Page 1

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE

O Moodle é um sistema gerenciador de curso a distância(SGC) que combina ferramentas de administração de dados e pessoas com as interfaces comunicacionais dos ambientes virtuais de aprendizagem. Sua capacidade de interação pedagógica e compartilhamento de recursos didáticos permite dizer que é uma das melhores plataformas para educação a distância da atualidade. Utilizado no mundo inteiro, facilita intercâmbio de experiências que são agregadas às versões anteriores. As novas versões seguem ampliando as possibilidades para o campo da formação continuada, da educação in company, da extensão e graduação.


OBJETIVOS

Ao final deste curso esperase que seus usuĂĄrios estejam preparados para:

1. Reconhecer e navegar nas ferramentas e recursos do ambiente; 2. Conhecer suas possibilidades pedagógicas; 3. Conhecer e utilizar as ferramentas que possibilitam a tutoria de cursos a distância; 4. Compreender e definir os modelos de tutoria; e , 5. Aplicar esses conhecimentos em seus projetos pessoais


METODOLOGIA

Autonomia! Aprendizagem ativa! Participação! O Curso atende aos princípios da aprendizagem ativa permitindo que seus participantes desenvolvam autonomia, interatividade, compartilhamento e capacidade decisória. As estratégias de leitura e contato com os conteúdos são definidos também pelos estudantes que poderão traçar seus próprios percursos e atender suas expectativas.


AVAS – AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Ambientes virtuais, são “locus” da Internet concebidos para o desenvolvimento e condução de atividades educacionais. A grande vantagem destes ambientes é terem sido desenvolvidos a partir de protocolos especiais que permitem a comunicação e a interação entre professor-tutor e os participantes do curso. Por meio desses protocolos de rede são desenvolvidos os seguintes recursos; • Fórum • Sala de Bate Papo • Compartilhamento de Informações e Mensagens • Criação de links • Alocação de artigos; apresentações; bloco de notas; imagens e etc... No transcorrer desse curso falaremos mais profundamente sobre cada um deles.


COMUNICAÇÃO

Ferramentas de comunicação da Internet Fórum ou Discussão Eletrônica é um espaço de comunicação assíncrona (tempos diferentes) no qual os usuários debatem um tema por um determinado período de tempo. As mensagens do Fórum ficam armazenadas e podem ser lidas e respondidas por todos, cada um em seu tempo.

Chat ou Sala de Bate-papo é um espaço de comunicação síncrona (ao mesmo tempo), de natureza informal, onde os usuários reúnem-se em horários previamente agendados para debater o tema em conjunto.

E-mail ou Correio Eletrônico é um sistema de comunicação via protocolo eletrônico (SMTP) que permite ao usuário compor, enviar e receber mensagens.


SGC ou LMS

SGC - Sistemas de Gerenciamento de Cursos ou LMS –Learning Management System em Inglês, são aplicações para Internet ou Intranet que rodam em um servidor e são acessados por múltiplos usuários, por meio de um navegador da Web. Esses sistemas foram concebidos para permitir o compartilhamento de espaço, meios, ferramentas e conteúdos, tornando possível o gerenciamento de cursos, entrada e saída de alunos, tutoria e orientação remota entre alunos e professores. Possibilitam ainda, estabelecer o grau de hierarquia entre os usuários para acesso a dados do sistema e ferramentas de edição. Em geral seguem o seguinte esquema: Administrador – Autor – Tutor – Moderador – Estudante – Visitante


APRENDIZAGEM

Como conduzir a aprendizagem dos alunos???

O gerenciamento da aprendizagem nos sistemas gerenciadores de cursos é possível a partir de um modelo padrão constituído dos seguintes elementos: 1. sistema de armazenagem e, eventualmente, gerenciamento de conteúdo; 2. sistema de registro e acompanhamento dos alunos; 3. Possibilidade de criação de portfólio por alunos; 4. Ferramentas de coautoria; 5. ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona entre os usuários. 6. Upload e download de arquivos (textos; apresentações; imagens ... )


O MOODLE

MOODLE porquê???

A plataforma Moodle é, atualmente, um dos Sistemas de Gerenciamento de Cursos (SGC) mais utilizados do mundo. Sua escolha justifica-se a partir dos seguintes argumentos: • É um sistema aberto (permite intervenção e adequação do usuário às suas necessidades) • É gratuito • É baseado numa forte filosofia educacional discutida de forma construtiva e crítica em uma comunidade de pesquisadores da área de EaD, do mundo inteiro e de diversas universidades. • A Comunidade Moodle Brasil reúne pesquisadores nacionais e integra a rede de internacional de desenvolvimento da plataforma.


A PEDAGOGIA

Martim Dougiamas - criador do Moodle e educador construcionista adotou o Construcionismo Social como abordagem pedagógica que inspirou o design interativo da plataforma. O paradigma do construcionismo social foi elaborado por Papert, matemático e criador da linguagem LOGO, baseando-se no construtivismo de Piaget e no sociointeracionismo de Vygotsky. Segundo essas ideias, as pessoas aprendem melhor quando engajadas num processo social de construção de conhecimento. Esse processo se define pela comunicação. O Moodle possui uma base comunicacional, dialógica que permite diálogo remoto em tempo real e com alto índice de interatividade. É, portanto, um ambiente que possibilita uma pedagogia ativa, autônoma e orientada por práticas de aprendizagem compartilhada tornando-se um sistema voltado para a aprendizagem de todos.


CARACTERÍSTICAS DO MOODLE NOS PROCESSOS EDUCATIVOS

O Moodle permite adequação a processos educativos de qualidade instrucionista ou construcionista, dependendo da concepção do projeto pedagógico de quem for utilizá-lo. Por ser um sistema aberto, permite a intervenção de alunos e professores adequando-se muito às tendências construtivistas. Outras características que podem direcionar seu uso pedagógico são: • • • • • •

Permite o trabalho em equipe; Permite compartilhar dados e a troca de informações; Possui ferramentas que possibilitam a co-autoria entre professor e aluno; Permite pesquisa e busca de informações; Permite análise, crítica e reconstrução das informações; Agrega recursos de multimídia e hipermídia.


Resumo do Módulo

Neste Módulo aprendemos!

1. O Moodle é um sistema gerenciador de curso a distância do tipo SGC; 2. Suas ferramentas possibilitam aprendizagem ativa baseada na autonomia, interatividade e participação; 3. Oferece uma gama de recursos para autoria, administração e comunicação; 4. Tais recursos estão disponíveis na maioria dos SGC conhecidos; 5. Esses sistemas também permitem gerenciar a aprendizagem do aluno por ele mesmo e pelo professor; 6. Por ser um sistema aberto, de fácil administração e integrado a uma rede de desenvolvimento internacional, o Moodle é um dos SGCs mais utilizados no mundo inteiro; 7. Foi desenhado a partir de abordagem socioconstrucionista; 8. Suas características permite o desenvolvimento de projetos pedagógicos.

Introdução  

Introdução ao Moodle

Introdução  

Introdução ao Moodle

Advertisement