Page 1

BOLETIM DE INFORMAÇÃO PARA PUBLICITÁRIOS negocios.redeglobo.com.br Junho de 2013 | n. 590

SARAmANDAIA Na nova novela, comédia e realismo fantástico

BBB ALAVANCA VENDAS DA CHOCOLATES BRASIL CACAU


NESTA EDIÇÃO

TV Negócios

3 4 7

CONTROLE DE ÁUDIO DOS INTERVALOS Novos procedimentos para o controle de qualidade SARAMANDAIA Na nova novela, comédia e realismo fantástico Vale a pena ver de novo E AUTOESPORTE Cobras & Lagartos de volta à programação. Confira também as oportunidades no AutoEsporte Exposhow

8

AMOR À VIDA Conheça a audiência da faixa horária da Novela III

9

DIA DOS PAIS Comemorado em 11 de agosto, data é ponto forte do comércio

10

Case Chocolates Brasil Cacau

BOLETIM DE INFORMAÇÃO PARA PUBLICITÁRIOS Publicação da Direção Geral de Negócios Produzido para a Central Globo de Marketing pela Porto Palavra Editores Associados Diretores responsáveis Anco Márcio Saraiva Ricardo Esturaro Jornalista responsável Mônica Oliveira Projeto gráfico Sérgio Brito Fotos Comunicação Desktop Conexão Brasil

Para mais informações, visite o site da Direção Geral de Negócios

negocios.redeglobo.com.br Assinaturas: bip@tvglobo.com.br

POR DENTRO DA GLOBO

11

2

BIP

Notas 35º Profissionais do Ano ® e Ação Global

Você pode encontrar esta e as edições an­­te­­­riores do BIP no site negocios.redeglobo.com.br, em Notícias

Junho / 2013 • Nº 590


TV

NEGÓCIOS

CONTROLE DE ÁUDIO DOS INTERVALOS COMERCIAIS No último dia 23 de maio, a Abert emitiu um comunicado sobre a lei promulgada pelo Congresso Nacional que visa eliminar o desconforto auditivo causado pelo aumento do nível de áudio nas entradas dos intervalos comerciais. Com base nisso, a partir de 31 de julho, a Globo e suas afiliadas adotarão novos processos de tratamento de áudio em suas programações, inclusive nos intervalos comerciais. Para tanto, um novo procedimento precisará ser incorporado ao controle de qualidade, que afetará também o modo de produção de comerciais. Reproduzimos nesta página os procedimentos de controle recomendados pela Abert.

PROCEDIMENTOS DE CONTROLE O nível de áudio das mensagens publicitárias deverá ser ajustado com medidores de loudness em conformidade com a recomendação EBU R-128-2011. O Loudness Médio (Programme Loudness) deve ser ajustado em -23 LUFS, com tolerância de 0 LU para cima e 1 LU para baixo. A Faixa de Loudness (Loudness Range – LRA) deve ser limitada a, no máximo, 8 LU. O pico real máximo (True Peak Max) deve ser limitado a, no máximo, -3 dBTP. O nível do tom de áudio de 1kHz do COLORBARS que antecede a claquete deve ser de -20dBFS nos 4 canais de áudio. COMO MEDIR Existem vários medidores disponíveis no mercado, tanto por hardware quanto por software, no formato de plug-ins para os principais softwares de edição. Em princípio, qualquer medidor que se adeque à recomendação EBU R 128 -2011 pode ser utilizado. Seguem alguns exemplos: • TC Electronic LM6 (plug-in para Final Cut Pro, ProTools e outros soft­ wares de edição, até 5.1) ou LM2 (apenas estéreo) • Dolby Media Meter (software stand-alone) • RTW TM3 (hardware, até 5.1, entrada analógica ou digital), TM7 (hardware, até 16 canais, entrada analógica ou digital), TM9 (hardware, até 16 canais, entrada analógica, digital ou SDI) • Dolby LM100 (hardware, apenas estéreo – multicanal apenas se utilizando codecs Dolby, entrada analógica ou digital) • R128GAIN (software open source) A adesão de emissoras, anunciantes, agências de publicidade e produtoras de comerciais aos parâmetros acima resultará em benefício para todos.

Junho / 2013 • Nº 590

BIP

3


TV

NEGÓCIOS

Estreia

saramandaia

S

Na nova novela, comédia e realismo fantástico

aramandaia, li­­vre­mente inspirada na obra original de Dias Gomes, será exibida às terças, quintas e sextas-feiras, após a primeira linha de shows, e às quartas-feiras, após o futebol. A estreia está prevista para segunda-feira, 24 de junho, após a Novela III. O último capítulo de Sara­man­daia será exibido em 27 de setembro. Comédia dinâmica, atual, popular e otimista, com cenas curtas e ritmo ágil, a nova versão da novela incorpora personagens e tramas diferentes aos conhecidos tipos na obra original. A história se passa nos dias de hoje e traz uma discussão muito atual sobre a aceitação das diferenças e a intolerância – mas sem perder de vista que, em Saramandaia, o absurdo é real. No elenco, grandes nomes da teledramaturgia brasileira: Fernanda Montenegro, José Mayer, Sérgio Guizé, Lilia Cabral, Aracy Balabanian, Renata Sorrah, Debora Bloch, Matheus Nachter­gaele, Tarcísio 4

BIP

Meira, Gabriel Braga Nunes, Marcos Pasquim, Marcos Pal­mei­ra, Vera Holtz e Leandra Leal, entre ou­­tros. Sara­mandaia é uma novela de Ricardo Li­­ nha­res, escrita por ele, Nelson Nadotti, Ana Maria Moretzsohn e João Brandão. A direção geral é de Denise Saraceni e Fabrício Mamberti. A TRAMA As famílias Rosado e Vilar travam uma secular disputa pelo poder na cidadezinha de Bole-Bole. Os ânimos se acirram quando um plebiscito põe em votação a mu­­ dança do nome da cidade para Sara­ mandaia, dividindo a população em duas facções: os bolebolenses e os saramandistas liderados, respectivamente pelo tradicionalista fazendeiro Zico Rosado (José Mayer) e pelo vereador mudancista João Gibão (Sérgio Guizé). Como pano de fundo para a disputa, a história dos amores proibidos de três Junho / 2013 • Nº 590


gerações das famílias inimigas. Ainda jovens, Zico e Vitória Vilar (Lilia Cabral) se apaixonam mas acabam separados, quando ela vai estudar em São Paulo. Ao retornar, Vitória encontra a cidade dividida por conta do plebiscito e une-se a Gibão, tornando-se inimiga política de Zico. Além da briga pelo nome da cidade, das ligações amorosas e da rivalidade política, as famílias têm outra questão em disputa. Zico é o fabricante da cachaça Bole-Bole, uma famosa marca, produto de exportação, considerada uma das melhores do país. E descobre que a marca “Sara­man­ daia” foi registrada por ninguém menos que Vitória. Caso a cidade mude de nome, a inimiga política vai ser favorecida...

Junho / 2013 • Nº 590

Consulte o Atendimento Comercial da Globo para mais informações

BIP

5


TV

NEGÓCIOS

saramandaia PERSONAGENS INESQUECÍVEIS Saramandaia trouxe para o universo da TV toda uma galeria de personagens inesquecíveis. Alguns deles:

6

João Gibão (Sérgio Guizé). Tem o dom da premonição e esconde da população que tem asas. Além de vereador, é dono da loja que vende passarinhos, gaiolas e ração. Também toca tuba na banda do maestro Totó.

Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes). Um professor que não dorme há mais de dez anos e vira lobisomem nas noites de quinta para sexta-feira. Nunca alguém testemunhou a transformação.

Dona Redonda (Vera Holtz). Ela pesa, talvez, mais de 250 quilos. Quando o marido lhe pede que emagreça, de pirraça, passa a comer mais ainda. Acaba explodindo, abrindo uma cratera na praça.

Zico Rosado (José Mayer). Sempre usa um lenço para esfregar o nariz, que coça quando fica nervoso. Nessas ocasiões, solta formigas pelo nariz, o que o deixa ainda mais irritado. Na foto ele aparece com Vitória (Lilia Cabral).

Tibério Vilar (Tarcísio Meira). Patriarca dos Vilar, passa os dias enfurnado, sentado numa grande poltrona. De tanto ficar imóvel, está começando a criar raízes, que descem de suas pernas e penetram no assoalho.

Zélia Vilar (Leandra Leal). Veterinária, filha de Vitória. Veio passar férias na fazenda do avô Tibério e nunca mais voltou para a cidade grande. Terá um bebê alado com o noivo.

Candinha (Fernanda Montenegro). Matriarca dos Rosado, passa os dias vagando pela casa, enxotando galinhas imaginárias. Alterna momentos de lucidez com devaneios. Seu desfecho é fantástico: transforma-se numa grande e frondosa árvore abraçada a Tibério.

Cazuza (Marcos Palmeira). Dono da única farmácia de Bole-Bole. Quando se altera, costuma botar o coração pela boca e é um deus nos acuda pra conseguirem empurrar o coração goela abaixo.

BIP

Junho / 2013 • Nº 590


Cobras & Lagartos de volta em Vale a Pena Ver de Novo

C

obras & Lagartos está de volta à programação da Globo, com estreia prevista para 5 de agosto, no Vale a Pena Ver de Novo. No elenco, Taís Araújo, Lázaro Ramos (que recebeu o Emmy Internacional 2007 de melhor ator por sua atuação), Daniel Oliveira, Herson Capri, Ângela Vieira, Otávio Augusto, Cássia Kiss, Carmo Dalla Vecchia, Cléo Pires e muitos outros. A novela é uma criação de João Emanuel Carneiro, com a colaboração de Antônia Pellegrino, Denise Bandeira, Vincent Villari e Márcia Prates com direção geral de Wolf Maya e direção de Cininha de Paula, Claudio Boeckel e Marco Rodrigo.

AUTOESPORTE EXPOSHOW

Globo oferece projeto de comunicação para o evento, Saramandaia tem duas cotas que acontece em novembro, em São Paulo

O

AutoEsporte ExpoShow vai mostrar carros, acessórios e tudo o que se relaciona com o universo dos motores. O evento será realizado de 21 a 24 de novembro de 2013, no Anhembi, em São Paulo. O objetivo é aproximar organizações, confederações, empresas e marcas ligadas a esse universo, que inclui profissionais da indústria, colecionadores, pilotos, amadores e um público de todas as idades e classes sociais. O evento terá cinco áreas de exposição: Acessórios, Tuning, Classics, Hot Rods e Dragster, com soluções e demonstrações exclusivas para cada uma das modalidades. Também haverá shows, sessões de autógrafos com pilotos e exposição de modelos inusitados – dos clássicos e raros da década de 1920, até os tunados e supervelozes equipados com motores de alta potência. O Plano comercial prevê mais de 120 inserções no período, entre mercado nacional e local. Estão disponíveis duas cotas nacionais de patrocínio.

Junho / 2013 • Nº 590

de patrocínio em Mercado Nacional. Consulte o Atendimento Comercial Comercial da Globo para mais informações

Consulte o Atendimento Comercial da Globo para mais informações

BIP

7


TV

NEGÓCIOS

AMOR À VIDA

O sucesso da faixa horária da Novela III

C

om texto de Walcyr Carrasco, Amor à Vida é ambientada em São Paulo, tendo como cenário principal um hospital da cidade. A novela conta a história de Paloma (Paola Oliveira) e Bruno (Malvino Salvador). Ela, uma mãe que teve a filha tirada de seus braços após o parto; ele, um homem que viu em um bebê encontrado na rua a chance de começar uma nova vida. A direção geral é de Wolf Maya. No elenco, presença também de Danielle Winits, Nathalia Timberg, Antônio Fagundes, Ma­­ teus Solano, José Wilker, Ary Fontoura, Elizabeth Savalla, Eliane Giardini, Suzana Vieira, Rosamaria Murtinho e Tatá Wer­ neck, entre outros. AUDIÊNCIA Entre março de 2012 e fevereiro de 2013, segundo dados do Ibope, as tramas apresentadas na faixa horária de Amor à Vida foram acompanhadas por mais de 34,8 mi­­ lhões de telespectadores em todo o Brasil; 67% dos lares com TVs ligadas no horário estavam sintonizados na Globo. 

Consulte o Atendimento Comercial da Globo para saber mais sobre todas as oportunidades comerciais de Amor à Vida

8

BIP

Junho / 2013 • Nº 590


DIA DOS PAIS Comemorado em 11 de agosto, data é ponto forte do comércio

As emissoras da Globo estão comercializando em cada um dos seus mercados a Data Promocional Dia dos Pais, uma das que mais movimentam o comércio. O plano de inserções é definido de acordo com as necessidades do anunciante.

O filme que comemora o Dia dos Pais pode ser visualizado, assim como o de outras Datas Promocionais, no site negocios.redeglobo.com.br, em Projetos Comerciais Junho / 2013 • Nº 590

BIP

9


TV

NEGÓCIOS CASES

”Os clientes já entravam nas lojas pedindo as trufas do BBB” A Chocolates Brasil Cacau comemora os bons resultados do patrocínio e licenciamento do reality show da Globo

A

Chocolates Brasil Cacau é uma marca jovem e em franca expansão. Já havia feito uma primeira temporada das trufas, obtendo grande sucesso, que superou largamente as suas metas de venda. Ao se decidir por uma segunda temporada, a empresa optou por concentrar a divulgação da iniciativa na edição 2013 do BBB. “Além da boa audiência, é um programa que mostra o quanto o brasileiro é movido a sonhos e desafios”, explica Renata Moraes Vichi, vice-presidente executiva do Grupo CRM, proprietário da Kopenhagen e da Chocolates Brasil Cacau. “Nossa marca precisava de uma estratégia de mídia de boa visibilidade para apresentar aos brasileiros a qualidade dos nossos produtos. Somos uma marca democrática, que visa atender aos an­­ seios das pessoas por produtos de qualidade a preços acessíveis”, diz ela. Renata esperava por uma grande repercussão, e ela, de fato, aconteceu. “Ti­­ve­ mos um retorno bastante significativo, muito positivo para divulgação da nossa marca. Os clientes já entravam nas lojas pedindo as trufas do BBB. Na Páscoa, nossos ovos esgotaram e longas filas se formavam nas portas das lojas”, conta ela. Além das entregas próprias do patrocí-

10 BIP

Além de alavancar o faturamento das lojas, a campanha com o BBB também aumentou de forma significativa a procura por novas franquias” Renata, do Grupo CRM

nio, a Chocolates Brasil Cacau pode usufruir do licenciamento da marca BBB – o que permitiu a criação de materiais de ponto de venda com o tema do programa – e ações de merchandising. A marca da empresa apareceu, por exemplo, no quarto do líder e em uma brincadeira de Páscoa, onde os brothers puderam degustar trufas e ovos de Páscoa da empresa. “A parceria com a Globo trouxe um recall de marca fundamental para alicerçar o crescimento da Chocolates Brasil Cacau em todo o país”, diz Renata. “Além de alavancar o faturamento das lojas, também aumentou de forma significati-

va a procura por novas franquias.” As vendas reagiram de imediato à ação, diz ela, chegando a picos até dez vezes superiores à média histórica de vendas, mantendo residual de 2,5 vezes. “A Globo é um importante veículo de comunicação, que ajuda a divulgar de forma adequada as estratégias de comunicação e produtos da empresa. Somos parceiros há bastante tempo.” “Para as próximas campanhas partiremos de outro patamar”, diz Renata. “Já sa­­ bemos que temos uma base de clientes fiéis e defensores da marca e uma rede de lojas ampla e em expansão para dar suporte às próximas campanhas.”

Junho / 2013 • Nº 590


POR DENTRO DA GLOBO Notas

Os finalistas do 35º PROFISSIONAIS DO ANO JÁ estão definidos Aconteceu no começo de junho, em São Paulo, a seleção dos finalistas do mais importante prêmio da publicidade brasileira, o Profissionais do Ano®. Instituído pela Globo em 1978, tem como objetivo premiar os profissionais de criação e diretores de filmes publicitários. Os finalistas foram selecionados por cinco júris regionais e um nacional, reunidos simultaneamente e formados por 58 profissionais das áreas de criação, direção de comerciais, entidades, escolas de comunicação e representantes da Globo. Foram analisados pelos júris 1161 comerciais, correspondentes a 923 inscrições, num total aproximado de 11 horas de exibição.

Uma das marcas registradas da premiação é o sorteio do júri, realizado na véspera do julgamento. Por meio dele, a Globo assegura a imparcialidade e isenção aos julgadores e concorrentes, além de obter, desse modo, uma participação mais equitativa, em cada um dos júris, de profissionais originários das diversas regiões. Para concorrer na Classe Regional é indispensável que o comercial tenha sido criado por profissionais

®

estabelecidos na mesma região em que estiver concorrendo, e deverá ter sido veiculado em pelo menos uma das praças da região. Na Classe Nacional, concorrem apenas comerciais veiculados nacionalmente na Rede Globo.

Veja mais informações sobre o Prêmio, inclusive ficha técnica completa dos finalistas, no endereço profissionaisdoano.redeglobo. com.br/

Os vencedores serão anunciados nas seguintes datas: Regionais

Data

Cidade / estado

SUDESTE INTERIOR

25/6/2013

São José do Rio Preto / SP

LESTE-OESTE

17/7/2013

GOIÂNIA / GO

SUL

6/8/2013

FLORIANÓPOLIS / SC

NORTE-NORDESTE

28/8/2013

MANAUS / AM

SUDESTE CAPITAIS

17/9/2013

RIO DE JANEIRO / RJ

NACIONAL

5/11/2013

SÃO PAULO / SP

Ação Global Nacional

realizou mais 1,5 milhão de atendimentos A Ação Global Nacional promoveu, em maio, a sua 20ª edição cobrindo 28 cidades brasileiras. Pela primeira vez em 18 anos, o projeto realizou um evento com serviços e atendimentos dedicados ao público feminino, que representou mais da metade dos participantes. Municípios como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Luís, Parauapebas (PA), Igrejinha (RS), Sousa (PB), Cachoeiro do Itapemirim (ES) e Cruzeiro do Sul Junho / 2013 • Nº 590

(AC) receberam as atividades do projeto. No total, mais de 880 mil mulheres receberam atendimento gratuito nas áreas de saúde preventiva, cidadania, lazer, educação e jurídica em todo o país. O evento não ficou restrito somente às mulheres; toda a população pôde ser atendida. A Ação Global Nacional contou com a participação de cerca de 32 mil voluntários, entre elenco, profissionais

da Globo, de outras empresas, ONGs e servidores públicos. Ao longo dos 18 anos de história, a Ação Global, uma parceria entre a Globo e o Sesi, já beneficiou cerca de 19,5 milhões de pessoas e prestou mais de 41 milhões de atendimentos. O projeto já passou por grandes capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e por cidades no interior do país como Piripiri (PI), Araguaína (TO) e Cruzeiro do Sul. BIP 11


Bip590  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you