Page 1

Rede Nacional de Jovens Líderes

Relatório Rede Nacional de Jovens Líderes Núcleo Nacional de Jovens Líderes Abril/2012


Este simplificado Relatório Anual tem como objetivo trazer as principais ações da Rede Nacional e do Núcleo Nacional de Jovens Líderes no decorrer de abril de 2011 a abril de 2012 - entre Fóruns Nacionais. Neste período o Núcleo Nacional de Jovens Líderes foi conduzido por:

Cristine Ritt – Coordenadora Fernanda Vogt – Comunicadora

Winder Garcia - Coordenador Thomaz Rodriguez – Comunicador


7.1

11˚ Fórum Mundial de Jovens Escoteiros O 11o Fórum Mundial de Jovens Escoteiros aconteceu em Blumenau – SC entre os dias 02 e 06 de janeiro de 2011. Contou com a participação de 190 pessoas de 70 países. A delegação brasileira foi composta por Felipe de Paulo (RJ) e Fernanda Vogt (RJ) como delegados e Cristine Ritt (RS), Louise Vendramini (PR) e Tiago Carvalho (SC) como observadores. Neste fórum tivemos a aprovação de 26 Recomendações, dentre as quais uma proposta pelo Brasil . Destaca-se também a eleição dos 6 Youth Advisors (Conselheiros Juvenis) entre os eleitos, um brasileiro – Felipe de Paulo - como candidato mais votado e escolhido como presidente do próximo Fórum Mundial na Slovênia em 2014. WSYF 2011 BRASIL - RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO


5.4 Relatório Anual 2010 Publicado o Relatório Anual 2010 - Rede Nacional de Jovens Líderes e Núcleo Nacional de Jovens Líderes. http://dl.dropbox.com/u/20787024/CERTO%20Report%202010%20-%20.pdf

5.4 Scout Web IV Publicado o IV Informativo Nacional da Rede Nacional INFORMATIVO NACIONAL IV - SCOUT WEB


7.1 7.2

XVI Fórum Nacional de Jovens Líderes

O XVI Fórum Nacional de Jovens Líderes ocorreu em Brasília - DF com a participação de 51 jovens e 5 observadores de 12 regiões escoteiras distintas. Entre diversas atividades o Fórum marcou a eleição dos jovens Winder Garcia e Thomaz Rodriguez para os cargos de Coordenador e Comunicador do Núcleo Nacional, entrega do Troféu Joinha para os Núcleos Regionais do Rio Grande do Sul , Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Norte. O Fórum debateu sobre os grupos de trabalho da Rede Nacional e escolheu São Paulo como palco do Encontro Nacional de Jovens Líderes 2011.


5.4

Lançamento do novo site da Rede Nacional de Jovens LÍderes www.rededejovens.org.br

5.5

Novas logos

Em consonância a nova identidade visual dos Escoteiros do Brasil foram lançadas as novas logos para a Rede Nacional de Jovens Líderes.

Núcleo Nacional de Jovens

Rede de Jovens - Maranhão


2.17 XIII Mutirão Nacional de Ação 2.18 Comunitária Dentro do XIII Mutirão Nacional de Ação Comunitária, a Rede Nacional estabeleceu um importante papel estando representada por 5 jovens dentro da Comissão Organizadora do evento.

5.4

Rede em Ação V

INFORMATIVO NACIONAL V - REDE EM AÇÃO

Através de votação da Rede, o “Scout Web” passa a se chamar “Rede em Ação”, assim foi publicado o V Informativo Nacional da Rede Nacional.


7.1 7.2

Encontro Nordeste de Jovens Líderes

O Encontro Nordeste de Jovens Líderes ocorreu durante os dias 16 a 18 de setembro de 2011 na cidade de Teresina – PI durante o VII ENED – Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes. O Encontro foi dirigido pelo Coordenador do NRJL/CE – Igor Martins Pinheiro e contou com a presença de 15 jovens vindos do Ceará, Maranhão, Piauí e Paraíba.

7.1 7.2 Encontro Nacional de Jovens Líderes 8.1 A Rede Nacional realizou entre os dias 12 -15 de novembro o Encontro Nacional de Jovens Líderes “10 anos conectando o Brasil”, na Base Aérea de Guarulhos-SP. Participaram do evento 43 Jovens Líderes de 12 Regiões Escoteiras somados a 11 representantes de outras gerações da Rede. O evento foi realizado para comemorar e avaliar os 10 anos da Rede, projetar o futuro, debater temas ligados a juventude e Escotismo além de desafiar os jovens a trabalhar ainda mais no cumprimento dos três objetivos da Rede Nacional de Jovens Líderes. Destacaram-se a palestra sobre as alterações no Programa Educativo com ênfase no ramo Pioneiro, proferida por Alessandro Garcia Vieira, os jogos cooperativos, reflexões e apresentações trazidos pelo fundador do Instituto Elos, Edgard Gouveia Junior que, brincando de como mudar o mundo, deixou muitas sementes plantadas em todos os participantes. Como resultado o encontro gerou grupos de trabalho que estão dando seguimento aos acordos criados pelos participantes.


5.4

Rede em Ação Vi

Publicado o VI Informativo Nacional da Rede Nacional INFORMATIVO NACIONAL VI - REDE EM AÇÃO

2.1

Fórum Social Temático

O Fórum Social Temático foi realizado entre os dias 24 e 29 de janeiro de 2012, nas cidades de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, todas no estado do Rio Grande do Sul. Os Escoteiros do Brasil estiveram representados através dos jovens: Áquila Paz da Rosa (RS), Douglas Alegre (RS) e Guilherme Caprioli (RS).


5˚ Encontro Internacional Escoteiro 5˚ Encontro Internacional “Escotismo e Jovens com necessidades especiais”, ocorreu entre os dias 02 e 12 de fevereiro de 2012, em Sha- rjah, Emirados Árabes Unidos. Os Escoteiros do Brasil estiveram representados pelo jovem Matheus Vieira Portela (DF) http://encontro-internacional-escoteiro.blogspot. com.br/

2.2

CONJUVE

No dia 12 de abril de 2012, os Escoteiros do Brasil foram eleitos para o terceiro mandato no Conselho Nacional de Juventude, sendo uma das instituições que compõem o Conselho desde a sua fundação, em 2007. O CONJUVE é um órgão consultivo do Governo Federal para políticas públicas de juventude e não à toa a Rede sempre esteve envolvida com representantes participando desse espaço. No último ano a Rede esteve especialmente presente na representação dos Escoteiros do Brasil, tendo Winder Garcia participado da reunião extraordinária sobre a Rio+20 e da última assembléia de eleição do Conselho; e Áquila Paz da Rosa participando da reunião no Fórum Social Temático e do GT Juventude e Desenvolvimento Sustentável do CONJUVE. Em abril de 2012, através de processo seletivo , Áquila foi nomeado o novo representante oficial dos Escoteiros no Conselho pelo período de um ano.


7.1 7.2

Conselho de Administração Nacional CAN

A Rede Nacional de Jovens Líderes, neste período, esteve representada nas reuniões do CAN pelos seguintes jovens:

63˚ Reunião Ordinária do CAN – 29/04/2011 – Brasília/DF – Cristine Ritt e Felipe de Paulo. 64˚ Reunião Ordinária do CAN – 01/05/2011 – Brasília/DF – Felipe de Paulo, Fernanda Vogt e Winder

Garcia.

65˚ Reunião Ordinária do CAN – 28/08/2011 – Curitiba/PR – Fernanda Vogt e Winder Garcia. 66˚ Reunião Ordinária do CAN – 27 e 28/08/2011 – Curitiba/PR – Fernanda Vogt e Winder Garcia. 67˚ Reunião Ordinária do CAN – 05 e 06/11/2011 – São Paulo/SP – Fernanda Vogt e Winder Garcia. 68˚ Reunião Ordinária do CAN – 10 e 11/03/2012 – São Paulo/SP – Cristine Ritt e Winder Garcia.

7.2 8.1

Núcleos Regionais

Neste período foram abertos os Núcleos Regionais do MA e PI. Reabertos os Núcleos do PR e CE. Atualmente o Rede Nacional possui Núcleos Regionais ativos nos estados do: RS, SC, PR, RJ, SP, MS, MG, GO, BA, PE, MA, PI, RN, AM e CE. Novos contatos com DF e PB.


Plano de Trabalho Projeto Home Page Criado o novo site da Rede Nacional de Jovens Líderes - www.rededejovens.org.br - lançado no XVI Fórum Nacional de Jovens em Brasília. - Informativo Rede em Ação consolida-se como uma das ferramentas de comunicação da Rede trazendo notícias do Núcleo e da Rede Nacional assim como o que acontece dentro dos Núcleos e Redes Regionais. Projeto Levantamento Histórico Do Plano 2001 ao Informativo Rede em Ação VI. Os arquivos produzidos durante os 10 anos da Rede Nacional de Jovens Líderes reunidos em só lugar então disponibilizados no link http://www.rededejovens.org.br/rede_nacional_jovens_lideres.php Projeto Rede Padrão Finalizado o trabalho identificando os critérios de avaliação para as Redes Regionais ganharem um selo de qualidade conforme sua atuação anual.

Projeto Acompanhamento Nuclear Através deste projeto o Núcleo Nacional vem mantendo atualizada a planilha de composição dos Núcleos Regionais, auxiliando a implantação de novos Núcleos, fazendo reuniões, acompanhando e dando suporte aos já existentes.

Grupos de Trabalho Acampamento Sustentável O Acampamento Sustentável é um site que promove a sustentabilidade em atividades escoteiras. Os grupos escoteiros incluem um plantio de mudas de árvores nativas na programação do acampamento. A quantidade de mudas deve ser igual ao número de participantes no evento. Daí é só tirar algumas fotos, enviar o relatório pelo site e aguardar a emissão do Certificado de Acampamento Sustentável. Simples assim. www.acampamentosustentavel.blogspot.com


2.4 2.5

Conselhos de Juventude

Durante as discussões do Encontro Nacional de Jovens Líderes, em Guarulhos-SP, foi firmado o compromisso para a criação de um Grupo de Trabalho sobre Conselhos de Juventude. Durante o mês de novembro foi realizada a primeira reunião, onde ficou clara a necessidade de incentivar a participação dos jovens nos Conselhos, não só a nível nacional, mas em todas as esferas. Assim, o grupo assume como objetivo de trabalho o item dois do Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil: “Ampliar a participação na sociedade e a visibilidade das ações da UEB”. Houve contatos com o então representante da instituição no CONJUVE, Antônio Bander, e espera-se ampliar o contato agora, tendo o jovem líder Áquila Paz da Rosa como o novo representante. O foco do GT é desenvolver materiais de incentivo e orientação às Regiões e aos Grupos Escoteiros de como participar dos conselhos regionais e municipais, além de servir de elo entre a Rede e a representação dos Escoteiros do Brasil no CONJUVE.

Kalabanga

7.1

O Kalabanga é um projeto que surgiu para trazer idéias para atualizar e ampliar a visão do Movimento Escoteiro. Tem como objetivo abordar temas relevantes para os jovens e/ou para o Escotismo, por meio de vídeos que serão postados nas redes sociais ou levados para ambientes de discussão e de tomada de decisão. Esta idéia surgiu na Rede do Paraná e logo se expandiu para a Rede Nacional. Durante o Encontro Nacional em São Paulo o vídeo piloto, sobre o Uniforme Escoteiro, foi apresentado e já contava com depoimentos de jovens de diversos estados brasileiros. Em breve divulgaremos os novos trabalhos! Contamos com a participação de toda a rede no envio de vídeos! Para falar conosco, envie um email para equipek@yahoo.com.br.


Relatório Reunião do CAN 2/2012  

Relatório da 2º Reunião Ordinária do Conselho de Administração Nacional dos Escoteiros do Brasil de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you