuar o lançamento de uma parada acesse o aplicativo LP, e informe sua senha de usuário, logo após a tela de lançamento será aberta. OBS: Para que um novo usuário seja cadastrado, possibilitando assim o lançamento de paradas, acesse o SIGMA > módulo de Configurações > botão “SENHAS”. Ao acessar a tela de lançamento de paradas no campo “Filtrar lançamentos” selecione a opção PARADAS e no campo “Código da Parada” clique ENTER para que os campos da tela de lançamento sejam liberados.

2.2.1 - Informando o tipo de parada (Manutenção / Produção) Ao acessar a tela de lançamento de paradas o usuário deverá selecionar o tipo de parada (manutenção / Produção), selecionado o tipo Manutenção ele deverá informar o código da OS, código do sintoma e tipo de OS que será executada durante a parada. Já a seleção do tipo parada de produção o usuário deverá informar o motivo da parada de produção (item 2.1).

2.2.2 - Informando o tipo de lançamento (Manual / Real time) Após informar o tipo de parada que será lançada devemos indicar o tipo de lançamento que será realizado: ● Lançamento Manual: Após a ocorrência da parada o usuário lançará o horário inicial e horário final da parada. O lançamento manual será realizado apenas uma vez sem que haja a necessidade de clicar no botão “Ativar máquina”, pois este lançamento será apenas para o registro retroativo da parada que ocorreu na máquina. ● Lançamento Real Time: Para este tipo de lançamento o usuário deverá registrar a parada no exato momento que ela ocorrer, informando o motivo da parada e o local onde a parada ocorreu. Após a realização da manutenção ou retorno da produção o usuário retornará ao aplicativo LP (acessando o código da parada lançada 4


anteriormente) para que o sistema registre o momento (hora) no qual a localização em questão retornou a produzir.

2.3 - Parada de linha No aplicativo LP será possível realizar o lançamento de paradas por departamento, setor, processo, célula / linha, centro de custo ou por máquina.

Após selecionar a localização da parada conforme imagem anterior e clicar “ENTER”, serão relacionadas as máquinas vinculadas a localização para que o usuário possa informar quais máquinas encontram-se paradas dentro da localização selecionada.

OBS: As máquinas marcadas na imagem representam as máquinas que encontram-se paradas dentro da localização indicada.

2.3.1 - Duplicidade de lançamento de parada para mesma máquina Caso haja a parada de uma determinada máquina registrada no sistema e que ainda não esteja concluída (Reativada) o sistema não permitirá que uma nova parada seja lançada para esta máquina. Neste casos será apresentado na tela uma mensagem conforme imagem abaixo:

5


2.4 - Preenchendo a Parada de Manutenção O preenchimento da parada de manutenção irá necessitar que o usuário informe o código da OS, sintoma da parada e o tipo de parada de de manutenção. Estas informações servirão de base para que o registro da parada seja realizado e posteriormente para a extrair informações gerênciais sobre as paradas.

2.4.1 - Código da OS Após a ordem de serviço ter sido gerada é necessário que a mesma seja vinculada a parada. Para vincular a OS a parada de máquina clique no botão ao lado do campo e selecione a OS desejada.

2.4.2 - Sintoma da Parada O lançamento do sintoma da parada possibilitará ao planejador consultar posteriormente através de relatórios e gráficos os motivos que mais incidiram sobre as máquinas dentro de um determinado período.

2.4.3 - Código da Parada de Manutenção

6


O código da parada de manutenção será preenchido automaticamente quando a OS for vinculada a parada. Este código de parada é a indicação do tipo de manutenção que será realizado. EX: 1 - Corretiva, 2 - Preventiva, 3 - Preditiva

2.5 - Preenchendo a Parada de Produção Ao ocorrerem as paradas de produção os operadores devem registrá-las no LP, para que as mesmas constem nos relatórios e gráficos de máquina parada, bem como o motivo pelo qual a máquina esteve parada. OBS: Conforme visto no item 2.2.2, estes lançamentos poderão ser feitos manualmente ou em real time.

2.5.1 - Código da Parada de produção Ao lançar uma parada de produção o usuário deverá vincular o motivo da parada, e para efetuar este lançamento ele deverá ter o cadastro prévio deste possíveis motivos (conforme item 2.1).

2.6 - Visualizar Máquinas paradas Conforme visto no item 2.3 este campo auxiliará o usuário quando o mesmo indicar que a parada ocorreu em um departamento, setor, processo, célula ou centro de custo afetou todas as máquinas da linha selecionada ou somente aquelas que forem marcadas na caixa de seleção ao lado da máquina.

2.7 - Informando o horário final da parada (Ativação da máquina)

7


Para efetuar a ativação da máquina o usuário deverá selecionar o código da parada que efetuou e clicar ENTER, logo após clique no botão Ativa Máquina, para que a tela de ativação seja aberta conforme imagem abaixo:

Desta forma o sistema gravará automaticamente o horário no qual a máquina foi ativada. Logo, o tempo em que a máquina esteve parada será registrado possibilitando consultas posteriores. Após acessar o botão “Ativa Máquina” para registrar o horário de término da parada clique em “SALVAR” para que a ativação da máquina seja concluída.

3 - Extração de informações Gerênciais sobre as Paradas Lançadas A extração destas informações será realizada no sistema SIGMA no módulo OEE. Onde será possivel extrair: ● ● ●

Histórico de paradas de Máquina Relatório de paradas Gráfico Parada X Defeitos

8


● ●

Monitoramento de Máquinas Gráfico Disponibilidade X Indisponibilidade

Estas informações gerênciais darão ao planejador condições de identificar os problemas que mais ocasionam paradas em uma máquina ou em um determinado grupo de máquinas, de maneira que o mesmo poderá (baseado nestas informações) tomar medidas preventivas ou mesmo verificar se a frequente ocorrência de um determinado problema não se deve ao desgaste natural da máquina.

3.1- Histórico de Paradas de Máquina Para efetuarmos a consulta do histórico de paradas basta que sejam informadas a localização onde a consulta será efetuada (Tipo de pesquisa) e o período e hora a serem pesquisados:

Conforme imagem anterior após realizar a pesquisa o sistema listará as máquinas onde houveram paradas juntamente com o horário no qual a parada ocorreu.

3.2 - Relatório de Máquina Parada Através deste relatório o planejador de manutenção poderá verificar quais paradas houveram dentro de um determinado periodo e destas paradas quais as máquinas que já retornaram a produção e quais ainda se encontram paradas.

9


10


3.3 - Gráfico de Disponibilidade X Indisponibilidade Através deste gráfico será possível visualizar o total de horas teórico de disponibilidade da máquina, o tempo real de disponibilidade e o tempo de indisponibilidade, e esta visualização poderá ser extratificada com a seleção dos parametros de seleção de parada (Manutenção ou Produção). Conforme imagem abaixo podemos visualizar dentro de um periodo qual a disponibilidade x indisponibilidade das máquinas onde houveram paradas de manutenção. Ex:

OBS: Conforme indicação do ticket 3645 este gráfico não está trazendo as legendas. Quando o ticket estiver concluído a imagem será alterada.

3.4 - Gráfico Paradas X Defeitos 11


Neste gráfico será possível consultar quais os defeitos que mais incidiram sobre um Departamento, Setor, processo, Centro de Custo ou Máquina. Desta forma o planejador poderá identificar-los e se necessário estabelecer medidas para que os mesmos não tornem a ocorrer. OBS: Para este tópico tenho que inserir informações para que possa incluir uma imagem.

3.5 - Monitoramento de Máquinas O monitoramento de máquinas embora também seja um aplicativo externo do SIGMA, também poderá ser acessado pelo módulo OEE, possibilitando que o planejador de manutenção tenha uma rápida visualização das máquinas que encontram-se paradas. Conforme imagem abaixo podemos visualizar as máquinas que estão em produção e as que estão paradas:

12

Manual do LP - Lançamento de Paradas  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you