Issuu on Google+


WORD

WORD Introdução Uma das formas de comunicação que mais utilizamos hoje em dia é a escrita. Estamos constantemente lendo e escrevendo: seja no nosso trabalho, na internet ou em casa, deixando um simples recado para nossos parentes. A escrita faz parte diariamente de nossas vidas. Gostando ou não de escrever essa é uma necessidade de todos. Em alguns casos, utilizamos o papel e a caneta para escrever, mas, como estamos em um mundo avançado, por que não escrever em um programa de computador? Existem vários programas que possibilitam escrever textos ou até mesmo simples frases. Um desses programas é o Microsoft Word. Você já ouviu falar dele? É um dos programas mais utilizados nos dias de hoje para digitar textos, sejam eles curtos ou longos. E, por meio deste material, você conhecerá esse programa, além disso, o material vai auxiliá-lo na elaboração do texto, na sua edição e impressão. Se você é daquelas pessoas que não gosta de escrever porque tem que utilizar o caderno e a caneta, por meio desse programa, você começará a escrever vários tipos de texto e não vai querer parar. Isso porque suas ferramentas fazem você navegar pelo mundo da edição de textos rápida e simples. Portanto, fique atento às informações para que nada seja perdido e tudo seja aprendido. Desejamos a você um ótimo aprendizado e que você descubra que escrever é uma arte que qualquer pessoa pode dominar. Rede Educação

3


WORD

Apresentação do Microsoft Word

1

Olá, seja bem-vindo ao curso de Word! O Microsoft Word é um programa que edita textos. Com ele, é possível criar e editar textos, como também criar etiquetas, correspondências e malas diretas. Fique preparado, pois, a partir de agora, você terá acesso a muitas informações. Vamos lá?

1.1 - Sobre o Word Você sabia que o Word começou a ser utilizado no ano de 1983 por Richard Brodie? No ínicio, ele foi criado para computadores que utilizavam o sistema operacional DOS. Desde 1983, o Word foi se aprimorando e ganhando novas caras, o que o levou a ser um dos programas mais utilizados no mundo para criação e edição de texto. A partir do ano 1989 o Word começou a ser rodado em Windows. E, como o Windows também evoluiu, o Word seguiu o mesmo caminho. De 1989 até hoje, o Word já teve 10 versões, sendo a mais recente a versão 2010, que é a que você conhecerá neste material. Você também terá informações do Word 2003, que ainda é utilizado no mercado.

4


WORD Como você já viu, ao longo dos anos, o Word sofreu algumas alterações e, consecutivamente, seus recursos foram se aprimorando, o que tornou esse programa cada vez mais popular. Em algumas versões, o Word dificultava a exploração e o uso dos novos recursos. Para que esses problemas pudessem ser resolvidos a nova versão do Word, a 2010 veio com uma interface remodelada, com um ambiente mais agradável e fácil de trabalhar. Mas o que é interface? Interface nada mais é do que o layout do Word. Em outras palavras é a apresentação dele para o usuário. Compare, por exemplo, a apresentação dos menus do Word 2010 com a da versão 2003 e perceba a diferença. Word 2010

Word 2003

Conseguiu encontrar a diferença? No Word 2010, os menus se tornaram Guias que facilitaram demais o acesso às ferramentas disponíveis nele. As guias simplificaram a procura pelas ferramentas, como também disponibilizaram um maior número de recursos rápidos. Word 2003

No Word 2003, a interface é diferente. Quando se clicava em um menu, ele exibia as ferramentas referentes àquele menu. E, ao acessar a ferramenta, uma nova tela era aberta com as funções referentes àquela ferramenta.

5


WORD 12

12 - Personalizando o documento

Você conhecerá agora como personalizar o seu documento, ou seja, como inserir cabeçalho, rodapé, caixas de texto, entre outros. Preparado?

12.1 - Cabeçalho e rodapé Sempre que você faz um documento importante, é interessante deixá-lo bem apresentável. Para isso, existem algumas ferramentas que o auxiliam na personalização do seu documento. Você já deve ter visto documentos em que, na parte de cima do papel, está evidenciado o logo de uma empresa, por exemplo, e na parte de baixo do documento tem o número da página. Isso se chama Cabeçalho e rodapé. E é o que você aprenderá fazer agora.

Word 2010

O processo é muito simples. Basta acessar a guia Inserir e, no grupo Cabeçalho e Rodapé, você verá as ferramentas que o auxiliarão nesse processo. Clicando nas ferramentas, são exibidas opções para você personalizar o seu cabeçalho e o seu rodapé. Basta dar um clique na opção desejada para que ela seja inserida ou na parte de cima da sua página (cabeçalho) ou na parte de baixo (rodapé).

Opções de Cabeçalho

6

Opções de Rodapé


WORD Geralmente, o rodapé já acompanha um padrão do cabeçalho, ou seja, tem o mesmo modelo. Assim que você selecionar o cabeçalho ou rodapé, deverá inserir as informações, como por exemplo, o título do documento. Informações do Cabeçalho

Informações do Rodapé

Há também outra forma de inserir o cabeçalho e rodapé. Clicando duas vezes no cabeçalho ou rodapé da página. Nesse processo, você pode personalizar o cabeçalho e o rodapé da forma que lhe agrada. Pode também inserir o logo da empresa, por exemplo.

12.2 - Número de Páginas Também é possível inserir no documento número de páginas. Para isso, clique na ferramenta Número de Páginas, que também está disponível no grupo Cabeçalho e Rodapé. Word 2010 Você pode definir como quer que os números sejam visualizados na página, ou seja, em qual local eles vão aparecer: no início da página ou no final dela. Clicando nas opções são visualizados alguns modelos dos números das páginas. Basta clicar no modelo que lhe agrada.

7


WORD 12.3 - Caixa de texto A caixa de texto, como o nome já diz, é utilizada para inserir textos dentro dela. Você pode utilizá-la, por exemplo, para colocar um texto do lado de outro que foi feito diretamente na área de texto. Exemplo: Suponha que no texto que foi feito com o nome Informática, você queira colocar uma informação adicional. Esta informação adicional pode ficar disponível na caixa de texto. Veja na imagem.

Word 2010

Para inserir uma caixa de texto, clique na ferramenta Caixa de texto, disponível no grupo Texto da guia Inserir. Word 2010

Você pode escolher a caixa de texto entre os vários estilos de caixas apresentadas.

Também é possível formatar a caixa de texto. Quer saber como fazer isso? Acesse www.redeeducacao.com - Curso Word.

8


WORD 12.4 - Partes Rápidas As partes rápidas são utilizadas para inserir trechos de conteúdo reutilizáveis, ou seja, que você sempre irá utilizar, por exemplo, trechos de livros, assunto, nome do autor, entre outros. Essa opção também está disponível no grupo Texto. Ao clicar nela, selecione a forma que deseja utilizar.

12.5 - WordArt Por meio do WordArt, que também está disponível no grupo Texto, você formata seu texto de uma forma decorativa. Você pode escolher entre as várias opções.

Quando se clica na opção, é aberta uma caixa de texto para que ele seja digitá-lo.

9


WORD Também é possível formatar o WordArt. Para isso, clique duas vezes para que a guia Formatar apareça. Assim, você pode formatar o estilo da fonte, o fundo do texto, as bordas, entre outros.

12.6 - Letra Capitular Você já deve ter visto nos jornais e em alguns livros que sempre a primeira letra do texto começa com a letra maiúscula e grande, não é?

Esse processo é chamado Capitular e, pelo Word, você também consegue realizar esse procedimento. Para isso, digite o texto, depois, clique na ferramenta Letra Capitular, que também está disponível no grupo Texto e escolha o formato entre Capitular e Na Margem.

Veja no exemplo como ficará a primeira letra do paragráfo. Letra Capitular

12.7 - Colunas Outro processo que também vemos nos jornais são os textos em colunas. E isso também é possível fazer no Word. Para isso, você deve primeiro selecionar o texto e, em seguida, clicar na guia Layout de Página. No grupo Configurar Página, que você já conheceu, existe uma ferramenta chamada Colunas. Clique nela e escolha a quantidade de colunas em que deseja dividir o seu texto.

10


WORD 12.8 - Outras personalizações Também é possível inserir no Word linhas para assinatura, data e hora. Basta selecionar a ferramenta para que sejam inseridas no texto. Word 2003

Para inserir um cabeçalho no Word 2003, utiliza-se o menu Exibir.

Ao clicar na opção Cabeçalho e Rodapé, é aberta na área de texto uma caixa para digitar as informações.

Uma barra de ferramentas também é aberta para que se possa configurar as informações inseridas.

11


WORD

20 - Praticando

20

20.1 - Digitando o texto Para começar digite o texto abaixo.

A palavra "Informática" A palavra Informática vem da junção de duas outras palavras que são: Primeira: informação Segunda: automática Essas duas palavras definem os objetivos principais atingidos pelos computadores, ou seja, a forma de tratamento da informação que deve ser automática. Dessa forma, surgiu a palavra Informática. Utilizamos a informática nos computadres que é o meio que trata as informações automaticamente. Sendo assim, conceitua-se que a informática nada mais é que a informação automática de dados.

20.2 - Salvando o texto Agora que você digitou o texto, salve-o na pasta Documentos. Utilize o procedimento já informado para salvá-lo.

12


WORD 20.3 - Editando o texto Chegou a hora de formatar o seu texto para deixá-lo mais agradável de ler. Para isso, siga as instruções a seguir. 1º - Formate todo o texto para a fonte Arial. 2º - Formate o corpo do texto para o tamanho 14. 3º - Formate o título para o tamanho 16. 4º - O título deve ser negrito. 5º - A palavra Informática do título deve estar em negrito e itálico. 6º - O corpo do texto deverá estar no formato justificado. 7º - O título do texto deve estar centralizado.

20.4 - Formatando Parágrafo e Espaçamento de Linha Você deverá agora inserir a formatação do parágrafo e o espaçamento entre linhas. Para isso siga as instruções. 1º - Formate o parágrafo do texto para começar com 2 cm. 2º - O espaçamento entre linhas deverá ser de 1,5 cm.

20.5 - Inserindo Marcadores Agora você deverá inserir marcadores nas frases: Primeira: informação Segunda: automática

13


WORD 20.6 - Inserindo Imagem ou Clip-Art Insira uma imagem ou um clip-Art que você goste no texto. Siga o procedimento já informado para inserir.

20.7 - Posicionando a imagem Depois que inserir a imagem, posicione-a do lado direito do texto.

20.8 - Inserindo Letra Capitular Agora, você deve inserir a letra capitular na primeira letra do primeiro parágrafo.

20.9 - Cabeçalho e Rodapé Insira um cabeçalho e um rodapé no texto. Você pode escolher o modelo que o agrada. Mas o rodapé tem que ser do mesmo padrão do cabeçalho.

20.10 - Finalizando o texto Para finalizar, salve o seu documento novamente, para que as alterações sejam armazenadas. Se você quiser, imprima o seu documento para ver como ficou.

14


WORD VOCÊ sabia que o Microsoft Word é um dos editores de textos mais utilizados do mundo? Isso mesmo! Além disso, o Word é uma ferramenta que apresenta diversos recursos e funcionalidades que tornarão o seu trabalho mais apresentável e dinâmico. Com suas ferramentas é possível criar vários tipos de documentos, como trabalhos empresariais, trabalhos escolares e universitários, etiquetas, mala direta, entre outros. Se você quer aprender ou se aperfeiçoar neste programa veja o que este livro didático oferece para VOCÊ. Além dos conteúdos disponíveis neste livro, VOCÊ contará gratuitamente com atividades, dicas e conteúdos adicionais na internet. Conheça todos os livros e os cursos online disponíveis no site: www.redeeducacao.com.

Condições especiais para INSTITUIÇÕES DE ENSINO.

www.redeeducacao.com


Livro de Word